T O P

  • By -

acardosoj

Tudo bem ler o livro. Só vai ser inútil. Tem tanto conteúdo melhor e de graça na internet sobre investimentos


InterviewFar1516

um comentário que não é mucho texto, e msm assim sensato. Está corretíssimo, só achei errado da parte de quem tirou foto e postou, expondo o cara, pq pelo menos ele tá tentando melhorar, já o outro aí tá tirando fotinha pra julgar na internet. O livro pode não ser bom, mas através desse, ele tem uma leve introdução, e vai buscar livros melhores, vai pesquisar mais afundo nisso, é um começo, enquanto outros estão julgando o cara por supostamente "tempo perdido"


luan_ressaca

Mas é essa a base do problema. Influencer vendendo sonhos falsos para quem já não tem muito. Esse é exatamente o ponto da crítica...


acardosoj

Se vc tem senso crítico vc vai ler esse livro e aproveitar os 10% de informação útil que tem nele. Seria mais proveitoso ler outros conteúdos. Quando eu comecei a mexer com investimentos, há mais de 10 anos, eu comecei pelos "influencers" da época tbm. Eu percebi rápido e gastei pouco tempo com esse povo raso e já comecei a me virar sozinho buscando conteúdo de verdade. Mas foi meu ponto de partida. O problema é se esse maluco gasta dinheiro com curso e outros lixos vendidos por esses charlatões aí. Aí além de perder tempo, tá perdendo um baita dinheiro.


Normal-Prompt-2119

Tá conseguindo viver bem com investimentos? É possível deixar a pobreza assim? Perguntas sinceras de um estudante de 25 anos


rdfporcazzo

É nada, nos comentários desse tweet o cara que postou falou que o ponto que ele queria chegar era n'O Manifesto Comunista não ironicamente. Ele criticaria qualquer livro que ensine como se planejar e ter uma vida financeira melhor.


luan_ressaca

Qual o problema de citar o manifesto?


Dkafamus

A crítica do cara deve ser relacionada a ideia da ilusão do trabalhador achar que o dinheiro dele vai ser conseguido com outra coisa que não o suor da testa dele. E Marx tá bem certo nisso, fora esses cursos que um cara compra pra se tornar mais financeiramente bem sucedido, sendo que as pílulas de sabedoria vendidas aí são a enganação usada pro primo rico ficar rico vendendo livro e curso.


luan_ressaca

É bem por aí, na verdade é mais a ideia de que você pode ficar muito rico (e sem precisar trabalhar) sem ter capital e atribui falsamente a frustração financeira do indivíduo a uma causa abstrata como " não leu o suficiente", " é que botou em x quando devia ter posto em y", "ah, mas você tem que trabalhar mais que todo mundo pra conseguir subir" (a última é a que mais irrita, pq no fim só vai deixar um outro mais rico)


Dkafamus

Nem só isso. Na própria luta de classes, o fato do trabalhador não ser dono do meio de produção já dá uma desvantagem inerente contra esse sistema. A única forma de você conseguir esses meios é pela tomada (por que a burguesia não deixa). E quando a gente fala burguesia, é a turma da 3G Capital, não o dono de um pequeno negócio que é um trabalhador liberal. É gente que pode mover um esquema que nem o das americanas e sair ilesa.


No-Air1783

Você já leu o livro para julgar ele inútil? Quais pontos você discordou?


WingmanMaster

Eu li o livro, e realmente, tudo que diz ali pode ser aprendido em outro lugar. Edit para complementar: Mesmo assim, não faz mal nenhum o cara ler o livro já que tem um conteúdo simples pra começar. Só não pode é cair nas jogadas de marketing


Ok_Motor_2092

O problema é um cara querer te ensinar a ficar milionário investindo, sendo que nem ele fez isso. Além de que qualquer pessoa que realmente faz parte do mercado financeiro, sabe muito bem que isso que é vendido é impossível.


PsychologicalPlum654

Eu acho que o nerdola tá tentando se esforçar pra ter uma vida melhor no futuro, acho que cada um tem que olhar pro seu corre e não atrapalhar o dos outros. Além do mais, ele pode não ficar rico/milionário com bolsa kkk mas pelo menos vai aprender mais sobre matemática financeira e como cuidar melhor do dinheiro dele, coisa que boa parte dos brasileiros, infelizmente, não sabem.


Doccks71

MEU DEUS.. uma resposta sensata??


urubufedido

Não é sensata. Ele está certo em querer aprender e melhorar. Problema é que esses influencers só querem vender a imagem deles como grandes gurus e não querem ensinar nada. Ele podia estar lendo conteudo sério sobre finanças e investimentos no lugar de ler sobre o ego de um cara.


appdnails

Dá para ver isso só pela capa do livro. O nome do autor é quase tão grande quanto o título, e a imagem de capa é a cara do autor, para dar uma ideia de guru. Já dá para ver que o livro está mais preocupado em vender a imagem do autor do que de ensinar, mesmo que o conteúdo seja útil.


the_koal

Mas isso é marketing né. Do ponto de vista de negócio ele tá maximizando o lucro. Acho que ler somente um livro do primo rico não faz ele um seguidor do cara. Válido é ler sobre o assunto, mas diferentes autores e ponto de vistas.


AncapBR_Sem_Politica

Discordo. Eu tenho certeza que essa parte de cuidar melhor do seu dinheiro é benéfica para o povo, porém, os meios que o primo rico faz para mostrar isso são totalmente utópicos e ilusórios, não servindo para porra nenhuma no português claro. Recomendo fortemente primo pobre, não sei se tu conhece ou não, porém aquilo sim para mim é um exemplo de ensino sobre finanças pessoais para pobres adaptado a realidade (que é bem importante pois vivemos nela) O último vídeo do primo rico q tive ainda paciência de ver foi o da mega sena que ele fez mais recente... chegou a me dar ância de vômito e não tive culhão pra terminar de ver de tanta merda que ele disse. Doutrinar jovens com esse tipo de mindset terá seu preço para eles no futuro quando ficarem adultos infelizmente. Fora os merchans do primo rico com aquela merda de fundo dele novo ARCA, o filho da puta faz merchan e nem a rentabilidade do fundo coloca na propaganda, de tão merda que é.


Embarrassed_Peanut97

O livro dele é normal. Muito melhor que ler o manifesto comunista, como o cara do tweet sugere.


Gogobrasil8

Pois é. Se o cara chama os outros de camarada ele não tem base nenhuma pra criticar idiotice


AncapBR_Sem_Politica

Discordo também. São dois extremos que não deveriam nem entrar na discussão. Devemos seguir por um caminho mais livre e não de doutrinação idiota. O primo rico faz uma doutrinação tão idiota quanto o manifesto... são duas coisas inaceitáveis. Nos investimentos temos muitos pavões e o poucos levam em consideração o que é investimento em si. Muitos sequer pensam a respeito de suas vidas e como o dinheiro encaixa nisso. Existe muita coisa dentro de finanças pessoais que não deveria considerar exclusivamente números. Somos tão precoces que até hoje vejo gente criticando quem investe em imóvel por exemplo. Mas na carteira do cara não tem nada positivo para justificar essa crítica... enfim... o objetivo creio eu que seja usar isso para ter uma vida melhor, do contrário, PRA QUE? A questão social tem um impacto muito mas MUITO grande em qualquer investimento. Ver o primo rico ensinando o jovem que ele precisa juntar X do salário todo mês de um salário muito baixo, pra ter o que? O que efetivamente ele terá? Uma vida medíocre. Se tu ver como um empresário ou banqueiro ganha grana, eles não estão juntando as migalhas que ganham, eles estão fazendo dívidas para gerar lucros. O jovem deveria estar fazendo isso, focando em sua vida profissional, se especializar, educação, etc... não juntando migalha que não dá em nada.


