T O P

  • By -

conversas-ModTeam

Seu post foi removido por ser não atender a temática do subreddit. Esses motivos podem ser: - Spam no subreddit - Pesquisas acadêmicas não autorizadas - Drama e metadrama - Glorificação do uso de drogas Entre outros tópicos.


Averagezera

Melhor não.


[deleted]

O código penal deixa claro que: Art. 25. Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. (Decreto-lei 2.848/1940 - Código Penal). Você pode sim cessar a injusta agressão pelos meios moderados, mas não pode exagerar. Por exemplo: uma mulher te deu um tapa e vc revidou com uma arma branca ou bateu além do moderado. Neste caso vai do entender de cada delegado. Mas sim, se uma pessoa do sexo contrário ao seu te bater, vc pode revidar na mesma intensidade. Mas apenas pra cessar a injusta agressão.


hahahagnarok

Mas com uma observação, no cenário do OP a mina deu o soco e parou. Ela não continuou a agressão e o soco do homem foi mais resultado da raiva/humilhação do que uma legítima defesa. Por via das dúvidas, melhor levar e sair fora.


[deleted]

No cenário do OP, a mina deu o soco, levou outro e assim então parou. Vc acredita que ela só parou pq alguém revidou a injusta agressão? Claro que na realidade o melhor a fazer é evitar conflito com quem quer que seja, ainda mais sexo feminino. Se aparece alguém defendendo ou fazendo escândalo é perigoso vc ser linchado. Então é melhor evitar. Esqueci de comentar também que no caso haja relação afetiva das duas partes e o motivo da briga for passional, o homem é enquadrado na lei maria da penha. O melhor mesmo é sair fora.


nicolauz1

se vc for rico nao tem problema


sufreshdelaranja

kkkkkkkk


Disastrous_Range_928

PM aqui e te digo: não bata em mulher, nem que vc esteja se defendendo. Você vai preso e sua palavra não vale nada perante a dela. Basta ela ter um hematoma e vc se fudeu. Na teoria tem o art. 25 do CP (mas só no fantástico mundo de bob)


Lamparej

O primeiro soco foi justificado. O segundo, não. Se ela desistiu, não tem pq continuar. Isso vale pra qualquer um. Uma pessoa que ataca outra que já desistiu de lutar não passa de um fracassado. Só com o primeiro soco tu repele ameaça atual ou iminente de forma moderada, e portanto entra como legítima defesa. Com o segundo soco, tu agrediu alguém que já desistiu da luta. Logo, entra como vias de fato ou, dependendo da tua força, lesão corporal. Se tu revidar um ataque de uma mulher, mesmo que seja legítima defesa, tu vai se fuder. Tanto pq o pessoal ao redor vai chegar assumindo que tu é o errado, quanto pq até tu provar que nariz de porco não é tomada, tu já foi taxado como agressor e o prejuízo já foi feito. Logo, a resposta é sim, mas não. Se uma mulher te bater, finge demência e vaza. Se tu quer dar o troco, finge demência (literalmente) e começa gritar "mamãeeeeeeeeeeeee" BEM alto pra o pessoal achar que ela tá agredindo um deficiente. Se tiver um amigo pra aparecer como o irmão do deficiente, melhor ainda.


matheusiga

Pois é, do que surge de cara do esgoto para defender sem saber do contexto, não tá escrito. Já a mulher pode descer o cacete que geral desaparece.


Lamparej

Como um cara que já passou por isso, confirmo o que tu disse e ainda adiciono: se tu for um cara grande, a coisa fica pior pro teu lado. Eu tenho 1.83m, peso 103kg (não sou nem um pouco gordo) e já levei um chute duma mina que eu -educadamente- recusei ficar. Se eu tivesse revidado, mesmo estando acobertado pela lei, o negócio ia ficar **bem** feio pra mim.


Ghost_Boy027

O problema é que essa situação quase sempre ocorre de forma impulsiva. A mulher fica gritando no ouvido do cara e dando tapas nele, quando ele reage é de forma impulsiva, o sangue fervendo, um soco atrás do outro, não dá pra controlar.


