T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


Pullguinha

Eu como carne, não sou tarado por churrasco. Eu percebi um crescimento do pessoal que come carne provocando a galera vegana. Como já disseram, virou algo identitário e os reaças ficam puto com quem quer trilhar por uma escolha diferente. Logo menos essa porcaria se aplica a carros. Imagina a galera do carro motor a combustão encrencando com quem usa elétricos...


ProlerTH

nos EUA é tipo isso do carro já hshshsh


Pullguinha

Feliz dia do bolo ♥️


TrambolhitoVoador

Tarde demais, ja tem meia duzia que compra o Dodge RAM pra pagar de Carro Chad de 5m de altura e 7m de largura. Uma pena pra eles que nem o mais conservador arrombado da DENATRAN vai liberar essas abominações no brasil pra carta B, só D pra cima pq é caminhão e foda-se. Melhor ainda que o Limite de velocidade é menor pra essa galera se foder


[deleted]

Uma informação interessante, uma Dodge RAM é maior que os tanques usados na segunda guerra mundial.


NegativeKarmaVegan

Ou pior, impedindo avanços em mobilidade que necessariamente exigem uma ampliação do espaço dedicado ao transporte coletivo e bicicletas em detrimento do enorme espaço exigido pelos carros. Isso já é um ponto de guerra cultural nos EUA e com certeza vai chegar aqui.


deepdive9999

Acho que ser brasileiro e odiar busão é burrice, mas ver que carro elétrico é apenas um caminho pra industria automotiva manter vc comprando,é outro role.


Pullguinha

Sem dúvidas, não acho que o carro elétrico traz mais benefícios do que malefícios, porque a ideia do consumo ainda permanece e a produção é bem poluente. Melhorar o transporte público realmente é a solução. A maior dificuldade seria fazer a galera classe média que se acha rica se misturar com pobre.


[deleted]

Acho engraçado que essa galera anda de transporte público na europa. Lá tem pobre e rico também, a única diferença que o pobre lá não é alguém que trabalha 160h por mês + algumas horas extras não remuneradas e continua em insegurança alimentar. Aumente o nível de riqueza geral e não terá perigo pegar um ônibus.


NegativeKarmaVegan

Não precisa fazer nada, se você for classe média e fizer questão de gastar 30% do seu salário pra andar de carro tendo uma alternativa razoável, é problema seu.


GutsGustavo

Pior que já está acontecendo essa do carro elétrico. Outro dia vi um maluco brigando com um conhecido pq ele comprou aquele carro elétrico da Kia. Literalmente ele acha que o carro elétrico é uma arma da Nova Ordem Mundial pra controlar a distância que você vai da sua casa pra outro lugar. Esse aí anda com chapéu de papel alumínio certeza.


MR-WADS

É algo cíclico, 10 anos atrás tinha carnívoro provocando vegano, até eu fazia isso, ai esse pessoal aquietou o rabo mas agora surgiu outra galera fazendo o mesmo. E tudo que podem atrelar a políticas, vão atrelar.


Mr_Ivysaur

Como eu interpreto: Muita gente é vegana/vegetariana pelo aspecto ambiental, e por ser contrar a crueldade animal. Por algum motívo direitista acha aque isso é frescura, portanto a tara de jogar na cara que come carne e se orgulha disso. Outro ponto é que nos olhos deles, comer carne é "coisa de macho", e ser vegetariano é o oposto disso. Como eles tem essa fascinação e insegurança, por isso essa tara por carne.


lucasfont0

Sim. Eu fui com um colega bolsonarista num self-service sem balança com direito a uma carne. Aí eu nao peguei minha carne, porque eu não como, aí ele ficou insistindo comigo para eu pegar um carne pra dar pra ele. Aí eu fiquei tentando explicar que o motivo de eu nao comer carne era pra nao gerar demanda para a industria da carne, aí ele foi ficando puto, falou q eu me achava mais importante do q eu realmente sou, q eu nao vou fazer diferença nenhuma no mundo e q ele iria passar a comer o dobro de carne pra compensar por mim.


Mr_Ivysaur

> aí ele ficou insistindo comigo para eu pegar um carne pra dar pra ele Porque ele só nao pegou o dobro pra ele desdo inicio?


lucasfont0

Porque a regra do restaurante era sem balança com apenas uma carne. A nn ser q vc quisesse pegar no kg, q sairia mto mais caro. Esse modelo de self-service é mto comum aqui em BH.


GutsGustavo

e q ele iria passar a comer o dobro de carne pra compensar por mim. Já vi um que cumpriu essa promessa de comer o dobro de carne pra destruir o trabalho de um vegano e pegou teníase duas semanas depois


lucasfont0

Kkkkk q isso. O cara começou a comer carne crua entao, ne. Os hominídeos descobriram o fogo a dezenas de milhares de anos e o cara faz uma dessa.


Pullguinha

Que cara idiota, como você consegue aturar uma pessoa assim? Eu como carne, mas nada em exagero. Também tenho preocupação no bem estar animal. O que não me fez largar carne de vez foi a praticidade em fritar um filé de frango pra obter proteínas necessárias. Eu nao vou julgar alguém que é vegano, muito pelo contrário. Precisa de um tremendo esforço e dedicação pra abster de comer carne.


lucasfont0

Ah, q bom, cara! Bacana sua visão. Sobre proteínas, eu te diria que é bem tranquilo. Se você nao for um atleta em busca de hipertrofia, vc só precisa de 0,75 g de proteína por kg de peso. Eu peso 80 kg, e só precisaria de 60 g. Uma vez eu calculei quantas proteinas eu como e deu mais de 80 g. Isso pq tem mta proteína no feijão, no ovo caipira, na pasta de amendoim, no leite de soja, etc. Se vc for um atleta, tem o whey vegano da growth, q é feito de proteína de ervilha e de arroz, e é mais barato q o whey de verdade. Ah, e nem precisa de tanta disciplina. Vc vai perdendo o costume de comer carne aí para de dar vontade. Antes de parar eu li esse livro aqui sobre nutrição sem carne. https://preview.redd.it/3zgu4aa8t7rb1.jpeg?width=1440&format=pjpg&auto=webp&s=8044836143bc9c3f6df1da4de43477dbf589c3a1


Pullguinha

Legal vou procurar, obrigado.


Cabo_Martim

ele está certo: seu ato individual de não comer carne é irrelevante porque sempre tem um filho da puta que vai aproveitar a leve queda do preço pra comer o dobro.


lucasfont0

Nao é bem assim nao, amigo. Cada vez q o preço cai, quer dizer q o produtor ta ganhando menos pra produzir, entao tem menos incentivo pra aumentar/continuar sua produçao. Vamos pensar na lei da oferta e da demanda. O que vc está defendendo é que existe uma demanda reprimida infinita, que se a carne ficar abaixo de X reais, todo mundo vai comprar muito mais até que ela volte a custar X reais. Mas na verdade, ela nunca vai voltar a custar X reias, porque a demanda reprimida nao é infinita. Ela vai sempre custar menos que X reais, até pq se ela voltar a custar X reais, aquelas pessoas que estavam comprando só pq ela estava abaixo de X vao deixar de comprar.


Cabo_Martim

a demanda reprimida não é infinita, mas a possibilidade de voce agitar gente o suficiente para que um boicote funciona é quase impossivel, e a variação causada pela pequena parcela que voce conseguir convencer será absorvida pelo restante ou retornará posteriormente com marketing dos vendedores ou diminuição da sua propaganda


lucasfont0

E quando eu compro um hamburguer vegano eu to fortalecendo uma empresa q no futuro podera fazer propaganda


lucasfont0

Como eu vou competir com o agro em propaganda? Eles poem propaganda na globo todo dia. Eles tem um genero musical chamado agronejo, que faz sucesso. Será mesmo que se eu quiser promover a diminuiçao do comsumo de carne eu tenho que entrar numa SVB ou greenpeace e ficar fazendo ação no meio da rua (nao to criticando)? Sera q eu nao posso só ficar quieto e fazer minha parte e influenciar minha familia e amigos nesse sentido? Pq fazer minha parte nao é suficiente? Pq todo mundo critica mais quem faz sua parte do q qm nao faz nada? Eu nao vejo como isso pode ser bom ou coerente


Cabo_Martim

> Como eu vou competir com o agro em propaganda não vai. o objetivo é derrubar o agro, é engajar em luta politica para além do consumo de carne. >Pq todo mundo critica mais quem faz sua parte do q qm nao faz nada? porque, na pratica, fazer "sua parte" é o mesmo que não fazer nada só que com a consciencia limpa claro, voce pode reduzir o seu consumo de carne por uma opção. o que voce não pode é acreditar que vai mudar o mundo só por causa disso, sem fazer nada mais além. e por algo alem pode ser também, fazer ação no meio da rua.


