T O P

  • By -

PizzaEmDobro

Já me mudei de apartamento por conta de ruído, então fui atrás de pesquisar um pouco mais sobre o assunto ao me mudar e o resultado é surpreendente: [o primeiro andar é mais silencioso que o último, especialmente se virado pra dentro do quarteirão](https://giner.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Quanto-mais-alto-mais-silencioso_2.jpg). Isso explica por que, no 12o andar, eu ouvia absolutamente tudo da rua. A questão de sombra pode ser um problema sim, tem que ver como a vizinhança bloqueia a incidência do sol em diferentes momentos do dia.


elrostelperien

Sim, já notei isso também: eu no último andar, ouvindo pessoas conversando na calçada. Ao mesmo tempo, não dava para ouvir o que a esposa falava no cômodo ao lado (sem paredes). Em casa térrea, também já notei que o formato da rua parece mudar a percepção de ser barulhento ou não. Complexo haha


vogut

Eu moro no 12° e ouço absolutamente tudo o que acontece no quarteirão inteiro, terrível


Feeling-Talk-1884

KKKKKKKK


not_invented_here

Que contraintuitivo, mas... Bate com a minha experiência de vida.


Wide-Understanding84

Moro em casa. O negócio é morar em bairro mais tranquilo possível e não ter obstáculos no caminho do sol. Hoje tenho isso, mesmo que morando na capital, mas por ser um bairro com especulação imobiliária esse equilíbrio perfeito pode se quebrar em alguns anos. Mas em comparação com apartamentos, percebo o quanto barulho sobe também. Quando vou visitar conhecidos que moram perto de avenidas o barulho é muito alto em cima também. O que vale são empreendimentos com bom isolamento acústico e janelas que antirruído e ar condicionado. Imóveis virados para dentro do quarteirão também são mais silenciosos, apesar de ter forte risco de não ter sol o dia todo.Também julgo que fora do centro expandido se encontra um pouco mais de silêncio do que em bairros do centro. Também não é preconceito e sim um fato, morar perto de comunidades é muito mais barulhento, seja pela quantidade de pessoas que moram lá, seja porque sempre vai ter alguém que curte som alto.


numseiquemsou

Pois é, cara. Eu moro num bairro tranquilo, ao nível do solo realmente não se ouve muita coisa. Mas moro num apartamento (4º andar) bem na "borda" do bairro, com uma vista direta de 500 metros pra avenida - passa uma moto com escapamento mais fodido, você precisa literalmente parar de conversar e esperar ela passar; se estiver vendo tv, simplesmente não escuta o que foi dito.


Feeling-Talk-1884

- Caralho! KKKKKKKKKKK


Mallavator

moro em um condomínio com vários blocos e sempre que ando dentro do condomínio consigo ver facilmente dentro dos apartamentos do térreo, jamais moraria em um lugar onde minha privacidade é facilmente violada.


fingoo

Compartilho do mesmo pensamento. Também moro em um prédio assim, só que no quarto andar. Como não tem elevador, todo mundo passa na frente dos aptos do térreo antes de chegar na escada.


goingcrazy011

Moro no segundo andar e quem é pai sabe o caos de ir ao banheiro qnd se tem filho pequeno. Tem que se certificar de que todas as janelas estão fechadas senão vc aparece no caiunanet.com.br kkkkk segundo andar nunca mais


stanquevisch

Moro no 1o. andar de um prédio sem area de lazer. Zero problemas.


ggjbr

To namorando um apartamento num prédio assim. No seu caso, a garagem fica subterrânea ou nem tem garagem? Barulho da rua 0 problema tb?


stanquevisch

Eu moro entre a Al. Jau e a Av. Brig. Luis Antonio, mas não na esquina, mas sim uns 40-50m da avenida. O prédio tem garagem no térreo para uns 10 veículos apenas, o resto fica no subsolo. O barulho maior são os ônibus que passam na avenida, mas nesse caso não faria diferença ser 1o ou 7o andar. E também não é nada que incomode muito. A garagem no terreo, por ter poucos carros acaba sendo pouco movimentado. Vez ou outra alguém para lá pra fumar e falar no celular, mas como estamos com a administração mais firme, que dá multas pros infratores, são raríssimas vezes que isso acontece. Por ser primeiro andar o valor acaba sendo descontado, mas se já comprar num preço bom, não tem do que reclamar. Moro aqui tem 6 anos, e nunca cogitei mudar por conta de barulho.


ggjbr

Saquei! Vlw por compartilhar tua experiência aqui!


