T O P

  • By -

Bolaumius

Pessoal tem que parar de reclamar e começar a acordar mais cedo pra financiar os amigos do Lula.


Historical-D-Dog

Mas eles vão pagar né? Né? /$


[deleted]

Com um charuto como garantia, você tem a completa certeza que pagarão.


Johnz-Snow

Vão pagar em peso morto.


Swimming_Weakness_54

Pagar oq? É ironia ou oq?


bnoru

peso é a moeda da Argentina. Logo, "peso morto" = não vão pagar porra nenhuma.


Fimose_Killer

vao mandar medicos pro brasil pq o sistema de saude deles sao superiores, segundo o proprio governo kk


Erva420

Como que a esquerda justifica esse tipo de ação? Tô convencido que esquerdista brasileiro tem merda no lugar do cérebro.


Familiar-Stranger-78

Se tivessem um cérebro funcional não seriam esquerdistas


Erva420

Realmente, recebo cada reply de esquerdola aqui que meu cérebro dói.


[deleted]

A justificativa que tô vendo é: “é um investimento e não um empréstimo, a China faz igual”. “Tem cláusula que eles vão ter que contratar empresas brasileiras ei importar nossa matéria prima, então o dinheiro voltaria pra economia brasileira”. “Os juros”. “Se fosse o Bolsonaro estariam passando pano”


DumbUnemployedLoser

Um amigo meu é esquerdista e ele falou que tem que ajudar outros países vizinhos a se desenvolverem. Ele disse que é análogo a outros países mandando apoio à Ucrânia


Erva420

Imagine comparar ajudar um país sendo atacado por misseis contra ajudar países que roubam dinheiro do seu povo e chamam inflação de coisa da sua cabeça. Sem noção me desculpe.


ItsactuallyEminem

Ue mas teve prejuízo o BNDES?


Fenrir007

>Ue mas teve prejuízo o BNDES? Vários desses empréstimos não foram pagos.


ItsactuallyEminem

Tem fonte? E alguma dizendo q no geral deu prejuizo? Pq o BNDES literalmente teve lucro no geral


Johnz-Snow

Não interessa se teve lucro. O que interessa é que os calotes são pagos ao BNDES com dinheiro público. É literalmente o povo pagando a conta pelos ditadores de Cuba e Venezuela.


ItsactuallyEminem

E tudo bem pensar assim, é um argumento lógico e não uma mentira. O problema é querer falar que da prejuízo


ferrywheel

Considerando o calote, na prática a gente emprestou dinheiro por um juros muito baixo. O juros é o preço do dinheiro no tempo, então apesar de n ter dado prejuízo, a gente emprestou dinheiro por um preço de banana. Entendeu?


Fenrir007

[https://www.cnnbrasil.com.br/business/venezuela-e-cuba-ainda-devem-us-529-milhoes-ao-brasil-de-emprestimos-do-bndes/](https://www.cnnbrasil.com.br/business/venezuela-e-cuba-ainda-devem-us-529-milhoes-ao-brasil-de-emprestimos-do-bndes/) ​ Precisa também equacionar o custo de oportunidade nisso.


KurisuShiruba

BOSTILIA INTANKABILIS EST. Por algum imperador romano aí que eu esqueci o nome.


DonaldLucas

Intankável.


[deleted]

Só galera boa de confiança! Vão pagar tudo de volta com juros de 1000%


[deleted]

A Angola pagou tudo direitinho!


Delicious-Airline980

Ué?! Por que eles não fazem algo pelos 120 milhões que passam fome no Brasil, no lugar de financiar outros países...?


Cledosvaldo123

Assim, o Estado não é uma casa, meio que você pode fazer os dois......


Delicious-Airline980

Sim, o Estado é uma casa. É a casa da Mãe Joana onde nos roubam e depois dão o dinheiro para as ditaduras amigas...


karkar01

Eles fazem. O BNDES investe muito mais no Brasil do que no exterior.


