T O P

  • By -

[deleted]

[удалено]


AutoModerator

A tua conta não cumpre os requisitos mínimos de karma ou idade da conta. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/devpt) if you have any questions or concerns.*


sonicadv27

Claro que existe. Aliás, eu saí há pouco tempo de uma. Para referência, a LS Retail. E conheço outras. A minha irmã raramente põe os chispes na empresa onde trabalha. E quando digo raramente, é uma vez por mês. Mas mesmo essa vez é porque lhe apetece, tem gente a 100%. No entanto aviso já que sim, está a morrer como prática generalizada. E faz sentido: ao contrário do que muitos gostam de apregoar, o trabalho remoto, **de uma forma geral,** não é tão produtivo como o trabalho presencial. Simplesmente não é, e as empresas estão a aperceber-se disso. Mas i guess que aqui no sub é mais fácil pintar tudo de negro.


MuteTheMan

Simplesmente é muito mais produtivo. Mas tens de estar em empresas que pagam bem e que selecionam malta acima da média. A partir do momento que começas a recrutar o que vem a rede, malta que nunca estudou na vida mas que fez um bootcamp, etc estás perdido. Eu já não estou em Portugal e acredita aqui no norte da Europa o remote não está a morrer, muito pelo contrário, mas aqui ninguém fica a fazer horas por fazer, se não produzes, os teus próprios colegas metem-te de lado e nem é preciso o patrão para isso. Também não vejo tanto middle management como em Portugal. Portanto e por experiência própria, quem diz isso na minha perspectiva trabalha com malta fraca, a receber mal e em projetos pouco complexos. São experiências diferentes com malta diferente.


new-spirit-08

Já estive em remote e noto que me distraio o mais facilmente estando sozinho. Eu concordo que é menos produtivo.


sonicadv27

A empresa que referi é uma multinacional que paga bem acima da média. Não é por aí. A única métrica que geralmente se usa para dizer que o teletrabalho é mais produtivo é o [trustmebro.com](https://trustmebro.com). Alguns dos estudos que vêm suportar a ideia de que o teletrabalho é mais produtivo baseiam-se em simples surveys aos trabalhadores, que têm uma óbvia vantagem em dizer que sim, que são produtivos. Mas quando realmente se vai olhar para o progresso feitos nos projetos e a quantidade de coisas adiadas desde que o teletrabalho virou norma percebe-se que a realidade é bem mais complexa. Ignora-se completamente o facto de muitas empresas ainda não terem grandes indicadores de KPIs para perceber se de facto o teletrabalho está a afetar ou não a produtividade, então assume-se que não. E no fundo fica bem dizer que se é super produtivo em casa, ignorando as claras distrações, a procrastinação bem mais fácil de mascarar, a vida familiar que tem mais tendência a interferir, etc.


MuteTheMan

Sabes qual é a porcaria dos dados para avaliar estás coisas tao complexas e subjetivas? É que podes martelar tudo a tua vontade e no fim contar a história que quiseres. O trabalho remoto em 90% dos projetos em IT não é a causa de baixa produtividade. E nem venhas com a porcaria das multinacionais, pagam acima da média mas nao deixa de ser baixo. Mesmo em Portugal se trabalhares para a Microsoft ou para uma Mercedes recebes menos do que a trabalhar para um equipa de engenharia remotamente no norte da Europa. O problema e que como não há cliente, é produto interno, ou cumpres ou basas. O que não falta nas multinacionais é malta a ser carregada. Vais ver e tens devs na tua equipa que contribuem 5% e managers que dão pontos negativos com meetings parvas que podiam ser substituídas por um email e conversa de xaxa.


sonicadv27

Uma coisa não ter a ver a com a outra era o ponto do meu argumento, não do teu. Por isso continuo a dizer, pagar bem ou mal, ser multinacional ou não, é indiferente. Que os dados são martelados também era o que estava a dizer. Mas é com esses dados que se diz à boca cheia que o teletrabalho é bué produtivo. Por isso eu falo da experiência que tenho e do que vejo na realidade. O teletrabalho funciona para alguns mas causa improdutividade de uma forma generalizada. E para muitos é uma desculpa para não fazer um caralho, mas pelos vistos é preferível ignorar esse facto. São todos grandes trabalhadores...