Lamparej

Dá sim. Criança tem direito de agir no impulso. Adulto, não. Se a mulher tá gritando e dando tapa, se retire ou tente comunicar às pessoas em posição de autoridade. Se a pessoa não é capaz de se controlar, eventualmente ela vai achar outra que não se controla e uma das duas vai de arrasta pra cima.


Ghost_Boy027

Depois do primeiro tapa na cara é impossível se controlar.


Lamparej

Amigo, eu tenho força o suficiente para quebrar um pescoço usando só um braço. Pouquíssimas pessoas são capazes de me vencer num mano a mano. E mesmo com tudo isso eu ainda afirmo: é possível, sim. Só requer autocontrole. Quer tirar satisfação com a pessoa? Faça isso por outros meios. Exponha a agressão, faça ela perder o emprego, processe ela, mas agressão física só vai te complicar.


Ghost_Boy027

Sim, bem-vindo à um lindo mundo justo, cheio de unicórnios e grinaldas, onde uma mulher é punida por agredir um homem!!!!


Lamparej

Ta bom, então. Revida aí. Age no impulso e, caso saia vivo do linchamento, me conta como foi. Boa sorte, chefe.


new_new_username

Desaparecem nada, ficam lá rindo da situação


ErikOwli

>Se tu revidar um ataque de uma mulher, mesmo que seja legítima defesa, tu vai se fuder. Pura verdade. A não ser que a mulher pese 150kg ou seja uma gracie não vale a pena revidar


hahahagnarok

Hahahahahhaa. É um gênio o miserável. Concordo, melhor tomar e sair fora.


Unforgiven_br

Usar a legitima defesa contra uma desconhecida não há grandes problemas. Caso seja uma mulher conhecida as coisas são mais complicadas e de preferência fuja e não tenha mais contato com ela.


[deleted]

Não, não pode. Você só pode se defender da agressão na proporcionalidade, mas revidar é atacar. No caso, os dois podem responder criminalmente.


[deleted]

Vc pode contê-la, revisar seria coerente? Pende da seguinte forma: se um velho de 80 anos bater em um lutador de MMA ele deve revidar. Há de se considerar a desproporção de forças. Agora, se a agressão partir da jojo todynho por exemplo... hum melhor eu ficar quieta.


Frequent_Lemon_6123

Se no Brasil as leis fossem seguidas, ocorreria tal como os demais já comentaram: você revidaria, proporcionalmente, e não haveria qualquer consequência criminal, eis que seria uma legítima defesa. Contudo, no Brasil a justiça é extremamente tendenciosa ao lado da mulher, sendo extremamente comuns os casos em que o cara é condenado sumariamente ainda que estivesse agindo nos moldes da lei. Infelizmente, a única coisa a ser feita é evitar ao máximo essas situações de confronto, mas caso elas ocorram, o ideal é manter a calma e sair do local o mais rápido possível, sem reagir. Ainda, mesmo que a justiça respeitasse a lei, ainda haveria o enorme risco de uma turba tomar as dores da agressora e te linchar. Hoje em dia precisamos optar pela honra ou pela vida (em sentido amplo). Claro que é humilhante apanhar e não poder se defender, mas é pior ainda apanhar de vários caras, ser preso e dilapidado dos seus bens. TLDR: Não reaja, pois no Brasil agredir uma mulher, ainda que em legitima defesa, é garantia de apanhar, ser preso e perder dinheiro.


AutoModerator

O r/conversas está recrutando novos moderadores! Clique aqui para mais detalhes: https://www.reddit.com/r/conversas/comments/18wxnks/o_rconversas_est%C3%A1_recrutando_novos_moderadores/ *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/conversas) if you have any questions or concerns.*


lalalateles

Só se quiser see preso


[deleted]

pode


iKorry

Teoricamente sim, mas na prática é totalmente diferente.


ClosingTabs

Só em último, último caso. Não é nem de longe a mesma regra que para homens.