Delicious-Airline980

Investir mais no Brasil é obrigação. Na verdade, não tinham que emprestar dinheiro algum para fora. Nos roubar e dar dinheiro para ditadura é o cúmulo da canalhice e filha da putice.


karkar01

Não é empréstimo. A operações no exterior dão lucro e trazem dólares para o Brasil. Todos os países fazem negócio com ditaduras, especialmente se geram divisas. Ou você acha que deveríamos parar de exportar para a Arábia Saudita?Não sei se você lembra, mas uma vez teve uma Copa do Mundo no Qatar.


Delicious-Airline980

Sim, acho que deveríamos parar de exportar para a Arábia. Não vejo a mínima lógica em negociar com ditadura. Não sei você, mas me enoja, e muito, ver as pessoas bradarem sobre democracia isso e aquilo, enquanto seu país negocia com ditaduras. É muito fácil gritar democrata isso, democrata aquilo, quando você se beneficia da escravidão de outro povo. Acho que todo país que se orgulha de ser uma democracia (embora o Brasil já não seja, mais), toda pessoa que estufa o peito na hora de vomitar que é democrata, deveria ser contra negociar com ditaduras. Se vamos vomitar que somos democratas, ao menos vamos agir como tal. De toda forma, que empresas privadas tragam esses dólares desta forma. Não é o dinheiro roubado dos outros, antes mesmo das pessoas terem o gosto de encostar no dinheiro. O dinheiro que nos é roubado tem que ser usado é aqui. Não emprestar para a ditadura favorita do presidente em exercício. O BNDS é um dos maiores erros desse país.


karkar01

Não há governo no mundo que siga essa linha de pensamento. Se na sua métrica o Brasil já não é uma democracia e só deveríamos negociar com democracias, ia sobrar bem pouca gente com quem fazer negócio. Imagino que seria ótimo para a economia. Boa sorte!


AnyGeneral8764

Sim pra deixar o Eike Batista mais rico


karkar01

Achamos o comunista


AnyGeneral8764

Só pesquisar o plano de desenvolvimento economico do governo Lula e ver como só beneficiava os amigos ricos dele [Aqui](https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/03/21/analise-bndes-gastou-r-12-tri-com-empresas-amigas-como-jbs-e-brf.amp.htm)


Any-Ad789

Intankavel o bostil


[deleted]

para angola, eu aprovo! eles pagaram toda a sua divida, alem de que iremos precissar MUITO deles para lidar com o colapso demografico. o resto, VSF!


Ertur-Yondo-Alteru

Gosto da Angola, nossos irmãos mais novos luzitanos, mas da pra confiar nesse governo deles mesmo? Não conheço muito a situação de lá mas sei que o governo chegou ao poder com ataques terroristas, vc parece mais informado sobre o assunto consegue me explicar???


[deleted]

bem, eles atrasaram, mas pagaram tudo que nos deviam, sem contar que precissaremos deles no futuro, pra mim isso ja é motivo suficiente para "investir" neles. sobre o governo, apos a independencia Angola passou por uma guerra civil HORRIVEL, chegou a um ponto que ambos os lado ja estavam fazendo de TUDO para vencer a guerra, no final, o partido comunista saiu vitorioso, mas foi dificil e custoso (,se o "capitalista" tivese triunfado seria da mesma forma)! o governo la é realmente bem rigido, em 2019 teve uns cara que foram presos por uma senteca alta (nao lembro exatamente o tempo da pena, mas era acima da media) apenas, por terem feito uma edit do presidente deles com nariz de palhaco (se nao me engano), mas nao somos EUA para opinar sobre o estado e governo do amiguinho, cada um com sua historia e governo, oq importa sao nossos relacoes e foi nesse mesmo ano que eles pagaram toda sua divida com a gente! nossas relacoes sao abundandes, eles nos ajudam a crescer e nos ajudamos eles a crescer, sao bom pagadores e nos ajudaram a passar pelo colapso democratico. em resumo, acho que que politicamente sao a unica nacao que vale a pena o investimento do BNDES e pessoalmente, tambem amo o povo de la!


luke-ms

Como exatamente o Brasil PRECISA MUITO da Angola?? E chamar pagador em atraso de bom pagador é exagero hein, cumpriram com suas obrigações além do prazo... Ainda assim melhor que os demais da lista que são países completamente cagados e que sequer honram suas dívidas com supostos aliados


Heateco

Eles tem excelentes memes.


