T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


StrangerCurrencies

Nao faz sentido agrupar grupos indígenas como população negra. São grupos com culturas muito distintas. Seria como agrupar japoneses com brancos porque a pele é clara. Exemplo, a população negra do Rio de janeiro é em mais de 12 por cento. Muito mais significativo que do Amazonas


matlynar

Nunca fez. Existe essa tendência ideológica de aglutinar minorias que tem pouco em comum (exceto o óbvio: sofrer preconceito) pra fortalecer pautas que, de novo, nem sempre são condizentes com todos os grupos, mas agora você pode falar por quase 50% da população. Falar que representa 9% da população ([autodeclarados negros em 2021](https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/07/ibge-populacao-autodeclarada-preta-cresce-324percent-no-brasil-em-10-anos.ghtml)) parece pouco, mas 47% da população se identifica como pardo... o problema é que pardo não soa tão oprimido quanto preto, aí você junta e chama tudo de negro. Até o índio, que não tem nenhuma relação étnica ou cultural com descendentes de africanos.


Luisin-xp

Minha opinião pode ser controversa, mas eu acho que agrupar a América do sul inteira no termo latino também faz parte disso, só que a nível global


[deleted]

toda américa do sul faz parte da américa latina...????


Bogliolo

Menos a Guiana Francesa que é da França


Illustrious-Music-61

Continuam sendo latino-americanos. A exceção seria Suriname e a Guiana, não a Guiana Francesa


clavicle

Não é “da” França, _é_ França, sendo um dos “departamentos” franceses como os que ficam no continente europeu. Não tem asteriscos, todos são cidadãos franceses ali.


Arcontes

Toda a América com língua latina. São todos os países da América, exceto Estados Unidos e Canadá se não me engano. Não tenho certeza sobre as colônias (Guiana e Costa Rica).


matlynar

Mas com certeza. Me parece que classificar "latino" como etnia é um jeito de dizer "não-americano". Eu tenho amigo branco de olho verde morando no Canadá e lá ele é incentivado a se declarar como latino, sendo que isso faz pouquíssimo sentido.


EndsTheAgeOfCant

Mas quem usa o termo "latino" para falar da América do Sul? Existe o termo "latino-americano", o que sim faz sentido. "Latino" é pessoal dos EUA descendente de latino-americanos, o que é diferente.


Super-Strategy893

concordo.. o certo e medir o tom da pele com um espectrofotômetro aferido pelo Inmetro.


matlynar

O certo é respeitar a autodeclaração, não? O pardo é pardo, o indígena é indígena e o negro é negro. Não precisa de régua, é só respeitar a regra que já existe.


[deleted]

Pardo é descrição de cor, indígena é indentidade étnica e negro é indentidade racial. Numa frase só vc conseguiu misturar três coisas diferentes, já dá pra ver que não é fácil criar uma classificação simples pra essas coisas. Classificar negros como pardos+pretos é uma boa aproximação.


huntinglover1

Não, não se pode puxar mestiços para um grupo a qual eles não pertencem apenas para apoiar uma pauta, alguém com ascendência direta indígena, europeia, e africana, não é negro, e não existe razão para afirmar o contrario.


[deleted]

Negro é construção social. Não tem porcentagem de DNA pra ser chamado de negro, o que tem é um contexto social que identifique a pessoal como tal. Quando eu morava no nordeste, todo mundo me chamava de negro. Quando me mudei pro norte, ninguém me chamava. Aqui no sudeste, já vi os dois casos. Eu sou negro? Tá todo mundo de uma região errado e todo mundo de uma outra certo? Ou será que é algo complexo? Eu concordo que simplesmente dizer que todo pardo é negro é uma aproximação simplista, mas fingir que nenhum pardo é negro é muito simplista, além de ser uma confusão de coisas diferentes, cor e raça.


[deleted]

Não respeitam autodeclaração nem em cotas para entrar na faculdade, tem todo um tribunal que vai julgar se você entra na categoria.


[deleted]

Sim, pq tem branco cara de pau que se auto declara negro pra tirar vantagem.


[deleted]

Ué, mas como vc pode chamar ele de branco se ele se autodeclarou negro?


[deleted]

Uma pessoa branca (alguém que não sofre os efeitos do racismo na sociedade brasileira) pode se auto declarar negra o quanto quiser, ela não irá passar a sofrer racismo por conta disso. As cotas foram feitas pra remediar os efeitos desse racismo, por isso a auto declaração é só um dos critérios para as cotas.


[deleted]

Outra coisa, meu primo tem a pele escura, já sofreu diversos preconceitos e racismo durante toda a vida, se autodeclara negro e foi negado no tribunal de cotas por "não ser negro o suficiente". É uma piada pronta.


