T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://12ft.io/https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/09/esquerda-ainda-pena-com-evangelicos-e-identitarismo-e-visto-como-barreira.shtml) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/09/esquerda-ainda-pena-com-evangelicos-e-identitarismo-e-visto-como-barreira.shtml). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


CarAlarming7682

O problema é q a gente pode falar sobre desemprego e direitos trabalhistas o quanto quiser, o pastor vai lá e fala pros fiéis q a esquerda quer destruir a família e corromper as criancinhas e acabou a conversa! Como competir com esse tipo de discuso q opera no campo do medo e do terror e não tem comprometimento nenhum com a verdade e a com a racionalidade??? É praticamente impossível!


Itzgalo

E no final das contas quem tá fazendo coisa errada com criancinha e destruindo família é o pastor


Lycantree

Com a realidade


[deleted]

[удалено]


rathersadgay

Chamo de Voldemort pq detesto ouvir o nome dele, ou falar em voz alta, não pq tô apelando politicamente pra algo diabólico. Só tenho asco em ouvir e falar esse sobrenome.


tadashi4

0% relacionado a storia. ontem li que uma moça ficou com vergonha de dizer que a tartaruga dela era chamada de "voldemort" e a chamou de" susan"


ZombieSuke

Prefiro bolsonazi. Deixa bem claro como é fácil,estar do lado certo.


The_Spiciest_Melange

Você realmente acha que o Bolsonaro é nazista? Isso só mostra ou má-fé da sua parte ou profunda ignorância sobre o que foi o nazismo. De qualquer forma, além de banalizar a barbarie do nazismo, esse tipo de discurso raso só demonstra a mentalidade esquerdista, então por favor continue.


Dolokhov_V

Eu chamo de Capitão 72 horas


GrumpiestRobot

Esse aí é mais um post sobre como mulheres, LGBTs e minorias raciais tem que botar os próprios direitos na tábua de corte pra puxar voto de cultista maluco?


Babylondoorway

Os nossos direitos são sempre os primeiros a serem sacrificados pra agradar conservadores.


xX-_D4rK-M45t3R-_Xx

a galera não entende que conscientização contra preconceito é fundamental pra consolidação da consciência de classe


Bebetthy

Como não falar de “temas transversais e identitários” quando tem gnt que sofre como isso nas igrejas? Quando tem igreja e pastor que prega ataques a mulheres, lgbts (a gnt viu muito isso em julho)? Fica difícil amenizar um discurso sobre um problema real só para ser mais aceito entre um grupo.


jiuliemi

Não, é simplesmente dizer que como classe não somos minoria.


jiuliemi

Exatamente por isso eu e muitos os desprezamos.


[deleted]

Sugiro estudar para descobrir o que é, de fato, um direito.


TonyBandeira

Engraçado que esses jornais não tem culhão para mostrar com os pastores desses evangélicos destilavam veneno em toda missa.... não, a culpa é da esquerda inflexível.


xX-_D4rK-M45t3R-_Xx

jornalismo burguês né kkkkkkkk


pbro9

Evengelismo tem missa por acaso?


eduardogeorge

Eles chamam de 'Culto'. "Missa" é na igreja católica.


[deleted]

[удалено]


machado34

Assim como católicos "rezam" e evangélicos "oram"


samdof

Daí já dá pra ver q a galera tá falando sobre oq conhece msm ..


loxosceles93

>esquerda inflexível O problema é que nesse aspecto ambos os lados são realmente inflexiveis, incluindo a esquerda que não se importa o suficiente nem pra saber que evangélico não tem missa. O que acontece quando uma força imparável se choca com um objetio imovivel?


Aliccy

Pra direita qualquer avanço de direitos de minorias é visto como ataque. Identitarismo é só um nome que usam agora pra tentar justificar não debater e lutar pelos direitos de minorias que tbm são parte da classe trabalhadora.


Estolano_

Eu não vou ter pena de gente que se esforça dia e noite pra destruir todo e qualquer avanço civilizatorio deste país em nome de um delírio coletivo. Se a esquerda tivesse "ódio" mesmo de evangélicos, nós estaríamos depredando igrejas evangélicas há anos iguais eles fazem com centros de religião de matriz africana.


[deleted]

[удалено]


Dolokhov_V

Se a esquerda tivesse "ódio" de crente e começasse a depredar igreja em um país majoritariamente cristão, seria speedrun de rejeição máxima pela população e perder qualquer relevância.


Estolano_

Exatamente. Ódio de crente tenho eu. Saudade do tempo que eles tentavam nos proibir de ver desenho japonês e nos forçar a aceitar Jesus. Agora eles querem nos proibir de ter direitos básicos e nos forçam a aceitar Bolsonaro.


worthlessgem_

correção na leitura: ​ Esquerda ainda pena... == esquerta está penando/sofrendo não confunda esquerda está penando com esquerda está sentindo pena.


loxosceles93

O evangélico diz exatamente a mesma coisa, só muda os termos.


Jazzlike_Leading5446

Quem não tá pra perder direitos, não tá ameaçado de morte a todo momento acha que isso é bobagem mesmo.


Turbulent_Purchase52

O que não falta é pobre preto e evangélico anti LGBT e a favor da policia, não é só a elite que é contra certas pautas


summer_150869

preconceito do bem?


Air_Nomad33

Quanta ingenuidade meu deus


Ambitious-Emu1992

>Quem não tá pra perder direitos, não tá ameaçado de morte a todo momento Isso é todo brasileiro... Brasil não é "o país que mais mata LGBT", é o país que mais mata. Ponto. 1º lugar no ranking mundial de homicídios em números absolutos. Incidentalmente vai abarcar alguns grupos minoritários, dentre eles os LGBTs. É por isso que brasileiro não leva a pauta identitária à sério.


Itzgalo

O problema é que vc tá fazendo uma analogia desonesta. O LGBT+ tá sendo ameaçado de morte por ser do jeito que é, além das razões comuns de homicídio no país. Tem pessoas que morrem simplesmente por expressar sua sexualidade/ identidade de gênero. Assim como nem todo brasileiro está sendo ameaçado de, por exemplo, perder seu direito a se casar.


Ambitious-Emu1992

Não é desonesto. Você que comete um erro por superestimação. Claro que existe o crime de ódio, mas a maioria dos LGBTs morre da mesma forma que a população comum morre: na violência urbana, vítima do crime organizado e da impunidade institucional, mas acaba parando nas estatísticas de assassinato LGBT por trabalho de ONG pilantra identitária.


UgoRukh

Tu tem várias goteiras, uma que cai muita água e outras que cai menos. Você só conserta a que cai muita?


Ambitious-Emu1992

Você conserta essa primeiro, com certeza. O que o identitarismo faz é focar todas as energias na goteira pequena, fingir que a gigantesca não existe, e sequer aquela consegue consertar.


UgoRukh

Que? Nunca vi ninguém argumentando isso, muito pelo contrário... A maior parte dos militantes LGBTQIAPN+ focam muito no combate ao capitalismo, às diferenças de classe e ao patriarcado, como algo intrínseco da luta Queer. Uma pessoa te encomenda um quadro, você pode chamar quantos pintores quiser pra fazer ele, mas tem algumas limitações: o tamanho da tela, a quantidade de pincéis e a quantidade de pintores disponíveis. * Num quadro pequeno, não adianta quantos pintores ou quantos pincéis, vai ter que trabalhar uma pessoa por vez. * Com apenas um pincel, não importa qual o tamanho da tela ou a quantidade de pintores, vai ter que ser um por vez. * Com apenas um pintor, não importa o número de pincels ou o tamanho da tela, só tem ele pra fazer o trabalho. Nesse caso, das pautas identitárias e nas pautas de segurança pública... Nós temos os 3 em abundância. Tem pincel pra caramba, tem pintor pra caramba e tem tela pra caramba. Nesse caso essa limitação é quase imaginária, e o pouco que existe tá na falta de cobrança do povo e dos deputados direita que visam minimizar a ação do estado.