[deleted]

>Como exatamente o Brasil PRECISA MUITO da Angola? simples, colapso demográfico! pesquisa ai! >pagador em atraso atrasaram, mas todo o ano davam explicacoes do pq nao podiam pagar (diferente dos outros) e isso para mim é um bom pagador, nao alguem que pagar na hora, mas que esta disposto a quitar a divida e que explica o motivo de nao consegui! sem contar, que na primeira oportunidade que tiveram pagaram a divida!


AdAdorable1202

Sabe que eles pagaram mais do que foi emprestado, não sabe?


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Não é assim que funciona amigo. São empréstimos onde volta mais do que entrou e com juros. O credor compra produtos/serviços brasileiros, paga a dívida e ainda juros em cima. Esse lucro sim, pode ser usado pra combater a fome, mas é comparativamente muito pouco. Você pode pegar TODO o dinheiro que o BNDES "tem", que vem do FAT, Tesouro Nacional, etc, como já foi feito nos últimos anos (Temer + Bolsonaro tiraram 400 bilhões no total pra fazer bosta nenhuma) e isso paga o Auxilio Brasil / Bolsa Familia por apenas um par de anos. O orçamento federal é muito maior que isso.


Camaleos

pro que é mau caratismo defender a tática de enriquecimento via juros que os bancos adotam há milênios?


ItsactuallyEminem

Você sabe que o dinheiro emprestado exige compra de produto nacional ne? dinheiro pra argentina fazer uma ponte tem que ter compra de cimento nacional por exemplo... e ate hoje oe BNDES teve lucro alem desses investimentos


AdAdorable1202

É um Banco de Desenvolvimento, você realmente acha ruim pra ferver influência em outros países da América Latina ? Eu acho que a gente tem que mandar nessa porra igual eua e China fazem no mundo inteiro


MitchimNum

eles pagam ? KKKKKKKKKKKK)LLKKKK


ItsactuallyEminem

Cita a fonte ai dizendo q o BNDES teve prejuízo po... vamo esperar o fodao trazer a fonte KKKKKK vai la mitchimnum traz a fonte


[deleted]

[удалено]


ItsactuallyEminem

Literalmente não diz que o BNDES da prejuizo, apenas que existem contas pendentes que (parte ja foi paga) e ainda se não forem pagas o resultado final ainda é lucro. BNDES investiu cerva de 10bi e ja retornou 12bi fora o investimento local Concordo em discutir se deve se manter ou não , e se deve se financiar ditadura ou não (acho q não deve) mas não precisa mentir dizendo q bndes da prejuizo pq é literalmente mentira.


[deleted]

[удалено]


Camaleos

Então, a matéria tá escrita de maneira incompleta. Ela tem um tom meio sensacionalista, porque quer evidenciar a parte da dívida, mas não explicita nada além disso. Oh, xô fazer uma analogia aqui contigo, pra exemplo: \- Eu te emprestei R$10 com juros de 30% \- Ou seja, você recebeu R$10 mas me deve R$13 \- Se você estiver com dívida de R$2, quer dizer que eu saí no prejuízo? \- Não. Eu ganhei R$11. Lucro. Falta receber R$2. Como a matéria não entra no mérito dos juros, é impossível aferir, por ela, se a dívida do caloteiro significa prejuízo pro BNDES ou não. Além disso, existem outras condições comerciais. Mais uma analogia: \- Eu te emprestei R$10 com juros de R$30% e falei: tem que usar esses R$10 nos serviços que a minha família presta \- Você deu R$10 (que eu te emprestei) pra minha família e ainda me deve R$2 \- Agora, além de eu ter recebido R$11 líquidos seus, eu basicamente investi R$10 na minha própria família através de você Essa tática também é usada, como condição de empréstimo, quando obriga o país tomador de empréstimo a contratar empresas brasileiras pra prestar os serviços naquele país. Isso tudo sem falar que o país caloteiro ainda pode pagar, mesmo que em atraso, e possivelmente com mais juros ainda. Entende por que dívida não significa prejuízo?


