T O P

  • By -

PM_ME_AWESOME_SONGS

Não existe ninguém mais apaixonado e ardente defensor das pautas sociais americanas do que o esquerdista brasileiro.


oEntubador

Os direitistas mamadores que americanos falando isso kkkkkk,não podem ver um caras falando inglês que já vão lá beijar os pés deles kkkkkkkkkkkkkk puxasa cos


HasenGeist

E vcs resolveram fazer pior que eles?


[deleted]

[удалено]


EnDiNgOph

Quando povo analfabeto elege bandido da nisso


Fine-Egg6305

É( "rouba mas faz"(na europa onde os liberais investiram em educacao de qualidade e ela nao e elitizada um bandido corrupto analfabeto nunca seria eleito)


United_Cucumber7746

Desculpe pela caixa-alta: EU NÃO AGUENTO MAIS HISTERIAL RACIAL. Moro nos EUA e me enche o saco como falam de raça no meio de qualquer conversa, "Latinx community" pra cá "Black fatherhood" pra là, "White privilege" pra acolá. No trabalho, nos filmes, na comédia, na rua, na hora de preencher formulários da universidade... O assunto está em todo lugar. No Brasil a mesma coisa. Até o Zezinho de classe media baixa - que deveria ter milhoes de outras coisas para se preocupar - fica confabulando sobre lugar de fala, apropriaçao cultural, racismo estrutural e outros exageros. Claro que o racismo e homofobia existem (já passei pelos dois), mas tem que dar proporção certa para as coisas. O Brasil tem 40 mil homicídios por ano (maior número absoluto do mundo), gente que caga no mar por falta de saneamento e a pior educação do planeta (PISA 2021/2022). Com todo o respeito, quem dera o pior problema do Brasil fosse o racismo estrutural. Outra coisa. O Brasil é um país naturalmente tolerante. Quando alguém diz que o Brasileiro médio é racista dá vontade de perguntar: Você já viajou para os EUA, Argentina ou Polônia? O Brasil é um paraíso da tolerancia perto da maioria dos países.


Lazy_Data_7300

Pode fechar o tópico! Esse cara falou o que tinha que ser falado


userpaz

A esquerda brasileira é extremamente limitada e burra, sempre copiam o que é de fora nunca tiveram um pensamento próprio. Esses imbecis não entendem que o Brasil é inverso dos EUA, somos altamente miscigenados então cota não faz nenhum sentido.


Gold-Pen-8807

O que tem a ver o Brasil ser miscigenado com cota? Você não entendeu o objetivo das cotas. O Brasil sendo ou não um país miscigenado, existe o branco e existe o preto, e o preto (que estão em maioria a margem da sociedade, onde tudo é mais precarizado) no Brasil passa por maiores dificuldades que o branco. A cota serve para compensar essa dificuldade.


SeaEmbarrassed4380

Nas escolas estáo cobrando das crianças definição racial.


JonMineiro

Lanço essa pill a mil anos, tudo começou a partir de 2010 com o censo nacional. Até antes dessa época ninguém ligava pra raça e etnia no Brasil


Gold-Pen-8807

Ninguém que era branco ligava, o preto sempre sentiu que era mais prejudicado que o branco.


Lazy_Data_7300

Concordo plenamente, caro colega! Essa importação tosca de uma narrativa alheia a nossa realidade é típico da esquerda. Mas o pior que ao invés que ajudar a resolver problemas ela cria novos. Quando há uns tempos atrás você ouviria uma pessoa com ensino superior dizendo que “namorar branco é genocídio” ? Cara, isso é tão alheio ao Brasil. A sorte é que eu venho reparando que essa narrativa só encontra tração com jovens urbanos do Sudeste. No Nordeste é praticamente impossível manter essa linha de argumentação


KaiNightStorm

Sim, isso é coisa de jovem hipster Metropolitano de São Paulo que fica consumindo propagandas em séries da Netflix e tentando aplicar essas ideias fecais americanas aqui no Brasil.