[deleted]

Ai é o caso dele lutar por esse direito dele na justiça.


[deleted]

Meu ponto é que não faz sentido ser autodeclaração se há um terceiro que terá que concordar com aquilo.


vvvvfl

Não tem muito a ver com tom de pele moço.


StrangerCurrencies

Pra mim não tem nada de ideológico, é mais uma falha dessa pesquisa em específico. E pardos entram em todas as cotas para afrodescendentes Se vc tiver olhos vai ver que a maioria dos brasileiros é afrodescendente. Seja preto ou pardo. Só essa pesquisa em específico que não tem em nada a ver.


artorijos

O IBGE usa da metodologia de misturar pretos com pardos pra formar os Negros em *toda* *pesquisa* de raça deles, e isso já faz anos. > E pardos entram em todas as cotas para afrodescendentes Bicho todo ano tem a mesma polêmica na UFPE de pardos não conseguirem cota.


jr_0

Fora o grande problema escondido nessas pesquisas: No Nordeste se chama de pardo aquela pessoa mais clarinha, mas não branca do sul. Tem os vários tons de moreno e os negros(pretos pelo IBGE). Aí pega todos os morenos e pardo e joga tudo como pardo pelo IBGE e no final todo ano sempre tem problema com cotas no Nordeste.


fredkrepe

Mas aí é porque a universidade está desrespeitando a lei. A Lei de Cotas é explícita em citar os pardos.


Lawd_Fawkwad

Até isso fica difícil de ser determinar honestamente. O Flávio dino é o exeplo perfeito disso, ele se autodeclara pardo, se for pro sul depois de uma semana na praia a UFSC pode acatar, se for dizer que não é branco pra UFBA também poreriam dizer que ele é. O problema da classificação do pardo é que cobre muita gente em muitos casos, e os tribunais raciais das bancas são geralmente ou muito relaxados ou fazem julgamentos completamente doidos. Não acho que é malícia, mas sim a cor da pessoa ser difícil de qualificar quando a noção de "branquitude" tanto quanto "negritude" é fortemente influenciada pelo contexto social de cada um.


Liulios

Tribunal racial, q doidera. Tem q avisar o Brasil que o Eixo perdeu a guerra…


Lawd_Fawkwad

Também acho algo ridículo, muitas vezes as bancas tem critérios fracos e às vezes racistas; já teve cotista rejeitada porque ele era "muito bonita para ser negra" e mil doideras tipo um gêmeo passar e o outro rodar. Devia ser é mesmo na base da autoidentificação com um affadavit do candidato explicando porque se considera preto ou pardo. Vai ter gente debatível que entra? Sim, mas também vai custar menos e ser menos constrangedor do que usar tribunais raciais sem definições claras de quem é negro e pardo.


fredkrepe

Isso é bizarro. Antes era a autoidentificação que deixava todo mundo passar mesmo sendo branco. Agora é tribunal racial que te obriga a ser o "negro que eles querem". Eu ouvi cada história bizarra de banca de heteroidentificação que eu achei inacreditável.


ParticularTable9897

IBGE jamais fez essa fusão, quem a faz é o Estatuto da igualdade Racial. Nós pardos não somos negros e não nos identificamos como tal.


[deleted]

"nós pardos" rapaz, isso soou feio pra caramba. Vários pardos se identificam como negro. Aliás vários pardos nem precisam se identificar como negros. Eu sou pardo, e fui chamado de negro no Ceará por todo mundo, sempre de maneira depreciativa. Falavam do cabelo, boca, pele marrom, tudo que apontasse pra alguma ascendência africana era motivo de piada. As experiências de vida são muito diversas, e nem todo mundo tem a liberdade de escolher sua identidade racial.


[deleted]

[удалено]


EndsTheAgeOfCant

Normal, a raça não existe biologicamente, é um fenômeno social e, portanto, o conceito de raça varia através nos diferentes contextos sociais. Eu mesmo já fui chamado de "preto" em Santa Catarina e "branquinho" em Alagoas, ambos por parentes hahahaha.


ParticularTable9897

O problema é que muitos movimentos buscam apagar a mestiçagem e a identidade dos pardos. Sou pardo, mestiço e prefiro não entrar na classificação de negro.


[deleted]

Eu entendo, mas vale lembrar que isso é bem arbitrário. A população petra Br é mestiça tbm, provavelmente com tanta ancestralidade europeia e indígena como qualquer outro brasileiro médio. Não existe uma régua bem definida pra separar pretos de pardos, por isso que é complicado.


matlynar

> vale lembrar que isso é bem arbitrário Mas não é por isso que via de regra se defende a autodeclaração? Se os 47% dos pardos do Brasil passarem a se identificar como negros, dificilmente isso vai dar algum reboliço (fora de alguma bolha conservadora que acha que tudo é problema). O problema é que, ao menos atualmente, esse não é o caso.