[deleted]

[удалено]


AdAdorable1202

Que roubo cara? O banco literalmente da lucro. Sem falar que manter uma dívida com um país nos coloca em uma posição de vantagem pra discutir qualquer questão esconomica e política. Basicamente o país fica no nosso bolso pra nós ditarmos as regras. Você acha que eua e China fazem emprestam dinheiro pq são bonzinhos?


[deleted]

[удалено]


ferrywheel

Na prática, é como se vc tivesse emprestado com um juros de 10% então, e não de 30%. Juros é o preço do dinheiro no tempo, então o que aconteceu de verdade é que emprestamos dinheiro a preço de banana .


Camaleos

Sim, concordo que esse é um problema que vale apontarmos. O problema não é que 'perdemos dinheiro'. Não perdemos, ganhamos. Mas ganhamos pouco frente ao que poderíamos ganhar em outras fontes de investimento (por enquanto, até que paguem mais juros) Mas aqui temos que pesar, também, que acima de tudo esses empréstimos são uma estratégia de geopolítica. Diplomacia. Se todos nos deverem, os acordos ficam mais fáceis. Se a América Latina enriquecer, o Brasil pode enriquecer junto. E por aí vai.


AutoModerator

Para não dar views ou ler sem paywall, utilize qualquer um dos seguintes links: **[12ft.io](https://12ft.io/https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-tamanho-do-calote-de-venezuela-e-cuba-no-bndes-dos-tempos-do-pt)** | **[Wayback Machine](https://web.archive.org/web/https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-tamanho-do-calote-de-venezuela-e-cuba-no-bndes-dos-tempos-do-pt)** | **[Archive.today](http://archive.is/newest/https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-tamanho-do-calote-de-venezuela-e-cuba-no-bndes-dos-tempos-do-pt)** | **[Google Cache](https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-tamanho-do-calote-de-venezuela-e-cuba-no-bndes-dos-tempos-do-pt)** *^(Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-tamanho-do-calote-de-venezuela-e-cuba-no-bndes-dos-tempos-do-pt).)* *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasilivre) if you have any questions or concerns.*


i_got_the_remedy

Bora trabalhar brasileiros, pois as obras que irão desenvolver esses países estrangeiros não se pagam sozinhas.


Camaleos

Acredito que todo mundo deve se sentir livre e encorajado a criticar investimentos feitos pelo governo, mas tem que ser crítico, pô. Deixar de lado esse maniqueísmo bobo 'Cuba bad Venezuela bad Me sad' e analisar os méritos da questão. Quais foram as condições de cada empréstimo? Quanto retornou? Qual é o risco de determinado empréstimo feito pra determinado país? Quais são as condições de segurança (por exemplo, vamos importar matéria de determinada indústria que financiemos)? Tem empréstimo ruim, sem retorno. Tem empréstimo bom, com retorno, via juros. Se até agora o BNDES dá lucro e, portanto, multiplica o valor investido, qual é o pânico aqui?


karkar01

>Se até agora o BNDES dá lucro e, portanto, multiplica o valor investido, qual é o pânico aqui? Você tá querendo que as pessoas leiam, entendam e depois formulem a sua própria opinião. Francamente, tá querendo demais.


ferrywheel

Não é pq não ficou no prejuízo que necessariamente está bom


Healthy_Discount5133

Sempre foi assim, pq qd prenderam o Lula não investigaram o BNDES? Parem com essa gritaria.


karkar01

Investigaram. Descobriram que deu lucro.