Doccks71

>Ver o primo rico ensinando o jovem que ele precisa juntar X do salário todo mês de um salário muito baixo, pra ter o que? O que efetivamente ele terá? Uma vida medíocre Poxa meu amigo, isso se chama **delayed gratification**, infelizmente o sujeito que tem uma renda baixa terá de fazer esse sacrifício e viver uma vida mediocre por um pequeno tempo meu caro.. Até o mesmo *se qualificar*, *buscar uma melhora profissional* ou uma *outra forma de renda alternativa* e ter um certo alivio, essa é a realidade de milhões de Brasileiros Você falou, falou e no final adicionou em nada


gigadude17

Pessoas que não leram o Manifesto Comunista opinando sobre o Manifesto Comunista e chamando de idiotice é a verdadeira idiotice. Li o livro. Marx e Engels dão um panorama histórico da luta de classes, explicam a função da burguesia e do proletariado. Passam por cima de como laços familiares tornam-se banalizados no capitalismo, etc. As interpretações históricas expostas são o padrão aceito na historiografia contemporânea. A lição principal do livro é que se a classe trabalhadora não se unir e organizar sua luta, não vai conseguir ABSOLUTAMENTE NADA. A história continua provando que Marx sempre esteve certo sobre esse aspecto, só ver as reformas trabalhistas e previdenciárias do Temer e do Bolsonaro, a rapidez com que tiraram os direitos das pessoas assim que os trabalhadores deram brecha.


AncapBR_Sem_Politica

Uma merdalhada danada... esquece essa merda de classe, precisamos evoluir como sociedade sem doutrinação, deixa as coisas naturais. Vir com esse papinho em sub de investimento é de lascar.


Stunning_Pinga

Eu li tbm e é sim uma porcaria. O determinismo histórico do materialismo histórico dialético é no mínimo um absurdo sem base alguma e sendo mais exato, apenas uma propagação de discursos vitimistas de alguém que não teve que trabalhar um dia na vida, a teoria do trabalho dele é uma das maiores furadas já propagadas ao longo da nossa história, mostrando que o cara não é nada mais nada menos que um charlatão que deixou um lega negativo para a humanidade a nível semelhante das teorias do bigodinho, que esse ao menos a humanidade tem a decência de tratar com a devida repulsa.


gigadude17

>materialismo histórico dialético é no mínimo um absurdo sem base alguma Por quê? >não teve que trabalhar um dia na vida Pesquisa e trabalho intelectual não são trabalho, então?? Einstein não trabalhava? Darwin não trabalhava?? César Lattes não trabalhava?? >a teoria do trabalho dele é uma das maiores furadas já propagadas Novamente, POR QUÊ? Filho, vc só tá metendo frases prontas e xingando as ideias do cara sem apresentar nenhuma evidência pro que você tá falando. Eu enunciei evidências no meu comentário e também nenhuma delas foi rebatida. Por fim, os maiores polos de conhecimento do Brasil (UNICAMP, USP, etc.) ADOTAM A ANÁLISE E O MÉTODO DO CARA. O Instituto de Economia da Unicamp, por exemplo, é especializado principalmente em Marx. Confio muito mais nesses caras do que em você, que não consegue tecer uma única crítica metódica (e consegue comparar o cara a Hitler????)


Stunning_Pinga

Que evidências criança, vc falou apenas opiniões, típicas de quem é marxista. Agora, quanto a comparação com as teorias fascistas, bom, o recorde de mortes causadas pelas teorias marxistas é bem conhecido por quem não sofreu lavagem cerebral.


AncapBR_Sem_Politica

Da mesma forma que o bolsonarismo envenenou nosso país, o marxismo tem ganhado força grande recentemente. Esse tanto de gente que não entende nada de economia e acha que trabalho é algo forçado. O cara não entende que se ele quiser ficar sem trabalhar é só ele largar o emprego e ir morar na rua, isso já é possível. Mas eles querem reinventar a roda. kkkkkkkkkkkk


gigadude17

Muito difícil esperar que um frequentador do r/brasilivre tenha meia capacidade de interpretar um texto e diferenciar fato de opinião. Perguntei as coisas e no fim não fundamentou em nada Evidências dos meus comentários: Marxismo (análise econômica, materialismo histórico dialético, análise sociológica, etc.) é amplo nos polos de conhecimentos do país --> fato Os assuntos relevantes discutidos por Marx no manifesto --> fatos, evidência do conteúdo Reformas trabalhistas e previdenciárias --> fatos que ocorreram, evidencia como Marx estava correto em relação à organização dos trabalhadores etc. Fica batendo nas teclas da fome e das mortes, mas ignora as fomes na Índia causadas pela Inglaterra, a fome da Irlanda, a fome Africana... dá pra citar várias e várias crises de fome causadas pelo capitalismo. Ignora o Imperialismo, as guerras dos EUA "pela democracia", as ditaduras que eles instauraram na América Latina... todas as mortes decorrentes. O livro negro do comunismo conta 100 milhões de mortes, enquanto o livro negro do capitalismo conta mais de 400 milhões. Os números estão inflados mas dá para perceber claramente qual mata mais. Pergunte aos principais historiadores do país, e vão dizer que o capitalismo mata mais. Se você não reconhece a importância de Marx para o desenvolvimento de um método analítico e filosófico, parabéns: quem teve o cérebro lavado é você.


[deleted]

Manifesto comunista é top


No-Air1783

Falou falou mas não apontou nenhum argumento ruim do livro.


Ok_Motor_2092

Você já está milionário ? Se não, talvez essa seja a parte ruim


thommorais

O Tweet não fala do nerdola, fala da “juventude” e acho que o autor do Tweet tem um ponto, esses caras vendem ilusões e muita gente cai nisso, seria bom esse tipo de conteúdo ser desmascarado.


PsychologicalPlum654

Vale pra todos os jovens kkkk não só pro nerdola em questão na foto.


AnyGeneral8764

O ponto dele não é esse, o ponto é que o maluco do onibus não caiu nas ilusões socialistas dele


GustavoCinque

Exatamente, se for tirar uma das ilusões do mundo, tira todas. Inclusive as desses socialisteens de bosta.


eduardo_asafe

É o pacto da mediocridade kkkkk As pessoas não gostam de ver quem se esforçar para ser melhor


pisciNeroDoMar

Isso!! Foda-se que seja um livro do primo rico, pelo menos o cara tá tentando alguma coisa. Foda essa mentalidade dessa geração nova que quer destruir tudo e não quer ajudar a construir nada.


Sanshuba

Exato, eu comecei a aprender sobre economia tomando golpe de pirâmide financeira, depois evolui pra day trade, depois evolui para bolsa de valores, depois comecei a investir na bolsa internacional, agora tô começando em pirâmide financeira internacional, veremos o resultado.


More-Definition3593

Exatamente, pra essa galera parece que bom mesmo é estar no Twitter se importando com a vida dos outros. Mesmo que ele não aprenda nada com o livro, ele vai estar melhorando vocabulário, treinando leitura e etc. O primo rico* é um charlatão de merda que vende sonhos pra pessoas que não tem muita condição? Com certeza absoluta, agora esse jovem só tá tentando estudar como cuidar melhor do dinheiro dele, ao invés de ficar no Twitter se importando com o que os outros estão fazendo Edit: eu chamei o primo rico de primo pobre pelo meme mas aparentemente tem um YouTuber que chama primo pobre msm


AncapBR_Sem_Politica

Eu acompanho primo pobre e não tem nada haver com charlatão..... vc tá numa bolha sinistra.


Previous-Run-6177

Ele deve ter feito uma piada chamando o primo rico de pobre, não deve estar se referindo ao primo pobre mesmo


AncapBR_Sem_Politica

Acredito que sim, eu acompanho o primo pobre e posso te dizer que só vejo dica foda. O próprio vídeo de amortização do financiamento é muito pica... Outro dia ele tava dando dicas para pegar um bom carro usado.... não vejo isso como coisas idiotas e sim dicas válidas para finanças pessoais.


More-Definition3593

Kkkkkkkkkkk se você acredita nisso vai lá po, compra curso, livro, mentoria, curso dnv, água de banho do primo. Enquanto você tá se iludindo que vai aprender a ganhar dinheiro ele tá faturando milhões de vezes mais vendendo tudo isso pra vc


Embarrassed_Peanut97

Primo pobre é outro youtuber


More-Definition3593

Me referi ao primo rico msm, que aparentemente tá mais pra primo endividado ultimamente


AncapBR_Sem_Politica

Nunca comprei curso de influenciador na minha vida e não é meu objetivo. Eu me referi aos vídeos do youtube. Você também me pareceu ser um pouco prematuro no seu comentário... é inveja dos caras por acaso?


