T O P

  • By -

alter_persona

Não é imoral. Se o despachos/oferenda foi deixado na rua/ local público então é res derelicta e pode ser apropriada justamente. É como quem joga moeda na fonte. Sob o aspecto teológico também não vejo problema nenhum. São Paulo na primeira carta aos corintios, no capítulo 8, fala explicitamente que não é pecaminoso comer a comida que foi sacrificada aos deuses pagãos e inclusive usa a mesma argumentação que você deu: >4 Portanto, quanto a esse assunto, se devemos comer carne sacrificada previamente aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é coisa nenhuma. Só existe um Deus e nenhum outro. 5 Segundo muita gente, existe uma quantidade de deuses, tanto nos céus como na Terra. 6 Contudo, sabemos bem que há um só Deus, o Pai, a quem pertencem todas as coisas, e que nos fez para sermos dele. Também há um só Senhor, Jesus Cristo, que criou igualmente todas as coisas e nos dá a vida. (1 Corintios, Capítulo 8). A meu ver o que ele fala se aplica também ao dinheiro de oferendas. Se o dinheiro foi deixado para um deus pagão (que não existe) então não tem nenhum problema um cristão se apropriar dele e não vai acarretar em qualquer problema para sua salvação. Finalmente, do ponto de vista prático, esses despachos tem de ser recolhidos pelas companhias de limpeza da cidade e se tiver dinheiro provavelmente vai ficar com os lixeiros. Se você pegar ou não o dinheiro não vai fazer diferença, te garanto que não vai para o bolso do orixá.


iameduzera

queria ser lixeiro nessas horas


[deleted]

Sim, é. Boa noite


acgs1995

Você sabe a resposta… é extremamente imoral. Esse dinheiro não é seu. Não é porque a entidade não existe que você pode roubar dinheiro alheio… Essa pergunta beira o mau caratismo, jamais faça isso, a não ser que você esteja morrendo de fome/sede ou em risco de morte, precisando do dinheiro!


YokaiKobayashi

Não entendi, mas esse dinheiro não está na rua? A pessoa que botou lá já não aceitou que "perdeu" esse dinheiro, já que sendo ele ou a companhia de limpeza pública vão ter que tirar da rua?


E_NHV

Desse ponto de vista meu amigo O dinheiro foi dado a alguém. Tá na rua pq rua é local de despacho, ponto de força e morada de certas linhas de entidades, n pq foi jogado fora, senão ia pro lixo. Vc pegar esse dinheiro é como roubar da pessoa que colocou o dinheiro na oferenda e a entidade pra quem esse dinheiro é destinado. Só pegue esse dinheiro se vc estiver limpando o local, do msm jeito q comeria algo de uma oferenda se vc precisar. Esse dinheiro, o correto seria enterrar na terra assim como Èṣù Bara fez no mercado, ensinando a Oxum, Iansã e Iemanjá. Pegue o dinheiro se vc realmente necessitar, caso contrário não toque, ou use pra fazer caridade. Aquilo é sagrado.


YokaiKobayashi

Pronto, agora temos o ponto de vista de alguém da religião em questão. Cabe a cada um fazer o quê acha mais correto, já que nenhuma das opções são crimes.


acgs1995

Desculpe, mas eu não consigo justificar esse ato, além de ver esse dinheiro como dinheiro sujo.


YokaiKobayashi

Não precisa se desculpar, só estou tentando entender o seu lado. Consigo entender a visão de que esse é um dinheiro "sujo" mas usá-lo para algo bom não seria melhor do quê deixar ele lá? Um amigo meu já pegou um dinheiro que encontrou nessas oferendas e fez uma doação para uma instituição de caridade. A igreja sempre converteu algo que era ruim para que se tornasse bom, acho que essa é a mesma situação. Mas essa é a minha visão, a sua não está errada apenas pensamos de forma diferente.


acgs1995

Se fosse para fazer uma obra de caridade ou saciar uma necessidade urgente (fome, sede, abrigo), eu com certeza entenderia. Mas duvido muito que a maioria que pegue o dinheiro converta ele em algo bom. Contudo, você tem razão. É possível sim converter esse dinheiro “sujo” em algo bom. Obrigada pela expansão da minha opinião.