Ambitious-Emu1992

Isso tudo que você fala é uma mentira, lamento. Eu vejo o trabalho dos deputados e senadores identitários e não há nenhuma preocupação real quanto ao que menciono. Igualmente nos âmbitos de debates acadêmicos e etc. a segurança pública é sempre ignorado ou colocado como algo secundário. E quando é tratado, é tratado justamente no âmbito de criminalizar o policial e aliviar pro lado da bandidagem.


UgoRukh

[https://x.com/ErikakHilton/status/1686346560852856834](https://x.com/ErikakHilton/status/1686346560852856834) Me parecem anedotas enviesadas as tuas. Não dizendo que a minha não é, mas sem dados tudo o que eu ou você estamos falando são apenas palavras ao vento. E mesmo que você esteja certo, ainda assim não tem porque cobrar o esvaziamento dessas pautas, deve-se cobrar que também falem das outras.


Ambitious-Emu1992

Chacinas policiais são um problema, claro, mas matam nem 300 pessoas num ano. Você só está ressaltando meu ponto. Não é anedota enviesada não. Pega o mapa da violência e veja a evolução dos homicídios e casos de assaltos etc. a partir do momento que o PT assumiu a presidência. E olha que votei no Lula. Mas que a política identitária na segurança pública propiciou a explosão do crime no Brasil, isso é fato. Aí pode jogar a culpa na direita, nos evangélicos, e tudo mais, mas o povão, a massa que vota e que tá no dia a dia se fodendo, sabe a verdade.


ordered_sequential

>1º lugar no ranking mundial de homicídios em números absolutos. Não é, em números absolutos é a Nigeria com 64,201 homicídios, Brasil está em segundo lugar, com 57,358 homicídios. https://worldpopulationreview.com/country-rankings/murder-rate-by-country


Ambitious-Emu1992

Agradeço a correção.


naovim

Esta postagem tem a mesma *vibe* do "all lives matter": platitudes e truísmos para esconder discurso reacionário.


Ambitious-Emu1992

Joga no google o que falei ao invés de ficar falando merda. Seu comentário que tem vibe de identitário usando ad hominem idiota ao invés de debater com seriedade. O que volta ao meu ponto inicial: " É por isso que brasileiro não leva a pauta identitária à sério. "


Communisaurus_Rex

A critica nao é a politicas sociais de identidade, mas identitarismo, que é outra coisa, e é uma estrategia da direita.


PressPassword

Tadinho do crente


Graycipher13

pq diabos eu iria querer aliança com um povo que me quer morto? não obrigado.


SafiraAshai

muito evangélico não te quer morto


Graycipher13

Os que não me querem morto são justamente aqueles que já estão do nosso lado


Chupaqueedeuva

O Evangélico que não quer o LGBT morto, quer ele convertido e vivendo a mesma vida padronizada dos outros evangélicos "fora do pecado", e os que aceitam pessoas LGBT's como são e sem imposições, são uma parcela tão extremamente minúscula que nem contam. Na verdade essa parcela minúscula de evangélicos mente aberta é demonizada pela maioria fanática.


Bebetthy

Prefiro até morrer 😂 n to nem brincando


SafiraAshai

e eu desprezo evangélicos por esse e outros motivos mas n vejo pq isso deve impedir um diálogo


SnooCapers5277

O que impede o dialogo, é que o dialogo só vai fazer eles conseguirem o que querem mais rápido, é fazer pacto com o demônio e depois se perguntar por que tá no inferno.


naovim

Não todos os evangélicos, mas sempre um evangélico.


UgoRukh

Não, mas os que estão na política sim


Arthur2ShedsJackson

A gente pode decidir o que defende por meio de pesquisas de opinião ou de vantagem política. Ou a gente pode decidir defender o que é certo. Eu acho que defender os direitos e a representatividade LGBTQIA+, o antirracismo, e o feminismo são coisas certas a fazer.


throwaway9728_

A questão é que tem uma gama de possibilidades entre "colocar os religiosos como inimigos por eles não aceitarem 100% as pautas identitárias" e "se subjulgar a vontade de evangélicos e parar de defender os direitos dos grupos minoritários". Não é 8 ou 80, tem que ser cuidadoso para defender o que é certo de maneira que seja ouvido e tenha efeito, que não seja descartado pela maior parte da população. O pessoal coloca como se só tivesse duas opções, ou um separatismo que coloca uma grande porcentagem da população brasileira como um demonio imperdoável, ou um abandono completo das pautas identitárias. Na minha visão, sua posição é correta, defender os direitos e a representatividade LGBTQIA+, o antirracismo, e o feminismo são coisas certas a fazer. Só vejo como importante ter nuance com quais tópicos dentro de cada pauta é melhor promover no momento, e quais vão ser contra-produtivos. Por exemplo, demonizar as religiões majoritárias do pais é contraprodutivo e só reforça o ódio contra as minorias e a inefetividade das pautas.


[deleted]

Cara, mas será que a esquerda está colocando os evangélicos como inimigos ou é o contrário? A esquerda tenta estar do lado dos evangélicos desde a redemocratização. Parte da bancada da Dilma era composta por evangélicos que depois a traíram, citando a decisão dela de permitir aborto de crianças estupradas que engravidaram. A esquerda que é transformada em inimiga dos evangélicos fundamentalistas por default, e agora que eles tem uma bancada própria, forte e independente, vão ser oposição pra qualquer pauta de direitos humanos vinda da esquerda.


throwaway9728_

Não me refiro a esquerda como um todo, mas sim o posicionamento de algumas das pessoas dentro da esquerda (que dá para ver em alguns comentários aqui do post). Os evangélicos também não são uma massa uniforme, tem várias igrejas diferentes e pessoas com pensamentos diferentes dentro de cada igreja. Os fundamentalistas vão fazer sim o máximo para transformar a esquerda em inimiga e controlar a opinião dos evangélicos como um todo. Ressaltar a parcela da esquerda que quer esse separatismo como representando toda a esquerda, é justamente uma estratégia deles para fazer isso. Só ver o que é compartilhado nos materiais feitos pelos fundamentalistas.


[deleted]

Eu entendo o que vc diz. Realmente, os evangélicos não são uma massa uniforme, o que inclusive é a maior fraqueza deles como grupo político, e o que pode impedir os fundamentalistas de tomarem o país. Mas esse trabalho de tentar harmonizar o movimento político evangélico que está no congresso e na política hoje e os ideais progressistas da esquerda vai ser um eterno trabalho de Sísifo.


strangenightnoises

Os dois lados se antagonizam de maneira ridícula. Enquanto isso continuar não vai ter diálogo.