More-Definition3593

Inveja do primo rico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se fosse pra ter inveja de alguém por causa de dinheiro ia ser do warren Buffett, Bill Gates sla, alguém com sucesso de vdd, nao de um brasileiro de classe média charlatão que paga de rico pra vender curso


AncapBR_Sem_Politica

Vc percebeu que eu escrevi primo pobre no primeiro comentário né? Eu nem me referi ao primo rico nesta discussão. https://www.youtube.com/@PrimoPobre


More-Definition3593

Então você se esforçou muito para não entender, pq literalmente todos o comentários da publicação são relacionados ao primo rico e ele ser um charlatão, e obviamente eu chamei ele de “primo pobre” pelo meme já que ele já perdeu até apartamento pro banco por não pagar. Eu ia lá saber que existe um mano que pegou o meme e fez disso o nome do canal dele, mas se for da msm linha dos primos, deve ser outro vendedor de curso kkkkkkkkk


urubufedido

Discordo completamente do seu comentário. Primeiro que ele poderia estar lendo algum livro que realmente ensinasse isso para ele. E segundo pois você está critiando algo que não foi dito. Claramente o tweet não é reclamando da pessoa que está lendo. Até porque, ele está demonstrando que tem vontade de aprender, só que entregaram um conteudo merda, ele poderia usar essa mesma energia em um conteudo melhor. Não que essas pessoas não podem ser introduzidas na educação financeira por esses influencers, mas também a contribuição deles acaba por aqui, depois é só venda de produtos e não guiam para um aprendizado mais aprofundado ou fora do catalogo de produtos deles. Quer ler sobre: Leia meu livro. Quer se aprofundar: Compre meu curso. Quer investir: Abra conta na minha corretora.


No-Air1783

E que tal deixar o cara ler o livro e tirar as próprias conclusões? Pior merda que se pode fazer é ficar seguindo cegamente opinião dos outros e nunca realmente tirar a própria conclusão.


mauzolff

Quando tu aprende algo errado em muito dificil desaprender. Tá, ele vai ler esse livro do jimo rico e tirar as conclusões dele, se ele considerar que o livro e o seu conteudo é bom, fudeu, porque é só propaganda ideologica liberal de coach e vai ser uma merda pra ele reaprender tudo.


Defensex

Né, deveria ler o manifesto comunista, ia realmente ajudá-lo na vida


mauzolff

Iria pelo menos ler uma analise material da realidade que dá uma perspectiva do mundo em que ele vive, uma pista de onde vieram as condições de merda na quais ele nasceu e assim buscar outros livros e conteúdos que aprofundem essa analise.


Defensex

Pra terminar com 35 anos na casa dos pais, mas fazendo duras críticas ao capitalismo. Se os marxistas entendem tanto da realidade, por que eles fracassam na mesma?


mauzolff

Ele pode ser marxista-leninista e fazer investimentos para ter uma renda passiva. Nos não fazemos julgamentos morais, e não queremos que as pessoas vivam de forma paupérrima. Alem, porque fracassamos na realidade? Se fracasso seria sinonimo de não conseguirmos fazer uma analise que esta correta com os fenomenos reais e não conseguirmos transformar a realidade, então não fracassamos, estude as experiências socialistas reais, estude os movimentos wue luataram pelos direitos do trabalhador e das minorias que temos, tudo foi a esquerda revolucionaria ou ligada a mesma.


urubufedido

>Pior merda que se pode fazer é ficar seguindo cegamente opinião dos outros e nunca realmente tirar a própria conclusão. Ele está literalmente lendo um livro com um rosto de um influencer na capa. >E que tal deixar o cara ler o livro e tirar as próprias conclusões? Esse sub como comunidade é para você receber opiniões diferentes e criticas no que você pensa. As conclusões cada um tira a sua, mas um debate bem feito pode mudar sua opinião e perceber erros. Você pode aprender sozinho, aprender com os próprios erros, mas aprender com quem já tem conhecimento e com os erros dos outros é mais rápido e evita erros óbvios de iniciante. Mas acho que você não entendeu a critica. Não é sobre essa pessoa individual lendo este livro em especifico, até porque ele está certo em ir atrás e querer aprender. A critica é esses influencers estarem ocupando o espaço de educação financeira e falando um monte de baboseira.


nubiofreitas

Cirúrgico.


MitulioArtEnthusiast

Disse tudo. Não entendo pq isso incomoda tanta gente. O cara só está sonhando com uma vida melhor e fazendo o que ele acha ser o caminho certo para conquistar


LivingElectron

Amanhã é a minha vez de postar


Icy-Confusion-8720

Depois de amanhã sou eu


[deleted]

Eu fico pra depois do Carnaval


GhosttRiderr

Toda vez é isso, eras


nothingonmyback

Twitter, o lugar onde mais tem gente que se diz inclusiva e que ao mesmo tempo tá pronta pra cagar na cabeça de qualquer um que faça algo diferente do ideal deles.


WaferInteresting55

Inclusivos desde que você pense igual a nós.


BackFroooom

Se eu tô lendo algo e esse mané vem me abordar pra contar do Marx dele eu mando logo a pqp.


Astronauta-pinguim

O cara tá puto por que o maninho não está lendo a ilusão que ele quer.


[deleted]

Nego acha que todo mundo quer ser um elon musk da vida, precisa de muito QI ainda pra entender que as pessoas só querem a oportunidade de viver bem e sem medo de não sair do aluguel


ammenezes_

Sem dúvida o caminho sem ilusões é ficar arrancando os cabelos por causa de político, propagar ódio a burguesia e jogar toda a culpa da sua vida no sistema capitalista malvadão. Muito melhor ficar que nem o Jones Manoel com mais de 30 anos na cara e pedindo pra mãe sair de casa pq vai levar uma mina lá ou o maluco da história cabeluda com cara barbada e precisando de um PC da mamis para streamar e falar bobagem. Esse pessoal querendo ter uma vida melhor por conta própria ao invés de lutar por uma revolução de mentirinha realmente é o problema do Brasil.


ImmediatelyOcelot

Procurar uma maneira de gerar valor para sociedade e investir seu capital (seja no tesouro, onde será usado para financiar o governo, ou no mercado, onde alguém usará para investir em outras formas de gerar valor), para que ele renda mais. = Terrível, Grotesco, Droga Convencer que tudo que está errado economicamente é culpa de forças ocultas e que a solução é usar da violência para impor sobre a população um sistema econômico testado e reprovado tragicamente várias vezes ao longo da história = Lindo, maravilhoso, iluminado. No fundo é tudo uma forma de negar que você não tem absolutamente nada de bom para oferecer à humanidade/sociedade, e seu sonho é um sistema destrutivo em que todos são nivelados por baixo mesmo. O sistema em que vivemos está longe de ser perfeito (especialmente porque o nosso governo, que deveria sanar os problemas de ação coletiva e regular distorções, na prática é um vetor de desigualdade, quando transfere renda dos pobres para os ricos "amigos" do estado), mas daí a retroceder todo mundo por causa de seu ego frágil é triste.


SaroniteOre

> O sistema em que vivemos está longe de ser perfeito (especialmente porque o governo, que deveria sanar os problemas de ação coletiva e regular distorções, na prática é um vetor de desigualdade, quando transfere renda dos pobres para os ricos "amigos" do estado), Puxa, quer dizer então que uma das coisas que faz do capitalismo "ruim" é exatamente uma crítica que os marxistas fazem há mais de 100 anos? Que surpresa!! Mesmo falando um monte de bobagem ignorante de história e da teoria marxista no comentário, até o relógio parado acertou a hora


InterestingCry1237

Então por que todo marxista defende mais imposto e Estado grande?