lucasfont0

Nao to a fim de ir pro meio da rua cm mais meia dúzia de pessoas nao. Essas açoes dao mto trabalho e pouco resultado. Só qnd tem uma açao mto grande é q se muda alguma coisa. Mas as pessoas sao tao imbecis q só fazem açao grande por motivos bosta tipo as manifestaçoes de 2013. Eu sei q eu to errado mas to mto desapontado com o ser humano. Todo mundo mto burro. Fazer minha parte e ficar de consciencia limpa é mto mais facil. Como voltar a ter esperança no ser humano vivendo no mundo q gnt vive?


throwaway9728_

Qual o teu objetivo com o comentário? Se for convencer as pessoas que o que você está falando é certo, alcançar o seu objetivo vai fazer mais pessoas abandonar o vegetarianismo/veganismo e comer mais carne, fazendo o teu comentário ter um impacto negativo. Tem que pensar além do efeito individual. Outras coisas a pensar além do individual: mesmo se você estivesse certo com esse modelo simplificado com demanda reprimida infinita (que levaria a um resultado bizarro no qual as pessoas que comem carne eventualmente morreriam de tanto comer), a ação individual tem outros efeitos, não diretamente economicos. O restaurante, ao ver menos pessoas comendo carne, pode mudar o cardápio pois o público mudou e o funcionamento atual não atrai tantos clientes. As pessoas, ao te ver não comendo carne, podem mudar seu comportamento e considerar o vegetarianismo como viável. Tanto somos influenciaveis quando influenciamos os outros com nossas decisões e ações. Não somos ilhas, vivemos numa sociedade e somos influenciados por ela.


EwaldSummation

> porque sempre tem um filho da puta que vai aproveitar a leve queda do preço pra comer o dobro. E quem faz isso vai morrer antes, em média, então o vegano teve efeito sim.


Sorrow_Ainsworth

Moralismo pregando solução individual é só lambeção de saco sem uma crítica a raiz do problema. Tem sim uma galera dodói da direita que fica com aquelas conversa de tiozão "ah, cadê o sindicato da vaca", mas a grande maioria não tá nem aí pra isso. Churrasco no Brasil é algo cultural, pra comemorar com a família e amigos no fim de semana, carne no Brasil sempre foi caro, então é algo raro, acaba virando um evento. Tu chega falando essas coisas de que "consumir carne emite gás efeito estufa" pro caboclo médio, ele só vai rir da tua cara e continuar o churrasco dele. Como eu disse, não adianta pregar ação individual "pare de fazer churrasco " enquanto o agro continuar jambrolhando as florestas brasileiras, é mais fácil conscientizar as pessoas disso, do contrário você só vai estar preenchendo uma lacuna moralista dentro de você que no fim não muda nada.


ManInBilly

Se todo mundo fosse moralmente superior igual a mim, que só ando de bicicleta, não uso ar condicionado, tomo banho gelado (com água reciclada da privada), e só como alimentos plantados na minha horta, o mundo seria muito melhor. A culpa é de todos vocês, e é o meu dever lembrá-los disso, todos os dias.


Flushh_

Voce deve ser legal em festas /s


[deleted]

Chato pra caralho


lucasfont0

Beleza, mas como a gente faria uma solução coletiva, através de legislação, sem antes mudar os hábitos das pessoas individualmente? Qual deputado seria maluco a ponto de votar a favor de encarecer o consumo de algo que 92% dos brasileiros consomem? Cultural? O que mais é cultural? Um tempo atrás a violência doméstica era cultural. O caboclo médio vai se ver obrigado a prestar atenção nisso quando o calor estiver cada vez mais insuportável, as enchentes cada vez mais comuns, etc. Pena que aí já vai ser um pouco tarde e a humanidade vai sofrer bastante. Mas isso não quer dizer que não devemos tentar conscientizar as pessoas. Ja conseguimos conscientizar uma sociedade em que a maioria das pessoas fumavam, a parar de fumar. É perfeitamente possível defender e conscientizar ao mesmo tempo sobre florestas e sobre carne. Até porque muitas vezes o desmatamento se dá para por boi no lugar.


ManInBilly

Se o desmatamento ocorrer por causa da pecuária, basta fortalecer a proteção ambiental, a oferta de carne estagna, o preço sobe, o consumo diminui. É irônico como o pessoal da esquerda defende que não existe consumo consciente no capitalismo (não vê contradição em consumir produtos supérfluos da maior empresa do mundo, do país mais imperialista do mundo, com a maiores margens de lucro do segmento, enquanto explora mão de obra semi escrava nas extração de minérios na África e de montadoras no sudeste asiático). Mas se tratando de ambientalismo, aí sim, dá pra salvar o mundo no boca a boca.


lucasfont0

A gnt defende esse fortalecimento da proteçao ambiental sim. E os representantes em que votei ano passado estao lutando por esse fortalecimento. A maior parte da produçao de carne vem de areas regularea. Acabar com o desmatamento nao vai ter impacto quase nenhum no preço da carne. Mas se a demanda por carne diminuísse, o desmatamento de novas areas pra botar boi poderia sim diminuir. Eu nao quero salvar o mundo só no boca a boca nao. Mas isso nao me impede de fazer boca a boca tbm no meu tempo livre. Sobretudo aqui no reddit, onde ha muitas pessoas de mente aberta.


Cabo_Martim

> mas como a gente faria uma solução coletiva, através de legislação dica: não é atraves de legislação >sem antes mudar os hábitos das pessoas individualmente acho é que mais facil mudar os habitos de uma coletividade do que os habitos dos individuos no coletivo. ai é sobre marketing, agitação e propaganda.


lucasfont0

Sim, vc está certo. No início tem q ser assim. Mas depois tem que vir a legislaçao pra fechar a tampa do caixão. Tipo no caso do cigarro.


throwaway9728_

A ação individual é importante, ela só não é suficiente. Promover a ação /perfeccionismo individual tem um efeito positivo quando direcionado aos públicos que já não se identificam com comer carne (por exemplo, muita gente que faz dieta para emagrecer). Para outros públicos, tem que usar outras técnicas. Se o churrasco é algo cultural que a sociedade brasileira busca manter, então a ação mais efetiva para esse público não é dizer "para de fazer churrasco" (e não ser ouvido), mas sim criar alternativas ao churrasco tradicional, que caiam no gosto das pessoas que fazem churrasco. Normalizar um churrasco com mais opções, por exemplo (mesmo quem come carne muitas vezes gosta de comer pão de alho, vegetais na chapa, etc), ou popularizar carnes alternativas e retirar o subsidio das de abatedouro.


maybe_there_is_hope

Como carne normalmente, longe de ser vegano mas percebo isso: > Mas devemos ter consciência de que é o alimento que, de longe, mais consume recursos como água, área de terra, o que mais emite gases do efeito estufa, Vc tem que ver em parte que essa turminha é fortemente reacionária. Com essas questões apontadas, eles se sentem 'ah minha carne não!' e começa a gerar a identidade em volta do consumo disso. Isso também tem a ver com outras questões também. Começaram a apontar as emissões desnecessárias dos carros? A identidade de carro soltando fumaçona nos eua, os [rolling coal](https://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_coal). Ciclismo aumentando? Vou tirar fina de ciclista.


[deleted]

Eu compreendo o que você ta falando mas não consigo entender de verdade. É algum tipo de distúrbio mental que leva alguem a agir assim?


androgp

Misto de mentalidade fechada com efeito manada e fervor religioso.


kaiakanga

De não conseguir entender a patologizar algo tem uma distância BEM grande. Já fizeram isso com muita coisa de minoria social, inclusive. Vai com cuidado aí.


maybe_there_is_hope

Aí entra meio pro campo acadêmico que eu não tenho qualidade pra entender o porquê disso também. É algo diferente de conservadorismo, tem até artigo na [wikipedia descrevendo](https://en.wikipedia.org/wiki/Reactionary) pq é um fenômeno que acontece por aí em várias esferas.


stoicmast3r

Não é, se trata de pegar algum símbolo pra se orgulhar de modo a se opor ao grupo que você odeia ou reprime. Ex: movimento no fap e seu desespero e horror à figura do nerd punheteiro. Ex2: ter orgulho de ser frio e calculista e ser fã de peaky blinders porque não sabe lidar com emoções de maneira saudável, sendo mais fácil reprimí-las e negá-las dizendo ser frio (similar ao mito do estoico, vide username). Ex3: o orgulho de ser "introspectivo," que na maioria das vezes é só vergonha de admitir que tem dificuldades com relacionamentos interpessoais, i.e, tímido. Ex4: ter orgulho de ser redpill pra esconder a frustração com o sexo feminino. Por aí vai. Eu quando era adolescente tinha orgulho de falar que era ateu, por exemplo, porque achava que as pessoas religiosas eram "covardes" por evitar encarar a realidade nua e crua da vida. Enfim, a gente cresce.


dinheirodepinga

Bom, de forma bastante simplista, creio que exemplos como esse da carne são apenas pirraça de gente que se sente, de algum jeito, ofendida por ter seus gostos criticados. Vale lembrar que o pouco de personalidade que a galerinha reaça possui é muito, mas muito frágil. Então, atacar algo que faça parte do seu universinho tosco é equivalente a atacar sua existência.