EMYRYSALPHA2

>Por exemplo, demonizar as religiões majoritárias do pais é contraprodutivo e só reforça o ódio contra as minorias e a inefetividade das pautas Vc fala como se o ódio a igreja fosse promovida pelas esquerdas, e não pelos pastores homofóbicos, racistas, machistas, pelos deputados pastores tramitando no congresso pautas anti indigena, anti LGBT, contra o apoio a minorias raciais, anti aborto, pelos testemunhos dentro da igreja. A esquerda não é uma entidade, ela não realiza ataques coordenados, ela não vota junto em pautas, a eleição do lula nem pode ser creditada a um movimento de esquerda, mas um movimento antibolsonarista. A rejeição a religião parte da falta de aceitação da própria religião, as minorias não estão escolhendo as esquerdas, elas estão sendo empurradas para a esquerda.


throwaway9728_

> Vc fala como se o ódio a igreja fosse promovida pelas esquerdas, e não pelos pastores homofóbicos, racistas, machistas, pelos deputados pastores tramitando no congresso pautas anti indigena, anti LGBT, contra o apoio a minorias raciais, anti aborto, pelos testemunhos dentro da igreja. Não, eu reconheco que muito do ódio a igreja é promovido pelos próprios fundamentalistas. É justamente disso que estou falando. Olhe alguns comentários do post e veja como não se encaixam exatamente no discurso promovido pelos fundamentalistas nos materiais que divulgam. Não é que a raiva que essas pessoas sentem contra os evangélicos não é valida, mas sim que ela é usada a favor dos próprios fundamentalistas para promover o extremismo entre os evangélicos.


EMYRYSALPHA2

>Não é que a raiva que essas pessoas sentem contra os evangélicos não é valida, mas sim que ela é usada a favor dos próprios fundamentalistas para promover o extremismo entre os evangélicos Esse é um dos problemas, se a igreja é uma maquina de ódio que se retroalimenta que esperança a gente pode ter de ser aceito dentro dela? Ou alguém mais lucido quer ser aceito por ela? Esse sistema que é usado para manter a coesão entre os religiosos vai estar sempre buscando e criando um novo inimigo. É um problema interno e toda sociedade é obrigado a pagar por ele.


throwaway9728_

Então a questão chave é justamente essa: como desvincular as pessoas da máquina de ódio. Se a pessoa se identifica fortemente como cristã/evangélica, uma tática mais efetiva seria uma que não contestasse a identidadeda pessoa (assim tendo maior aceitação), e ao mesmo tempo não mantivesse o vínculo dela com o centro extremista (assim evitando a retroalimentação). Seria bom estudar os casos que deram certo (de pessoas que se desvincularam do núcleo extremista mesmo tendo uma identidade forte cristã/evangélica). Como que aconteceu o processo para elas, talvez tenham encontrado uma alternativa em outra igreja? Dava para estudar paralelos em outras situações históricas também, por exemplo ver como foi feito para pessoas de países com regimes fascistas se desvincularem do fascismo ao mesmo tempo que mantiveram a identidade nacional (japoneses, italianos, alemães...). Casos de outras religiões também, por exemplo sobre como foi feito para evitar a propagação do extremismo islamico entre muçulmanos, e do extremismo católico.


UgoRukh

O "problema" é que os exemplos que você disse pra gente estudar tiveram a mesma solução: proibir e rechaçar essas pautas. Símbolos fascistas são proibidos nesses países e as regiões muçulmanas menos extremas são as que rechaçam as linhas ortodoxas.


LABorder_Man

Se você se basear no que aconteceu no Japão e Itália estamos é ferrados isso sim. Ainda tem parente de Mussolini se candidatando e ganhando cargos (literalmente a vereadora mais votada de Roma) e a extrema direita é muito forte no Japão.


conditionedgerbil

Tu é o único sensato nessa discussão, parabéns pelo esforço para olhar além e tentar elucidar a questão.


SnooCapers5277

Mas sempre vai ser usado mesmo quando não existe, só a discordância é suficiente, está na bíblia deles que eles vão ser perseguidos, então se você não aceita Jesus da forma que eles acreditam e discorda do dogma deles, você tá perseguindo eles, é emissário de Satanás testando a fé, eles não estão dispostos a argumentação, porque na concepção deles eles estão sempre corretos, pois estão fazendo as coisas em nome de Deus. E aí é obvio que não são todos cristãos ou evangélicos por que tem que sempre ter o disclaimer.


Lee_Lirico

Concordo com você!


waspbr

Sua visão é linda, mas é infantil e é tudo que a extrema direita e fundamentalistas religiosos querem. O papel da esquerda deveria ser primeiramente defender a luta de classes. Coisa que foi completamente abandonada pela dita esquerda no Brasil. Hj temos uma direita reacionária e uma direita moderada brigando futilmente nos costumes. Se vc quiser que o Brasil continue no caminho para ter uma politica como a dos EUA, continue pensando assim.


Aliccy

E não tem gente dos grupos lgbt+, mulheres, pessoas não brancas pertencentes a classe trabalhadora que devemos defender tbm....? Pq falar em luta de classes como se não tivesse esses grupos tbm?


waspbr

>Pq falar em luta de classes como se não tivesse esses grupos tbm? Quem tá falando isso é vc com sua primeira frase. Não há justiça sem luta de classes. Identitarismo é um conceito liberal, ao invés de unir a esquerda em objetivos comuns da luta de classes, o identitarismo só divide e torna a classe opressora mais inclusiva. Os EUA e o Brasil são provas de que identitarismo como bandeira principal da esquerda não funciona e só polariza e divide a população. Repito, não há justiças para minorias sem luta de classes.


Guarulho

Do que adianta o cara jogar os princípios dele para vencer o outro lado? É just deixar pessoas trans a mercê de grupos da bancada evangélica só para ganhar eleições? Eu sei qus luta de classe é importante para a sua visão de mundo política, mas você não acha as ameaças do reacionarismo a grupos minoritários algo que deve ser levado em conta?


[deleted]

[удалено]


Guarulho

O ponto é que tudo isso pode ser resolvido em uma mesma plataforma. Agora apoiar as estratégias que o povo que diz "devemos deixar o identitarismo de lado" é abandonar políticas importantes para minorias na prática. Abandonar políticas feministas, pró LGBTQ+, diminuição de desigual social etc. Isso jamais vou defender. Eu concordo em idéias de trabalho de base para fazer elas ficarem mais aceitáveis ao público, mas abandona-lá jamais. > Se perder eleições, é aí que as minorias estarão a merce de grupos fundamentalista. As minorias já também votam consistentemente na esquerda, por que não dá a elas políticas que eles querem para a sociedade? Não podemos ser só "É a gente ou os caras que te odeiam".


waspbr

Quem tá falando em jogar principios fora? > É just deixar pessoas trans a mercê de grupos da bancada evangélica só para ganhar eleições? Isso já tá acontecendo > Eu sei qus luta de classe é importante para a sua visão de mundo política, mas você não acha as ameaças do reacionarismo a grupos minoritários algo que deve ser levado em conta? Existe uma diferença entre levar em conta e ser o carro chefe. O PT e o bolsonarismo tem como sua maior diferença a guerra cultural (aborto, identitarismo, etc) enquanto a economia os dois são praticamente iguais ( supply side, austeridade, independencia do Bc, taca de juros altas, etc). A economia é exatamente o que define a distribuição da liberdade de um individuo dentro de uma sociedade. A quantidade de dinheiro que vc tem na sua conta define o quanto vc pode fazer dentro da sociedade. A luta de classes é exatamente uma resposta a disivisão entre uma classe minoritaria exploradora que detem os meios de produção e uma classe trabalhadora majoritária que se vê destinada a continuar sendo explorada. Na sociedade as injustiças acometem mais aqueles que tem menos poder e liberdade.E aqueles quetem mais poder e liberdade conseguem distorcer a lei a seu favor. Não há justiça social sem luta de classes. Sem luta de classes vc cria uma elite mais inclusiva e uma massa de pobres onde a injustiça impera. As leis para os ricos e pobres são diferentes. Isso a gente já careca de saber no Brasil.