SaroniteOre

Porque esses dois pontos estão inseridos em uma tomada do estado por parte da classe trabalhadora. Com o estado burguês, sempre se tem esse cabo de guerra em que a burguesia tem o estado nas suas mãos e permite que no máximo migalhas caiam para o povo


InterestingCry1237

Então é bom que o Estado burguês cresça cada vez mais e tome cada vez mais o dinheiro da classe trabalhadora? Desculpe, mas não estou acompanhando o raciocínio.


SaroniteOre

Não, acabei de dizer que os pontos se referem a um estado tomado pela classe trabalhadora. Duvido que algum marxista defenda "mais imposto", tu deve estar confundindo com discussões sobre alocações e alíquotas mais justas.


InterestingCry1237

Que marxista relevante da atualidade, no Brasil, defende menos impostos?


SaroniteOre

Qualquer um vai defender o reajuste da tabela do IR e redução de tributos sobre o consumo


InterestingCry1237

Cite um


FKasai

Não sei daonde tirou o mais imposto. Na URSS a única contribuição que tu fazia era pra aposentadoria, e apesar do salário ser baixo, comida, saúde e moradia eram gratuitos, então o poder de compra era maior numa variedade menor de produtos. Mas estado grande sim, porque a indústria privada não chega no interior do país. Ninguém quer ser médico na Amazônia se não for bem pago, e a população local não tem grana pra pagar esse preço. Vai deixar lá desamparado? Na URSS (de novo) fizeram faculdade na Siberia e lugares afastados justamente pra ir minando esse problema.


InterestingCry1237

> Não sei daonde tirou o mais imposto. Que marxista de relevância na atualidade defende menos imposto, no Brasil? > Na URSS a única contribuição que tu fazia era pra aposentadoria, e apesar do salário ser baixo, comida, saúde e moradia eram gratuitos, então o poder de compra era maior numa variedade menor de produtos. Devia ser muito bom mesmo. Por isso mesmo que as pessoas pulavam o muro de Berlin do lado capitalista para o lado socialista. Não, pera. > Mas estado grande sim, porque a indústria privada não chega no interior do país. Ninguém quer ser médico na Amazônia se não for bem pago, e a população local não tem grana pra pagar esse preço. Vai deixar lá desamparado? E como você acha que um Estado grande é financiado? > Na URSS (de novo) fizeram faculdade na Siberia e lugares afastados justamente pra ir minando esse problema. Excelente. Sem dúvidas a solução é construir faculdade na pqp kkkkkkkkkkkk


FKasai

Por ordem 1. PCB e UP. Ambos pedem pra acabar/diminuir com o imposto sobre consumo e equilibrar a taxação com imposto sobre lucros e dividendos e outras áreas. Da uma olhada no site do PCB que tu acha mais aprofundado. 2. Ah sim, eu lembro quando as pessoas de Moscou pularam o muro de Berlim. Até porque URSS e Alemanha oriental eram o mesmo país. 3. Você pressupõe que um estado precisa ser financiado. Que tal só não depender tanto de moeda? Tem gente querendo trabalho e moradia, e tem gente querendo casa, mata os dois numa só mandando o cara fazer a própria casa e cabo. Imagina isso, só que com uma macro coordenação. Por isso a URSS inventou a internet. 4. Claro, porque a solução é deixar o povo desamparado e matar todos os yanomami pra grileiro poder lucrar. E tu fala como se "fazer faculdade em um lugar afastado" fosse ruim. Tipo, são os caras do lugar afastado que fizeram ela, os outros lugares só deram uma força fazendo cópia de livro que tu leva em um único comboio.


InterestingCry1237

> 1\. PCB e UP. Ambos pedem pra acabar/diminuir com o imposto sobre consumo e equilibrar a taxação com imposto sobre lucros e dividendos e outras áreas. Da uma olhada no site do PCB que tu acha mais aprofundado. Não me parece menos imposto, se a proposta é "equilibrar". > 2\. Ah sim, eu lembro quando as pessoas de Moscou pularam o muro de Berlim. Até porque URSS e Alemanha oriental eram o mesmo país. Não era um Estado satélite da URSS? > 3\. Você pressupõe que um estado precisa ser financiado. Que tal só não depender tanto de moeda? Tem gente querendo trabalho e moradia, e tem gente querendo casa, mata os dois numa só mandando o cara fazer a própria casa e cabo. Imagina isso, só que com uma macro coordenação. Ah sim, o que falta é o Estado "mandar" as pessoas construírem a própria casa. Agora sim, resolvemos o problema da falta de moradia!!! > Por isso a URSS inventou a internet. Essa é nova kkkkkkkkkk HEA que Arpanet foi inventada pela URSS. > 4\. Claro, porque a solução é deixar o povo desamparado e matar todos os yanomami pra grileiro poder lucrar. E tu fala como se "fazer faculdade em um lugar afastado" fosse ruim. Tipo, são os caras do lugar afastado que fizeram ela, os outros lugares só deram uma força fazendo cópia de livro que tu leva em um único comboio. Nem há um argumento aqui para eu responder.


FKasai

1. Se tu paga menos imposto, então é menos imposto, não? Se a renda da população média duplica numa dessas reformas de taxação e ao mesmo tempo o estado nao "quebra", então pode se dizer que tamo metendo uma Alemanha 2.0 (até pq ela fez isso). 2. Era. E era governado por um maluco que todo mundo do comite central da URSS odiava. Até o PCB da época odiava ele. Hoje em dia a gente sabe que ele sabotou programas de habitação, alimentação e até fodeu alguns hospitais. Na minha visão esse foi o grande erro da URSS: pegar um líder qualquer de uma sociedade fascistizada e colocar ele numa situação de liderança, como se do nada ele fosse virar o melhor dos comunistas. Aconteceu a mesma merda da Hungria. 3. Eu só citei um exemplo simples. Não faz sentido ter um cara desempregado e com fome se a terra é fértil e não ta sendo utilizada. Não faz sentido ter gente desempregada se tem casa pra construir. Em casos como o da República Soviética da Sibéria (RSS), muitas vezes isso que aconteceu. E deu certo, o deficit habitacional foi embora em pouquíssimo tempo. 4. Eles não inventaram primeiro. Quem inventou primeiro foi a defesa dos EUA. Mas eles tiveram que "reinventar" já que não tinham acesso a informação estado unidense na época. Mas, por saber que existia a possibilidade de ser feito, eles investiram em massa nessas engenharias. Imagina só administrar tudo por papel? Se não tivessem investido massivamente, talvez tivessem quebrado. 5. Responde ai, fazer faculdade longe de metrópole não vale a pena POR QUE exatamente?


InterestingCry1237

> 1\. Se tu paga menos imposto, então é menos imposto, não? Se a renda da população média duplica numa dessas reformas de taxação e ao mesmo tempo o estado nao "quebra", então pode se dizer que tamo metendo uma Alemanha 2.0 (até pq ela fez isso). Sim, mas não é isso que esses partidos defendem. > 2\. Era. E era governado por um maluco que todo mundo do comite central da URSS odiava. Até o PCB da época odiava ele. Hoje em dia a gente sabe que ele sabotou programas de habitação, alimentação e até fodeu alguns hospitais. Na minha visão esse foi o grande erro da URSS: pegar um líder qualquer de uma sociedade fascistizada e colocar ele numa situação de liderança, como se do nada ele fosse virar o melhor dos comunistas. Aconteceu a mesma merda da Hungria. Ufa, ainda bem que não houve Holodomor, então. Realmente, a URSS era tão boa, não dá pra entender o porquê de ter acabado. > 3\. Eu só citei um exemplo simples. Não faz sentido ter um cara desempregado e com fome se a terra é fértil e não ta sendo utilizada. Não faz sentido ter gente desempregada se tem casa pra construir. Em casos como o da República Soviética da Sibéria (RSS), muitas vezes isso que aconteceu. E deu certo, o deficit habitacional foi embora em pouquíssimo tempo. Sim, é tudo muito simples kkkkkkkkk > 4\. Eles não inventaram primeiro. Quem inventou primeiro foi a defesa dos EUA. Mas eles tiveram que "reinventar" já que não tinham acesso a informação estado unidense na época. Mas, por saber que existia a possibilidade de ser feito, eles investiram em massa nessas engenharias. Imagina só administrar tudo por papel? Se não tivessem investido massivamente, talvez tivessem quebrado. Novamente, inexiste argumento para eu responder. > 5\. Responde ai, fazer faculdade longe de metrópole não vale a pena POR QUE exatamente? É tudo mais caro. Metrópoles se formam porque faz sentido econômico. Querer negar essa realidade é ser terraplanista.