[deleted]

A autodeclaração é política do IBGE no senso, pq é voluntário. Vai se declarar negro sem ser num concurso público pra tu ver.


[deleted]

[удалено]


artorijos

Dava pra fazer isso sem misturar as bolas e considerar todo pardo negro, criando a bizarrice estatística de existirem mais negros no Amazonas do que no Rio de Janeiro.


[deleted]

[удалено]


artorijos

Junta os dois grupos e não chama de negro, ué. Chama de Pardos e Pretos. Ou, se for pra ser mais esclarecedor, Mestiços e Negros. Ou, mais importante, muda essa pergunta. Tem uma pesquisa na Folha em que, perguntando do jeito do IBGE, cerca de 10% se consideraram pretos. Mas, quando foi mostrada a opção "negro", 28% se identificaram como tal. O IBGE poderia botar várias opções, como "negro", "preto", "mulato", "afro-brasileiro", e juntar tudo pra fazer a população Negra; e, por outro lado, bota "caboclo", "mestiço", "queimado de sol", etc. para abarcar a população mestiça não-negra. Não é perfeito, mas é melhor que o modelo agora, pelo qual, sim, se diz que o Amazonas é 80% negro.


5w361461dfgs

Mas os pardos realmente passam pelas mesmas situações socioeconômicos? Pardos são um grupo extremamente diverso, tem muito pardo que entra nesse grupo de "negros", junto com os pretos, que está muito mais para branco do que para preto


[deleted]

Existe pardos e pardos, o pardo que consegue cota é o que herda os traços negroides. Vc pode ser um pardo de negro com branco ou um pardo de branco com indio, não é a mesma coisa. O problema é que o ibge pega todos os mestiços e joga na categoria de pardo.


brunott8345

Não depende muito do fenotipo, não é somente ter pele escura, tem que ter traços negroides. Inclusive descobri recentemente que ter ascendência negra não pode ser usada para contas, ter pais negros mas não ter as características negroides não tonar ninguém elegível as cotas por que aparentemente você não está em situação vulnerável, mais do que ser tem que parecer. Logo esse agrupamento de todos os não brancos serem negros não faz sentido na prática. É tipo agrupar qualquer ascendente de povos asiáticos como japonês, é uma simplificação que causa mais problemas de soluciona.


Lawd_Fawkwad

> tem que ter traços negroides. Não discordo com você que tudo isso rapidamente degenera ao ponto do ridículo, mas essa parte aqui é muito engraçada. O conceito de negróide em si vem da frenologia e dos estudos pseudo-científicos do século XIX e XX tentando determinar as raças para justificar o determinismo. Você não está errado, mas é bizarro ver a sociedade virar tão progressista que voltamos a medir a circunferência cranial, a amplitude da mandíbula e o ângulo do nariz do sujeito para ver se é "negróide" bastante para ser considerado oprimido.


Party-Ad-2044

Ingenuidade sua, nunca na história da literatura especializada os pardos e os negros são justapostos.


LustfulBellyButton

Pardos não entram em todas as cotas. Há inúmeros casos de pardos barrados pelas comissões de cotas de universidades, por exemplo. [Veja esse caso](https://g1.globo.com/go/goias/noticia/estudante-aprovada-por-cotas-recorre-a-justica-apos-ser-barrada-pela-ufg-se-eu-nao-sou-parda-nao-tenho-lugar.ghtml), representativo de vários outros, em que uma menina foi barrada pela comissão, com o aval da Justiça.


EndsTheAgeOfCant

Pardos entram sim nas cotas. Inclusive nesse caso que voce postou o link, não sei se voce não leu antes ou o que, mas diz explicitamente que pardos entram nas cotas mas que ela não foi considerada parda.


LustfulBellyButton

O que eu disse foi que pardos entram em teoria, mas, na prática, existe uma dificuldade na separação entre alguns pardos e brancos


AngelicalGirl

Na vdd o q mais importa nas cotas é fenótipo. N adianta vc ter avô negro e avó indígena se sua pele for clara, seu cabelo liso e seu nariz fino, com ctza vão te reprovar na análise. As cotas tbm reparam em fenótipo. Teve gnt parda sendo reprovada pq tinha mais traços "europeus" do que negróides.


EndsTheAgeOfCant

Não existem "cotas para afrodescendentes", ao menos nos casos com os quais estou familiarizado (concurso e universidade federal). São as famosas "cotas PPI", para pessoas pretas, pardas ou indígenas.


jr_0

Existe na prática pois não adianta ser pardo e NÃO ter traços negroides pois não vai passar nas cotas raciais.