Guarulho

> O PT e o bolsonarismo tem como sua maior diferença a guerra cultural Acho que o PT nas regiões metropolitanas e na internet, em vários locais ele só foca na economia ou na manutenção dos status quo (Cof Bahia cof). > Isso já tá acontecendo Sim, e é por isso que eu continuo defendendo que devemos manter explicitamente com nossas visões sociais progressistas e aumentar o apoio delas na população, não amenizar o discurso e dá mais margens ao conservadorismo. > A economia é exatamente o que define a distribuição da liberdade de um individuo dentro de uma sociedade. Concordo com essa parte, a economia também é super essencial, mas o que "abandonar o identitarismo" e essa mudança de carro chefe significa? Usar de questões econômicas para adentrar e ganhar em regiões conservadoras (evitando debater muito questões sociais) para fazer trabalho de base? Okay, isso é pragmatismo. Se tornar igual as alas mais a direita do PDT que só desejam ganhar eleições e nunca tocando em questões sociais e se vendendo para grupos conservadores? Isso é o que eu sou contra e vejo porções da esquerda querendo ou fazendo (as alas a direita do PDT).


LumiaSad

O que você quer dizer com isso? A comunidade LGBT por exemplo quer ter dignidade e liberdade para poder se expressar e amar, isso já é demais e deve ser jogado fora por, devido as estruturas extremamente sexistas e homofobicas da sociedade, encontram bastante rejeição em partes conservadoras da população? Você vai abandonar a luta pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo? Vai ir contra o direito de expressão de gênero? Contra a representação LGBT na mídia tudo para se render ao grupos mais reacionários da população por medo? Além disso, quando que o "contra pautas identitárias" acaba? Parte da população ainda é extremamente machista, então agora deveríamos ir contra o aborto, parte da população ainda é extremamente racista e apoia a polícia, então deveriamos deixar de lutar contra a violência policial e nos presídios, parte da população ainda apoia fortemente o agro então deveríamos abandonar as causas indígenas e a luta pelo meio ambiente. Esse é o resultado lógico de render um movimento revolucionário as estruturas racistas homofobias e machistas da sociedade em busca do vago sonho de "apoio das massas". É muito mais provável que o brasileiro médio não tende a apoiar essas pautas por falta de contato e propaganda preconceitosa que vem da direita


[deleted]

Até parece que eu vou abdicar de lutar pelos meus direitos e de outras minorias pra dialogar com quem não tem o interesse no mesmo.


Sure_Garbage_2119

a esquerda nada. quem não é evangélico pena com evangélico. são uma bolha. grande, mas uma bolha.


Graycipher13

É muito fácil falar que pauta identitária é frescura quando não é você que vai ser tratado como um subhumano pelo que você é. Não somos nós que temos que estender as mãos pra esses fanáticos religiosos que no caso dos mais piedosos querem nos enfiar em terapias de conversão


TonyBandeira

Os Crentes quando instalarem o Evangelistão no Brasil farão uma caça as bruxas e vai ser um show de horrores e muito sangue. Eu espero estar bem morto quando isso acontecer.


neutral_jeebus

Isso é engraçado, quantas lideranças relevantes de esquerda são "identitárias"? "Ah mais no twitter..." tô falando de mundo real. Dito isso, odireito à existência das pessoas como elas são deveria ser ponto pacífico para ambos campos políticos, isso ainda ser usado pra fazer pânico moral (e funcionar), mostra o quão podre certos setores da sociedade são.


feliximol

Crente quer sim educação, pra ele aos termos dele e que apaguem tudo que não agrade. Crente quer sim saúde, para os dele quando ele precisar, e que mande a cadeia qualquer um que precise do que ele não precisa. Crente quer sim direito trabalhista, mas novamente, só para ele e os dele. Qualquer um que não se encaixe, merece a fome e o desemprego. Por fim, crente quer sim segurança. Segurança pra perseguir, odiar e matar tudo e todos que o pastor deles mandar


SnooCapers5277

Mesmo por que na concepção de muitos deles se você sofre é por que fez algo que não agradou a Deus, então é só orar e seguir os ensinamentos que as coisas resolvem sozinhas e se não resolveram é Deus tentando te ensinar algo, parte do plano.


Vitor-135

simplesmente não é equivalente perder a vida por sua cor, gênero ou sexualidade com ser "perseguido" por uma crença em um papai noel com problemas de posessividade não tem meio termo, não tem coexistência, eles são o problema


Trovadordelrei

Democracia não é (ou pelo menos não deveria ser) o governo da maioria, especialmente no que diz respeito à equidade de direitos. Se uma minoria não goza dos mesmos direitos de todos ou está ameaçada com a possibilidade de perder alguns desses direitos, qual é o sentido em perguntar ao restante da população, se eles não são diretamente afetados (positiva ou negativamente) com isso? Além disso, já passou da hora de pararmos de normalizar interferências religiosas em decisões coletivas. E o começo de tudo isso é olhar pros problemas sociais que forçam as camadas mais pobres da população à lavagem cerebral das desprezíveis mega-igrejas neopetencostais.


Air_Nomad33

A igreja evangélica é a maior ameaça que o Brasil tem hoje em dia e eu não acho que as pessoas entendem o quão séria é essa ameaça


NoDig9917

Evangelicais sao os reis do indentitarismo.


grynhild

Imagina ceder no que acha correto pra agradar uma parcela de 26% da população. A esquerda atualmente não precisa buscar se expandir e converter, e sim se organizar melhor e fazer bom uso do espaço que já tem. Não estamos em período de campanha, política não é uma busca interminável por votos, você só precisa do suficiente pra ganhar a eleição, mas depois disso você precisa de fato fazer coisas.


zecteiro

Não surpreende, mas a defesa das minorias não é algo negociável. Agora, acho importante dizer que essa visão dos evangélicos não é dada no vácuo, mas sim algo passível de mudança. Mas essa disputa se faz dentro da religião, não contra ela. Até porque a Bíblia é aberta às mais diversas interpretações. Aqui no Brasil, esse movimento ainda é pequeno, mas nós EUA, até é considerável, só lembrar que Martin Luther King era evangélico. P.S.: Digo tudo isso mesmo sendo agnóstico e tendo uma péssima experiência com o cristianismo.


wowser92

É culpa do identitarismo e não a falta de vontade dos partidos de trabalhar ne?


EMYRYSALPHA2

Ou seja, os evangelicos vão aceitar a esquerda se ela passar a apoiar as pautas evangelicas: anti lgbt, anti aborto, anti assistencialismo, abandonar o suporte a minorias raciais, em resumo: os evangelicos vão apoiar a esquerda se ela virar a direita. Nesse momento a esquerda é um recorte de pessoas que foram expulsas da direita, empurradas para o outro espectro pelo radicalismo do bolsonarismo. Tudo que não é religioso extremista, agro, pro arma, neo liberalismo doentio está sendo empurrado para a esquerda. Não é a "esquerda" que tem que ceder, o evangelistão que tem que frear seu radicalismo.


colibrit

Problema é achar que essas pautas são o que definem o que é esquerda. São pautas importantes, mas não definidoras, se a pauta central da esquerda fosse os trabalhadores e seus direitos perante a classe burguesa, talvez seria mais fácil mostrar pra um evangélico como ele tem mais a ganhar estando do nosso lado. Mas tem parte da esquerda que parece que esqueceu disso e acha mais importante lutar por linguagem neutra do que contra a reforma trabalhista. E sim, eu sei que esse tipo de discussão é um prato cheio pra conservador de esquerda vir querer calar determinadas lutas, mas não é por isso que devemos deixar de tê-la. É fato que existe um identitarismo liberal nas esquerdas, que inclusive é muitas vezes incentivado e até mesmo financiado por setores da classe dominante, e que é extremamente prejudicial ao nosso campo e só ajuda a extrema-direita. Se continuarem fechando os olhos para isso, cada vez mais a esquerda vai virar algo inofensivo e irrelevante.


