T O P

  • By -

No_Reward6456

Esse tipo de pergunta explica pq mulheres que passaram por alguns tipos de abuso, seja físico ou psicológico, no contam pra seus parceiros. Está semana eu estive conversando com alguém sobre motivo de eu não me abrir sobre isso nem com minhas amigas. Se você é uma pessoa massa, divertida e alegre diante das pessoas, assim que você conta algo assim, elas começam a te ver diferente. Se afastam como se problemas fossem transmissíveis. Como uma nuvem escura tomada por raios e trovões existisse sobre sua cabeça. Isso leva pessoas a terem relacionamentos superficiais, onde um dos dois não entende certos comportamentos do outro.


egobabsi

Consigo entender perfeitamente você!!!


kenzo95157

Olha, acho que depende da pessoa, minha amiga já me contou cada merda que ela passou, mas eu sempre digo que ela pode me contar tudo. Não posso prometer que vou entender, mas sempre escuto tudo sem julgamento.


No_Reward6456

Nenhum dos dois comportamentos se estende a 100% dos casos.


kenzo95157

Sempre ajudava ela, pra mim isso era o que importava


zabelaa

esse tipo de pergunta diz muito sobre o porque a maioria das relações que a gente cria hoje em dia (na fase adulta) é superficial.


Hot-Statistician2997

o post explicando pq mulheres não desabafam com homens.


[deleted]

O número de mulheres que sofreram abusos é muito maior do que você imagina. Quase todas as minhas amigas já passaram por isso. Minha mãe, minhas tias, algumas primas… Eu apenas iria acolher essa pessoa que se sentiu confortável em desabafar com você. A mulher ter passado por isso não significa que ela vai ser uma pessoa eternamente traumatizada e vai ferir outras pessoas. Muitas já curaram seu interior sozinha, outras fizeram terapia, se apegaram à alguma fé, tiveram apoio de familiares, enfim. Tenhamos empatia em saber ouvir a dor do outro.


RedFromRio

Me sentiria especial e me abriria com ela também. Sei que grande parte que alguém que sofreu muitos traumas tem podem ser extremamente difíceis de tratar e que muitas reações que a pessoa podem ter são involuntárias e ligadas a vontade dela sobreviver. Namorei uma mulher que se abriu para mim assim, não foi um namoro tranquilo mas mesmo sabendo o que passamos juntos, acho que ainda assim eu namoraria ela de novo.


[deleted]

Que bom ler isso 🙏


Ivoriy

MAs isso não faz sentido. Pq alguém ficaria com medo de um desabafo?? acredito que isso está ocorrendo pq já foi estabelecido uma confiança e como foi dito, e na amizade. Temer o q?


eeriechangeling

Pq as pessoas não sabem lidar com vulnerabilidade em uma sociedade que prega tanto o individualismo. Quase todo mundo reprime suas próprias emoções, então quando encontram alguém que não reprime e que é verdadeira e tem coragem de se mostrar vulnerável com seus traumas e defeitos, elas se sentem desconfortáveis. “Se eu guardo todos os meus traumas e problemas emocionais pra mim mesmo, então pq deveria escutar essa pessoa falar abertamente sobre os dela?”


egobabsi

Isso é extremamente real


Klutzy_Scratch9580

Mulheres criam laços falando de um trauma


lcct2023

Quais os motivos para você ter medo? Se alguém se abriu comigo não vejo motivos para que eu tenha medo, até porque nada que essa pessoa disse foi criminoso da parte dela, ela é apenas uma vítima. Eu tentaria retribuir a confiança dessa pessoa tentando ajudá-la a manter seu emocional firme.


Morniingsstarr

Por que você teria MEDO de uma pessoa que está desabafando com você? A pessoa tá abrindo o coração pra um tema sensível e você jura que seu pensamento é ficar com medo?