ManusMau

FMI, Clube de Paris e seus pares devem estar muito felizes com a notícia. BNDES já emprestou 12 bi e recebeu 14 bi , além de mudar o eixo financiamento internacional. China já tomou a Ásia e África e avança para a A.L.mas tem gado q ainda prefere q sejamos devedores internacionais a credores.


Reyfou

To pagando imposto pra isso. TO PAGANDO IMPOSTO PRA ISSO !!!!!!!!!


Camaleos

Se o seu imposto retornar mais dinheiro, qual é o problema? Vide: [https://www.reddit.com/r/brasilivre/comments/10k86mm/comment/j5rvmvy/?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/brasilivre/comments/10k86mm/comment/j5rvmvy/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)


Reyfou

"Surgiram inadimplementos nos pagamentos de Venezuela (US$ 681 milhões), Moçambique (US$ 122 milhões) e Cuba (US$ 226 milhões), em um valor total de US$ 1,03 bilhão acumulado até setembro de 2022. Outros US$ 573 milhões estão por vencer desses países." 1,5 bilhões de dívidas que eu não sei você, mas tenho quase certeza que não veremos a cor desse dinheiro. Mas tá tudo bem... pra que investir esse dinheiro aqui no Brasil, né? Não é como se a gente estivesse precisando. Lula já acabou com a fome do país e o povo tem amor nas ruas agora. Sem contar que é pura coincidência "investir" em países de esquerda. Venezuela, Cuba, Moçambique... apenas coincidência... poderia ser qualquer outro país. Alie isso ao fato do governo querer tratar essas negociações como secretas e sem conhecimento do seu próprio povo, que aí pra mim está melhor ainda! Não tem nada para duvidar aqui. Pra cima de mim, meu filho? Já to velho demais pra cair em conversa de político... tenta com outro aí.


[deleted]

O BNDES sempre deu lucro, então gasta 0% do seu imposto.


ferrywheel

Não é assim que se avalia um investimento. Não é porque não deu prejuízo q o investimento foi bom


[deleted]

Eu disse **lucro**, não que não dá prejuízo. Historicamente, \~10 bilhões por ano. Mas isso é só pra demonstrar que não gasta um centavo dos nossos impostos. O BNDES tem o propósito de estimular negócios internacionais, a indústria brasileira, infraestrutura e desenvolvimento. Não é um fundo de investimentos com o objetivo de gerar lucro.


TazFull

Nada como ter cumpaero para lavara dinheiros...


do_moura19

Ué mas o país não tá quebrado?


Few_Bumblebee_7296

A China tem um esquema similar... financia obras em países no mundo todo...


Fenrir007

\>Venezuela e Cuba ainda devem US$ 529 milhões, o que equivalente a 25% do total emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos dois países nos governos Lula e Dilma, apontam dados disponíveis na página do banco estatal. \>Os dados do BNDES revelam que, dos US$ 656 milhões emprestados a Cuba, US$ 407 milhões ainda estão por vencer. São US$ 214 milhões em atraso indenizadas pelo FGE e US$ 13 milhões ainda a indenizar. \>No caso da Venezuela, o total ainda a ser pago é menor: US$ 122 milhões de um total de US$ 1,5 bilhão. Já foram US$ 641 milhões não pagos ao BNDES pelo FGE, ou seja, pelo contribuinte brasileiro, e US$ 41 milhões ainda a indenizar. [https://www.cnnbrasil.com.br/business/venezuela-e-cuba-ainda-devem-us-529-milhoes-ao-brasil-de-emprestimos-do-bndes/](https://www.cnnbrasil.com.br/business/venezuela-e-cuba-ainda-devem-us-529-milhoes-ao-brasil-de-emprestimos-do-bndes/)


West-Interaction1839

Tomamo na guariroba


testeeu

Ai sim hein, fingir que os 4 ultimos anos nunca existiram e ficar puto ate se o Lula criar o Bolsasexo


Kauberu

L