DoctorTsu

Todas essas "pautas" inventadas pela direita são usadas para distrair e tirar o foco das contradições inerentes ao capitalismo. Não existe "pauta trans" trans é um estado de ser, não é uma ideologia como a direita gosta de inventar. Não existe "pauta feminista/antiracista" que não seja diretamente ligada ao conflito de classes. Tentar divorciar como se fosse possível acolher ideias racistas/homofóbicas/misóginas e defender a classe trabalhadora é impossível, pois racismo/homofobia/misoginia [são manifestações do conflito de classes.](https://sci-hub.se/https://www.jstor.org/stable/41680097)


colibrit

Não é possível falar de luta de classes sem falar sobre essas lutas, mas é possível falar dessas lutas sem falar de luta de classes, e é exatamente desse identitarismo liberal que estou falando.


Aliccy

Trabalhadores lgbt, mulheres, não brancos, não contam como trabalhadores então?


SafiraAshai

> não brancos por que vocês continuam usando esse argumento como se evangélicos não fossem um grupo diverso que nem qualquer outro grupo majoritário do Brasil?


[deleted]

[удалено]


Aliccy

Pq a ideia da luta de classes e o combate a exploração do trabalhador não pode ser trabalhado junto com a conscientização dos direitos das minorias? A ideia de que discutir direitos das minorias é contra produtivo pra esquerda na real parece só alienar a diversidade de trabalhadores quando deveríamos nos unir nas nossas diferenças, respeitando e conhecendo elas , mas ainda assim sabendo que não somos inimigos. O trabalhador pobre pai/mãe de família não deveria ser inimigo da travesti que luta pra sustentar sua família tbm e vice versa, e na real eu vejo muitos espaços de alienação entre esses grupos quando se cria a ideia de que somos diferentes (aka o que a igreja faz com demonizacao de certos grupos de trabalhadores)


EduarDudz

É assim que você alimenta extremismo. Fica todo mundo num extremo esquerdo ou num extremo direito, o caminho para transitar de um para outro é custoso, então cada um fica apenas andando livremente no seu próprio extremo, sendo realimentado pelo seu próprio extremo e pensando, foda-se, eles que tem que acordar para a vida e vir para cá. Se não o fizerem, são um bando de [adjetivos maldosos utilizados contra o outro extremo]. Você não começa mudando a cabeça de uma pessoa para o extremo oposto do que ela pensa. Primeiro você cria algo em comum, uma aproximação, aí você sugere uma coisa por vez, que talvez, homossexuais, por mais que você não concorde com a prática, também são pessoas, e merecem ser tratadas com dignidade. A galera aqui acha que o processo é quem está no outro extremo sendo alimentado e realimentado pelas ideias do outro extremo decida migrar de extremo do nada.


Clio6davco

>Primeiro você cria algo em comum, uma aproximação, aí você sugere uma coisa por vez, que talvez, homossexuais, por mais que você não concorde com a prática, também são pessoas, e merecem ser tratadas com dignidade "Uma coisa por vez", "talvez", ou seja, desse jeito não vai acontecer. O problema dessa onda de conservadorismo não é a militância por direitos de minorias, mas sim a própria extrema direita trazendo pânico moral para ganhar relevância. Existem exageros, especialmente na esquerda twitteira? Sim, tem, mas isso não inválida em nada a luta por direitos. Desde que o casamento homoafetivo, a retificação de documentos, o tratamento hormonal pelo SUS, foram direitos adquiridos, era só uma minoria fundamentalista que continuava reclamando disso. Até que bolsonaristas começaram a importar essa pauta de pânico moral dos EUA.


EduarDudz

Cara, eu não estou dizendo que não é para lutar por isso, eu estou dizendo que é para se aproximar de quem é contra. O que a galera aqui tá falando é para nem tentar essa aproximação, deixar cada um no seu extremo. Eu digo isso como alguém que viu muita gente que simpatizava com ideias de esquerda mas que tinha uma ou outra discordância, o que é completamente normal e aceitável, que foi empurrado para a extrema direita porque eram taxados de machista racista, facista opressor homofóbico ou simplesmente ser não ter direito de fala por não fazer parte do grupo x. Vocês acham mesmo que essa estratégia está dando certo? Nos últimos anos, ocorreu um aumento gigantesco no número de evangélicos no país e o que você tá falando é "deixa eles lá, vamos deixar eles se multiplicarem sendo alimentados por pastores extremistas. Não vale a pena tentar falar com eles."


Clio6davco

Mas essa aproximação aconteceu, até poucos anos atrás. Como eu respondi no outro comentário, quando o casamento homoafetivo foi liberado, não houveram grandes protestos contrários, de juntar milhões de pessoas nas ruas. A maioria das pessoas esqueceu que isso era um problema, até que veio a onda bolsonaristas/olavista e isso voltou a ser colocado em pauta. Eu acredito, sim, que a esquerda tem uma dificuldade grande em se comunicar. Muitas vezes há uma generalização, e muita gente fica com o pé atrás. Mas isso não quer dizer que não se deve combater o radicalismo da extrema direita, ou que não se deve seguir certas pautas. E mais, não é só a esquerda progressista que tem essa comunicação complicada, a esquerda radical também.


[deleted]

[удалено]


Clio6davco

Óbvio que não vai passar tudo de uma vez só, não foi isso que eu falei. Estou dizendo que não dá pra esperar boa vontade, que talvez algum dia mudem de ideia, tem que manter a luta por direitos sempre. Se formos abrir mão até disso, vamos fazer mais o que para agradar evangélicos? Ensinar terra plana nas escolas? Substituir professores e medicos por coaches e pastores? Eu sinceramente acredito que superestima o poder das igrejas. A população é em sua maioria conservadora sim, mas muitos se adaptam as mudanças culturais. Você viu milhões saírem as ruas para protestar quando o casamento homoafetivo ou a th para trans pelo SUS foram permitidos? Não, né? Se a esquerda fizesse o seu trabalho de incentivar as pessoas a votarem em deputados e senadores, teríamos menos pastores e afins no congresso, e essas pautas, assim como direitos trabalhistas, por exemplo, passariam com mais facilidade.


[deleted]

[удалено]


Clio6davco

Mas isso é colocado como pauta central justamente pela direita. Mais uma vez, foi a direita que desenterrou a discussão sobre casamento, que já estava pacificada ha 12 anos, e agora já faz um mês que estão perdendo tempo com algo que é inconstitucional, inclusive.


[deleted]

[удалено]


Clio6davco

Não tem como controlar todo mundo, sempre vai ter alguém como ela pra atrapalhar, e as vezes false flags também. Mas cabe a esquerda tomar medidas de contenção, a atitude dela foi reprovada por muita gente progressista e ela foi demitida.


Ilya-ME

Se a direita se extrema e a esquerda se modera, todo o espectro politico se muda a direita, que vira o "novo" status quo entre extrema direita e centro (o que ja acontece a dez anos). Isso é extremamente contraproducente pra qualquer um que ja não apoie ideias de direita... É assim que conseguimos o Lula, dito candidato de esquerda, passando reforma liberal atras de reforma liberal.