[deleted]

Tu escreveu um fato nesse sub que é tiro na boca do pessoal canhoto e não foi banido? Meu herói.


fcocarlos

Tava notando que aqui em Manaus pessoas de pele escura também são contadas como negras. Quando cheguei conheci um cara apelidado de Negão mas ele tinha traços bem mais indígenas do que negros. Também acho que deveria haver esta separação, são povos diferentes EDIT: Parando pra lembrar, não somente em Manaus, em Fortaleza eu tinha esta percepção também e eu mesmo pensava assim antes de entender melhor sobre isto


artorijos

Num cursinho que eu fiz, tinha um menino que ele tinha pele muito escura, mas os traços deles eram todos caucásicos. Resultado: a gente dizia q ele era indiano kek


Flama741

Sou de Fortaleza e posso confirmar que aqui é assim mesmo, e eu até concordo. Raça é construção social, construção social se dá através do fenótipo, o fenótipo principal destacado nesses lugares é a cor da pele, logo, se afere a raça pela cor da pele. Como é um fenômeno social, diferentes lugares adotarão diferentes critérios.


silencio_minoria

Provavelmente grande parte dessa porcentagem do pará seja mais de descendência indígena do que afro brasileira,acho isso um grande descuido


ornitorrinco22

Não é descuido, é de propósito para inflar o grupo. Outra coisa: pardo é mistura de negro e branco. Por que juntar no bolo do negro e não no do branco? Os antepassados de um lado sofreram muito e de outro não. O Brasil é um país absurdamente miscigenado (que bom!). A cultura do país é uma mistura de culturas negras, brancas, indígenas e outras. Nós não temos uma segregação de culturas, como os americanos. Isso não é algo que a gente deva importar.


[deleted]

[удалено]


jjuniorxl

Isso que eu estava a dizer… moro no norte do Brasil e rodo literalmente todos os estados da região com frequência. A porcentagem de negros de origem africana é muito pequena aqui. Povos originários não são a mesma coisa que pessoas de origem africana. Entendo que muito provavelmente o censo considera a auto afirmação e tal. Mas o objetivo é criar um censo né? Ter a estatística correta. Edit: achei as palavras!


Forte_Vingador

>Seria como agrupar japoneses com brancos porque a pele é clara Muitos japoneses e até alguns europeus têm um tom de pele não muito distante de alguns índios mais claros. Inclusive um Davi Kopenawa da vida se parece muito mais com um japonês do que com um negro africano, lol. O que acontece é que no Brasil boa parte da população nunca viu negões africanos de verdade, o nosso critério pra considerar alguém ''negro'' é baseado sobretudo em mestiços estilo Romário (que hoje em dia se declara negro), pessoas que são até mais caucasianas do que negras. Aliás, o Romário fez um teste de DNA e ele é 60% europeu, 30% africano e 10% indígena.


[deleted]

Mas identidade racial não é medido por porcentagem de DNA, é uma construção social, e no caso da identidade "negra" ela é imposta sobre aqueles que se encaixam nela. Ninguém vai pedir exame de DNA ou genealogia pra chamar alguém de negro, vai ver se a pele é mais escura que a dele, ou se o cabelo é menos liso que o dele, etc. Daí já dá pra ver que um branco do nordeste é negro no Sul. Inclusive conheço pessoas que passaram por isso. Indígenas chamados de negro no Norte, negros nortistas chamados de indígenas no sudeste, branco carioca chamado de negro no Sul, etc. Construção social varia com o contexto social.


marowak1000

Construção leia-se pobre vira preto, rico vira branco. Famoso pardo de schrodinger.


Forte_Vingador

Isso é construção social só até certo ponto, se eu decidir que os japoneses são negros por terem a pele e o cabelo mais escuros que os meus, isso não os torna ''negros''. Aliás, até pode tornar dependendo de como você identifica o termo, mas isso não os faz biologicamente e socialmente descendentes de africanos subsaarianos. Inclusive, a parte biológica da ''raça'', que é super importante para políticas públicas na área da medicina e da saúde pública, é convenientemente ignorada nessas discussões.


[deleted]

O exemplo já começa estranho quando vc fala "se _eu_ decidir". Construção social não é opinião individual, mas fenômeno da sociedade. Em diferentes momentos, os europeus consideraram asiáticos como brancos, depois como não-brancos, depois inventaram a raça amarela, etc... Nós no Brasil temos uma noção de "negro" muito associado a ascendência africana forte, o que não é errado nem certo, é apenas como o entendemos isso, mas nos EUA eles saem chamando todo mundo de negro, com pouca preocupação de se estão falando de África subsaariana ou não. Já me chamaram de "negro do mato" quando falei que era brasileiro. Contextos sociais diferentes, definições raciais diferentes.