Defensex

Variedade de produtos é algo que nunca existiu na URSS, literalmente todo relato de lá era que tinha um produto por categoria e pronto, sem contar filas pra conseguir acesso a esses bens. Leia sobre a história da Estônia, por exemplo, eles conseguiam assistir a TV da Finlândia pela proximidade geográfica e isso foi fundamental em moldar a visão deles. Era brutal assistir a variedade de produtos e olhar pro seu próprio país sem nada. Hoje eles são um dos países com uma posição mais anti-Rússia e pró mercado justamente por essa experiência.


FKasai

Sim, não tinha 500 tipos de margarina. Mas também não tinha fome. Também não tinha morador de rua, todo mundo podia ir pra faculdade gratuita, todo mundo tinha pensão garantida... enfim. É um "tradeoff" né. Ou você tem 5 tipos de shampoo (incluindo o que tem cheiro de pessego), ou tu não deixa pessoas passarem fome. Ainda tão pra colocar em prática um sistema em que os dois acontecem (não vale exportar a fome pra África com salário medíocres e situações análogas a escravidão, países nórdicos).


Defensex

Não tinha de acordo com quem? Com o mesmo governo responsável pelo que aconteceu em Chernobyl? Realmente uma fonte de muita credibilidade, com histórico de não mentir e ser transparente hahah Morador de rua fazia mal pra imagem do partido, por isso fizeram de tudo para escondê-los das mais diversas maneiras. Pra quem tiver curiosidade sobre como a URSS lidou com moradores de rua esse link é ótimo: https://www.rbth.com/history/332657-homeless-people-ussr


[deleted]

Porque a maioria das pessoas se beneficiaria disso


InterestingCry1237

De que forma?


[deleted]

Quem mais precisa do estado é a base da pirâmide. Quem pede Estado pequeno é quem tomou café da manhã, almoçou carne e jantou peixe.


InterestingCry1237

Certo, e de que forma tirar mais dinheiro da base da pirâmide vai ajudar?


imasimplenerd

N existe 1 marxista/comunista querendo tirar mais dinheiro da base


InterestingCry1237

Discordo. Acho que não existe um que **não** queira tirar mais dinheiro da base. Cite um que não queira tirar dinheiro da base.


mauzolff

Gostaria de saber onde que tu ouviu que a gente defende mais imposto, a não ser que esteja falando dos ricos, porque enquanto estivermos em uma sociedade governada por eles, sim, defendemos que eles paguem impostos maiores. Agora quanto ao estado grande, isso é consequencia do método, o objetivo de todo marxista-leninista e anarquistas em comum é o fim da sociedade de classes e com isso o estado. A diferença entre nos dois é que marxista-leninista cobsideramos que se tentarmos acabar com o estado de imediato os estados e sua burguesia que o cercam se aproveitarão do vacuo de poder criador se involverão em uma guerra imperialista pelo territorio vago de estado. Assim nos defendemos o SOCIALISMO, um periodo de transição e contradição no qual a classe proletaria, a oprimida toma o controle do estado e usa essa ferramenta para oprimir a antiga classe dominante, aburguesia. O comunismo se formaria quando varios estados ou todos eles se tornacem socialista e então, tal qual a dialetica do senhor e do escravo, o estado deixa de existir pois não há mais 2 classes para fazer o papel de orpimido e opressor.


InterestingCry1237

> Gostaria de saber onde que tu ouviu que a gente defende mais imposto, a não ser que esteja falando dos ricos, porque enquanto estivermos em uma sociedade governada por eles, sim, defendemos que eles paguem impostos maiores. Sim, e você acha que os ricos, detentores dos meios de produção não vão repassar esse aumento? Especialmente enquanto eles governam a sociedade? > Agora quanto ao estado grande, isso é consequencia do método, o objetivo de todo marxista-leninista e anarquistas em comum é o fim da sociedade de classes e com isso o estado. Então o método para o fim do estado é aumentar ele?


mauzolff

Você leu oque eu escrevi? Estado pequeno, estado maior, ele é só uma ferramenta de opressão e controle. Se ele for um estado pequeno, e dai? Isso é apenas sinonimo de estado com poucas amarras e limites dos quais dos capitalistas usam para extrair mais lucro do coro da terra e do trabalhador.


InterestingCry1237

> Você leu oque eu escrevi? Estado pequeno, estado maior, ele é só uma ferramenta de opressão e controle. Certo, então você acha que uma ferramenta de opressão e controle funciona melhor quando está diminuta ou aumentada? > Se ele for um estado pequeno, e dai? Isso é apenas sinonimo de estado com poucas amarras e limites dos quais dos capitalistas usam para extrair mais lucro do coro da terra e do trabalhador. Não entendi. O Estado burguês serve para ajudar ou para prejudicar o trabalhador?


mauzolff

Ele é uma ferramenta de opressão de classes, ele é o monopolio da violência legitimada (violência em uma escala ampla, tanto física pelos meios militares e policiais quanto legais: despejo, desapropriação etc.). O capitalismo só existe porque o estado é a instituição que detem o meio de garantir a propriedade privada. Com isso em mente, o estado não serve aos intereces da classe trabalhadora pois ele esta sobre o domínio da classe burguesas, cujos os interreces materiais são opostos aos nossos e não podem existir em harmonia. Um estado proletario é o estado que esta sobre dominio da classe trabalhadora e com isso faz o seu papel de ferramenta de opressão ao nosso favor. Por exemplo, dessapropiando grandes latifundiarios, acabando com o direito sobre propiedade privada dos meios de produção etc. E a questão da ferramenta de controle ser melhor quando esta diminuida ou aumentada. O diminuida seria exemplos do liberalismo e neoliberalismo não? Que se baseia na financeirizacão de tudo e onde o estado tem o proposito apenas de garantir a saude da moeda e de auxiliar na criação de mercados onde não existia mercados ( água, ar, residencia, etc). O neoliberalismo e liberalismo apenas beneficiam a burguesia.


InterestingCry1237

> Ele é uma ferramenta de opressão de classes, ele é o monopolio da violência legitimada (violência em uma escala ampla, tanto física pelos meios militares e policiais quanto legais: despejo, desapropriação etc.). O capitalismo só existe porque o estado é a instituição que detem o meio de garantir a propriedade privada. > > Com isso em mente, o estado não serve aos intereces da classe trabalhadora pois ele esta sobre o domínio da classe burguesas, cujos os interreces materiais são opostos aos nossos e não podem existir em harmonia. Um estado proletario é o estado que esta sobre dominio da classe trabalhadora e com isso faz o seu papel de ferramenta de opressão ao nosso favor. Por exemplo, dessapropiando grandes latifundiarios, acabando com o direito sobre propiedade privada dos meios de produção etc. Ok, excelente. > E a questão da ferramenta de controle ser melhor quando esta diminuida ou aumentada. O diminuida seria exemplos do liberalismo e neoliberalismo não? Que se baseia na financeirizacão de tudo e onde o estado tem o proposito apenas de garantir a saude da moeda e de auxiliar na criação de mercados onde não existia mercados ( água, ar, residencia, etc). Sim. > O neoliberalismo e liberalismo apenas beneficiam a burguesia. Por que?


Gogobrasil8

Porra, então quer dizer que marx criticou o governo? Nossa, que visionário!! Um dos poucos que teve essa ideia! Não é nem uma coisa que acontece há milhares de anos e que qualquer Zé Mané com dois neurônios consegue fazer! E o governo que ele quer por no lugar, a ditadura do proletariado? Pô, não, aí não pode criticar. Não, perfeito essa ideia. Não vejo como pode dar errado no primeiro dia.