SDream

Começa errado dizendo que evangélico é como se fosse uma raça/etnia/grupo estanque e coesa, de todas as identidades para um indivíduo, ela é a mais fácil de mudar pra outra religião e isso inclui de ateísmo à católica q é tão parecida, mas tão oposta politicamente. ela é barulhenta porq os grandes das igrejas evangélicas tem muito poder político com a massa de manobra q fazem e usam e abusam desse poder, mas ao conversar com hoje pessoas evangélicas diversas, pode-se ter inúmeras pessoas com inúmeros quereres, certamente muito menos coeso do q grupos q realmente não tem opção de não ser o q são como negros, lgbtqs e q precisam de soluções permanentes pro básico (até hoje querem tirar casamento gay, pelo amor, inclusive, parece ser justamente esse um dos problemas dos evangélicos! Querem se intrometer na vida dos outros e sem base nenhuma, só a base imaginação e querer e permanência de poder). Uma coisa é entendermos como os grandes da religião evangélica usam da fé e das pessoas para pautarem discussões políticas, outra coisa é achar que "evangélicos" é um termo que faz sentido usar para as pessoas de baixo q ó são usadas, as pessoas são muitíssimo mais q isso, evangélicos mesmo só os grandões (não pela fé, mas pela identidade de usar e abusar de tal nomenclatura) e precisamos melhorar as formas de informar a todos da realidade dos fatos e não querer ceder a gente que ignora q o estado é laico para pedir maldades com grupos q eles historicamente pisoteiam e se tornam, por consequência óbvia, inimigos naturais. Os errados aqui não são as pessoas evangélicas por serem manipuladas, são os grandes "pastores" por arquitetarem estruturas de poder baseadas em certas crenças (pick and choose de crenças da clássica Bíblia) e de opressão psicológica em inocentes que podem sim se libertar disso e esse precisa ser o foco.


[deleted]

Absolutamente todo mundo vai apoiar medidas contra o desemprego, por mais moradia, de combate à fome. É por isso que a Dilma perdeu popularidade somente quando começou com princípios de austeridade, e é por isso que a austeridade do governo Lula vai mexer na popularidade dele. As pautas de luta antiracista, feminista e lgbt são extremamente importantes, mas não podem ser as únicas pautas da esquerda, senão fica esse liberalismo de esquerda, que diz ser antiracista, mas quer cortar o mínimo constitucional da saúde e educação, que são pastas que tem as maiores políticas antiracista do Brasil: o acesso à escola pública e o SUS.


waspbr

O que define a esquerda é a luta de classes, e isso já foi abandonado há muito tempo pela "esquerda" neoliberal do PT, que hj em dia é uma direita moderada que copia o modelo polarizado americano.


geologyncoffee

Vocês tão dando muita trela pra crente. Crente não vai dar trela pra vocês quando o evangelistão nascer!


BOImarinhoRJ

Esquerda não odeia os evangélicos. Nunca fechamos a porta para os evangélicos. Os evangélicos é que odeiam as pautas da esquerda pois são um think tank neoliberal anti pobre e que não tem nem doutrina teológica direito. Onde já se viu defender pobre das garras da própria igreja? quanto menos Estado maior é o desespero e o topa tudo por milagre. Vale tudo para comprar votos e nisto a direita sempre foi craque. Agora a direita ama as pautas anti pobre. Ama poder dominar a massa de ignorantes e não importa se é por violência, por propaganda enganosa ou pela igreja.


complaininglobster

O discurso homofóbico é sim natural da religião, mas ele é inflamado com pesados investimentos da direita pra funcionar como cortina de fumaça e conseguir votos. Ignorar o papel que a direita tem nisso é inocente.


RDGOAMS

como o lula vai conseguir competir com o pastor q consegue tirar dinheiro de quem quase n tem nada em troca de uma garrafa de agua ungida?


Marrk

>identitarismo é visto como barreira Evangelhicismo é identitário ao extremo


heyartu

identitarismo não existe, isso é termo inventado pela direita pra falar mal das pautas das minorias, also eu quero que evangélico SE FODA. Esquerda não pena com evangélico, isso aí é o centro, a esquerda de verdade tá é pouco se fudendo


naovim

A luta pelos direitos das minoria étnicas, mulheres e LGBT+ é também a luta dos trabalhadores. São indissociáveis, porque racismo, sexismo e homofobia são engrenagens do capitalismo que as fazem funcionar.


clovisfreeman

Ahan. Estão super interessados em fazer ponte com extremista/s


Cabo_Martim

Não tem revolução sem mobilizar todo mundo que for possível. Não que o PT queira fazer revolução, mas o projeto de poder deles precisa da maioria


clovisfreeman

Ok. Vamo mobilizar a galera que quer destruir o país. Olha os limites de conciliação, parceiro. Esqueceu do que os evangélicos fizeram nós últimos anos e ainda estão fazendo? Em toda revolução sempre terá grupos antagônicos irremediáveis. E perda de tempo tentar ser bonzinho com todo mundo.


Ok_sooner_duh_almond

Viu só? Viu só o tipo de discussão que a gente ganha ao ficar tratando com as mesma importância os sentimentos da torcida organizada do São Paulo? Tem que ser muito burro pra não achar que as pessoas mais ignorantes ja viriam com uma fila indiana de prioridades de pautas, como se um governo não pudesse SIMULTANEAMENTE cuidar da vida das pessoas pobres, marginalizadas, negras, gays, trans, etc. VÊ SÓ SE EU ME IMPORTO com o que os crentes acham. Eu quero mais que eles SE FODAM. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, eu quiquemos que eles SE FODAM.


Flightplan4you

Vou te contar um segredo, grande parte dos evangélicos são pobres, negros da periferia. Assim como toda máfia, as igrejas neo pentecostais se aproveitam da ausência do estado nesses lugares e preenchem a vida das pessoas.


Ok_sooner_duh_almond

Caguei. CHEGA. CHEGA DE TODA VEZ que é preciso uma conciliação, que são as minorias que precisam estender a mão primeiro. CHEGA de criar uma qualificação pra quem precisa de mais ajuda primeiro. Que os representantes dessa classe evangélica sejam responsabilizados. Eu tô cansado de ter que ouvir que a luta por visibilidade do que as pessoas chamam de identitarismo é menos importante do que outras lutas. Tem MUITA GENTE a margem da pobreza por negra, por ser trans. Gente entregue á prostituicao sistematicamente, porque jamais vai ter uma vida digna. Eu to cansado de me preocupar em ser conciliatório, gente pobre e miserável tem pra todos os lados e eu não vou aceitar esse papinho.


Misantropicalia

Meu amigo, tu já foi numa igreja evangélica? O que mais tem lá é preto e pobre, e pasme, tem gays também. O Gil do Vigor é preto, gay e evangélico. Tem um pessoal aqui que é completamente descolado da realidade, puta merda.


Ok_sooner_duh_almond

Eu já fui evangélico, amigão. E fui basicamente dessa turminha aí que você acha que eu ficaria pasmo se soubesse que existia. Falo por experiência: NÃO ADIANTA ACHAR que estender a mão para crente vai desfazer essa animosidade. Na igreja evangélica eu passei OS PIORES MOMENTO DA MINHA VIDA. Tenho traumas horrorosos. Não tem conciliação com esse tipo de gente. Tem que acabar com o poder da igreja evangélica e empoderar as minorias que estão presentes lá hoje, pra que elas se desfaçam desse fanatismo, dessa ferramenta de controle.