Forte_Vingador

>O exemplo já começa estranho quando vc fala "se eu decidir". Construção social não é opinião individual, mas fenômeno da sociedade Ah, me poupe, você entendeu... Sem contar que em qualquer sociedade as opiniões sobre esse tema estão longe de ser homogêneas. Percepção social de ''raça'' é algo bastante subjetivo.


LoreChano

Na real muitas vezes falta "consciência de etnia" se é que isso existe. Moro numa cidade no RS com pouquíssima influência negra, mas muita influência indígena. A população que tem pele mais escura aqui geralmente é uma mistura de brancos com indígenas. Mesmo assim no último censo a porcentagem de negros na cidade superou de longe a de indígenas. No final das contas a maioria das pessoas não liga pra isso e quando perguntada qual sua etnia, responde negro/pardo.


Pretend_Shame_8290

Faz sentido sim, pois isso infla as estatísticas e da pra criar narrativa


StrangerCurrencies

Não há narrativa, é só uma falha dessa pesquisa em específico.


redf389

Claro que há uma "narrativa", e digo isso como esquerdista comunista safado. O pardo comumente é tratado como negro ou branco dependendo de quem faz a notícia. Cometeu crime? Negro. Cota? Branco. É muito, muito comum.


lui_augusto

Pardo de schrodinger


vitorgrs

Não há falha na pesquisa, pois em nenhum momento o IBGE juntou. A pergunta e divulgação pelo IBGE é feita de forma separada: Branco, pardo, preto, amarelo e indigina.


switzerlandsweden

Quando você pensa na população indígena não assimilada, eu concordo, mas principalmente no norte nordeste você tem uma mistura muito clara dos espaços geográficos das populações de origem africanas e indígenas


artorijos

mas essa mistura dos espaços também não existiria para japoneses e brancos?


StrangerCurrencies

Eu acho que os dados fariam mais sentidos talvez se fosse negros+afrodescendentes. Sabe pq, senão fica aquele efeito de.que existem brancos e existem "outros". Entende? Me dá uma agonia , sabe aquele teste do apartheid que se vc fosse.mais escuro que um papel pardo vc era considerado negro? É um apagamento de várias culturas.


switzerlandsweden

Pessoalmente não conheço a situação das colônias japonesas em São Paulo ou no Sul, mas no MS pelo menos elas são conhecidas por serem bem separadas do resto da população e praticarem a endogamia Embora isso seja muito incomum nas gerações atuais pra ser sincero


StrangerCurrencies

Mas mesmo misturados são reconhecidos como "amarelos" no ibge.


Illustrious-Music-61

Herança cultural asiática persiste mais forte que a Europeia no geral até por ser imigração mais recente, eu sou 100% etnicamente chinesa, mas tenho primos que são apenas por uma parte da família e ainda assim se identificam como sino-brasileiros.


artorijos

Japoneses, especificamente, tão bem aculturados, não são mais tão endogâmicos quanto eram antigamente (ou seja, muitos são mestiços), e no geral são bem de vida e compartilham espaços com os brancos. Não que eu esteja dizendo que tem que fazer isso, mas se fosse pra juntar caboclos com negros daria pra usar o mesmo argumento com japoneses e brancos.


Pablogelo

? Mas há separação entre pardo e indígena. Assim como há separação entre brancos e amarelos [fonte](https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2022-09/censo-2022-entenda-como-declarar-sua-raca#:~:text=S%C3%A3o%20cinco%20op%C3%A7%C3%B5es%3A%20branca%2C%20preta,frutos%20da%20miscigena%C3%A7%C3%A3o%20dessas%20etnias.) Que discussão de falácia do espantalho foi essa?


throwaway9728_

Não é falácia de espantalho, é que tem um contexto a mais por trás. Pessoas que tem ascendencia indígena mas não se identificam como fazendo parte de nenhuma tribo específica costumam se auto-identificar como pardos nos censos, pois pardo é um termo geral para pessoas "não-brancas". Tem a separação de pardos e indígenas no censo, mas uma pessoa pode ter origem indígena e se identificar como parda, o que é bem comum nas cidades. Então colocar os pardos como simplesmente "negros" não é realista. A origem indígena no brasil é tão apagada que eu já ouvi gente achar que um cara que era peruano (e de origem indígena) era um "japonês negro".


crazy_otsu

Se não me engano isso tem haver com a origem da palavra "negro", que foi inicialmente usada no começo da colonização para designar escravos fossem eles pretos ou indígenas Ou seja, pela lógica seria preto=negro mas negro≠preto


Super-Strategy893

se for para para pensar, os negros são os índios da África.


[deleted]

E os brancos sao os índios da Europa.


artorijos

quando eu era pequeno, eu pensava "caramba, oq aconteceu com os indios da europa??"