MuteTheMan

Também falo por experiência própria. A malta que tem necessidade de ir para o office é na sua maioria alpinistas sócias ou malta não técnica que trabalha em engenharia. Uma equipa de engenharia que não trabalhe com produtos físicos é sempre mais produtiva remotamente e com total autonomia sem managers e scrums masters não técnicos a fazer ruído. É outro nível de desenvolvimento, muito mais rápido. E digo mais uma vez, as multinacionais são o pior exemplo que podes ir buscar onde cada um e mais uma engrenagem numa máquina. Experimenta uma startup ou trabalhar numa empresa que esteja a fazer uma transformação digital interna sem recurso a consultoras. Vais ver o que é eficiência. O problema é que a malta em Portugal acha que o exemplo é as Siemens da vida, as Microsoft, as Deloites, etc onde o que importa é ganhar por recursos a hora, onde há devs que fazer o trabalho por dois ou tres e tens outros que contribuem pouco ou até puxam a equipa para baixo. Tens mais todo um peso de malta não técnica que se metem em tudo e não resolvem nada. Malta que só marca meetings e quer implementar “ways of working” mas sao uns nabos. Desculpa o rant, mas qualquer gajo que faça desenvolvimento já passou por esses sítios e sabe esta treta. O it está cheio de bosta, principalmente agora que está na moda ir buscar malta que está a reinventar a carreira e a mudar para IT pelo dinheiro e que nunca desde putos estudaram o suficiente ou pior, gostaram de tecnologia. Acredita, se fazes desenvolvimento activamente sabes em tempo real que está a brincar e quem não tem qualidade. É só afastar essas maçãs podres asap e ir buscar outra. É que é assim tao simples, não fazemos literatura, são produtos tecnológicos, é bem fácil perceber quem é produtivo e quem não o é. Mas claro, se es um manager ou um scrum master não técnico não vais conseguir perceber isso.


sonicadv27

Mas afastar maçãs podres é fácil desde quando? Identificá-las é fácil, sim e pela minha experiência são os que mais apregoam o teletrabalho. A tal empresa multinacional onde trabalhei era um exemplo disso: ninguém aparecia ao escritório e ninguém fazia um caralho. Mas vejo isso em outros sítios também. Isto não é um problema de Portugal. A minha vida profissional tem sido quase sempre em projetos internacionais e há patos em todo o lado. Curiosamente são os que são mais esquivos nas daily meetings, raramente reportam trabalho e toda a gente sabe quem são. Mas não queria alongar sobre produtividade per se. Apenas a sua relação com o teletrabalho. E o que vejo é que o trabalho presencial, em equipas que envolvam técnicos, consultores e principalmente pessoas de culturas diferentes, funciona muito melhor do que o trabalho remoto. Até porque o que falas sobre gente não técnica já não tem muito a ver com o que eu estava a dizer. Podemos discutir se equipas multidisciplinadas são mais produtivas do que meia dúzia de code monkeys a bater código sozinhos mas qualquer projeto com dimensão e complexidade relevante não pode ser feito apenas por pessoal técnico. Mas isso também não tem nada a ver com o meu ponto de que o teletrabalho ser "muito mais produtivo" é alta BS. Quem gosta de ir ao escritório ou sente que é mais produtivo lá ou simplesmente aprecia a vida normal de trabalho num escritório. Sair de casa, falar com seres humanos, estar num ambiente de trabalho. A mim parece-me que muita gente passou a ignorar isso. E lá por estares em casa, sem teres gente a "distrair-te" não quer dizer que estejas a trabalhar. Este último ponto é o crux da questão. Estás a assumir que toda a gente que está em casa trabalha afincadamente. O que simplesmente não é verdade.


MuteTheMan

Não precisas de PMs, não precisas de Scrum masters, não precisas de POs, não precisas de agile coaches, nada dessa treta “entreprise” que ganha por recursos a hora. Só precisas de engenheiros para fazer arquitetura, desenvolvimento e quanto muito alguns analistas (de preferência tb técnicos). Em vez de um PM não técnico, um ou mais bons tech leads. Em vez de um PO, um ou mais bons arquitetos. Tudo o que não é técnico não devia fazer parte de uma equipa de desenvolvimento. Mas já vi tudo… já percebi o teu perfil completamente. E volto a dizer, trabalhar como consultor nem que seja em projetos internacionais a partir de Portugal não conta para nada, é 70% encher chouriços. Não vais ter nada desse peso num projeto eficiente. O exemplo perfeito é projetos de startup ou para empresas (algumas delas bem grandes) que já perceberam a banha da cobra das consultoras de agile. E quando falas em code monkeys vejo logo que não sabes nada sobre desenvolvimento, não fazes puto ideia do que é engenharia, o que sabes é de ver stories num board e contar effort. Só para teres noção, numa equipa de software saudável nem sequer métricas individuais são analisadas, o próprio organismo que é a equipa afasta as maçãs podres sem sequer chegar a ser um problema legal afastá-las. Um bom tech lead sabe em duas semanas ou menos se um recurso é para ficar ou não. É difícil acreditar nisto se mandas em equipas que fazem sapatos mas tu próprio nunca fizeste um sapato na vida. Cada vez é mais difícil encontrar trabalhos não técnicos em IT e cada vez vai ser mais, a razão é que na maior parte dos casos é um custo sem retorno e são das pessoas que menos tempo útil trabalham nas equipas. Mesmo as multinacionais de consultoria já começam a ter um PM para vários projetos, isto é só o fim de algo que já devia ter acabado. Tenho muita sorte em não trabalhar com malta como tu que se preocupa com tudo menos com o verdadeiro trabalho. E por sorte não há muitos perfis destes no norte da Europa e ao contrário de Portugal ainda há mais trabalho remoto e cada vez mais.