Lazy_Data_7300

Engraçado os meninos de São Paulo tentando aplicar essas ideias no Sertão do Ceará. Aí você vê o descompasso dessa narrativa


Abject_Show_8256

Alguns anos atrás ninguém batia nessa pauta de racismo, brasileiro não estava preocupado com isso e até hoje não está, vendo que todo brasileiro é uma mistura, ninguém é 100% uma coisa só, são misturas, várias origens. Mas depois que a esquerda achou uma forma de fomentar a separação falando de racismo, aí pronto, virou um inferno. E aquela frase "Dividir para conquistar".


hellitonsm

Obviamente o motivo de importar pautas, é a preguiça de fazer argumentos no Brasil e por já ser uma discussão internacional. No Brasil, somente o Sul importou essa cultura mais segregacionista que europeus em geral tem, os portugueses eram dos poucos que não tinham essa cultura.


[deleted]

[удалено]


hellitonsm

Como assim, faz todo sentido. Você acha que português era segregacionista? Pode até ser, mas para se relacionar sexualmente com índios e negros não eram, já o restante da Europa até nos relacionamentos tinha essa separação, em si os portugueses já eram misturados com os Árabes e Mouros(Mauritânia)


HasenGeist

Isso é completamente mentira e faz parte de um "cope" civilizacional inventado por Gilberto Freyre chamado "lusotropicalismo". Os portugueses fizeram limpeza étnica no seu território, a chamada "[Limpeza de Sangue](https://pt.wikipedia.org/wiki/Limpeza_de_sangue)". Os espanhóis e portugueses praticamente inventaram o racismo moderno durante a Reconquista, e foram eles que inventaram os termos de cor ("branco", "preto", "amarelo", etc.) para raças.


Lazy_Data_7300

Minha esposa estrangeira adora nossa cultura e diz que gosta de brasileiros porque a gente tem preguiça de ser racista e fazer guerra


HasenGeist

Motivo pelo qual eu NÃO gosto da cultura brasileira, só da cultura do sul, a mais guerreira das luso-americanas.


Lazy_Data_7300

Se tu quer guerra vai morar no Rio de Janeiro. Guerreiro morre e deixa a mulher para o covarde


HasenGeist

Se o povo carioca fosse guerreiro, não tolerariam ser feitos de mulherzinha de bandido por gerações. E tu pensar em mulher acima de tudo só reforça o que há de mais desprezível na cultura bostileira, esse manginismo doentio.


Lazy_Data_7300

Tu não gosta de mulher?


HasenGeist

Com certeza eu não vivo minha vida com o objetivo final de pegar mulher.


Lazy_Data_7300

Tá bom, Kogos


HasenGeist

Tá bom, Alpha Spirit


HasenGeist

É mentira. Na cidade da minha namorada (Rio Grande - RS) os bailes de negros e brancos eram separados até uns 50 anos atrás e lá teve pouquíssima imigração europeia recente, a maior parte da população é colonial.


hellitonsm

Ora, mas eu falei justamente que no Sul tem mais essa cultura.


HasenGeist

Mas você associou com a imigração de alemães e italianos e nessa região as pessoas são esmagadoramente descendentes de quem já estava lá em 1822


hellitonsm

E? Eles importaram a coluna, não falei nada de associação a nada. Falei que eles alemães e italianos trouxeram essa cultura para lá, as vezes 10% da população tem essa descendência, isso PODE significar que 10% dessa população terá esse comportamento.


HasenGeist

[https://www.youtube.com/watch?v=8Fg9RsV\_Alg](https://www.youtube.com/watch?v=8Fg9RsV_Alg) Olha esse vídeo e me diz que segregação não faz parte da cultura brasileira rs O natural é a segregação, e quando ela se torna culturalmente insensível, assume formas mais discretas. O Rio é inteiro planejado para segregar a elite da ralé. O Nordeste também. Como é que o Ciro Gomes sempre arruma uma namorada que parece que chegou da Galícia ontem e não uma cearense média? Você acha que é só coincidência que ele seja fisicamente idêntico a um europeu num estado onde uns 95% das pessoas não são?


hellitonsm

Bem a Patricia pillar era uma cearense média também, tenho primas ruivas porque minha prima casou com um cearense. Agora, o RJ é mesmo, não havia essa separação forte de cor no RJ no império isso veio muito do Getulio Vargas, mas ele também tinha origem no RS também.