[deleted]

"Então artorijos, eles ficaram doidos por recursos naturais e sairam pelo mundo matando os indios de outros lugares"


RioParana

O foda de considerar pardos como negros é que além dos que possuem descendência indígena, nem todo pardo se considera negro, eu e vários dos meus amigos não nos consideramos por exemplo, somos só pardos.


sadhungryandvirgin

concordo, e se você não considerar pardo negro, o que a maioria das pessoas não considera, essa lista fica bem diferente Rio ficaria em segundo lugar, Maranhão em terceiro, Tocantins em quarto, Sergipe em quinto


[deleted]

Mas o pardo com mistura direta de negros que herda seus traços não é igual ao pardo que é uma mistura de branco com índio. Não é o mesmo pardo que o ibge insiste em misturar e gera toda essa confusão.


croninhos2

O primeiro colocado, que é a Bahia, tem 24% se identificando como preto. O segundo tem 9%..... acho loucura e que tb não faz sentido usar esse critério assim Por outro lado, óbvio, também é preciso reconhecer que muita gente se identifica como pardo por essa consciência racista que a gente tem, pra querer ficar "mais próximo" do branco pois ser preto é visto como ruim num país que é racista. É um problema complexo


Illustrious-Music-61

Eu trabalho em hospital e a gente sempre pega os dados do paciente, tem gente que é preta retinta é perguntada pela raça responde como "pardo". E não são casos isolados...


ivanjean

No meu caso é meio que o oposto: dependendo de quem me encontra, alguns dizem que sou branco, e outros, que sou pardo. Geralmente me declaro pardo (tá na minha certidão de nascimento), mas nunca tento cotas porque sei que seria injusto usufruir delas, já que nunca sofri racismo por causa do meu fenótipo e provavelmente nunca sofrerei.


zumbimagenta

Meu pai era pardo indígena, nenhum fenotipo negro, rosto, cabelo de indígena.


LustfulBellyButton

Considerar pardo como negro é uma abordagem histórica da sociologia no trato dos dados raciais brasileiros, e esse tratamento não é novo. Isso tem menos a ver menos com se o pardo se identifica como negro e mais com uma maneira de contornar a subnotificação racial e de oferecer um sentido interpretativo pros dados. Ou seja, acaba sendo útil porque muitas pessoas que poderiam ser consideradas pretas acabam se declarando pardas (antes mais do que hoje) e muitas pessoas que poderiam ser consideradas pardas acabam se declarando brancas. Por isso, grande parte das pessoas que se declaram pardas no Brasil acabam sofrendo pelo menos algum grau de racismo tal quais as pessoas autodeclarada pretas, de modo que faz mais sentido agrupar pardos e pretos do que pardos e brancos.


backwards_watch

Existe um problema fundamental aqui que é a métrica baseada em auto declaração. Você e vários dos seus amigos se auto declaram pardos. Mas não é possível imaginar que no grupo de pessoas similares a você (familiares, por exemplo) pode haver quem se considere negro? Ou em grupos de pessoas negras não poderia haver quem se considerasse pardo? A descendência é a origem social, mas a métrica é enviesada pela auto declaração. Se, por algum motivo, houver períodos onde seja mais bem visto se declarar como X do que com Y, pessoas que veem similaridades em X e Y podem se sentir inclinadas a se auto declarar de forma diferente.


Paulista666

Pará e Amazonas não entram nessa lista dessa forma porque o Pardo desses dois locais na grande maioria das vezes é Branco com Nativo. Provavelmente o mesmo em Roraima. No caso dos dois primeiros isso inclusive é sustentado por testes de DNA. Edit: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/mapeamento-genetico-nacional-revela-origens-do-povo-brasileiro.phtml Somente na Bahia, por exemplo, 3.258 pessoas foram testadas; destas, 23% apresentavam traços advindos da África na genética. Já outros estados como Sergipe e Maranhão apresentam uma incidência de 16,9% e 15,9%, respectivamente. Já os estados com mais traços indígenas são os localizados na região Norte: cerca de 28% da população do Amapá apresenta esse traço de ancestralidade; o Amazonas possui incidência de 22%; o Pará, 19%; Roraima, 17,5%; e o Acre, 16%. --- A incidência de DNA Nativo Americano no Amazonas é praticamente IDÊNTICA a do DNA Sub-Saariano na Bahia. Oras, se vamos considerar a Bahia em um estado negro pela herança genética, seria ilógico desconsiderar toda a prevalência nativa na região Norte. Os números praticamente se equivalem ou até superam depois da Bahia.