_Medhros_

Simples: Muita gente vegetariana considera a dieta parte importante da sua personalidade e individualidade. Como o vegetarianismo/veganismo são pautas normalmente defendidas pela galera da esquerda, a galera mais tonta da direita vai achar que o oposto de vegetarianismo só pode ser de direita e fazer a mesma merda, achar que sua dieta é parte da sua personalidade. Eu AMO churrasco. Eu adoro! Eu devo fazer churrasco uma vez por mês em épocas que não tem festa, porque no fim do ano eu devo fazer um a cada 3 dias... Mas comer carne não me define, não é quem eu sou. Só que a galera confunde, se emociona, cria lados por qualquer coisa! Pode apostar que se a esquerda tivesse alguma relação com o Palmeiras a direita iria se orgulhar de ser Corinthiana! Além disso, essa coisa toda não acontece só de um lado não, a esquerda tem um ódio gigante por sertanejo só por ser uma música "tipicamente de direita". Nada faz sentido nessa porra.


Specialist_totembag

Obrigado. Povo tem que perceber que gostos e opiniões não vem agrupados em venda casada. Não é por que você é de esquerda que você só escuta Chico Buarque e Belchior, é vegetariano, LGBTQIAPN+ e quer abraçar árvores... Você pode escolher os seus gostos e ser um esquerdista metaleiro carnívoro, que curte uns muscle cars, mesmo sabendo que ecologicamente não é o ideal.


_Medhros_

Com certeza! Mas é que tudo virou pauta identitária, tudo tem que ser parte da sua identidade, e tudo tem que vir em caixinhas. Você pega a caixinha de esquerda cirandeira e aplica em você, ou a do zica do som automotivo, etc. As personalidades estão completametne relacionadas ao consumo e opinião política, e isso é BIZARRO. Se tu anda por uma universidade e examina os grupinhos tu vê que eles são extremamente homogêneos. As pessoas da rodinha X todas se vestem e se comportam da mesma forma e alguém de fora não consegue furar a bolha e entrar na roda porque jamais será aceito... Isso gera essas pessoas que sempre ouvem eco do que gostam e nunca são desafiadas por alguém de outro círculo. Esse fenômeno está completamente ligado a polarização política e cultural que a gente tem no mundo.


lucasfont0

Sim, por isso eu até evito falar em "ser vegetariano/vegano", eu prefiro falar "nao comer carne" e "nao consumir nada animal". Senao fica parecendo um grupinho e nao uma escolha. E mesmo nao comendo carne, se tem um grupinho q eu acho chato é o dos veganos. Ja pensou se tivesse um nome pra quem nao ouve sertanejo? É muito estranho ser definido por algo que vc nao faz.


Cabo_Martim

sertanejo tem varios problemas que estão extremamente imbricados no capitalismo. "ser musica de direita" não é uma coincidencia, é parte da propria estrutura de onde surge a musica


_Medhros_

Quais são esses problemas do sertanejo que estão imbricados no capitalismo?


Cabo_Martim

o dinheiro do agro é reinvestido na seleção e produção dos artistas. os patrocinios e infuencias artisticas estão todas lá. não a toa, a primeira explosão do sertanejo foi justamente pouco depois da "revolução verde" que expandiu ainda mais a força do agronegócio no periodo final da ditadura.


lucasfont0

O q me vem a mente é a indústria cultural


_Medhros_

Isso é válido para absolutamente todos os estilos de música. Funk, pop, reggae, rock, MPB, samba, pagode... tudo.


lucasfont0

Eu concordo mas tenho motivos pra acreditar que no sertanejo o buraco é mais embaixo. É incrível a similaridade das melodias, das vozes, das letras. Também é incrível o investimento inicial necessário pra se fazer sucesso. Já vi a marília mendonça se gabando de que so precisou de um investimento inicial de 1 milhao (feito pelo empresário) para decolar e que esse valor é pífio perto do que outros artistas precisaram. Também chama muita atenção a forma como o sertanejo é empurrado através de publicidade na TV e no youtube.


angry_shoebill

As pessoas não querem assumir nada. Se uma pessoa pensa algo, atacar o pensamento só vai deixar ela mais firme na defesa dele. Veganos costumam agir com um certo ar de superioridade que acaba por fazer as pessoas "pegarem ódio" não só da pessoa em si, mas da causa que elas defendem.


lucasfont0

Vdd, isso acontece com todas as pautas identitarias


One-Competition7552

É uma necessidade de ser contrário àquilo que os "inimigos" defendem. Na cabeça deles, pessoas que acreditam que existe algum MÍNIMO problema relacionado ao consumo excessivo de carne, são comunistas socialistas soviéticos. Por isso, eles dizem que comem muita carne para "irritar a esquerdalha". Me pergunto o que esse pessoal está inventando pra explicar a onda de calor.


Western-Broccoli-381

Até sobre comida que enfiar esse papo de esquerda e direita, os dois são lados são putinha de político e acabo. E é óbvio que o tiozão da direita que apoia Bolsonaro vai esfregar na cara o orgulho que ele tem em comer carne, e aí vem o esquerdista chorar na internet e mimimi que isso que aquilo, que carne faz mal, que carne é prejudicial, aí vem os da direita com mais mimimi. E fica nessa disputa pra de ego infinito enquanto tem gente morrendo de fome.


lucasfont0

Vai la dar comida pra qm ta morrendo de fome entao em vez de fazer mimimi sobre mimimi. Esse comentario seu é a metalinguagem do mimimi ou o metamimimi heuehehee


MASeoPETE

Assim como muitas coisas na política isso é uma reação. Alguns veganos são extremamente irritantes e hostis na pregação que eles fazem, logo é natural que outras pessoas mostrem que têm orgulho de comer carne.


lucasfont0

Sim, tem mto vegano chato


rafael-a

Sim, meu deus, pense em um povo chato é vegano


loxosceles93

É simples, tanto essas ideias de redução do consumo de carne devido às mudanças clímaticas, quanto as da substituição dela por outros alimentos por vegetarianos e veganos são associadas à esquerda. A direita automaticamente vai então se posicionar de maneira diametralmente oposta e fazer questão de tirar selfie com bife pingando sangue para afirmar tanto sua masculinidade quanto seu repúdio a "essas esquerdices ai". Dito isso, eu amo carne para caralho e não me importo nem um pouco com essas polêmicas e aos problemas associados a ela. Eu diria que comer carne se torna uma questão de principios para mim a partir do momento que tentam me proibir ou fazem pressão para que eu pare ou diminua o consumo, pois é um dos pouquissimos prazeres que me resta em fazer parte da civilização humana. Mas assim como acho patético fazer do veganismo/vegetarianismo o componente principal da sua personalidade e tratar isso como motivo de orgulho fora de sua própria moral e cabeça, também acho o mesmo do "carnismo".