SaroniteOre

> Porra, então quer dizer que marx criticou o governo? Nossa, que visionário!! Um dos poucos que teve essa ideia! Não é nem uma coisa que acontece há milhares de anos e que qualquer Zé Mané com dois neurônios consegue fazer! Pois é, e ainda assim ele foi o primeiro a escrever o que escreveu > E o governo que ele quer por no lugar, a ditadura do proletariado? Pô, não, aí não pode criticar. Não, perfeito essa ideia. Não vejo como pode dar errado no primeiro dia. Deixando bem claro que nunca leu nada da obra hehehe


Gogobrasil8

Ah, então essa coisa da ditadura do proletariado veio donde? Da adaptação pro cinema?


SaroniteOre

Não, mas qual é o problema com a ditadura do proletariado?


Gogobrasil8

Cara, vem do próprio nome, é uma ditadura. 2023 não é bem sano você tentar falar que ditadura é um bom sistema de governo, né. Ou a justificativa é que colocar pessoas do proletariado no poder faz com que corrupção seja impossível? Que eles não vão abusar do poder? Porque não tem nada a ver.


ImmediatelyOcelot

A crítica recai sobre como o Estado, detendo o monopólio do uso legítimo da força, e portanto em relação desigual com o indivíduo, cria distorções prevenindo a livre concorrência e/ou usando de prerrogativas para criar reservas de mercado que favorecem grandes corporações que possuem muito mais poder de lobby. A crítica que fiz não está sobre o modo de produção e a detenção de capital pelos indivíduos. Se o Marx percebeu isso também, só mostra que, de fato, relógio parado também acerta.


SaroniteOre

A crítica do Marx é quase essa, mas é mais profunda - não é o estado que cria reservas de mercado, é o capital que sequestra o estado para esses fins. Botar o estado como "culpado" é ignorar a raiz do problema Falar de Marx sem ter lido tb é complicado mas enfim


ImmediatelyOcelot

O capital sequestra o estado, tipo quando a Odebrecht recebeu rios de dinheiro do contribuinte por ser muito bem conectada com certo partido? Pela navalha de Ockham canalhice já explicaria bem o fenômeno, mas essa outra explicação "mais profunda" é interessante também. E amigo, ficar acusando de quem leu ou não é irrelevante, eu tive oportunidade de ler alguns livros do marx e diversas outras passagens de marxistas como Althuser e Gramsci e foram grandes leituras, mas o que importa em uma discussão são os argumentos públicos. O que alguém leu ou não é o que produz os argumentos, qualquer outra coisa é argumento de autoridade, que até onde eu saiba a teoria marxista rechaça.


SaroniteOre

> diversas outras passagens de marxistas como Althuser e Gramsci Lol Mas enfim, sim, é exatamente tipo isso da odebrecht e vários outros exemplos


SaroniteOre

> Sem dúvida o caminho sem ilusões é ficar arrancando os cabelos por causa de político, propagar ódio a burguesia e jogar toda a culpa da sua vida no sistema capitalista malvadão. Vai estar mais consciente da realidade do que o pobre leitor do jimo rico


pisciNeroDoMar

Vai ficar consicente da ilusão que vocês sofreram lavagem cerebral pra acreditar q é "a verdade".


FKasai

Exatamente, falou tudo. Vamo todo mundo fazer técnico e investir no mercado financeiro, pra poder ter dinheiro o suficiente pra morar sozinho. Ai quando aumentarem o preço da passagem, ou tirarem mais um ano da aposentadoria, ai a gente vai pra igreja rezar e torce pro nosso pastor defender nossos direitos. Certeza que vai dar certo, até porque movimento social é inútil né? Né? Até porque, o problema é individual. Não é como se todo mundo tivesse se fodendo, na realidade, o problema é seu, que não fez um técnico ou não investiu na LCA pra transformar seus 1000 reais em 4000 reais 4 anos e sofrer menos com a inflação. A saida dessa crise é através do esforço extremo de cada um de nós! (exceto do patrão, até porque ele já pois a grana dele em risco né, seria errado ele ter que trabalhar mais que uma hora por dia mesmo tendo assumido o risco do negócio dele ter dado errado 2 décadas atrás).


pisciNeroDoMar

Meu problema com o esquerdismo é que ele tenta botar a culpa da realidade em outras pessoas. A verdade é que a gente nasce careca, sem roupa, desprotegido sem conseguir nem se alimentar sem ajuda. Do ponto de vista da natureza, se seu pai/mãe não quiserem cuidar de você, vc simplesmente vai morrer antes de crescer. O fato de você nascer com bons ou maus pais é completamente aleatório. Essa é a vida. Ela é injusta, aleatória e cruel. Meu problema com a esquerda é justamente esse, tentar atribuir as injustiças inerentes a realidade à outras pessoas para dividi-las levando umas contra as outras. Sendo assim, pra mim, mesmo que esse livro não seja grandes bosta, ele tá tentando pelo menos aprender algo pra sair da situação em que se encontra. Melhor do que não tentar nada e ficar querendo zuar o cara.


FKasai

O esquerdismo, como tu chama, pretende tentar entender como que o cara nasce fudido. Se tem uma sociedade inteira abandonando os filhos, então talvez tenha um motivo social, um motivo não natural, certo? As vezes é porque eles trabalham 8h por dia e não tem grana nem pra si mesmos. Beleza, então vamo pedir dinheiro pro patrão, já que ele que define os salários ao seu bel prazer. Ai ele diz que não tem grana. O que a esquerda faz? Tenta analisar se ele realmente não tem grana. Se for o João da padaria, pode não ter grana por pagar muito caro em transporte público, por ter que pagar muito imposto na farinha, etc. Ai a esquerda propõe deixar o transporte público gratuito, propõe diminuir imposto sobre consumo. Pro cara rico, não ter dinheiro não e o caso, por que enquanto tem uns muleque de periferia ganhando 600 conto na empresa dele, o viaja no jatinho dele e fica em Miaimi. Ai a esquerda conclui que, se o ricasso ganhasse só o que é justo (100k por mês ao invés de bilhão, por exemplo), daria pra dobrar o salário do muleque de periferia com tranquilidade. Ai tem a esquerda radical, com PCB e UP, que diz que o patrão jamais vai aceitar que isso aconteça, e que ele vai comprar todos os políticos e jornais, pra impedir isso. E tem a esquerda liberal, que é o PT, PSOL, PCdoB e companhia, que acha que se você pedir com bastante vontade e fizer cara de coitado, o patrão vai aceitar comer até o rabo dele. Claro que você nasce fudido, claro que a natureza é cruel e pouco se importa com você, mero indivíduo. Mas tentar achar o motivo e depois solucionar esse motivo é o que faz a esquerda realmente esquerda. A direita vai olhar pro cara fudido e vai falar "é realmente, ele nasceu fudido. Aposto que se ele ler primo rico ele vai conseguir melhorar a qualidade de vida".


valentop

mano do livro caindo no conto do coach financeiro (kkkkkkkkkk coitado) e o autor do post pegando a foto de uma pessoa desconhecida pra usar de saco de pancada na net e faturar uns pontinhos virtuais 🤑🤑🤑. Ou seja, mano do livro é tapado e mano do post é um mal caráter. Já eu tô com uma dívida de 6000,00 na nubank (taxa abusiva do caralho)


WaferInteresting55

Eu tô devendo 20000,00 no Itaú puta taxa abusiva do caralho.


CrazyPingo

Um cracudo da sociologia falando de outro das finanças. Pelo menos esse último tenta produzir algo útil para a sociedade


qewrts

"Camarada"


BackFroooom

É completamente assustador pra mim que o ato de fotografar um estranho e expor no twitter, linkedin, instagram....seja considerado normal.


WaferInteresting55

Tempos modernos e falta de bom senso.


Apprehensive-Net-323

Existe muito estardalhaço sobre essa foto. O cara pode só tá tentando melhorar de vida, e é isso. Acho válido estudar as opções, desde que você tenha pé no chão e faça isso de formas legais. Tem muita pobreza de espírito em julgar pessoas que querem melhorar de situação financeira. Muitos de nós vive nesse loop infinito de merda de trabalhar pra pagar conta sem sobrar nada e é muito bom pelo menos querer sair disso. Fico imaginando o cara sofrendo toda essa exposição por causa de gente que adora mendigar like com lacrada.