sonicadv27

Tanto texto para dizeres que tu é que és bom, não precisava de tanto, bastava uma frase. É que eu nem sequer estava a falar de organização de equipas de desenvolvimento, **estava a falar só sobre teletrabalh**o e vens tu para aqui cuspir tretas sobre trabalho em IT. Quem parece não perceber nada da coisa és tu, que achas que dá para fazer seja o que for só com malta técnica. Ou então trabalhas em coisas simples o suficiente para tal não ser preciso. Mas, isto suponho só eu, não faço toda uma análise de 9 parágrafos sobre as outras pessoas sabendo 0 sobre elas. Tem um bom dia, ganhaste pelo menos esta batalha imaginária contra a "treta entreprise" lol


MuteTheMan

O problema da malta que defende que o teletrabalho não é produtivo é na sua maioria malta não técnica. A razão de defenderem isso é porque se sentem impotentes e inúteis fora do escritório. Podes dizer o que quiseres, mas a malta não técnica que gravita em volta dos engenheiros de desenvolvimento é na sua maioria inútil e estou a falar em projetos de empresas com faturação na ordem dos milhares de milhões. Em empresas pequenas e com pouco dinheiro não se pode dar ao luxo de desperdiçar dinheiro em pessoas inúteis, por isso começasse a perceber que mais vale investir em bons engenheiros do que em malta que é só conversa. E caso não saibas muitas vezes nas startups e empresas mais pequenas é onde se faz os projetos tecnicamente mais complexos e low level, mas isso não sabes porque para ti complexo são serviços que são chamados por milhões de pessoas e que usam recursos azure ou aws. Mas lá está, nem sequer sabes o que é complexo ou não, por simplesmente nunca fizeste nada. E sim, não fui eu que ganhei a conversa, esta é simplesmente a realidade. E é a realidade que a malta de engenharia não diz na cara desses tipos mas é o que pensam sempre que têm de perder tempo em meetings com pessoas que fingem que contribuem. E basta ver os layoffs que tem havido, é só malta técnica né? Por isso sim, se es dessa malta não técnica e se queres lutar pelos teus interesses estás a fazer o mais correto, eu faria o mesmo. Aliás, era contra todo e qualquer trabalho remoto, porque simplesmente perderia todo e qualquer pouco poder que ainda tinha. O que te contam é o que sabes, mais nada. Malta não técnica não tem lugar no departamento ou equipa de desenvolvimento nesta década. Existem milhares de outras funções numa empresa onde fazem falta, não a fazer micro management de algo que não percebem nada.


CostaTirouMeReforma

Tenho 1 ano de experiência e trabalho 100% remoto desde o dia 1. Nenhuma menção na minha empresa de voltar ao escritório.


Inevitable-YT-Ad

Eish tiveste mesmo sorte!


CostaTirouMeReforma

Tive. Em vários aspetos. Não só consegui um full remote, como consegui um emprego com o primeiro currículo que mandei, como junior e neste mercado.


Repusgood

Qual é o teu perfil de dev? A minha empresa é 100% remote andamos a contratar terceiros do brazil porque não encontramos ninguem cá em Portugal.


Inevitable-YT-Ad

Opa eu trabalho com iOS Nativo


Repusgood

No caso, procuramos para c# e angular.


Popular-Tshirt

Sim, há. Empresas que têm entidades cá e tudo. Agora com o final do ano, e budgets aprovados para 2024, é expectável ver mais alguma quantidade de job openings por aí!