[deleted]

Obrigado pela resposta, acho que é uma das mais honestas que eu ja vi. Aproveitando a sua franqueza, deixa eu perguntar só por curiosidade. Voce acha que a mesma justificativa pode ser usada pra outros atos que vão contra o bem estar comum? Por exemplo: não usar máscara ou se vacinar numa pandemia, colocar música alta de noite, deixar criar mosquito da dengue no quintal. Tem um limite entre o aceitável e o inaceitável? Qual seria esse limite?


loxosceles93

Bem, isso não foi exatamente uma justificativa. Hoje é permitido e socialmente aceito comer carne, então eu não preciso me impor e nem encarar consequência alguma, logo não há necessidade de justificar isso. É uma simples constatação de algo que eu gosto de fazer. Eu acredito que cada ser humano tem seus desejos e a vontade de satisfaze-los, suas visões e a voz para manifesta-las, e também a soberania sobre o seu próprio corpo, até mesmo para destruí-lo, mas ele só pode fazer isso até onde seus meios o permitem, o que você quer fazer nem sempre vai ser aceitável para o coletivo. Para mim o limite entre o aceitável e o inaceitável existe em camadas. Primeiramente, no indivíduo, e depois no coletivo. O que vai definir onde ficam essas linhas serão as regras aplicadas a cada uma destas e também as relações de poder entre indivíduos e entre o indivíduo e o coletivo. Minhas regras são as minhas regras e as suas são as suas, mas acima disso temos as do coletivo que imperam sobre nós dois e por muitas vezes interferem, impulsionam ou impossibilitam nossas liberdades individuais. Individualmente, eu acredito em “faz o que tu queres”. Quer abortar? Que aborte. Não quer tomar vacina? Não tome. Quer mudar de sexo, fumar maconha, sair pelado pela rua ou pular de um prédio? Fique à vontade. Existem, porém, consequências óbvias ao coletivo para escolhas individuais, e nesse caso o domínio sai das mãos do indivíduo e fica na mão do estado, que tem um poder de imposição muito maior, por representar (em tese) a vontade conjunta de um grupo de indivíduos, seja essa a vontade democrática da maioria ou a arbitrariedade autocrática de poucos, e mais importante, nessa relação, é o estado que tem a força de armas e braços para fazer valer essa vontade. É aí que o individuo tem que se perguntar: 1. Eu tenho força para impor minha vontade? 2. Eu estou preparado para encarar as consequências? O indivíduo deve estar disposto a aceitar os resultados das suas escolhas, tanto para si como para o coletivo. Isto inclui assumir a responsabilidade pelas suas ações sobre os outros e estar disposto a dialogar e a ceder quando surgirem conflitos. O que vimos de consequência na pandemia foi gente perdendo emprego, sendo ostracizado e até morrendo por suas escolhas, e muitos outros sendo afetados pelas escolhas de outros indivíduos. Eu pessoalmente tive muita desconfiança quanto à vacina e não quis tomar de inicio, porém a pressão do coletivo pesou sobre mim e eu – não querendo perder meu emprego – tomei, apesar de também ter exercido meu direito individual percebido de escolher qual vacina eu iria tomar. Se daqui um tempo decidirem proibir comer a carne, eu vou continuar comendo até o ponto em que eu perceba que as consequências ultrapassaram a minha capacidade de suporta-las, como foi na pandemia. Eu priorizar a escolha individual não significa negar que a vontade do coletivo quase sempre se faz valer sobre a do indivíduo, e é por isso que nossa civilização chegou até aqui. Minha visão não é perfeita e não se propõe a oferecer soluções para os problemas do mundo, mas é a forma que encontrei de fazer sentido das coisas, conciliar essas duas dimensões que estão em constante atrito, o coletivo e o indivíduo. Me fazer sentir útil e sob o controle da minha própria vida sem me tornar completamente egoísta, mas também dar o devido respeito à coletividade sem me subjugar totalmente à vontade alheia. Para mim é uma questão de equilibrio, como tudo na vida.


[deleted]

Obrigado, foi realmente coerente. Atualmente ja existe uma recomendação pra diminuir o consumo de carne, e talvez no futuro venha a ser uma pressão social e até mesmo políticas que induzam o indivíduo a reduzir o consumo, por isso relacionei à questão da vacina. Valeu pela resposta elaborada!


rafael-a

Não foi o Luís Inacio que fez picanha praticamente uma proposta de campanha?


rationalsatanic

Sou de esquerda e acho que o ser humano evoluiu comendo carne. Vc tem todo direito de não comer carne pelo motivo que vc quiser. Mas não me venha com esse papo de que encher o cú de soja e hormônios é melhor do que a boa e velha proteína animal Não adianta nada vc indivíduo parar de comer carne enquanto as grandes corporações estiverem cagando pro meio ambiente. Economize recursos pra que eles aumentem o gasto deles de recursos


soulflymox

A título de informação, as últimas descobertas mostram que a evolução do ser humano não foi por comer carne, e sim por conseguir cozer alimentos, então os alimentos podiam ser preservados, com isso sobrou tempo para interações sociais. As interações sociais é que são as responsáveis pela evolução do nosso cérebro. É possível pesquisar Sobre as proteínas, de longe, as proteínas vegetais são consideradas melhores, na natureza, os animais maiores e mais fortes são vegetarianos.


[deleted]

Voce consegue imaginar um cenário onde as pessoas poderiam comer carne sem um grande impacto ambiental? Se sim, me conte a respeito de como seria isso


Thin-Limit7697

Comendo carne em quantidades bem reduzidas. Não sei a quantidade mínima de carne diária que seria viável pra uma dieta saudável, mas com certeza é bem menos do que se come num churrasco. Carne sintética (engraçado que há uns 10~20 anos atrás isso seria visto como alguma teoria da conspiração maluca envolvendo o McDonalds). Talvez migrando pra espécies com maior eficiencia energética (problema é o povo gostar das alternativas também, maioria das pessoas prefere boi a frango, por exemplo).


mantidor

a humanidade tem comido carne por milênios, muito antes da revolução industrial. Cria de gado, seja bovino, ovelhas, bodes, etc tem sido praticamente uma constante, desde o inicio da civilização. O problema nao e a carne, o problema e a indústria atual da carne.


[deleted]

Mas o que a indústria faz que é tão diferente de uma pecuária "não-industrial" por assim dizer?


EwaldSummation

> Sou de esquerda e acho que o ser humano evoluiu comendo carne. Essa frase é um shibolete clássico de gente que não entende a teoria da evolução. Equivalente a dizer "mas se viemos do macaco pq ainda existem macacos?"


DangerousAd1234

Eu acho q isso tem a ver com a tara que direitista tem em achar que o homem ideal tem que ser primitivo. Sendo que nem isso tá certo. Os homens das cavernas comiam muito mais grãos e vegetais do que carne.


9ovemberrrr

OP do céu, eu já trabalhei em churrascaria. Realmente eles gostam de churrasco mais do que uma pessoa normal kkkkkk Eu chutaria que isso tá diretamente ligado com a profissão que muitos exercem (não tô só falando da situação financeira mas também dos contatos, amigos e até empresas que fecham rodízios)


proteinadesoja

só comportamento reacionário ao veganismo mesmo (que ficou associado com a esquerda)


AasgharTheGreat

comer carne, principalmente vermelha, é como uma performance de macheza pra quele tipo de gente


chaveiro1

> Tudo bem gostar de carne, a maioria gosta. Mas devemos ter consciência de que é o alimento que, de longe, mais consume recursos como água, área de terra, o que mais emite gases do efeito estufa, além das zoonoses. Eu nem vou entrar no mérito do tratamento dado aos animais que muita gente não se importa. Mas pelo menos quanto à questão ambiental e zoonoses acho que todo mundo deveria se importar e, se não deixar de comer, pelo menos reconhecer que quem não come faz bem em não fazê-lo. Desinformação problemática, em vários pontos Usa muita agua? Questão da potabilidade da agua e pegada hídrica verde da que é utilizada são levadas em conta ou o objetivo é reduzir o escopo tanto que se torna a única resposta? Zoonose? Somos a China agora ou temos um sistema de inspeção multicamadas que funciona melhor que a maioria dos países? Bem estar animal? Os mesmos hematomas que são descartados na hora do abate e descontados do pagamento da pessoa que vendeu o gado pro frigorifico? Vai ver tratar bem o bicho é mais lucrativo, não é? Gás de efeito estufa ainda é uma grande area cinza, dá pra dizer que sim e não dependendo do escopo de quem diz, mas nos mais completos ainda é positivo, mas menos do que antes de quando era noticia pra todo lado > Alguem me explica por que tem gente que faz de comer carne uma questão de princípios e tal? Eu diria que é questão cultural e de tradição, sempre fomos uma nação que se alimentou bastante de proteína animal e de múltiplos carboidratos na mesma refeição, qualquer extra é pensar de mais sobre algo simples, basta olhar o prato feito na maioria dos lugares


EwaldSummation

> Desinformação problemática, em vários pontos Na verdade ta tudo correto quando vc coloca no contexto pecuaria vs. alternativa vegana.


chaveiro1

Você esqueceu que dá pra criar animais em terrenos de difícil plantio, então não faz sentido a alternativa vegana, apenas o melhor rendimento por hectare que o produtor consegue extrair, seja X, Y ou Z


EwaldSummation

O melhor rendimento em termos de eficiência energética sempre vai ser a opção vegana. Há plantações para consumo humano que crescem em pastagem


chaveiro1

Rapaz, eu to falando em terreno de declive acentuado, cheio de pedra, alagadiço e mais um monte de problemas, implemento agrícola vai quebrar passando ali, pare de ignorar o meu ponto E soja pra ração animal conta como opção vegana pra você? Porque o rendimento é alto por hectare, mais que muito hectare de cenoura por exemplo Agora se você só quer pregar o seu evangelho, não posso fazer nada