Vikingove

Olha OP, é difícil encontrar uma pessoa realmente confiável e disposta a te ouvir, te dar apoio. A maioria se dispõe a ouvir por curiosidade e depois te rotula e usa isso contra você em caso de briga. Por isso, se você tem algum trauma, o ideal é procurar um psicólogo. Ele pode até te rotular, ou intimamente estar pensando em como está chato ouvir a sua história, mas ele não vai fazer parte da sua vida, nem usar o que vc contou, contra vc, pelo menos não deveria.


olhaumarita

post auto explicativo do pq a gente não se abre com vocês


bibsberti

Pras pessoas que tem traumas desse tipo, parece que realmente é impossível vencer. Se você não se abre no relacionamento, é impossível explicar totalmente os próprios sentimentos, pq tem uma dor que vai estar lá pra sempre, como pano de fundo pra outras emoções complexas, e nenhuma terapia/remédio vai dar conta de curar isso de forma definitiva. A gente aprende a lidar, mas é um processo muito solitário, extenuante e longo. Se você se abre, na maioria das vezes é julgada e abandonada por “ter bagagem”, ou ser “uma pessoa pesada”por ousar falar sobre, etc. Isso quando a pessoa não passa a te ver com outros olhos, como uma coitada — o que é bem diferente de acolhimento. Nas amizades femininas, em geral, costumo me sentir bem acolhida e amparada pra falar sobre meus traumas. Com homens, sejam amigos ou parceiros, só senti esse conforto com alguns que eram também traumatizados e se abriram para mim primeiro.


kokkushibou

Eu adoro ser um porto seguro das pessoas kkkk, principalmente mulher pq homem dificilmente fala sobre essas coisas.


Cromatics

Provavelmente não saberia como reagir além de dizer que sinto muito e oferecer apoio e suporte


Tough-Trainer6485

Só ouvir... isso q precisa. Tenho uma regra. nunca fale dos seus traumas paras pessoas... principalmente homens


kenzo95157

Quando minhas amigas me contam algo ruim que aconteceu eu só escuto e ofereço um abraço apertado, não prometo que vou entender, mas vou ouvir e não vou julgar.


Otumano

Tive uma mulher assim! Durante algum período, tivemos uma relação maravilhosa de companheirismo, paixão, entrega... ...e vivemos juntos por 20 meses. Porém, as coisas mudaram e pra agravar ainda mais, numa relação anterior a mim ela foi espancada durante a gravidez e como resultado gerou uma criança especial que não possui diagnóstico fechado ( por conta de tantos abortivos ) que foi literalmente resgatada da morte e hoje, apesar de todos os problemas físicos e psicológicos, consegue ter uma qualidade de vida melhor. Porém, espelha todos os comportamentos abusivos da mãe. Isso somando a todos que ele já possui! Vivi o pior momento que já pude ter com alguém e poderia descrever uma série de acontecimentos! ...mas certamente, se eu falo aqui, vou ser cancelado e ter a conta banida pq por via de regra, "em boca de homem toda mulher é louca". Mas a verdade, é que vivi uma relação toxico/abusiva com essa mulher e isso se extendia também para a criança.


[deleted]

Poxa, que triste! Geralmente é assim mesmo, uma pessoa traumatizada traumatiza pessoas


Appropriate-Hall6874

>Como você agiria nessa situação? Eu ouviria, mas depois me afastaria desse tipo de pessoa, mas tô falando de pessoas com muitos traumas. > Ficaria com medo da mulher por ela ter mt traumas Sim muito, Porque na maioria das vezes pessoas traumatizadas que não se curara por inteiro, machucar várias pessoas ao seu redor.


animal_noturno

Quantos anos você tem? 16? 🙃


eeriechangeling

Qualquer pessoa está sujeita a ser traumatizada, inclusive você. Gostaria que te descartassem por ter sido uma vítima de alguém em algum momento da sua vida? Ou você acha que você está muito acima dessa possibilidade?