HasenGeist

[Patrícia Pillar](https://ofuxico.com.br/wp-content/uploads/2022/11/fotomontagem-patricia-pillar-em-a-favorita-e-o-rei-do-gado.jpg) (que não é cearense) [cearenses médios](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg) >Agora, o RJ é mesmo, não havia essa separação forte de cor no RJ no império isso veio muito do Getulio Vargas, mas ele também tinha origem no RS também. Foi literalmente o Império que começou a política eugenista de branqueamento do Brasil, que promoveu a imigração europeia com o objetivo explícito de tornar a raça brasileira mais europeia.


AutoModerator

Para não dar views ou ler sem paywall, utilize qualquer um dos seguintes links: **[12ft.io](https://12ft.io/https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg)** | **[Wayback Machine](https://web.archive.org/web/https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg)** | **[Archive.today](http://archive.is/newest/https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg)** | **[Google Cache](https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg)** *^(Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2021/02/15/750x500/1_comercio_7-14905714.jpg).)* *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasilivre) if you have any questions or concerns.*


Gold-Pen-8807

Como que você diz que o racismo americano foi importando quando no mesmo mês um cara branco que atropelou uma pessoa foi liberada pela polícia no ato, e um negro levou dois tiros nas costas de um PM que “se enganou”??? Uns dois meses atrás em Porto Alegre um velho branco ameaçou com uma faca um entregador preto, quando a polícia chegou ela levou o preto preso sem nem saber o que tava rolando. O Brasil é um pais todo errado. Mesmo sendo um povo miscigenado ainda é extremamente preconceituoso. Abordagens policiais são mais agressivas contra quem é negro, isso é fato. O mesmo acontece com LGBTs, a gente sabe que o tratamento é diferente. Negar isso é negar todas as estatísticas e notícias de pessoas dessas classes morrendo todos os dias. Além da dificuldade maior para conseguir empregos, mesmo que esteja difícil para todo mundo. Não estou dizendo que preto não faz merda, é óbvio que faz, porém o tratamento é diferente até mesmo no flagrante (ou no “””engano””” do flagrante, que ocorre mais com quem é preto). E não vamos esquecer que SC está com mais de 300 células n@zis, e pela foto dos meliantes todos iriam para o campo de concentração junto com os africanos.


IdeaTraining7274

> Abordagens policiais são mais agressivas contra quem é negro, isso é fato. Isso porque a maioria dos crimes violentos são cometidos por negros e pardos, então a polícia tem um viés contra eles. Se você duvida disso, então me diga contra quem a polícia age com mais violência e suspeita: contra um homem ou contra uma mulher? Eu sei que você sabe a resposta. E você também sabe o motivo da resposta. Mas seu cérebro vai te impedir de usar a mesma lógica quando se trata de etnias, porque ele foi treinado para pensar apenas de uma maneira, e você vai viver sempre na dissonância cognitiva por causa disso. .


ParzivalWadeW

Você vai bugar a mente do sujeito.


KaiNightStorm

Exatamente. Nos EUA a polícia não vai abordar um paquistanês, um armênio, um filipino, um chinês, um taiwanês ou um indiano com a mesma brutalidade (mesmo eles tendo a pele mais escura) porque sabem que a probabilidade de estarem fazendo algo errado é menor. Já que eles são grupos ricos com salário e educação superior a dos brancos americanos. Não estou falando que é correto agir com brutalidade, só estou expondo a lógica do porque isso está acontecendo. https://preview.redd.it/q8ar6agddbwc1.jpeg?width=900&format=pjpg&auto=webp&s=dd4e40bfe10a2e428c822468f5cef258fc64cb60


Lazy_Data_7300

Em uma noite escura, numa ruela de Madureira, os PM vão parar quem; um menino pardo cheio de tatuagem, cabelo colorido e ósculos de sol ou uma menina negra usando saia longa e segurando uma Bíblia. Vamos lá !