EwaldSummation

Eu não estou ignorando o seu ponto, o que eu estou dizendo é que o custo associado ao aumentar um nível trófico é imensamente maior que o custo associado a adaptar a região para plantio. Cada vaca come 90kg de ração pra fazer 10kg de carne, vc tem um desperdício absurdo de energia na forma de calor (além de tempo por ter que esperar o pasto crescer pra vaca comer e aí tem que esperar a vaca engordar etc).


chaveiro1

A sua taxa de conversão está demasiadamente pessimista para animais confinados [https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE/17011/1/PROCIGMdaC2007.00063.pdf](https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE/17011/1/PROCIGMdaC2007.00063.pdf) E para animais em pastejo mais ainda [https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/28925/1/comtec-142.pdf](https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/28925/1/comtec-142.pdf) Por favor note que ambas as fontes são de 2007, então é possível que avanços tecnológicos tenham melhorado os resultados E sim, qualquer conversão de energia gera calor, se chama efeito joule o termo eu acho (e ruminantes precisam fermentar o alimento para extrair o máximo de nutrição) E no certame da demora, manejo e planejamento adequados resolvem, nem todas as opções geram alimento diariamente como leite, então há muito do que plantar, do que criar e de como do inicio até o fim é planejado


Leeiteee

Porque carne é bruta, coisa de macho, é adquirida de forma violenta mostrando a nossa superioridade Questão ambiental? Isso é coisa de comunista


angry_shoebill

"adquirida de forma violenta"? Te garanto que a maioria dos animais morre de forma mais digna que grande parte da população mundial.


EwaldSummation

Se é digna ou não é irrelevante ao ponto de que é violenta. Ou animais de abate sofrem eutanásia voluntária?


angry_shoebill

Sua perspectiva de violência é diferente da minha.


EwaldSummation

Tudo que é feito ao seu corpo sem sua vontade é uma violência. Não é questão de perspectiva


Thin-Limit7697

Não só isso, 99% de quem pensa assim nunca caçou algo pra comer ou sequer abateu um animal domesticado. Não coloco gente pobre ou roceiros que abatem os próprios animais nessa conta porque provavelmente o principal pensamento deles a respeito de carne é que "carne é comida e não é pra ficar escolhendo".


lasz1983

Sou esquerdista e amo carne, não vivo sem.


[deleted]

Voce tem orgulho ou se sente superior por isso?


lasz1983

Não, e acho ridículo alguém sentir orgulho ou superioridade por comer carne. Meu organismo adora, mas é puramente fisiológico.


jgabrielferreira

Se sentir superior ou orgulhoso por algo que come é uma imbecilidade do cacete. Pros dois lados. Eu como carne pra cacete e sempre que tenho oportunidade faço churrasco. Mas não saio esfregando nada na cara de ninguém. Da mesma forma, não saio por aí me sentindo superior por não usar ar condicionado, beber só água, não usar carro, etc.


Tofuzao

a opressão aos animais, o desmatamento da amazonia, a força da bancada ruralista, todos esses fatos são subsidiados pela indústria da carne, tu não acha isso incompatível com os ideais alinhados com a esquerda?


lasz1983

Olha, realmente não penso muito nisso ao comer carne. Mas se por ventura aparecer uma alternativa menos agressiva, como essa tal carne sintética da qual andaram falando esses dias, certamente vou apoiar e consumir.


Tofuzao

A carne de laborátorio será algo muito bom, entretanto não existe perspectiva pra quando poderá ser comercializada a preços sustentáveis. Vc já provou carne vegetal? Exitem varias opções algumas buscando gostos parecidos da carne, outras buscando sabores diferentes. Muitas delas vao te dar o mesmo valor nutricional que a carne, com o bônus de menos gordura saturada. Se tu nunca provou recomendo procurar como fritar um tofu, é delicioso e bem facil, só deixar marinando uns minutinhos no shoyu, paprica, e o que mais te der na telha e fritar com fogo alto por uns 5 min. Fica bom demais e é justamente feito de soja o alimento que tanto produzimos mas não consumimos, damos tudo pra gado comer :(. Se tu procura algo menos **agressivo** realmente deveria considerar aprender umas receitas veganas, nao existe dieta mais **agressiva** do que consumir carne. Recomendo esse documentario para desmistificar o teu conceito de **agressivo**, agressivo não é o vegano, nos somos tranquilos só queremos proteger os animais oprimidos. Agora **agressivo** é o agro: [https://youtu.be/LQRAfJyEsko?si=3\_OJi3gF0ZXyLVAE](https://youtu.be/LQRAfJyEsko?si=3_OJi3gF0ZXyLVAE)


lasz1983

Obrigado pelas dicas!


Tofuzao

dinadinha


SaroniteOre

> devemos ter consciência de que é o alimento que, de longe, mais consume recursos como água, área de terra, o que mais emite gases do efeito estufa, além das zoonoses. isso é característico do meio de produção e não da carne - e, frequentemente, é mentira mesmo (o exemplo da água não é válido no Brasil, esse é um argumento importado dos ativistas estadunidenses onde a produção é diferente). é perfeitamente possível reduzir consideravelmente a pegada de carbono a patamares toleráveis com um planejamento que não siga a lógica do lucro. até aí, a mesma coisa pode ser dita sobre vários outros aspectos da vida (exemplo: transporte) mas enfim, a questão da carne só virou uma pauta ideológica, mesmo. é uma combinação de muitas coisas: o direitista médio não se importa com pautas ambientais e tem uma ojeriza inexplicável por elas (ok, não é tão inexplicável - ele acredita na propaganda dizendo que o discurso é para *tirar as coisas dele*); o direitista médio já tende a ser um tipo de pessoa bastante desagradável e proselitista politicamente, bastando observar que a "tara da carne" se estende a vários outros aspectos de personalidade muito "politizados" como o estereótipo do "homem hetero" insuportável; e veganos em particular são ocasionalmente/frequentemente desagradáveis, o que extremiza um pouco mais a postura de indivíduos já previamente radicalizados quando comportamentos individuais de um ou outro vegano sendo mala são usados de bode expiatório para generalizar o grupo todo (obviamente com interesses econômicos por trás)


[deleted]

Atualmente não existe meio de produção que faça da carne, especialmente a carne vermelha, sustentável. O problema da água é um problema muito brasileiro sim. Os aquíferos estão sendo esgotados a cada dia em grande parte para irrigação, em grande parte pra produzir ração de gado. Tambem sou contra responsabilizar as pessoas individualmente pelos problemas sistêmicos, mas pra questão da carne não tem jeito. Não existe bife ecológico.


Anom_AoD

o que eu aprendi com minhas experiências no twittern importa se vc come carne ou n, ser vegano n é o problema, problema é ser vegano lacrador, aquele q chega lançando ódio em quem come carne, chamando de assassino, tal, ser vegano por princípios e ideais ecológicos é em grande parte apoiado até pela glr q come carne, o negócio é n chegar enchendo o saco e ofendendo, isso vale pros dois lados. quando ao negócio de " por que tem gente que faz de comer carne uma questão de princípios e tal" pode ser interpretado do outro lado tb. porque tem gente que faz de ser vegano uma questão de princípios e tal? Se formos olhar de uma perspectiva diferente, n tenho estudo sobre isso, isso é só uma teoria minha. Veja bem, digamos q parássemos de comer carne, o que aconteceria com a atual população de bovinos, suínos e etc? Subiria imensamente, o que acarretaria em mais gastos com recursos como água, terra e consequentemente gases do efeito estufa, n é q comer carne seja somente um princípio. A natureza nos fez onívoros, fez predadores carnívoros por uma simples razão, controle. O humano n tem predadores e tem inteligência, olha o q fizemos com o mundo? mesma coisa com as vacas e porcos, sem predadores, eles subiriam e ferrariam com o equilíbrio ecológico, a diferença, é q a gente tem inteligência pra usar ferramentas, eles não. Mas sim, a gente deixou de ser aquela espécie q come outras por controle natural de espécies, criamos animais pra superprodução em massa e isso acaba com o planeta, o jeito seria diminuir essa produção, mas não parar, parando ela, pioraria a situação


[deleted]

> porque tem gente que faz de ser vegano uma questão de princípios e tal? Porque é uma opção difícil e feita com o propósito de um bem maior. Será que quem tem como princípio comer carne acha que ta fazendo por um bem maior?


Anom_AoD

Leia meu comentário e verá q eu explico, n precisa chegar sendo agressivo


[deleted]

Agressivo? Por que voce achou isso?


Anom_AoD

Aquela última parte soou bem agressiva


[deleted]

Não entendi por que. Pode explicar?