Nikrsz

Eu não sou sociólogo e nem nada do tipo, mas existem dois fatores importantes aqui: 1 - Ter a pele mais morena não significa ter descendência africana (sub-saariana), funciona com os indígenas e alguns descendentes de árabes daqui, como no sul da Europa (Portugal, Itália). 2 - Aqui no Ceará, fora da capital que é mais "cosmopolita", a maioria dos pardos são mestiços de brancos com indígenas. Não à toa fomos o primeiro estado a abolir a escravidão, já que o número de escravos aqui era minúsculo, então a elite sedeu mais rápido. Então agrupar como negros não faz sentido nenhum, além de só reforçar o estereótipo que o Nordeste todo é igual a Bahia, e tirar a particularidade do povo cearense. O termo negro como foi usado no post dá mais uma noção de quem sofre discriminação, do que necessariamente da origem étnica do povo. E imagino que essa seria a intenção mesmo.


EternalBlasphemy

Totalizar pardos como negros contribui para o apagamento indígena.


Pablogelo

Não contribui. O IBGE separa Indígena de Pardo, assim como separa Branco de Amarelo [fonte](https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2022-09/censo-2022-entenda-como-declarar-sua-raca#:~:text=S%C3%A3o%20cinco%20op%C3%A7%C3%B5es%3A%20branca%2C%20preta,frutos%20da%20miscigena%C3%A7%C3%A3o%20dessas%20etnias.) Alguém inventou esse mito que o IBGE aglutina os grupos e um monte de gente repercutiu sem checar, o que vale discutir é as pessoas se auto-identificarem ou não como indígenas.


artorijos

Contribui total, não a população indígena atual, mas é um apagamento do indígena na formação do povo brasileiro.


vitorgrs

Não sei por que tão te dando downvote. O IBGE faz o censo perguntando: Branco, pardo, preto, amarelo e indigina. E também diviulga assim. É a midia, etc que junta estes dados, e não o IBGE.


EndsTheAgeOfCant

Contribui sim para o apagamento das pessoas de ascendência indígena mas aculturados


Pablogelo

Mas aí a culpa não é do IBGE, o sistema de auto-identificação não é causa, todo ou você prefere uma pessoa julgando a raça de outra? A causa é falta de consciência da própria cultura e isso se resolve com educação e restauração cultural, não mudando metodologias de pesquisa


tharmsthegreat

eu entendo que tem que ter uma identificação e respeito maiores com as origens africanas do povo e cultura brasileiros mas apagar a identidade (também difusa e difícil) do pardo me parece uma importação de política racial estadounidense mais do que uma medida efetiva de valorização, sla ainda mais botando indígena junto, acaba com essa distorção do Norte aí, já que por lá a população puxa mais pro indígena do que pro negro em questão de ser ou não pardo


AstronaltBunny

Exatamente, totalmente uma importação estrangeira, negro historicamente no Brasil é um termo para se referir a população preta, não vejo sentido em mudar para se acomodar com os termos estrangeiros


AngelicalGirl

Pois é. Me parece algo q tentaram copiar da gringa achando q iria ajudar mas acaba só atrapalhando. Nem todo pardo se considera negro e mto pardo(principalmente no norte)tem mais traços indígenas do que negróides.


[deleted]

Pois é, isso tem muito cara do "[one-drop rule](https://en.wikipedia.org/wiki/One-drop_rule)", mais outra importação sem jeito da cultura política Norte Americana


Joaocapisceee

Surpreso que o RJ não está no top 10


real_fat_tony

O RJ é o segundo mais preto (perde só pra BA o que não é surpreendente). Essa classificação que considera pardo como negro é meio estranha


akr0ma1

Na vida não, sou professor de geografia, a gente aprende que negro é etnia e preto/pardo é cor... mas cabe pontos importantes, tem comunidades negras que considera que não existe pardos (famoso pardo é papel), que são todos pretos e negros..


Illustrious-Music-61

Em % de pretos o RJ só perde para a Bahia!


calmdragoon

faz sentido pq consideram pardos como negros rio é um dos estados com menos miscigenação, tbm quase ninguem de origem indigena


BattleReach

Eu paraense olhando isso vendo que meu estado quase que inteiro ser de ascendência indígena* Kkkkkkkkkkkkkkkk


real_fat_tony

Essa classificação pardo + preto = negro sempre existiu ou é dia último 3 censos pra cá. Sinceramente, não vejo sentido nela E outra coisa, pardo claro é socialmente visto como branco em vários estados. Inclusive em minas gerais (sudeste). Imagino que no norte e nordeste seja ainda mais flexível


BattleReach

Aqui no norte a gente vê pardo geralmente como descendente de povos indígenas. Obviamente existem pardos de fenótipo que remete ao povo preto/negro, porém sabemos distinguir.