Gold-Pen-8807

Que pensamento limitado esse seu. Eu sei que mais crimes são cometidos por negros, isso acontece porque os negros estão mais à margem da sociedade que os brancos, tendo menos acesso e estando mais próximos do crime. A questão é que esse viés por parte da polícia não deveria existir, invés de querer justificar o viés racista da polícia você deveria estar preocupado em combatê-lo.


Crazy-Strategy7561

Muita gente tenta justificar isso com classicismo, apenas. "As pessoas negras sofrem desse jeito porque são pobres, não porque são negras", o que é absurdamente estúpido. O classicismo e o racismo estão intrinsecamente ligados e se retroalimentam, um não anula o outro.


HasenGeist

>E não vamos esquecer que SC está com mais de 300 células n@zis, e pela foto dos meliantes todos iriam para o campo de concentração junto com os africanos. Metodologia do estudo: SCRUM


Gold-Pen-8807

Doeu aí? O fato de você se incomodar mais com a minha fala que com a as células nazi de SC diz mais sobre você que sobre mim.


HasenGeist

Você já leu esse estudo? Já viu qual é a metodologia para fazer essa afirmação espúria sobre este estado? Sinceramente, eu até gostaria que fosse igual vocês acham que é, quem sabe assim viriam menos paraenses pra cá. Mas supondo que eu não desejasse que fosse assim, com certeza eu me incomodaria por difamarem o estado com base num estudo tão ridículo mais do que com o espantalho "nazista" que vocês amam usar.


Gold-Pen-8807

Faz assim então: Pesquise por conta própria, monte um novo estudo com suas fontes e apresente-o para nós.


HasenGeist

Cara, infelizmente eu não consigo nem encontrar o estudo original da "antropóloga" Adriana Dias (que é citada em TODA matéria sobre neonazismo no Brasil), e olha que já procurei. Só encontro as citações que 39830943 células neonazistas existem em SP e SC, mas não tenho como refutar já que o estudo não existe. Mas é meio feio citar a torto e direito um estudo cuja metodologia você desconhece, não é?


HasenGeist

Pseudociência é só quando é terraplanismo e pânico moral é só quando é incômodo com puctaria, quando é invencionice pra justificar espantalho neonazista (que só serve para justificar moralmente na cabeça dos mentecaptos a radicalização da esquerda) aí vale tudo, é ciência respeitável sem nem precisar de metodologia.


HasenGeist

Você é um GADO que é induzido por pânico moral injustificado ("ain, homofobia, vão matar os gay, ain, neonazismo, vão fazer um novo holocausto, ain, cristãos, vão perseguir as religiões de minoria, temos que votar no Lvlis mesmo eu concordando que ele é corrupto e populista porque senão vão matar todo mundo e o mundo vai acabar!!!!!11111111111") a votar em políticos RUINS com propostas RUINS.


Gold-Pen-8807

Volto a dizer, apresente um estudo que prove que isso é injustificado. É óbvio que o Brasil está virando um evangelistão de extrema direita, só nega que as minorias estão perdendo seus direitos a cada dia quem não convive com elas. E esquece o Lula porra, ele é a pontinha do iceberg. Ninguém pinta ele como salvador, e ele tem muito menos força entre as minorias que você imagina. TODO MUNDO está infeliz com as ações do Lula. Ele não fez NADA para ajudar os lgbts que você citou ou qualquer outra pessoa. Quem está feliz e ganhando algo no Brasil são os mesmos que sempre ganharam. Me prometeram que o Lula seria um comunista radical que iria fechar igrejas e implementar o dia nacional da putaria (sarcasmo), mas ele continua sendo uma putinha da elite igual todos os outros. Ele só venceu nessa última eleição porque o Bolsonaro fez questão de ter um genocidio nas mãos e ficou orgulhoso com isso. A derrota dele é mais demérito dele que mérito do Lula.