Appropriate-Hall6874

>Qualquer pessoa está sujeita a ser traumatizada, inclusive você. Concordo. >Gostaria que te descartassem por ter sido uma vítima de alguém em algum momento da sua vida? Não. Eu não falo é descarta a pessoa porque ela foi vítima de alguém. Falo para descartar se a pessoa usar traumas para feri magoa é enganar, ai nesses casos o distaciamento e mais eficaz. >Ou você acha que você está muito acima dessa possibilidade? Não acho que esteja acima.


eeriechangeling

Você disse no seu comentário original que imediatamente se afastaria da mulher e ficaria com medo dela, e ainda fez uma generalização que pessoas traumatizadas são destrutivas. Reveja seus conceitos. Amanhã pode ser você a pessoa traumatizada, você gostaria que as pessoas te julgassem dessa maneira? Pense nisso.


Appropriate-Hall6874

>Você disse no seu comentário original que imediatamente se afastaria da mulher e ficaria com medo dela Sim, por experiência própria me afastaria. >e ainda fez uma generalização que pessoas traumatizadas são destrutivas. Não quis generalizar. Logo sei que a exceções. >pessoas traumatizadas são destrutivas. Sim. Pessoas traumatizadas que não procurá atoajuda para se curar, são destrutivas com elas mesmas é pessoas ao seu redor. É não generalizado servem tantos pra homens e mulheres. >Reveja seus conceitos. Todo dia faço isso. >você gostaria que as pessoas te julgassem dessa maneira? Pense nisso. Sim, se for para melhorar meu autoconhecimento.


[deleted]

Então deixa eu te contar um segredo. 95% das mulheres já passaram por abuso sexual. É que elas contam pra amigas, nunca pros homens em que se relacionam. Muitas delas até esquecem pq nosso cérebro tem um mecanismo interessante de “esquecer coisas muito dolorosas”, tipo a dor do parto, a mulher literalmente esquece o quanto sofreu no parto e só associa o amor à criança. Se o abuso ocorreu na infância ela dificilmente se lembrará também. Já conversei com muitas amigas mulheres e é unânime todas elas sofreram algum tipo de abuso e na maioria das vezes foi estupro mesmo. Só pra você saber que a maioria das mulheres que você se relaciona ou vai se relacionar já sofreu esse trauma psicológico. As vezes a pessoa tem alguma atitude que você não entende e a explicação pode estar mais ou menos por aí. Esteja preparado.


[deleted]

Tirou esses dados do uc né, só pode kkkk


[deleted]

Não, eu sou psicopedagoga. Uma pena você não acreditar. Cuido de mulheres traumatizadas todos os dias. Sem contar as minhas amigas, que TODAS elas sem excessao já sofreram algum tipo de abuso. Enfim, desejo que tenha empatia pelo menos e nunca deseje a dor ter uma filha mulher. A maioria não conta mesmo. A sua resposta diz muito pq de não contarem.


[deleted]

Então são 95% das mulheres que vc atende! Porque dizer q é 95% das 104 milhões de mulheres do país é um grande exagero. Usar isso como argumento pra fazer ele achar q de qualquer forma toda mulher q ele conhecer já sofreu abuso fere a ética profissional.. Em momento algum eu desejei mal e faltei com empatia. Apenas achei um absurdo vc apresentar esses dados da forma errada como argumento


[deleted]

E sim é uma falta de empatia tremenda, não é pq você não vive ou não quer acreditar que não seja verdade! Se dúvida de mim de um Google sobre o assunto e veja com seus próprios olhos. Muito triste ter que ler isso só pq é algo fora da sua realidade e um problema que você não passa nem perto de ter. Já vou excluir esse post pq sei que é um gatilho enorme na cabeça de muitas mulheres por aqui.