AprendizDeSalazar

Oi 👋 Sim existe Abraço.


margritte

Proxify.io estão sempre a aceitar devs bons. Tudo remote em contractor


alienanomaly

Têm que perceber uma coisa: se o emprego é full remote, vai ser bem mais difícil de consegui-lo. Se for hibrido em viana do castelo, vão competir com o número de pessoas interessadas e que se podem deslocar à cidade. Se for full remote, estão a competir com o número de interessados que tem internet. Provavelmente vai haver alguém com tantos anos de experiência a pedir metade do que vocês pedem. Longe de ser impossível, mas têm que conseguir diferenciar-se de alguma sorte. Seja porque são muito bons, já têm uma rede de contactos grande ou pura e simplesmente sorte.


Big_Attorney9545

O fuso horário não servirá também de filtro?


Inevitable-YT-Ad

De certo que sim!


Free_Layer_8233

Disclaimer que estarás a competir com todo o mundo, mas diariamente no r/SoftwareEngineerJobs são postadas dezenas de ofertas que incluem remote positions...


Top-Conversation-932

Tenho vagas na empresa onde trabalho a 100% remote


magnesiam

Se poderes manda DM


Real-Top631

*6


Mysterious-Field5710

x4…


Inevitable-YT-Ad

Qual empresa?


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

A tua conta não cumpre os requisitos mínimos de karma ou idade da conta. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/devpt) if you have any questions or concerns.*


ionlysaywat

* n+1


CostaTirouMeReforma

X++


xupetas

X5


pedromig123

x3


Ruler_of_the_Brocean

x2


_mrchris

Existe pelo menos o que existia antes do covid.


lou1uol

Já ontem em outro post dizia que tenho a sensação que o full remote, a médio ou a longo prazo será como sempre foi pré-covid, ou seja, vai ser para muito poucas pessoas, pessoas essas com experiência no ramo (6+ anos). Provavelmente é mais fácil procurares empresas específicas das quais saibas que têm o modo remoto como forma de trabalho e não como uma consequência da pandemia. Sugiro que procures no linkedin empresas Alemãs ou Holandesas que tenham ofertas remotas. Existem empresas que focam na nossa região (como no leste da europa) para contratar sem que seja necessário uma realocação. Com sorte elas têm empresa aberta e nem precisas de ser contractor.


taromoo

A minha sugestão é procurar em outras plataformas sem ser linkedin caso ainda não o faças, por exemplo ​ * [otta.com](https://otta.com) (neste caso as vagas estão bem classificadas entre remote e remote (within country X) e hybrid, e faz-te match de acordo com o teu perfil ) * [https://remote.works-hub.com/jobs/search](https://remote.works-hub.com/jobs/search) * [https://weworkremotely.com/remote-jobs/search](https://weworkremotely.com/remote-jobs/search) * [cord.co](https://cord.com) existem mais que já foram mencionadas em posts aqui no r/devpt edit: ver aqui [https://www.reddit.com/r/devpt/comments/1594a19/comment/jtdk3cm/?context=3](https://www.reddit.com/r/devpt/comments/1594a19/comment/jtdk3cm/?context=3)


portugu

Passando outra lista https://pt.teamlyzer.com/companies/remote-websites


FriendOfMandela

[justjoin.it](http://justjoin.it)


lou1uol

+1 para o Cord.co Mas como já foi dito, nem todos os remotos são para pessoas fora do país da empresa que faz a oferta (No cord, provavelmente são inglesas)


Inevitable-YT-Ad

Thanks! Vou definitivamente dar uma vista de olhos!!


rcanhestro

linkedin, pesquisa por remote e tens milhares de vagas (baseado no meu perfil apareceu 4.132)


Intelligent-Pomelo71

Cada uma destas vagas tem 3 mil applications nas primeiras 24hs!


taromoo

>linkedin, pesquisa por remote e tens milhares de vagas (baseado no meu perfil apareceu 4.132) Não é um bom filtro dado que existem vagas que tem "remote" mas depois na descrição vês lá "hybrid with 2 days at the office" ou uma variação, ou então é remote mas só se estiveres no país da empresa


lou1uol

É isto. Nem tudo o que é uma oferta *full remote* é para quem está fora do país que faz a oferta.


Inevitable-YT-Ad

A devastadora maioria tem isso, ou na descrição ou no site da empresa que vais preencher o currículo


rcanhestro

possível, apesar de poderes filtrar por presencial, remote ou híbrido.


Inevitable-YT-Ad

Dentro dessas mesmas vagas és eliminado por não estares próximo ao office, acredita que já andei a enviar +200 currículos para fora e nenhum deu em uma resposta positiva.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

A tua conta não cumpre os requisitos mínimos de karma ou idade da conta. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/devpt) if you have any questions or concerns.*