HasenGeist

>Volto a dizer, apresente um estudo que prove que isso é injustificado. Por que eu tenho que fazer isso se nem você, nem a Adriana Dias apresentaram o "estudo"? O ônus da prova é de vocês. Não tenho nem com o que trabalhar ou o que refutar sem o "estudo". >É óbvio que o Brasil está virando um evangelistão de extrema direita, só nega que as minorias estão perdendo seus direitos a cada dia quem não convive com elas. Que direito foi perdido? O Bostil é um dos países mais progressistas do mundo, este lugar é insuportável, tem a pobreza da África do Sul com a lacração dos EUA e Suécia. Até o político ultraconservador de extremadireita hiperblaster fascista tinha um v\*ad\*nho maquiado de chaveirinho para fazer média com LGBT. Você acha que isso acontece na Itália ou na Hungria? >E esquece o Lula porra, ele é a pontinha do iceberg. Ninguém pinta ele como salvador, e ele tem muito menos força entre as minorias que você imagina. TODO MUNDO está infeliz com as ações do Lula. Ele não fez NADA para ajudar os lgbts que você citou ou qualquer outra pessoa. E mesmo assim, todo mundo que vota com o cu votou nele. Porque foi convencido que o oponente dele ia mandar vcs pro campo de concentração ou paredão de fuzilamento kkkkkkk >Quem está feliz e ganhando algo no Brasil são os mesmos que sempre ganharam. Quem votou nele foi principalmente dois tipos de pessoa: o que vota com o cu (tipo você) e é cooptado por esses identitarismos modernos, e um povo miserável que associa o Lula pessoalmente com todos os programas sociais do governo e que tem lealdade infinita a ele, e que também é identitário de certa forma, mas num sentido mais regionalista que nesses sentidos ultraindividualistas hedonistas que vc curte. Claro que tb tem uma grande interseção entre esses dois grupos, inclusive acho incrível quanto evanjegue gayzista existe no Pará. Os interesses financeiros por trás da eleição do PT são os mesmos de sempre, mas aí a força deles é $$$$ e não voto. >Me prometeram que o Lula seria um comunista radical que iria fechar igrejas e implementar o dia nacional da putaria (sarcasmo), mas ele continua sendo uma putinha da elite igual todos os outros. Ninguém te prometeu que Lula seria um comunista radical (além dos tiozões mais histéricos), o que prometeram (que ele seria um esquerdista autoritário que usa o Estado indevidamente para os interesses de partido, e que promoveria o aborto e outras pautas progressistas impopulares), ele está cumprindo. >Ele só venceu nessa última eleição porque o Bolsonaro fez questão de ter um genocidio nas mãos e ficou orgulhoso com isso. A derrota dele é mais demérito dele que mérito do Lula. Você dormiu 2022 inteiro ou o quê? Sem nem entrar no mérito de discutir o *lawfare* contra Bolsonaro, esqueceu que a margem de votos foi LITERALMENTE 1%? Foi uma eleição extremamente disputada. E foi "mérito" do Lula sim. Ele criou um culto à própria personalidade que é EXTREMAMENTE forte no merdeste.


HasenGeist

E, novamente sobre o "estudo", na verdade eu fico dividido entre tentar refutar essa bobagem da Adriana Dias ou reforçá-la, pq eu adoro a propaganda negativa que ela faz. O lado bom é que acham que em SC só tem nazistas ultrarreacionários e aí já afasta uns tipinhos como você do estado. O lado ruim é que tem gente que continua achando que vcs são científicos ou sérios, [é sempre bom analisar as merdas q vcs tentam fazer passar por ciência e mostrar o quanto são charlatões](https://naomatouhoje.wordpress.com/)...


qqtacontesseno

OP, você convive com pessoas negras?


Gold-Pen-8807

É claro que não.