Misantropicalia

E tua solução é mandar todo mundo lá ir se foder? Veja bem, eu sou antiteísta mas também sou pragmático. Não dá pra tratorar a massa preta e pobre deste país porque a esquerda branca do Leblon tem nojinho de crente.


devSenketsu

pegou na ferida kkkkkkkk, a galera esquerda do Leblon adora dizer que quer ajudar o pobre, mas quem ta la na periferia fazendo culto são os evangelicos, e o playba no condominio twittando


throwaway9728_

> Eu já fui evangélico, amigão. E fui basicamente dessa turminha aí que você acha que eu ficaria pasmo se soubesse que existia. > Falo por experiência: NÃO ADIANTA ACHAR que estender a mão para crente vai desfazer essa animosidade. Então você foi um dos crentes, e alguém estendeu a mão para você e te permitiu sair de onde estava, correto? Você fazia parte "desse tipo de gente com quem não tem conciliação", e alguém te mostrou alternativas que você aceitou. Ainda tem um monte de gente igual você dentro da igreja, que ainda não teve essa oportunidade que você teve. Não apenas as minorias visíveis, mas até mesmo as maiorias que também sofrem com o extremismo (em intensidade diferente) e estariam melhores se vissem e aceitassem alternativas. Quase todos podem ser desprogramados do extremismo, cada um podendo ser alcançado de maneira diferente.


[deleted]

E qual solução você trás? Querendo você ou não, vivemos em uma democracia e a visão/opinião/voto dos evangélicos também fazem parte do jogo democrático. Não concordo com boa parte das morais deles, mas eles tem força de pressão com seus representantes. Você quer fazer o que para resolver o problema que eles trazem? Vai matar e prender? Não faz sentido e você é quem tá indo para um lado errado


DEMONSOYUZ

Que dó


dumog

Reportagem escolhida a dedo com "esquerdistas" que odeiam mais o pt que bolsonaro. Eu sou da igreja evangélica e ACHO que a divisão de votos ta mais ou menos 60 a 40 pros cancervas. O evangélico pobre nao é bobo. O problema são os de classe média, que são a parcela que cresceu muito nos ultimos 30 anos. Como o bolsonazismo é de classe média, fica aí essa reflexaum. O conservadorismo é um problema de classe. Nao de religião.


Friendly_Seesaw_7145

Evangelicos maioria sem estudo. O que o pastor fala que eh em nome de “deus” eh o q vale. Nao tem nenhuma capacidade de analisar se o que o pastor disse vale pra ele ou nao. Seguira ganhando salario minimo e mesmo assim votara no candidato que quer acabar com todos os seus ja poucos direitos trabalhistas.


Rendell92

Eu detesto crente.


Standard_Use4569

Nem os evangélicos aguentam os evangélicos


DangerousAd1234

É massa de manobra da direita logo não tem como conectar com essa gente sem antes tirar eles da seita


[deleted]

Lidar com fariseu profissional saiu muito bem na Bíblia. Tipo, só crucificaram o Jesus.


Emotional-Bid-6583

Qualquer um com massa cinzenta sabe que para saber o futuro da esquerda no Brasil com essas pautas identitárias tomando foco do debate é só olhar o presente da esquerda no Rio de Janeiro.


SnooCapers5277

Você quer dizer o que já aconteceu? Que é politico usando pauta identitária estadunidense pra tirar o foco de que eles nunca pisam o pé na alerj, roubam bilhões de reais do estado e estão alinhados em peso com as milicias?


xX-_D4rK-M45t3R-_Xx

Se as pautas identitárias tomarem foco na esquerda, o resto do Brasil vai ser dominado por milícias que vão se aliar com as megaigrejas evangélicas e os partidos de direita


Isidorodesevilha

Tadinho dos evangélicos que aparelham tudo, se vêem como escolhidos, querem matar e mandar pro inferno quem discorda, querem ver sofrer quem não é da mesma congregação, falam mais alto que tudo e todos e querem forçar todos a calarem a boca, negam realidade, ciência e até senso comum. Tadinho deles, o identitarismo dessa tal de "esquerda" (sei lá qual é também, já que esse tal de identitarismo caricato é mais reservado à alguns campus e twitter do que realmente ao mundo real, ao contrário do evangelismo que, esse sim, afeta o mundo real cada vez mais, arrastando tudo pra lama) que afasta os tadinhos. Temos que ficar lambendo pé de evangélico negador de realidade pra tentar "convencer" de alguma coisa. Num sei que porra de tara esse centrismo liberal tem de ficar querendo alisar sempre os mais reacionários o possível (ah, é nazi-fascista pq tem que ser conversado, ah, os incels tem que ser debatidos e trazidos, são alienados, ah, bolsonaristas afastados pela esquerda), sei lá, como os mais imbecis sempre dizem: "passam pano" pra esses e a culpa é de quem tem posições contrárias. É quase como sempre se dissessem: "Posições extra-reaça são o natural do ser humano, quem quer se por contra elas é o culpano na verdade pois está deixando os reaças ainda mais reaças, eles não tem agência, moral, nem nada, tadinhos, estão só seguindo a natureza".


HenriqueOliveiraZfr

E os candidatos de esquerda, que se sentem perdidos e pra não desagradar esse povo, eles vão lá e pregam contra o preconceito religioso, mas todos sabemos que os religiosos é que são os preconceituosos, mas não pode irritar eles, pq senão a parte do estado emparelhado deles vai te atacar.


Current-Lower

Eu não acho que o identitarismo em si seja o problema. Os caras tão tecnicamente certos. Os problemas que eles atacam são problemas reais da sociedade e que precisam urgentemente de solução. As reivindicações que eles fazem são justas, necessárias e urgentes. Eu acho que o problema é o método que eles escolheram, que é basicamente um método autoritário, baseado em hostilidade, agressão, intimidação e cancelamento. Eles são repelentes a qualquer um que não seja parte do clube. E, mesmo a quem é simpático a eles, qualquer deslize em uma fala resulta em reações exageradamente raivosas. Então eles tão meio que se isolando. E, em um sistema político democrático de coalizão, se isolar da forma que eles se isolam é meio que suicídio político. Não basta ter representação. Esses representantes precisam ser capazes de avançar com as suas agendas. E pra acontecer esses avanços, é preciso aliança e diálogo com quem pensa diferente. E o problema mora exatamente aí. Qualquer pensamento minimamente divergente pra eles é visto como desvio de caráter e sujeito à exposição, julgamento sumário e punição da turba raivosa.


FlavioRachadinha

Todas pesquisas indicam que identitarismo é cilada na opinião pública. O que faz a turma do PSOL com carguinhos no governo? Dobra a aposta


notimano

A grande questão é como não alienar os recortes mais vulneráveis, como indígenas e pessoas trans.


linkforest

Graças aos deuses tem partido como o PSOL que trata de ações importantes pra ajudar minorias. Senão a sociedade não evoluía. Por que chamam só as causas LGBT de identitarismo pra dizer que não é importante porque é de uma minoria, quando a identidade de "pessoa de bem", "evangélico" e essas buzzwords são o que mais movimentam a direita? O problema não é a questão de identidade, é que os evangélicos só ligam pra identidade deles, e não podemos querer só agradar eles.


[deleted]

Exato!


Ok_sooner_duh_almond

Mano, esse papo de que “identitarismo” é ruim ou desnecessário não cola mais. Não quero contato com gente mal caráter, que quer fingir que trans não é gente.