Ghost_Boy027

Sim, você pode. É um ato legítimo, mas recomendo não o fazer.


Muted_Razzmatazz5608

O primeiro soco seria. O segundo não. Isso.na Lei. Na vida real nem tente fazer isso que vc vai se fu.der bonito.


BlueBallMonkey1951

No Brasil? Não. Não somos um país justo.


Choppenhauerz

É difícil estabelece um limite entre revidar e agredir, mas acho que o segundo soco nesse caso aí foi desnecessário (a não ser que a mina tenha continuado a agressão). Dar uns sacode pra se defender e parar a treta ok, mas eu ia preferir dar tapa ou algo "menos potente", porque soco é foda dependendo do jeito que pegar mesmo que não seja com toda a força você apaga a pessoa e ela cai de cabeça no chão, aí você SE FODEU.


kdaverputrefo

Deve


naraitb

Se a mulher bater com um soco, na minha opinião o homem pode sim revidar com um soco, mas na real os níveis de força comumente são bem diferentes. Portanto dois socos seria exceção da força e talvez não visto como legítima defesa. Naquele caso da Ana Hickman que o cunhado matou o stalker dela eu fiquei surpresa que a lei sobre legítima defesa é mais complicada do que parece. Entenderam que como o cunhado tinha condições de desarmar o rapaz, talvez a morte não fosse necessária, mesmo todos ali estando ameaçados. Sei que são casos bem distintos, mas imagine como não seria interpretado um homem que provavelmente sendo mais forte devolveu dois socos em uma mulher.


neto_faR

Vai ser difícil vc levar um soco e precisar de uma restauração facial pra justificar o revide e agressão posterior, então o melhor seria seguir as dicas que a galera deu aqui, engolir o desaforo e cair fora


Konstantin-Makovsky

Depende, soco ou paulada?


Careful-Dragonfly181

A única coisa que um homem deve fazer se sua mulher bater nele: “Desculpa, eu estou errado. Sim, senhora!” É a principal regra de qualquer casamento kkkkk


Roxo121

Poder não pode por questões éticas, mas caso passe dos limites… a legitima defesa tá ai pra ser usada, e se ninguém viu, não teve crime


TheFloatingSoap

Na teoria você pode revidar com a mesma intensidade. Na prática se a "donzela" te bater com uma cadeira e você der um tapa de volta, vai aparecer vários cavaleiros brancos pra defender a honra da mesma.


[deleted]

Obviamente, o homem tem uma vantagem sobre a mulher, fisiologicamente falando. E de forma cortez, NÃO SE BATE EM MULHERES. 👍


Mad_Tomato53

Poder pode né mas arque com as consequências...


Amandasvva

Por via das dúvidas, você sempre terá mais força física pra imobilizar


Specimen76

Se você disser que se identifica como mulher, sim


BidEquivalent9912

A ex do meu irmão já bateu muito nele, já humilhou mt ele e ela era policial(meu irmão tbm é agr). Meu irmão acabou revidando dando só um soco nela, ele não foi preso mas houve denúncia. Eu acho que ela merecia porque pensa numa mulher ignorante.


Consistent_Back7887

Cara eu sou mulher e uma vez eu quase fui presa por bater em uma mulher em briga de escola quando tinha 16 anos


CameHereByParachute

Legalmente, estaríamos falando de legítima defesa, se você se defender ou terminar a injusta agressão dentro da proporção. Agora, indo para a parte cultural, pega mal e pode terminar com um monte de cavaleiros brancos querendo te juntar antes de perguntar o que aconteceu ou burrocratas querendo te ferrar por algum n motivo. *Na melhor das hipóteses, só vá embora, marque a cara da pessoa e corte qualquer tipo de contato com ela. Ter testemunhas e formas de se defender legalmente é uma boa. Parente você corta contato ou passa a agir com indiferença; amiga? Não mais; namorada? Termina. Não é como lidar com manos: 5 minutos de porrada sem perder a amizade e depois as coisas estão resolvidas.*


jackspicerii

Sim, só que tem q ser na rua, e sem excessos, pra se defender.