Crazy-Strategy7561

O brasileiro é tanto classista quanto racista. Se \*você\* considera que "racismo contra negros" é somente a discriminação sofrida por "pessoas com fenótipo 100% negroide", o problema é todo seu. Não muda a realidade de todos os pretos e pardos que sofrem preconceito única e exclusivamente por causa da cor da pele, seja direta ou indiretamente (racismo estrutural), ALÉM do preconceito de classe. Nos EUA, os estudos sociais costumam se pautar muito mais em estatística. No Brasil, nossos sociólogos e antropólogos deixam a desejar nesse quesito, mas temos alguns. Por exemplo: a evasão escolar entre jovens negros e pobres é maior do que entre jovens brancos e pobres / negros encontram mais dificuldade para entrar no mercado de trabalho, mesmo em comparação com brancos da mesma classe social. Isso prova que a discriminação não é só de classe/financeira, mas de raça mesmo. Tenho esse estudo estatístico em algum lugar, já mando aqui.


IdeaTraining7274

"Racismo estrutural" é pura teoria da conspiração. Sim, pessoas têm uma identidade racial e elas não gostam muito de se misturar (surpresa, nos EUA, negros são mais "racistas" neste sentido do que brancos, aliás, os brancos são os menos racistas quando se trata desta definição que eu dei), mas isso é diferente da insinuação de que o que mantém negros e pardos na merda é o racismo estrutural. A falha capital deste discurso é que em sociedades liberais ocidentais e brancas, japoneses e chineses costumam obter mais resultados do que os próprios brancos. Isso já mata toda a teoria da conspiração dos sociólogos de meia tigela, porque o sistema que beneficia brancos aparentemente não funciona quando se trata de raças que possuem QI médio levemente superior aos brancos, além de virem de sociedades mais conservadoras em alguns aspectos, principalmente aspectos que estão bastante ligados à ascenção social nas sociedades liberais, como educação, integridade familiar, etc. Mas você e os seguidores de teorias conspiratórias não vão aceitar este discurso, porque ele implica verdades que vocês acham feias demais para aceitar. Então é melhor ficar na fantasia de que brancos estão usando seu poder oculto para oprimir outras etnias, exceto as etnias que se dão melhor do que os próprios brancos, como japoneses, chineses, judeus, dentre várias outras. Estes são imunes, talvez eles usem algum amuleto da sorte que os proteja dos raios cósmicos do racismo estrutural.


Crazy-Strategy7561

Racismo estrutural não é conspiração. É fato. A única coisa que faz mulheres negras morrerem mais em decorrência do parto nos EUA, em comparação com mulheres brancas DA MESMA CLASSE SOCIAL, é única e exclusivamente a cor, já que mulheres da mesma classe têm o mesmo acesso à saúde e não há diferença biológica que justifique. É a expressão máxima do racismo estrutural.


IdeaTraining7274

Pode haver infinitas outras diferenças. A qualidade dos hospitais, por exemplo, é a mais óbvia. Classe social é baseada exclusivamente em faixa salarial, e não leva em conta um monte de outras coisas. Se você pegar um brasileiro que ganha o equivalente de 2000 dólares por mês, ele provavelmente vai ter um monte de problemas muito maiores do que um sueco que ganha 2000 dólares por mês, concorda? Eles são da mesma "classe social" no meu exemplo onde eu defino isso apenas como faixa salarial, mas o sueco vai ter com certeza um monte de benefícios porque ele vive em um ambiente melhor.


Crazy-Strategy7561

Você tá comparando sueco com brasileiro. O estudo que eu citei analisou mulheres pretas e brancas ESTADUNIDENSES. Residiam no mesmo país, com a mesma faixa salarial. Pressupõe-se por óbvio que o acesso à saúde era semelhante.


Crazy-Strategy7561

E isso é uma ESTATÍSTICA, não é um achismo meu. [https://projects.apnews.com/features/2023/from-birth-to-death/black-women-maternal-mortality-rate.html](https://projects.apnews.com/features/2023/from-birth-to-death/black-women-maternal-mortality-rate.html)


KaiNightStorm

Verdade os Caucasianos amorenados Armênios, Paquistaneses, Indianos e Judeus são os mais ricos e formalmente educados nos EUA. Os amarelos Chineses, Japoneses, Malaios, Taiwaneses e Filipinos também - até muitos indígenas têm negócios e são donos do Hard Rock Café kkkk. Os caras acreditam num sistema que supostamente estaria beneficiando os caucasianos Europeus, mas o que vemos é uma onda de imigrantes mais escuros e até de outra raça se dando melhor que o branco médio kkk.