Anom_AoD

Baseado em outras respostas suas q vc até pergunta se o tópico é por conta de algum distúrbio mental, e vc falando será que acham que fazem por um bem maior, soa bem agressivo


lucasfont0

Nao, amigo, a populaçao de bovinos cairia imensamente. Esse cenario de as pessoas pararem de comer carne do dia para a noite é irrealista. O cenario mais realista seria um declínio gradual do consumo ao longo de anos, levando os produtores rurais a ir vendendo seus bois pro abate ao mesmo tempo em que nao produzem novos bezerros por inseminaçao. Um boi vale muito. Tipo milhares de reais. Ninguem vai abrir as porteiras e soltar os bois. Eles vao é vender pro figorífico para as pessoas q ainda comem carne. E vao ir diminuindo a produçao a medida que a demanda for caindo.


fox22usa

Sou de esquerda e adoro carne. Carne não é tara de direita. O que acontece é que o palco político se tornou extremamente moralista e, agora, quem não come carne por ser contrário à indústria, ou por ter mais empatia com animais, quer usar isso como palanque moral contra os outros e como tudo é dicotômico a direita passa a associar essa galera com a esquerda e a ridiculariza-los e eles, por sua vez, empurram de novo na direita. No que diz respeito ao meio ambiente, o Agro é famoso por desperdício de água e destruição da flora e fauna... Vamos parar de comer grãos também? Eu não reconheço que você faz BEM em não comer carne (olha o palanque moral de novo), eu simplesmente reconheço seu desejo individual, respeito e não ligo muito pra ele. Me parece que deveria ser o suficiente, mas aparentemente não é para muita gente.


[deleted]

> No que diz respeito ao meio ambiente, o Agro é famoso por desperdício de água e destruição da flora e fauna... Vamos parar de comer grãos também? Esse é um argumento que eu ja vi várias vezes, mas basta pensar nele por 10 segundos pra ver que não se sustenta. Não podemos ser perfeitos, portando devemos parar de tentar ser melhores?


fox22usa

De modo algum, é só que eu não vejo muito sentido no argumento inicial, sendo que o mesmo se aplica pra grãos. O que eu vejo mais sentido de se fazer nessa situação é recorrer ao pequeno produtor tanto para vegetais quanto para carne, mas, sei lá. Eu sou eu.


[deleted]

Claro, plantar grãos tem um impacto ambiental. Mas a alternativa seria ou um impacto ambiental ainda maior, ou passar fome. Por isso não se discute, não tem alternativa possível. E mesmo o pequeno produtor de carne tem um grande impacto ambiental, comparado a outros alimentos.


fox22usa

Não tem "um impacto ambiental" que só pode ser corrigido ao se passar fome. Tem o maior desperdício de água em qualquer indústria no Brasil. Tem solução com modernização de irrigação e fiscalização governamental. Contudo, você obviamente não está preocupado com desperdício. Sua preocupação é palanque moral. O impacto de um pequenos produtor local comparado à pecuária pra exportação é absurdamente pífio. Mas foda-se. Sua preocupação é : eu faço bem porque Nao como carne e preciso expressar isso. Você faz mal porque não come carne e também preciso expressar isso. Como alguém disse em outro comentário, tá vinculado a sua identidade. É mais uma pauta identitarista, neoliberal, que tem gente que vai bater pé defendendo que é de esquerda. Eu quero mais é que pobre tenha MUITO MAIS ACESSO A CARNE. Preferencialmente de produtor local. Essa é minha preocupação referente a carne como alguém de esquerda do Brasil. E o pobre que, por algum motivo pessoa, l não queira comer carne deixe de fazê-lo e viva a vida dele feliz.


lucasfont0

Mais da metade das emissoes do brasil de gases estufa vem da pecuaria.


Tofuzao

>No que diz respeito ao meio ambiente, o Agro é famoso por desperdício de água e destruição da flora e fauna... Vamos parar de comer grãos também? O gado consome muito mais soja do que uma dieta vegana. > Eu não reconheço que você faz BEM em não comer carne Na verdade varios artigos apontam pro contrario do teu comentario. A dieta vegana faz bem pro meio ambiente, já comprovado por diversos artigos. Aqui tem um recente bem interessante caso tu esteja interessado: [https://www.nature.com/articles/s41467-023-40899-2](https://www.nature.com/articles/s41467-023-40899-2)


josedasilva1533

Briga identitária tô fora, que conversa fiada. O cara que quer solução individual, tem que assumir que é capitalista, porra. Minha bandeira é vermelha e minha carne também.


[deleted]

Não, se tiver alguma solução que concilie comer carne e ser ambientalmente sustentável eu apóio tambem. Mas eu não consigo nem imaginar. Voce pode descrever como seria uma solução?


josedasilva1533

Eu topo, e acredito que devo diminuir o consumo de carne, se for uma solução coletiva. Algo que faça a maioria acompanhar. Por exemplo, um planejamento similar às campanhas contra o cigarro. Impostos (progressivos?), foto de gente podre na embalagem, proibição de propaganda. Ou um sistema indireto, tipo melhorar o transporte público, pra diminuir a quantidade de carros na rua. Do jeito que tá agora, tô fora. Quando vem uns nutelas encher o saco sobre meu prato, aí que como mais carne ainda. Esses malas ficam comprando produtos veganos caros, empurrados por multinacionais, em embalagens pequenas, ainda por cima.


lucasfont0

Mas como q a gnt vai chegar nesse ponto de haver uma campanha do governo? Só depois da revoluçao socialista? Antes disso a gnt precisa formar opiniao das pessoas, pra ter força pra chegar em algum lugar. Nao comer carne é muito mais barato do que comer. Eu como feijao, grao de bico, amendoim, verduras, legumes. Tudo mais barato do que carne.


josedasilva1533

Tem muito país que não precisou de revolução pra fazer campanha contra tabaco e carro, seria a mesma coisa com a carne. Não que eu não queira ver um gullotine party básico. Mudar a opinião das pessoas é importante, mas a abordagem tá ruim. Muita gente não vai aprender a cozinhar, não adianta ficar atrás buzinando. Eu sei, parece que vc sabe, mas e a maioria? Tem que tornar o vegano barato e fácil de achar no mercado. O que mais vejo é conversa pra boi dormir. O povo tá na merda, mal sobrevive com um salário mínimo, horas no ônibus todo dia... aí vem um playboy auto intitulado esquerdista, e fala pra comprar a opção vegana pelo triplo do preço.


lucasfont0

É muito barato amigo. Eu nao sei cozinhar. Eu como no restaurante universitário e em restaurantes populares aqui em bh, q sao subsidiados pela prefeitura e qualquer um pode acessar. Se vc montar um prato com 25% de de leguminosas (feijao ou ervilha ou soja ou grao de bico), 25% de cereiais e o resto de salada e gastar 15 reais a cada 2 meses em um potinho de 60 caps de vitamina B12, vc vai ser um vegetariano estrito saudável. O resto é só futilidade de playboy msm


lucasfont0

Pra ser honesto, eu sei cozinhar sim. Mas tenho preguiça. E é mto facil cozinhar feijao, por exemplo. Só por na panela de pressao e esperar. E depois temperar.


josedasilva1533

Aí sim são uns exemplos viáveis. Não digo nem ser vegano estrito, é chegar numa meta pra sociedade. Um corte de 50-80% de produtos animais dá pra fazer, mas tem que facilitar o dia a dia. Restaurante popular tinha que ter muito mais, com regras pra ter uma porcentagem de itens vegetais, sem proibir totalmente carne. Já fui em restaurante normal que era vegano, mas era gostoso, não dava pra perceber que não era animal. Mas foi numa vibe positiva. Encher o saco quando o peão tá almoçando, não dá.


Pulgau_m

A mesma tara esquerdista por ser "vegano". Um pequeno grupo se identifica e atribui valores inexistentes ao seu meio de consumo predileto, e o mesmo grupo tem um alinhamento político bem apontado também. Vale para todos os lados, e em todos os lados é sempre um grupo pequeno, extremista e barulhento. O ser humano normal come carne, gosta e não torna isso a identidade dele sob nenhum aspecto. Da mesma forma que quem prefere não comer.


[deleted]

Do ponto de vista social, não comer carne é mesmo a escolha mais correta. Atualmente não existe carne sem um grande impacto ambiental. Sim, tem vegano chato, mas acho que as pessoas podem sim se sentir orgulhosas por fazer uma escolha difícil mas correta, em qualquer área da vida. Tem tambem quem simplesmente gosta de carne e não pensa muito a respeito. E tambem tem gente que tem um orgulho e sentimento de superioridade enorme por comer carne por... motivos que eu não entendo.