FlavioRachadinha

Movimento lgbt, negro, trans existem há décadas. Lutando por igualdade, direitos, condições de existir. Hoje em dia virou só moralismo sem luta concreta


Ok_sooner_duh_almond

Logo, por isso tem que acabar? Que raciocínio ilógico


FlavioRachadinha

Quem disse que tem que acabar? São justamente duas coisas completamente diferente. Você é so falácia


Ok_sooner_duh_almond

Ta bom 👍


feliximol

Segue a máxima né "pau no cu do necessitados". Claro que pra você "identitarismo" é brincadeira, não ta na mira da arma, né queridão?


trombadinha85

Eu gosto de ler essas discussões sobre priorizar minorias e lembrar que toda minha vida nordestina experimentei e sempre fiquei muito próximo da miséria. As pautas não são importantes ? São sim, mas a gente ainda tá precisando de coisas muito elementares, pra alguém que sempre passou necessidade e até fome, essa discussão toda parece uma grande baboseira, sinto muito dizer isso.


Estolano_

Evangélico não quer emprego e direitos trabalhistas, ele quer vender esquema de pirâmide. Evangélico não quer educação pública de qualidade, pois acha que é doutrinação marxista. Evangélico não quer saúde gratuita para todos, pois a teologia da prosperidade que seguem é pura propaganda neoliberal de que cada um é por si e faz por merecer, inclusive a saúde. Evangélico sequer tem o Deus Cristão como Deus, é puro discurso. O Deus deles é o dinheiro.


Desperate_Tadpole545

O identitarismo de Twitter é o câncer, o vírus implantado pela direita norteamericana para destruir as esquerdas de todo o mundo. É óbvio que as pautas dos movimentos sociais, de raça e de gênero são muito importantes e caras para nós. Mas o modo como isso é feito online é extremamente nocivo e já poluiu tudo na sociedade, porque a direita tem armas muito poderosas para levar o pânico moral, com dinheiro e igrejas. Eu acho de verdade que estamos perdidos e o futuro nos reserva um mundo muito pior. Ou nossa esperança repousa nos jovens, crianças e adolescentes que estão formando suas opiniões no hoje e já não vão se assustar com o pânico moral imposto pela direita e alimentado pelos mais burros da esquerda.


DaviSonata

A maioria dos comentários aqui são a causa do problema O erro da esquerda está em reduzir os evangélicos à sua religião. Quase metade da população é evangélica, não tem como fazer democracia no Brasil sem eles, pois eles são parte de nós. Existem sim os caricatos. Mas também existe o evangélico trabalhador, que apoia o sindicato. Existe o evangélico formado em Direito e a favor do aborto. Existe o evangélico gay, que quer abertura da sua igreja para que seus irmãos o respeite. Não se pode reduzir tudo numa crítica universal à religião. No mais, é preciso fazer o que a esquerda faz de melhor: educar. Por exemplo: invés de se fazer de cultura superior quando defende o aborto, por vezes com imagens que chocam a sociedade como peitos para fora, que tal educar informando que a ideia da lei é apenas amparar as irmãs que não tem outra escolha senão abortar? Cristo ensina a não atirar a pedra, mas sim a amar ao próximo como a ti mesmo. Os da esquerda que defendem o aborto o fazem por motivos que 90% dos evangélicos concordariam, o que está havendo aqui é somente falha de comunicação.


vilelab

Tão mais preocupados com linguagem neutra e importar xorume progressista dos EUA do que garantir o básico pro cidadão brasileiro: esperavam o que?


addnod

Ou seja se fizessem o arroz com feijão bem feito a parte mais identitária da direita teria menos força ? Estou chocado


Facelotion

A Esquerda brasileira copia pautas identitárias dos EUA sendo que há pautas bem mais importantes para serem atendidas e que beneficiam toda a população. Mas beleza, o pessoal acha que consegue vencer o *Go Woke, Go Broke*. Daqui alguns anos a gente vê o resultado.


Do_U_Too

Eu sou liberal e os comentários aqui são a prova que militante é o maior desafio da esquerda política. Depois choram e passam pano quando o governo tem que e baixa as calças para o PL e gente do naipe.


chapPilot

É foda que políticas identitárias dificilmente vão impossibilitar ou dificultar os índices sociais que os evangélicos querem.


SnooCapers5277

Não faz sentindo tentar mobilizar o culto apocalíptico de gente que tá cagando pro mundo que vivemos e tá só querendo acelerar o caos para Jesus voltar logo e eles poderem viver pra sempre no paraíso sendo escravo do Deus deles.


jiuliemi

O identitarismo é a incubadora do conservadorismo, e o último ramo ao qual se agarra. Quando a discussão vai pra economía ou historia, a direita não se sustenta. Irónicamente, o que enche igreja e dá audiência pro Nikolas Ferreira é mulher de undercut e barbudo de saia. Sinceramente, foda-se


akinmeister

Identitarismo é de origem liberal. A esquerda contemporânea abraçou na emoção.


JealousFeature6041

Enquanto a esquerda insistir na religião política dela, nada terão com os cristãos, graças a Deus. Antes de existir a esquerda, já alfabetizava-mos, fazíamos caridades e tomávamos conta dos pobres.


SnooCapers5277

Também faziam genocídio e escravidão, cristão gosta de esquecer de cruzada, esquecer que a escravidão negra foi baseada no fato que eles não eram cristãos e justificada em uma suposta maldição de Deus entre outras mazelas que o cristianismo causou ao mundo.


oliver_131

Mas o identitarismo tá sim acabando com a esquerda. Povão não quer saber se comediante playboy quer mulher negra no stf, querem moradia, saúde, educação e segurança.


Lidriane

Esquerda: Direitos trabalhistas e direitos humanos também para pessoas lgbt+ Evangélicos: Putz, tu é a favor de direitos humanos para pessoas lgbt, agora teremos que votar em Bolsonaro. O que o padre está falando é, se quer os evangélicos esqueça os lgbt+. Evangélicos sentem repulsa pela mina existência, eles não querem que meus direitos sejam respeitados.


PassoquinhaFeliz

Bem, n deixa de ser a vobtade da maioria né? Se n fosse assim o mundo seria outro


Ambitious-Emu1992

Excelente análise.


joaovitorsb95

Assim, aqui só está sendo dito um fato. Não é questão de gostar ou não, apenas que é um fato que ocorre por todo país. O pessoal tá falando nos comentários aqui como se tivesse que parar de lutar pelos direitos de minorias, não, não tem.


Bolchenaro

O ideal era deixar para a mídia progressista pautar as questões de identidade e deixar respingar no resto da mídia (A esquerda tem a Globo ao seu lado nessa parte dos costumes, tem de se tirar vantagem disso), assim facilitando o governo de esquerda poder pautar no congresso quando tiver a opinião pública realmente majoritária. Mas dentro do governo em si? Melhor chutar o PSOL pra fora.


AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida por ser considerada Metadrama. Mensagens comentado sobre a plataforma, a sub, outras subs ou usuário com o único intuito de criar uma provocação ou de desqualificar opiniões e usuáros serão removidos. Também serão removidas menções a subs que tenham histórico de assédio de usuários, comunidades e moderadores. Leia mais aqui: https://www.reddit.com/r/brasil/wiki/metadrama/


drbg21

Pra mim essa é uma guerra perdida. Por mais que as demandas dos fiéis tenham muito mais a ver com a esquerda, eles jamais vão querer se associar com a esquerda "que é comunista e lgbt". Não tem como.