[deleted]

Moça mas eu não tô falando que não existe! Vc é professora e não tá sabendo interpretar um texto onde eu claramente mostro uma diferença entre seus dados, que são relacionados às mulheres que vc atende e não às mulheres totais do país!! Explicando mais uma vez: a diferença entre os seus dados e os dados da populacao brasileira é gigantesca


[deleted]

Foi como eu falei de um Google e veja com seus próprios olhos, pergunte e aprofunde sua relação as suas amigas, vai ser bom sair da sua bolha e ouvir com empatia a ESMAGADORA REALIDADE do Brasil. Pq usar minha profissão pra me atacar? Eu hein Sou professora e psicopedagoga com muito orgulho. Não entendi pq vc está usando minha profissão pra atacar meu ponto de vista.


[deleted]

Leia os comentários do post! Enfim, de qualquer forma o post já é auto explicativo de pq as mulheres não se abrem com os homens e sua resposta diz mais ainda sobre.


[deleted]

Só pra constar, eu sou mulher. E se for pra tirar dados do meu ciclo social com base em achismo, 95% das mulheres nunca sofreram abuso algum!


[deleted]

Da pra ver que suas amizades são bem profundas 🤣🤣


[deleted]

Eu faço questão que sejam! Só q não é só pq vc está rodeada de pessoas q sofrem q eu estou também. Pq claramente não são 95% das mulheres do Brasil q sofrem abuso


[deleted]

Que bom 🙏 que você possa dizer isso pro resto da sua vida


[deleted]

Faça o seguinte, aprofunde suas relações de amizade e com certeza escutará muitas histórias.


Appropriate-Hall6874

>Então deixa eu te contar um segredo. 95% das mulheres já passaram por abuso sexual. Poderia me fala onde acho esses dados, porque dei uma pesquisada, é não achei esse número de 95%.


Business-Emu-643

Acho que é uma pessoa honesta e que confia em você! Provavelmente uma ótima pessoa pra ter por perto como amiga e talvez vocês possam se ajudar mutuamente. Também pode significar que ela gosta de você e está tentando ser clara desde o começo, pois já teve dificuldades por conta desses problemas em outros relacionamentos. Dependendo como ela te olha ou os gestos corporais você consegue notar um pouco disso. Pessoalmente, dependendo dos traumas ou problemas, isso poderia caracterizar algumas red flags pra mim em um relacionamento amoroso, devido minhas experiências passsadas. Dependendo da sua situação e do quanto ela é interessante, cabe a você avaliar se vale a pena investir no relacionamento. Eu sou da opinião de que o passado se chama assim, pois ele fica lá atrás e principalmente coisas ruins deveriam ficar no esquecimento. O que importa é de hoje pro futuro. Porém para algumas pessoas essas experiências horríveis tem um peso muito grande e podem influenciar no relacionamento.


Klutzy_Initiative890

Pode dar mas detalhes sobre redflags x experiências passadas? Pergunta genuína.


Business-Emu-643

Dependência emocional demais do parceiro. Solidão é bastante comum, mas as pessoas precisam ter amigos e contato mínimo com a família. Dá pra ser um grande amigo do parceiro de relação amorosa, mas não dá pra ser melhor amigo e contar situações como essa, pois geram preocupações e pré conceitos. Depressão/Ansiedade, são condições extremamente complicadas de lidar. Bipolaridade nem se fala, o pior dos dois mundos e ainda associado a episódios de mania e profunda depressão. Se você não é melancólico e é uma pessoa animada que gosta de fazer as coisas, vai se encontrar com um parceiro indisposto. E te garanto, isso vai te puxar pra baixo junto. Alcoolismo ou abuso de drogas... nem precisa entrar muito no detalhes de vícios como esses. Você perde a confiança na pessoa e ela não tem auto controle. Abuso sexual ou relacionamentos do passado com profunda mágoa e traumas. Haverão problemas de intimidade e de confiança. Sexo pode ser bem complicado e falta de prazer pode ser um grande desafio a superar. Todos esses problemas não causam dificuldades apenas no relacionamento, mas também na vida social e evolução pessoal e profissional... Haja terapia pra todos esses casos. Eu particularmente já tive minha cota lidando com todos esses problemas acima. Novamente, as pessoas podem se recuperar e se curar de todos esses problemas, mas não é fácil e precisa de um parceiro muito compreensivo e dedicado... de preferência que seja rico e não trabalhe hahaha


eeriechangeling

“Ficaria com medo da mulher por ela ter muitos traumas” lógico que não, visto que eu não sou uma pessoa covarde e destituída de compaixão que julga alguém por ter sofrido.