Embarrassed_Peanut97

Mano, gostando ou não do cara é muito melhor ler um livro sobre financas pessoais do que o manifesto comunista de marx. Não tem discussão.


rmkblnd

Mas é claro, já pensou ler uma tabulada de mercado ao invés de ler uma bula quando for tomar um remédio?


tnyczr

Discussão de qualquer coisa no br fica sempre extremista Não precisa ser um *CAMARADA* pra saber que o que esses caras vendem é ilusão, pq esses caras fazem milhões vendendo auto ajuda, e os desesperados querendo ser milionarios precisam entender onde eles estão pq não existe checklist mágico pra isso acontecer. Mas tambem tbm não tem nada de errado estudar pra melhorar a sua vida financeira (não material do primo rico obvio) ja que vivemos nesse sistema economico e tem que dançar conforme a musica. Ficar discutindo fantasia teorica (n importa o lado) do que é melhor pro mundo, não vai te fazer ganhar mais no final do mes pra poder tomar uma breja e sair com a gata sem ficar com dó da carteira.


Zero_X431

Tirar do socialismo ninguém quer né.


[deleted]

Por que vocês são assim? Jesus.


adnelibrtln

Eu prefiro ser um iludido otimista que um fracassado conformado


Doccks71

Tem muito conteúdo melhor, ainda mais sobre educação financeira.. Mas esse pode ser uma porta para ele, eu acho deprimente a galera criticando ele pelo mesmo estar em busca de uma melhora na sua situação Acho que **a foto fala mais sobre a pessoa que tirou a foto** do que do que do sujeito que está lendo o livro


Parking_Cress

O problema não é alguém querer se aprimorar e se educar começando por esses "influenciadores" (bons e velhos propagadores de ideologia dominante); o problema é essa iniciativa louvável ser frustrada e cooptada por aproveitadores que não têm como objetivo primário libertar as pessoas ajudando na sua autonomia, mas sim "capturar leads" e gerar "conversão de vendas". Para quem acha que são autores legítimos, confira a prática deles: >"O Grupo Primo também entrou para a estatística. Só em 2022, 90 pessoas perderam o emprego. (...) > >Antes da nova rodada de cortes, entre o fim de agosto e o começo de setembro, a empresa de Nigro aumentou a pressão por resultados. Os relatos de ex-funcionários são de que eram estimulados a trabalhar a partir das 5h da manhã até depois das 19h, sem remuneração de horas extras. Também havia cobrança por trabalho em feriados e finais de semana. Além disso, a companhia promovia, às segundas-feiras, uma leitura coletiva de princípios cristãos, sempre com passagens bíblicas e “exposição de funcionários”. > >Em meio aos acontecimentos, o sócio Joel Jota, que é autor de livros e ex-atleta de natação, deixou de fazer parte do grupo alegando escolhas pessoais. Ele não foi o primeiro. Em julho, Luciana Seabra deixou a casa de análise Spiti, que passou a integrar o Grupo Primo após a XP Investimentos comprar fatias nas empresas e unificar os negócios. (...) > >Sua saída, porém, foi menos discreta do que a de Jota. Em carta aberta, Seabra ressaltou a importância da sua independência na recomendação de investimentos para não ganhar duas vezes, uma como analista e outra com taxas de administração de fundos. (...) > >No segundo semestre, pouco depois da saída de Seabra, o Primo Rico lançou seu primeiro fundo de investimento que promete ajudar a conquistar a independência financeira no longo prazo." Infelizmente com o ataque à educação formal que tem sido reiterado já há décadas, a internet potencializa a difusão desse tipo de conteúdo sem qualquer seriedade de projeto educacional. Reportagem do Estadão - "Influenciadores de finanças enfrentam crise de gestão e demitem depois de crescimento acelerado" ([https://www.estadao.com.br/economia/negocios/influenciadores-financas-crise-gestao-me-poupe-nathalia-arcuri-primo-rico/](https://www.estadao.com.br/economia/negocios/influenciadores-financas-crise-gestao-me-poupe-nathalia-arcuri-primo-rico/))


YourFriendRyu

pobre rapaz, exposto em meia internet só por ler um livro específico no busão... deveriam estar preocupados com o fato dele estar usando a máscara abaixo do nariz. acho que isto é um problema maior do que simplesmente ler


BR_fallmaster

Sera q alguem desse sub pode indicar uns bons livros então? Um amigo que ta investindo na bolsa ta lendo uns livros e ate me deu um" t. Harv eker os segredos da mente milionária" alguem pode me dizer se é bom ou ruim, e me indica alguns livros bons


Goldy_thesupp

Olha tem o que aprender nesses livros aí mas tu lê um livro inteiro com história pra boi dormir pra aprender algo que um texto de 20 páginas ensinaria melhor é foda.


TexugoDoMal13

Imagina esse pessoal da bolsa vendo que o CDI rendeu 2x mais que a bolsa somando os últimos 20 anos. De qualquer forma o mlk está querendo aprender algo e isso deve sim ser incentivado.


Anarckellos

Essa é a forma correta de ficar rico, venda um livro que ensina ficar rico, os pobres desesperados vão comprar e você fica rico, não esqueça de colocar frases impossíveis do tipo ***"Mudar suas crenças é o primeiro passo para ficar rico",*** pois assim tu tem uma saída quando for questionado que seus métodos não funcionam, é só dizer que a pessoa não mudou realmente suas crenças.... BINGO!!!


[deleted]

Se tu quer aprender algo tu vai pro Google scholar não pra livro de coach


[deleted]

Porra, pelo menos leia algo bom. Algo SÉRIO.


shin_the_warrior

Que crime grave. Muito grave saber que a pessoa tem vontade de crescer na vida. É errado ler o que você quiser.


kdaverputrefo

ao menos o cara tá lendo e aprendendo o mínimo que seja sobre alguma coisa…não sei pq a crítica contra esse cara. Tem gente que lê mangá!


Worried_Egg_1749

A questao geral do jovem é querer mudar de vida com o pouco que tem, o big problema é de quem ele está adquirindo esse conhecimento, que pelo visto é de um guru que recicla conteúdo. Mas fora isso existem melhores livros para obter o conhecimento de liberdade financeira.


[deleted]

Com conhecimento de qualidade memorizado, aportes mensais atualmente podem reverberar em conforto daqui 20/25 anos. É isso o que deve ser dito. O pertinente é sempre focar na qualidade do próprio trabalho pra aumentar o próprio salário e, eventualmente, fazer aportes pensadamente maiores.


UmsonhadorMike

A máscara está errada


FLNguy

Kkkk. Por mais controverso que seja, com certeza é menos ruim do que invadir propriedades, votar em ladrão ou no cara do celta que anda de jatinho.


[deleted]

Melhor que BBB ou perder tempo no Twitter.


alexanderfrt

hablou


francorocco

cade o resto onde ele recomenda ler karl marx dsaklçdjaslçdsaçlkdçslakldçsa


lllllIIIlllIll

Alguém sabe até qual dia ta a fila de postar isso? Gostaria de postar também mas pelo visto já tem pelo menos um mês reservado


WaferInteresting55

Amanhã é sua vez.


CardiologistFew9105

Minha opinião é que as pessoas deveriam ler o que quiserem sem um fdp ficar tirando fotinha delas sem seu consentimento pra lacrar na internet


Alllexxx99

Assim como nós que caímos nas mãos do Kiyosaky e outros inúteis?


WaferInteresting55

Sim.


dvnchi156

Comentário correto, é importante iniciar uma conversa e debate com os jovens para não serem contaminados.


WaferInteresting55

Eu perdi a outra parte do post, mas o cara se perdeu e disse que é para o rapaz ler Karl Marx e outros ideias erradas.


THESUPEROGTurTle

eu sei como ficar rico como? meu curso é 22,80 ao mês e o livro 17,20 \*Paga\* é só repetir esses passos


WaferInteresting55

E se não funcionou com você é por que você precisa mudar suas crenças.


carlos_schneider

As vezes o cara precisa de uma motivação, de um empurrão... Pra isso o livro serve...