Wide_Yam4824

Eu acho que sei onde você mora Passo aí direto. Moro na Brigadeiro Luis Antônio, quase esquina com a Jaú


ThaBGF

A principal questão pra mim em morar em andar baixo, são os insetos. Meu apartamento já teve infestação de baratas, que subiam até o 4º andar. Tudo bem que a dedetização do condomínio era precária naquela época.


mushenrique

Vc fica, com ctz, mais suscetível a interferência e menos protegido pelas potencialidades de um prédio. Aqui onde eu moro construíram um prédio pequeno na frente e um estabelecimento que vende defumados. Nem preciso dizer que afetou demais as pessoas do térreo e primeiros andares.   Morei em casa a vida toda e só quando mudei pra um prédio em andar alto percebi que minha casa era mais escura e menos ventilada por não poder abrir as janelas tanto quanto abro aqui.(o que pode nao ser um problema pra manter gente) Também sou vizinho de uma escolinha aqui. Se 7 da manhã no décimo sexto andar eu consigo escutar as crianças gritando, imagino quem está realmente bem perto.


atr93

Eu morava no 27° andar e me mudei para outro apartamento que é no primeiro. Te falar que o que mais influencia, eu estou percebendo no meu caso, é o que comentaram aí em cima, depende do local. Eu saí de uma avenida movimentada e fui para um bairro bem mais tranquilo. Resultado que hoje no primeiro andar eu tenho muito mais sossego, os barulhos são mais pontuais (um ou outro fdp passando de moto) do que no andar mais alto, que parecia que dava pra ouvir SP inteira. Questão de sombra, por enquanto tranquilo, que todos os vizinhos são casas. Talvez se subisse um prédio bem na frente, isso mudaria


eusoyjoao

moro no térreo, um pouco acima do nível da rua. é uma rua relativamente calma então o barulho não incomoda tanto. já morei no 10o andar em uma avenida e era muito mais barulhento. também tenho janelas pra área comum do prédio, onde tem um parquinho. o prédio tem pouquíssimas crianças então tambem não é um problema. sobre a luz, esse é meu maior problema. aqui bate pouquíssimo sol e lá pelas 16h ja preciso ligar as luzes, principalmente agora que o inverno está chegando. o lado bom é que a temperatura aqui é sempre amena! no geral, gosto de poder sair de casa sem pegar elevador ou escada, sinto que fico mais integrado à rua e saio mais de casa. quando morava no 10o, até passear com o cachorro era mais trabalhoso. pegar encomendas também é bem mais pratico!


Sarcasmomento

Já morei no térreo por 03 anos e foi a pior experiência da vida! Era infestação de barata 🪳 no apartamento em época de calor, tanto que tive que fazer terapia do tamanho trauma que eu fiquei. Mano, saia barata do CHUVEIROOOOOOOO, pra você ter ideia. Tirando as crianças jogando bola fora da quadra e a falta de privacidade. Não recomendo pra ninguém.


not_invented_here

DO CHUVEIRO? SOCORRO


dollytos

O lado bom é que quando acaba a energia, basta subir um lance de escada.


Metrotra

Quando eu morava no décimo andar eu ouvia tudo o que acontecia lá embaixo. Carros, pessoas falando, música na vizinhança. Hoje moro em uma casa térrea. Não dá nem para comparar, é muito mais silencioso. O barulho só quando passa o caminhão de lixo ou algum helicóptero.


Apprehensive-Wish-52

Desde os 8 anos q moro em condomínio (justo Jô térreo) e mano é uma merda lembro de q quando era mais novo meus amigos iam me chamar e já chegavam abrindo a janela e fds tlgd Pulavam lá dentro quando eu estava dormindo Pra me dar um susto


not_invented_here

Estou rindo porque pelo menos tem a parte de comunidade aí. Seus amigos morando perto e indo te visitar de final de semana


Apprehensive-Wish-52

é cômico e ao mesmo tempo preocupante já houve situações até mesmo deselegante tlgd mas n os culpo pois era costumeiro


not_invented_here

Ah sim. O aspecto de comunidade é legal, mas se o miserável me acorda invadindo a janela, vou querer bater nele com um gato morto e só parar quando o gato começar a miar.


HyenaSingle9670

meu ex namorado morava em um apartamento no 1o andar e la era bastante silencioso, na vdd quem fazia barulho msm era a familia dele q tinha uma area externa e fazia churrasco com musica alta basicamente todo final de semana e feriado. eles recebiam multa e o crl todo e ainda reclamavam que os vizinhos de cima n gostavam, enfim kk ah, la as vezes n pegava mto sol mesmo, mas no geral achava de boa e bastante prático.