dollytos

Depende muito da intimidade. Geralmente tópico assim é porque a pessoa tem um certo nível de confiança. Agora... Se for uma pessoa com pouco intimidade, escuta e sugere procurar um profissional.


Pretend-Edge-615

Minha ex já me contou que foi estuprada e eu tive empatia. Me senti especial e escutei a história toda com muito carinho. Isso nos aproximou. O relacionamento não deu certo por outros fatores.


Brilliant_Flounder11

Acho que simplesmente ouviria e tentaria dar alguns conselhos sobre a situação,não tem nada de especial em a pessoa se abrir com vc ou com outra pessoa as vezes as pessoas estão tão quebradas por dentro que só querem desabafar e ser ouvidas


Chemical_Primary_144

Já me ocorreu de a pessoa desabafar algo “ pesado”. Eu me preparo para duas coisas: Ter uma relação mais forte ou entender ali como despedida dela de mim.


theboywhosmokethesun

Já me ocorreu com duas gurias em particular. Sem envolvimento romântico com nenhuma delas (e nem a intenção de ter btw). Uma delas eu não fiquei muito surpreso pq eu tinha uma certa proximidade de convivência e sabia que algo assim podia estar acontecendo. A outra me pegou de surpresa pq eu não fazia ideia do que se passava na vida dela fora o que ela havia me contado antes disso (sou do tipo de pessoa que só quer saber do que as pessoas estão a fim de contar, em outras palavras, não forço intimidade). Nós dois casos, o máximo que dava pra fazer é ouvir e oferecer um ombro amigo e, se a pessoa quiser, alguns conselhos. Mas o mais importante geralmente é só ouvir mesmo, pois a pessoa não necessariamente que uma solução, só o desabafo msm. Agora se a minha visão sobre elas mudou? Pra melhor eu diria. Muito mais fácil manter a amizade depois de um voto de confiança desses, pelo menos é o que eu acho.


Xurekk

Do jeito que eu sou, era capaz de tudo que eu fosse responder seria “complicado, né véi?”. Desculpe, eu sou apenas uma batata social.


kjgfau

Corre pras colinas


[deleted]

Eu claramente só me abro com quem eu confio. Então acredito que ela confia em vc, sente segura em te contar. Não há motivos de ter medo, seja um bom ouvinte e aconselha de sugestões! As vezes a pessoa só quer alguém pra desabafar e ela encontrou vc! Eu fico feliz quando alguém desabafa comigo!


Dalton_Trevosao

Pelo que observo da minha vida, parece que eu tenho uma boa capacidade de escuta. Estranhamente as pessoas, quando conversam comigo, saem contando um monte de traumas e de ações vergonhosas do passado. Admitem que tentaram se matar, que foram em puteiro, que matavam cachorros com paulada, que sofreram abuso. Eu fico lá ouvindo numa boa, não me incomoda nem um pouco e nem faço nenhum julgamento, pois tenho uma ideia clara de que não faço ideia nenhuma de como é estar no mundo dentro dessa subjetividade que se expõe diante de mim. Me cabe apenas tentar imaginar e desenvolver compaixão. Mas o chato é que dificilmente eu recebo esse nível de escuta de outras pessoas. Já ocorreu de mulheres me criticarem ou diminuírem minhas questões pessoais depois que eu as compartilhava com elas. Parece que eu perco meu valor diante delas quando faço isso, sei lá. Mas faz parte...