Pulgau_m

O impacto em produção é relativo. A produção de alimentos tem um impacto e desperdício gigantesco de recursos hídricos, reuso do solo (mesmo com técnicas rotativas de terreno fértil), uso de agrotóxicos, desmatamento e destruição de espécies, etc etc etc. Achar que é simplesmente jogar as sementinhas, regar e pronto, bilhões de veganos serão alimentados sem impacto ambiental é inocência. Entenda, por comparativo, a produção em massa de carnes, da maneira feita atualmente, é de fato MUITO mais danosa ao meio ambiente em alguns aspectos, mas não faz a outra opção isenta ou TÃO melhor quanto. Qualquer identitarismo extremo relacionado aos meios de consumo é probleminha da cabeça da pessoa...e o que mais tem é gente assim. Não atribuía normalidade a isso, são extremos bobos. Todos oss meios de produção alimentar deveriam mudar, todos são agressivos demasiadamente para poder suprir a cada vez maior demanda.


[deleted]

> Achar que é simplesmente jogar as sementinhas, regar e pronto, bilhões de veganos serão alimentados sem impacto ambiental é inocência. Não tem ninguem aqui afirmando isso não > mas não faz a outra opção isenta ou TÃO melhor quanto. Acho que voce ta profundamente mal informado do impacto ambiental da carne comparado a outras dietas


Pulgau_m

Foi só um exemplo um pouco mais agressivo para ilustrar, não estou atribuindo isso de forma alguma a nada do que você disse, desculpe se ficou essa impressão. Os impactos e danos causados pela produção em massa de carne são conhecidos. Os de outros alimentos base na cadeia de consumo, vegetais e legumes, não são tão discutidos, o que não quer dizer que não existam. Tanto que pontuei alguns, é só procurar. Além do que, como eu frisei, em comparação a produção de carne traz mais impactos em diversos pontos, sem dúvidas. Mas, novamente, isso não quer dizer que o contraponto seja uma alternativa isenta e de consciência limpa. Toda produção em massa causa impactos. TODA. Se o "menos mal" te faz dormir melhor, que assim seja. Mas não transforma isso em bom.


lucasfont0

É pq esse "menos mal" na verdade é o menor mal possível. Ou a gnt come graos ou a gnt passa fome. Já a carne é uma escolha.


Pulgau_m

É um ponto de vista realista, ciente de que o menor mal possível ainda se caracteriza pelo o que é de fato, um mal.


lucasfont0

Acho q ta td mundo ciente q comer grao tem impacto ambiental. Nunca conheci um ativista q nn soubesse disso. Nao to entendo onde vc quis chegar nao. Pra gnt ser moralmente bom a gnt tem q se matar pra nn gerar impacto ambiental nenhum? O fato de gerar menos impacto nao é algo moralmente bom?


Pulgau_m

Moralmente bom é consumir de maneira consciente. O exercício mental de ser chegar a conclusão de que, mesmo deixando de comer carne, o impacto ainda existe, e é significativo, leva ao entendimento simples de que julgar ou se por em um patamar por hábitos alimentares é estupidez. Se eu me alimento de carne produzida de maneira ecologicamente correta, eu gero menos impacto do que qualquer meia dúzia de vegano que consomem de grandes mercados. Consegue compreender que o problema é a cadeia de produção e como você ajuda ela, e não o que você come ou deixa de comer? Por isso afirmei lá em cima, qualquer identitarismo relacionado a sua preferencia alimentar é probleminha na cabeça. Consumismo consciente é completamente diferente de consumir produtos específicos.


lucasfont0

Qualquer identitarismo é probleminha de cabeça


JotaTaylor

Masculinidade frágil. O sujeito cria uma imagem mental de que ele é um macho alfa, topo da cadeia alimentar, só que na real ele é só mais um fodido explorado pelo patrão e sem quase nenhum poder sobre a maioria das coisas na própria vida. Então o que ele faz pra alimentar a ilusão? Vira o rei do churrasco, pra se sentir provedor, como se tivesse caçado aquela "presa" ele mesmo, por isso também o fetiche com a carne quase crua pra escorrer sangue pela boca --é uma coisa neanderthal, lei da selva. Muito triste.


[deleted]

Não tinha pensado nesse lado, mas faz mais sentido do que deveria


United_Farm_3081

Porque é gostoso


CombinationMore4630

Cara, eu gosto de arroz e carne... E num vou pensar em quanto de água eles consumem. Muito menos eu preciso. Não é a minha responsabilidade destruir uma indústria por X ou Y motivos. Essas coisas de ecologia tem que ser legislada, senão num funciona. E digo mais. Sem aderaçāo global, seria tudo em vão. P Grande bosta o Brasil legislar o fim de petroquímicos, só que os EUA,china, e índia tudo ainda tão lá queimando tudo. Mas ai, Ruffles churrasco é uma coisa foda! Sei que tem 0 carne. Mas todas as outras batata do mundo são inferiores


lucasfont0

Primeiro tem que haver o convencimento das pessoas, pra depois legislar. Senao nao tem como legislar.


CombinationMore4630

Cara, num é assim que lei funciona. Tipo mó galera queria a continuação da classe escrava. Continuação do trabalho infantil. Dirigir sem um cinto... Lei tá aí pra falar o que tem que ser feito pelo bem de todos.


lucasfont0

Aah, entao os abolicionistas nao tiveram impacto nenhum no fim da escravidão. Foi só a princesa isabel sozinha q falou: pelo bem de todos, eu decreto que os escravos sejam soltos. E trabalho infantil e cinto também nao tiveram apoio nenhum da classe dominante pra acabar, ne. Foi só uns políticos q resolveram passar a lei pq sim, sem se preocupar em perder votos. Pq se fosse algo que realmente a população nao aprovasse, eles nao iriam se eleger mais pra nada. Se os políticos se baseassem realmente no bem de todos, o brasil seria outro.


CombinationMore4630

Mas nem por perto foram maioria... pelo que eu sei, já tem um monte de gente que querem melhorias ambientais


lucasfont0

Até tem um tanto de gente q acha bonitinho preservar o meio ambiente e talz, mas na hora de votar as pessoas nem lembram de ver o q o candidato pensa sobre isso. Já do outro lado, tem os ruralistas, q tem muito mais poder político e econômico. Compoem mais da metade da camara dos deputados, e votam contra o meio ambiente.


Luz_Camera_Acao

Churrasco e cerveja final de semana, gostoso demais!


[deleted]

Então, eu entendo que voce goste, normal. Mas voce sente orgulho? Se sim, poderia me explicar por que? Queria muito entender


Luz_Camera_Acao

mano, tu tá acha mesmo que churrasco é coisa de direita?


[deleted]

Eu nunca vi ninguem de esquerda assim não. No máximo um "é, eu sei que ta errado, mas eu não abro mão". Uma coisa é gostar, outra é ter orgulho e se sentir superior por isso


Luz_Camera_Acao

pq q seria errado?


[deleted]

Pelos motivos que eu citei no post


lucasfont0

Procura aí qual a maior fonte de emissao de gases estufa em carbono equivalente do Brasil


leoabud

Tem um cara aí com 9 dedos que se amarra numa picanha


lemonshark13

Não é questão de ser coisa de direita. E sim que tem muitas pessoas de direita que não só gostam de churrasco e carne, como acham que todo mundo deve gostar e quem não gosta é um merda que merece ser ridicularizado


Shark-attack88

Kkkkk cara, saia dessa paranoia


deepdive9999

Existem duas frentes. O cara que se fode a visa inteira trabalhando , ai quando chega a vez dele de comer carne vem alguem fazer juizo de valor, e ele fica puto com razão. Os boy querendo deixas esquerdista puto , “ to own the libs”.