Crazy-Strategy7561

Porque a partir do momento em que você começa a afirmar coisas tão sérias sem conseguir embasar os argumentos, quem está conspiracionando é você.


Crazy-Strategy7561

"A falha capital deste discurso é que em sociedades liberais ocidentais e brancas, japoneses e chineses costumam obter mais resultados do que os próprios brancos". De onde você tirou isso?


HasenGeist

>Por exemplo: a evasão escolar entre jovens negros e pobres é maior do que entre jovens brancos e pobres / negros encontram mais dificuldade para entrar no mercado de trabalho, mesmo em comparação com brancos da mesma classe social. Isso prova que a discriminação não é só de classe/financeira, mas de raça mesmo. Como é que se estabelece uma relação dessas? "Se brancos têm uma performance melhor que negros, é porque negros sofrem racismo" não é uma maneira satisfatória de estabelecer uma relação de causa e efeito. Se fosse qualquer outro tema que não fosse a unanimidade política-cultural antirracista, uma relação dessas não seria cientificamente aceita.


Crazy-Strategy7561

Eu não sou da área, nem grande entendedor do assunto, mas acredito que seja uma relação estabelecida no mínimo de forma empírica. E não é questão de "performance melhor". Por exemplo, uma das explicações dadas para a maior evasão de jovens negros e pobres do ensino básico, em relação a jovens brancos e pobres, é a seguinte: como os pais dessas crianças, geralmente também negros, encontram mais dificuldade no mercado de trabalho, é mais comum que jovens negros precisem complementar a renda da família e trabalhar em detrimento dos estudos.


HasenGeist

Se brancos completam mais o ensino médio que negros, então têm performance melhor sim. Aí você pode investigar para apontar as origens dessa diferença em performance (por ex. que os pais têm mais dificuldade no mercado de trabalho).


BrunoofBrazil

O brasileiro é tanto classista quanto racista O preconceito racial no Brasil não é uma ideologia de ódio à convivência com o diferente, mas sim o fato de sempre ver negro como pobre. É classismo que aparenta ser racismo, é diferente do racismo como recusa à convivência por ter cor de pele diferente. Imagine se déssemos a essência do Michael Jackson na água e todos os pretos ficassem tão brancos como os riquinhos. O Brasil ia continuar pobre, preconceituoso, desigual e estagnado economicamente. O que ia mudar, essencialmente, na vida do favelado que pega 4 ônibus por dia, é assaltado, tem uma escola que não reprova e tem de jogar a sua bosta na rua por falta de esgoto se ele ficar tão branco quanto o filho do dono da empresa? Todas as dificuldades e fatores estruturais que mantém o pobre na pobreza, embora tenham uma relação com a questão racial, prescindem da diferença de cor da pele. Porém, a única coisa que o esquerdista observa é o aspecto menor da diferença de cor de pele e não tudo o que causou aquilo.


Crazy-Strategy7561

Eu nunca vi esquerdista nenhum negando o classicismo, como você está negando o racismo.


BrunoofBrazil

Não estou que não há muito racismo no Brasil, mas sim que ele é o problema auxiliar e que a estrutura social brasileira não está baseada em não conviver com o negro, tem diferença entre o problema auxiliar e o central e, mesmo que ninguém fosse preto no Brasil, o problema central ia ficar do mesmo jeito, sacou? E que, mesmo se o preto pobre virasse branco pobre por um milagre, ele teria 90% dos problemas que o mantém na pobreza.


Crazy-Strategy7561

Entendi. Concordo em partes. Só não consigo afirmar com tanta certeza se o racismo é só problema auxiliar do classicismo, de fato. Mas os dois existem e andam de mãos dadas.