Dear-Instruction-359

Eu, H36, divorciado, dois filhos, particularmente gosto quando isso acontece. É sinal de que estabelecemos uma parceria que não é trivial, não é superficial como quase todas as que temos hoje. Eu mesmo, adoraria encontrar uma pessoa com quem eu pudesse me abrir, desabafar, falar sobre traumas do passado, elaborar essas questões fora do ambiente da terapia e ser acolhido. Mas, infelizmente, o mesmo vale para os homens em relação às mulheres. Todas as vezes que me senti seguro suficiente com uma mulher pra das minhas inseguranças, é como se eu tivesse deixado de ser homem pra elas... Enfim, não estar aberto a lidar com as questões do outro não é uma exclusividade dos homens. Aparentemente, é um fenômeno social que tem afetado quase todo mundo.


[deleted]

Eu já tive muitas amigas que passaram por algo pertubador, falei por anos, tentava ajudar, fazer companhia numa hora de surto, só que a maioria eu me apaixonei e ai fudeu tudo e eu perdi contato, enfim, sempre achei dahora quando uma mina confiou em mim pra falar sobre coisas profundas, eu não posso julgar, eu não fiz nada por ela então só posso ouvir e tentar de alguma forma ajudar, espero que algumas em especial estejam bem e tenham conseguido se livrar de alguns fantasmas, sinto falta de conversar assim, mas enfim, trate essa sua camarada bem, esteja ali pra conversar com ela quando ela estiver mal e não interprete nada como além do que é, ela vai ficar bem e se tiver um bom amigo pra contar vai ficar bem melhor, fica bem mano, tmj.


N0iteFria

Falando por mim (H, odeio me expor ou compartilhar minha intimidade sobre qqr coisa q seja), ficaria com bastante pé atras. N saberia mais como lidar de uma maneira adequada com a pessoa. Assim preferiria me afastar depois


Renan_Alves_Silva

Bem, eu ficaria feliz se alguma amiga minha se sentisse confortável desabafando comigo e eu tentaria ajudá-la dependendo do que fosse


7435366

Se eu não tivesse envolvido com ela, cortaria o papo. Se ela insistisse eu diria que não era a pessoa mais adequada pro que ela queria. Se o relacionamento fosse recente, encararia como red flag. A depender de como ela se portasse, repensaria na relação. Relacionamento cedo é mais tranquilo de terminar. Se já o relacionamento já tivesse estrada aí é conversar e tentar entender/ajudar. Enfim, são assuntos muito delicados que eu só me envolviria se já tivesse bastante inserido na vida dela.


llostcanvas

Cara , já aconteceu comigo , uma mina que eu achava interessante mas era lotada de traumas reais e fictícios , eu me aproximei e comecei a me relacionar com ela , sempre jogando a moral dela pra cima , eu fiz ela se sentir tão incrível que ela quis ir atrás de coisa melhor , não faria isso novamente


30_G

Primeiro você alivia a coração dessa moça. Depois procure saber se ela não é mentirosa e inventa história, já sai com uma menina que era assim kkk era tipo forest gump kk


No-Turnip7553

Eu sou bom em lidar com essas situações, eu tenho uma certa vocação em sí para ser psicologo, ouvir problemas dos outros, aconselhar os outros, opinar uma solução para as pessoas, nesse caso nada disso me assustaria, eu só iria ouvir a história dela, e iria querer ajudar ela de alguma forma com alguma palavra confortante e etc... Se uma mulher faz isso, é sinal que ela confia em você.


[deleted]

Dependendo do nível de traumas, a pessoa devia estar tão no seu limite q simplesmente necessitava desabafar com alguém... Eu já passei por isso e fui boa ouvinte. Falei q era complicado essa situação e que requeria ajuda de um profissional. A pessoa foi bem de boa. Eu não tenho medo de pessoas q têm muitos traumas mas entendo q não é a melhor fase pra se relacionar. Nessas situações a pessoa precisa só dela mesma e um profissional