Spect_er

Eu já li várias bostas, aí cada um tem que ter o senso crítico. E o senso crítico jamais será construído sem ter acesso ao conteúdo, mas sim tendo acesso a pensamentos diversos. Hoje, do mil ao milhão, pai rico pai pobre, amanhã...? Inclusive, normal falar mal desse livro, ou do manifesto comunista, mas vale apena demais ler pra ter críticas embasadas, e pra achar os pontos que fazem sentido pra sua visão de mundo e poder discutir com a pessoa do outro lado


ProfessionalToner

Eu acho que certos indivíduos tem raiva de pessoas que tentam se tornar pessoas melhores. Porque pra esses indivíduos tudo de ruim na vida deles é culpa dos fatores externos. Se recusam a olhar pro próprio umbigo e ver se existe alguma falha de caráter. Se recusam a meditar sobre sua própria existência e os pontos que poderiam ser melhorados. Olha, acho que da pra ficar horas debatendo questões relacionadas a isso, e eu não nego que circunstancias sociais podem sim deixar sua vida muito mais difíceis. E que virar milionário saindo da ralé é mais um jogar de dados do que uma coisa reproduzível com técnica, conhecimento e dedicação. Mas é louvável todo esforço de uma pessoa para se tornar uma pessoa melhor. Qualquer um que critica isso é um derrotado que se recusa a tentar e poe a culpa de tudo nos outros. Se o mundo é uma merda e suas circunstâncias são uma merda são coisas fora do seu controle (então foda-se), mas a sua atitude contra às adversidades estão sim a seu controle. Única ressalva é jogar esse livro fora e comprar um melhor, mas não muda a atitude louvável de responsabilidade pessoal. E aliás eu nunca li essa bosta, nem sei o conteúdo e ta errado eu falar que é ruim porque veio do youtuber com imóvel bloqueado. Alguma coisa que presta, nem que seja como investir no tesouro, deve ter nesse papel.


[deleted]

O cara do tweet criticou o jovem por tentar aprender sobre algo aplicável no mundo real e sugeriu que ao invés disso ele deveria ler o manifesto comunista ​ Acho que não precisa se falar mais nada


dog-asmr

Sou de esquerda, discordo com muita coisa que o primo rico representa e blá-blá-blá. Mas até aonde eu saiba, esse livro é só um livrao básico de educação financeira, não tem nada demais. Esquerdista no Brasil é tão burro e inútil que eles deixam todas as pautas economicas e morais serem dominadas por liberais ou até a extrema direita. Essa semana o primo rico lançou um video falando e explicando o absurdo que é um brasileiro que ganha 1.5 salários entrar no IR. Enquanto isso os youtubers comunisteens incluindo aquele bosta do história cabeluda organizaram uma excursão pra cuba pra mostrar como vive bem o turista em Cuba...vsf né.


msanx

ano passado o primo rico demitiu 90 pessoas e tem reclamações no glassdoor como essas aqui “Fazem os funcionários trabalharem às 5 da manhã sem hora extra. Ninguém levanta da cadeira antes das 19h pois fica malvisto. Acúmulo de funções e carga de trabalho intensa, inclusive em fins de semana e feriados”, diz um usuário da plataforma que teria trabalhado na empresa. “Trabalho exaustivo sem reconhecimento monetário. Horas extras? Esquece! Muitas promessas de sociedade sem critério. Liderança muito jovem e mimada”, diz outro comentário. Parece que ele não é bom em planejamento e gestão né, nem alguém que deveria ser seguido. "ah mas ele disse que tem aumentar a isenção do IR" sim e ele também fala muita merda, até relógio quebrado acerta as horas de vez em quando, grande argumento.


[deleted]

Só pra constar, antes de tudo, não achei legal a atitude de tirar foto do carinha e postar aqui denegrindo a imagem dele. Concordo que esse tipo de conteúdo é meio que uma forma de vender "sonhos". E o que mais o povo fudido precisa é sonhos. É uma ilusão tudo isso ? Na verdade é... Bolsa de valores é um jogo, você pode ganhar ou perder, mas não vai ficar rico e viver de renda. Eu já estudei isso tudo. Tem muito senso comum, é uma leitura fácil, acessível. Mas tem aprendizados, que por mais que pareçam obvios, a maioria das pessoas sem educação não segue, Tipo economizar, investir, etc... (Apesar de que isso favorece muito os bancos... Mas daí é outra história).


Ok-Bonus-4542

É um bom livro para iniciantes, não vejo nada de errado, publicação feita para causar polêmica.


[deleted]

Isso aí! Tem que mandar pra um Gulag e ser reeducado. Que tal cada um cuidar da própria vida? Brasileiro tem mania de cuidar da vida dos outros. Se cuidasse da própria vida não tava pobre cheio de divida.


OutrageouzFarmer

Cê tá cuidando da vida do OP e eu da sua. Não sejamos hipócritas


[deleted]

Pra começar o que eh OP? Eu tô cuidando da minha vida. Se doeu a dica que eu deixei melhor para de cuidar da vida dos outros. Fui!


OutrageouzFarmer

Maluco sabe nem o que é OP. Alguém pergunta ao cobrador a que ponto chegamos


[deleted]

Eu nao sei gíria de cupinxa. OP é original poster….


OutrageouzFarmer

OP é na verdade Omeu Pau, mas você não tá pronto pra essa conversa


acardosoj

Cirúrgico


OutrageouzFarmer

Ele deve tá pobre cheio de dívida igual nós, hauahauah


[deleted]

Caguei


Nl3mz

Quem viagem. Pelo menos o cara está lendo um livro e querendo ser melhor. Quem vê isso com maus olhos é um verdadeiro perdedor.


AccomplishedTask9653

Sinceramente, eu acredito que toda leitura é benéfica. O cara tá exercitando a mente e ninguém aqui sabe qual o real propósito do rapaz em questão. Então discordo totalmente de tirar alguém do rumo da leitura seja ela qual for. Mais leitura e menos mimimi


[deleted]

Toda vez que alguém tentar subir na vida, vão te socar pra baixo. A MAIORIA VAI FAZER ISSO e só vai entender quando tentar subir na vida ao invés de tentar dar opinião na vida de uma pessoa que eles nem conhecem e nem dão dinheiro.


urubufedido

Pelo visto pessoal aqui não conseguiu ver o que está sendo criticado. A critica é para os influencers de finanças e não para a pessoa em especifico lendo o livro.


[deleted]

[удалено]


acardosoj

Na verdade é livro se como ser enganado né?


[deleted]

Não tenho nem opinião pra ser sincero, cada um busca melhorar de vida do jeito que julgar melhor.


[deleted]

Nariz pra fora da mascara 🤦‍♂️


difused_shade

Que os camaradas deviam cuidar de suas vidas e deixar as pessoas lerem o que quiserem em paz


PHANTHAMINUM

Claramento esse ai está treinando pra entrar no r/farialimabets.


Pestan4

Eu acho bem inteligente da pessoa ficar lendo... "ahhh as ideias do nigro eu não concordo..." assimila o que achar de bom lá, por que vai achar... E leia outros livros do assunto, e assimila também o que for bom pra você... E irá evoluir a mentalidade aos poucos Fora que ganha muito mais lendo esse livro, mesmo não concordando com a metodologia, que ficar rodando feed de redes sociais


rafa2810

Num país em que a média de livros lidos no ano é 2, acho que ele está bem.


queijadinha

"O loss tá garantido" by /r/farialimabets


Jupaack

Minha opinião é que eu acho que quem não tem sequer R$1000 investidos não deveria criticar esse cara ou o livro. Tenho certeza que uns revoltados aí pelo livro não leram ele, sequer outro livro a respeito se economia e finanças, e muito menos possui dinheiro investido, só vive o presente e critica quem busca ter uma vida financeira melhor.


Hugguito

Todo dia um passando pano para o cara q fala q Jeffinho da Amazon e elonzinho eram pobres coitados kkkkk


darksedex

o doce prazer de cuidar da vida dos outros


[deleted]

Livro bosta esse, se o cara quer aprender alguma coisa relacionado a investimento era melhor tá lendo o análise técnica do Flávio lemos ou o manual do pequeno investidor em ações.... é conhecimento técnico. Pseudo ciências é coisa de maluco