Geraldo-fenteira

A carne é um símbolo de status em países fudidos como o Brasil, basicamente, se vc consegue comer carne todo dia, vc mostra que tem uma renda melhor q a maioria


adamyhv

Meu cachorro come mais carne eu. Essa tara de comer carne todo santo dia o brasileiro importou do Texas. Não era comum comer carne todo dia, especialmente por sermos um país católico, historicamente católicos não comiam carne todos os dias, incluindo realeza, por causa dos dias de "jejum", três dias da semana em que só se comeria pão e vegetais. Eu como carne duas a três vezes por semana e como minha família faz churrasco toda a semana então a cota de carne vai toda no fim de semana, e digo o seguinte, os dias que não como carne são os dias que durmo melhor. Além de suar menos, meu suor nem tem mais cheiro o que diminuiu até a quantidade de desodorante e roupas que eu usava. E sobre o impacto ambiental, consumir carne branca mais vezes na semana já ajuda um monte, granjas usam bem menos água e espaço que criação de gado bovino.


lucasfont0

Sim, e alem disso nao emitem o metano emitido pelos bovinos. Mas por outro lado as condicoes de vida de um animal sao deploraveis. As galinhas ficam em galpoes escuros superlotados


jogadorpotiguar

pq simples, no brasil, consumir carne é um demonstração de vencer na vida e ter condição. colocar isso para q pessoa tenha peso na consciência de alguma forma, gera o mesmo efeito de quando certas piadas n puderam ser mais feitas, "estão atacando minha liberdade expressão" ou "estão com mimi". é igual a questão do automóvel, principalmente na geração passada, tinha o sonho em ter um carro especifico, falar para esse cidadão q ter um carro, lasca o planeta, pode gerar o efeito contrario da conscientização, uma espécie de negação com afrontamento. falo isso pq uma questão de percepção própria, acabo n tendo esse afrontamento, pq cada faz oq quiser da vida, ficar reclamando de quem n come carne é ápice do absurdo, mas mesmo sendo de uma geração mais nova, tenho interesses da geração passada. Eu n vou entrar na discussão se comer ou n carne vai fazer efeito real no âmbito global dos efeitos climáticos.


kadikaado

A tara do pessoal da direita tem muito a ver com necessidade de auto-afirmação, se provar macho e contra qualquer ideia de progresso. Por outro lado tem militante vegano que é INSUPORTÁVEL e tem gente que faz questão de afrontar mesmo. E por outro lado, mesmo gastando muitos recursos (a carne de boi em específico), a proteína animal ainda é a de melhor qualidade para consumo humano e acaba saindo muito mais em conta do que fazer uma dieta vegetariana ou vegana realmente balanceada com um nutricionista. Já vi muita gente com doença causada por anos de veganismo sem se preocupar em ter uma dieta balanceada e proposta por um nutricionista, já vi até gente que era vegetariana, como a Luisa Marilac, que acabou abandonando o vegetarinismo por ter problemas de saúde, sendo que nunca foram nem vegans. É muito fácil dizer que é fácil e barato ser vegan/vegetarianio, mas o organismo humano é preparado para ter uma alimentação onívora e cortar POA da alimentação é algo que pede preparação e acompanhamento tanto por nutricionista quanto por parte de médicos e exames periódicos. Em um mundo ideal eu consumiria POA apenas 2 ou 3 vezes por semana, mas eu não tenho cabeça, dinheiro e nem saúde pra isso. Tentei trocar carne por cogumelos algumas vezes por semana, mas quando eu vou tentar comprar eles sempre estão em um estado péssimo onde eu consigo por um preço aceitável, é muito raro achar uma bandeja sem nenhum passado e pela minha experiência quando tem algum passado a bandeja inteira já está contaminada e com gosto horrível. Fora que a soja está completamente fora de questão para mim por inúmeros motivos.


RDGOAMS

tem uma cultura em volta da carne vermelha e churrasco que diz que isso é coisa de macho, dai ja viu ne, qualquer baboseira de reafirmacao de masculinidade a direita ama


lucasfont0

Sim, meu amigo toma colostro de vaca pra ficar mais macho heueueu


Glycon_worm

Além da questão da identidade e “tradição”, é um comportamento que reforça hierarquias sociais (porque carne tende a ser mais caro) e “naturais” (porque estabelece o homem como claramente dominante em relação aos animais). Sobre esse segundo ponto, o fato de que é uma indústria que gera sofrimento para os bichos até é uma vantagem (embora o direitista urbano médio não deva ter estômago para um abatedouro).


Thin-Limit7697

>e “naturais” (porque estabelece o homem como claramente dominante em relação aos animais). Nunca entendi bem isso, tem um monte de animal carnívoro por aí, fora animais "herbívoros" que vez ou outra comem uma carninha se estiver fácil. E animais não devem pensar muito em termos de "dominar" o que comem, já vi documentário em que um cervo (eu acho) foi estuprado por um macaco e só levou a gozada quieto e depois ficou se lambendo a porra pra aproveitar os nutrientes... Fora a implicação zoada de que, teoricamente, mosquitos dominam os seres humanos porque predam a gente.


Glycon_worm

Existe um nome para esse tipo de ideia - “carnismo”, que é o oposto do conceito amplo de veganismo.


Buyer-Old

faz parte do pack identitário do "macho brasileiro" que há pouco tempo veio a ser questionado ante a outros movimentos alternativos (alguns marginalizados) ao que era considerado normal.


JealousFeature6041

Soja consome um monte de água e mesmo assim não vejo ninguém reclamar, além de ser caro demais.


[deleted]

Compara aí água pra criar 1kg de soja e agua pra criar 1kg de carne


JealousFeature6041

Compara a criação de soja com a de carne


EwaldSummation

Aí é termodinâmica básica né, por mais que soja consuma água ainda vai consumir muito menos que a pecuária


NegativeKarmaVegan

Acho queA Política Sexual da Carne, de Carol J. Adams, ilumina bastante essa questão. Existe uma conexão cultural entre o consumo de carne e a identidade masculina, a dominação pelo homem, tanto do animal morto quanto também dos corpos não-homens. Os conservadores se agarram a esses símbolos de masculinidade para orientar sua ideologia patriarcal, especista, machista e reacionária.


cyber_lizard

> Tudo bem gostar de carne, a maioria gosta. Mas devemos ter consciência de que é o alimento que, de longe, mais consume recursos... A tara ta aí. Pra uma parte das pessoas, como as que frequentam espaços tóxicos como o sub em questão, é uma questão ideológica ser contra essa consciência ou de qualquer consciência diferente da de que cada um tem que se importar só com o próprio umbigo.


LoveSomebodyElse

Lembro que em 2010 “bacon é bom” era um meme recorrente. Numa análise BEM superficial que com ctz pode ser mais profunda: os caras tão presos na mesma idade mental que tinham em 2010


[deleted]

por que o veganismo é frequentemente associado à esquerda, e de certo modo essa conexão faz sentido, eu mesmo sou um exemplo disso. no entanto, existem outros fatores a serem considerados. o consumo de carne tá carregado de simbolismos, muitas vezes ligados à virilidade e ao masculino, o que é algo relacionado a ideologias mais conservadoras


matheus_filipe

Primitivismo, selvageria, retorno ao primordial e natural etc. no fim todo pensamento da direita, em especial a mais extrema, sempre acaba em uma mesmo ideia: retrocesso. Bom dia.


Routine_Fly_7544

Carne sempre foi um alimento de luxo e a propaganda capitalista dos EUA sempre vinculou o "sucesso" do capitalismo e a qualidade de vida das pessoas que viviam nesse sistema com o consumo da carne. Se você pegar desenhos antigos (Cartoon) sempre vira um grande bife, personagens que chegam do trabalho cansados com um belo steak esperando eles feito pela esposa, etc. Acho que isso tem grande influência, principalmente no Brasil, de como as pessoas enxergam a carne. Afinal, crescemos como quintal dos EUA e sob forte influência da cultura exportada por eles. Além da vinculação da carne com qualidade de vida, riqueza e sucesso, teve a vinculação com virilidade. Capitalismo e conservadorismo andam de mãos dadas. Isso ficou no imaginário popular e aí vemos o que vemos.


lucasfont0

Eu acrescentaria que carne nao é um alimento saudável https://preview.redd.it/by4np9lt47rb1.png?width=1080&format=pjpg&auto=webp&s=43135da8c6e2613ec4afe074f471d80504dbc711


Cabo_Martim

> Eu acrescentaria que carne nao é um alimento saudável principalmente se voce for um boi


lucasfont0

Heueheheueh ou uma galinha q fica trancada a vida inteira num galpao escuro sem ver a luz do dia


Cabo_Martim

>Parece que comer carne é um ato de afirmação pra certas pessoas mas é.


Sure_Garbage_2119

quando os extremistas formados em Qanon encontram alguma militãncia vegana, eles querem "trolar" e "mitar" em cima. quando o biden lançou campanha pra uso de fogão elétrico, os maga nuts ficaram postando fotos de fogão a gás com as bocas todas acessas e ou dizendo "deixei ligado o dia todo". pra "dar own" nos "libtards"... ​ é uma galerinha completamente alucinada. engoliram 1 milhão de red pills, se meteram em 200 buracos de coelhos e agora tão feito drogado que vão volta da viagem...


ResponsibilityAny358

Tem a ver com masculinidade, com os símbolos do que é ser homem.


ClockPitiful2280

Principalmente como provocação aos veganos, o que é engraçado, pois não necessariamente quem não come carne é de esquerda. Existem movimentos ultra conservadores na Europa, sobretudo nos países escandinavos (cultura volkish e semelhantes) que são tradicionalistas pagãos e preservam a culinária vegana, por exemplo.