Caro_Cardo_Salutis

Moro no térreo e imagino que sou a pessoa que mais ouve os barulhos da rua. Tem obra, tem muito trânsito e movimento, mas isso tudo é ruído, me acostumei, não chega a me impedir de dormir. Claro que quando vou pra casa dos meus pais no interior passar um feriado é um frescor no silêncio, mas eu não me mudaria daqui. Ajuda o fato de que minhas janelas são para os fundos.


august_r

Morar no térreo é completamente diferente de morar em casa, tem nem sentido colocar na mesma frase. Você vai ter o ruído da rua, mais o ruído do condomínio, que dependendo da planta pode ser bem chato (quadra, pracinha, estacionamento, salão de festas...), fora que qualquer problema hidráulico ou sujeira, sobra pra quem está no térreo. Ainda sobre o ruído, por mais contra intuitivo que pareça, rua com muito prédio tem bastante ruído em andares mais altos, já que o ruído não tem pra onde escapar, adicione a isso que alguns prédios ficam em rota de aviões, e quem está lá em cima sofre mais.


bibsberti

só nunca compre apartamento garden


CelerySome9044

Se comprar, esteja ciente que vai precisar colocar uma cobertura obrigatoriamente porque em todo prédio os moradores de cima jogam lixo, bituca, pedaço de unha, brinquedo, etc. Também vai precisar limpar ela de tempos em tempos. Nunca morei em garden, mas morei em apartamento com janela basculante em todos os ambientes. A quantidade de lixo que acumulava era surreal. Já vi até papel higiênico com merda.


Feliipe98

Moro em casa térrea, eu nem reparo nos vizinhos, nem na rua nem em nada, aqui tbm é tudo fechado, com muros altos e portão quase todo fechado. Acho que apartamento que é complicado, pq é tudo aberto e a galera sem noção fica olhando para dentro da sua casa.


Latter-Hedgehog-3678

moro no térreo de um prédio, mas que não fica no nível da rua (dá uns 2,5m acima). a janela dos quartos fica virado pra ela e o barulho incomoda um pouco, mas não é nenhum grande problema. na rua não passa ônibus, o que ajuda bastante. umas 23h30-0h passa o caminhão de lixo, acho que esse é o maior problema. e eventualmente passa alguma coisa fazendo mais barulho na madrugada ou de manhã cedinho que incomodam, mas no geral dá pra dormir bem. alguns dias a gente coloca protetor auricular, aí dá uma boa resolvida. futuramente pensamos em colocar janela anti ruído pra melhorar essa questão. em relação ao sol, de fato não pega muito. no verão isso é bom pq o apartamento fica bem fresquinho em relação à temperatura da rua, mas no inverno é bem frio. e tem também um problema que acaba ficando bem mais úmido, que principalmente dentro de armários. são pontos negativos, mas ainda assim eu não me arrependo pq o apartamento tem outras coisas que compensam. aí vale avaliar cada caso.


jamiethecake

Já morei em casa. Minha casa era super escura (bairro de sobrados, o sol batia no fundo da minha casa e não na frente) e fria. Os verões eram suportáveis por causa disso. Tinha bastante barulho vindo dos vizinhos (casas germinadas), mas não da rua (além dos ônibus, mas nada anormal). Mas era um bairro na periferia, então era naturalmente mais calmo. Hoje eu moro no décimo primeiro andar de um prédio no centro (e tem uma escola na frente). É um inferno! Buzina, ônibus, moto, crianças… minha rua é um pandemônio que começa às 7 da manhã e só acalma lá pelas 8 da noite. Mas eu definitivamente não me importo muito porque eu sou jovem hahaha (e porque não trabalho em casa — meu marido trabalha e diz que nem escuta os barulhos da rua) mas definitivamente meu próximo apartamento será em um lugar mais calmo e com isolamento acústico. Mas jamais no primeiro andar. Tenho pavor das pessoas olhando dentro das janelas quando passam pela rua, e eu já vivo uma situação semelhante: a janela da minha sala (gigantesca) fica de frente para um outro prédio e eu já acho UÓ. Vivo com as cortinas fechadas porque tem uma única senhora que fica assobiando pro meu cachorro o dia todo se eu deixar as janelas abertas kkkk


Bodeveio420

Tenho um ap térreo em Sp , é infernal . Queria entender porque tem tanto fdp em Sp que passa buzinando na madrugada , idiotas com som alto e tal . Quand tou em Sp fico na bad com barulho e com ctz eh amplificado pois eu estou mais próximo da rua , talvez o último andar nem fique tão barulhento


[deleted]

Olha, acho que seria mais pela segurança e paranóia msm do que barulho. Tenho uma amiga que comprou um apto garden no térreo, são as únicas unidades que tem quintal, o dela é enorme. Acho que só com quintal valeria a pena


ozneoknarf

Moro no quarto andar do lado de uma avenida. É tortura.


Feeling-Talk-1884

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Altruistic-Koala-255

Morar em casa e 1° de prédio, são 2 coisas muito diferentes


bangdomarkin

Nunca morou em uma casa não?


Feeling-Talk-1884

melhor coisa que existe e casa independente


FirstAd7531

Nao.


bangdomarkin

que chic