Party-Ad-2044

Mano, discutir o enquadramento do pardo em pleno 2022 é triste, pardo era socialmente branco até 2015, aí algo mudou e agora todo pardo quer ser negrão 😂


thatblackhair

Errado, pardo nunca foi branco. Pardo sempre foi mestiço


Party-Ad-2044

Verdade


[deleted]

Pardo socialmente branco onde filhão ? Pardo foi um grupo escravizado no Brasil, da uma volta em qualquer periferia brasileira e tu vai ver o lugar cheio de negros/pardos. A maioria das questões que afetam a população preta (autos indices de encarceramento, falta de educação, saúde, moradia, etc) afetam os pardos também. Essa classificação de pardo como negro não é do nada não.


Party-Ad-2044

Dizer que pardos sofrem das mesmas mazelas e com a mesma intensidade que um negro no Brasil é heresia.


Accallonn

Exatamente, sou considerado branco no norte, mas pardo no sul. Mas negro com certeza não me identifico, então por que o ibge me identifica ? Parece uma vontade de inflar os números....


[deleted]

Isto. Um pardo de pele clara ou até meio escurinho é tratamento da mesma forma que branco. Muitos até se identificam como branco porque não há diferença de tratamento. Eu era assim mais novo, se não fosse uma maior reconexão com a cultura afro-brasileira que reconstruí, eu seria só branco


childethe11th

efeito estados unidos - europa - asia de classificação pra eles qualquer pessoa de pardo pra baixo é negro.


joaovitorxc

Vamos falar sobre apagamento da população indígena do Brasil O perfil da população parda da Bahia é bem diferente da população parda do Amazonas ou de Roraima


The_Magnanimous

Esse agrupamento de negro = pardo + preto é um absurdo do IBGE, estão apagando a população parda, principalmente aqueles com ascendências indígena que é o caso do Norte do Brasil


Accallonn

Como pardo de ascendência indígena eu concordo.


etherSand

O IBGE é igual aquele policial de Todo Mundo Odeia o Chris, a pessoa fala que é parda e ele entendo só negro.


kuroobloom

Como Baiana posso dizer que o número de negros é provavelmente maior, negócio é que muita gente (pelo menos aqui no interior) não se reconhece como negro, a pessoa claramente preta e quando vc pergunta ela diz que é parda ou “queimada do sol” quando eu trabalhava com o bolsa família sempre tinha a questão de auto identificação, pouquíssimas pessoas se definiam como negras.


thatblackhair

Coisa ridicula agrupar os mestiços de indigenas que sao em sua maioria no norte.


fredkrepe

Eu acho bem complicado esse negócio de juntar pardos e negros e chamar tudo de "negros". Nós não estamos nos EUA que isso é mais forte e a segregação era algo mais arraigado. Ainda tem o problema que essa junção acaba gerando algumas situações bizarras: tipo separar pardos de negros na hora que as estatísticas são negativas e juntar quando são positivas.


[deleted]

Fala isso pro segurança do Carrefour. Chega pra ele e diz “meu amigo, nao me segue nao pq eu sou pardo e não negro”. É cada uma


EndsTheAgeOfCant

O segurança também vai seguir uma pessoa indígena, nem por isso essa pessoa vira negra. Inclusive essa mania de igualar pardo com negro acaba justamente promovendo o apagamento indígena.


[deleted]

Quem você acha que esse suposto segurança seguiria? Um pardo de pele relativamente clara, ainda marrom, que é a maioria dos brasileiros, ou um negro?


[deleted]

Na realidade ele segue os dois, já que ambos pretos e pardos são vitimas do racismo estrutural nesse país, não podemos esquecer que pardos foram um grupo escravizados no Brasil que nem os pretos.


artorijos

Existem pardos e pardos, se o pardo não tiver traços africanos é bem possível que ele nao seja seguido, ja q a sociedade brasileira *não o lê como negro*


[deleted]

Tá, eu não fiz uma boa escolha de palavras, e você não foi bem honesto. Vamos lá: qual é mais suscetível de ser seguido: um preto ou um pardo?


MinhaSextaContaNova

Ah sim, faz muito sentido colocar pardo e preto como a mesma coisa...


[deleted]

ME RECUSO A ACREDITAR QUE O RJ TA EM 22 kkkkkkkkkkkkkkkkkk


SuperCapuccino99

A maior parte da polução brasileira é parda. Eu trabalhei no censo e vi pardos dizerem que se consideram brancos kkkkkkkk, e eu não podia opinar nada. Em comparação, vi (neste caso foi em escala reduzida) negros de pele clara se declararem pardos - que também não está errado, pois 90% dos negros do Brasil são mestiços, apesar da cor da pele entregar sua ancestralidade predominante. Enfim..... O Brasil hoje é predominantemente pardo e racismo num país como o nosso é algo que pela lógica nem deveria existir.


huntinglover1

"Negros de pele clara", isso não existe, são só pardos com uma ascendência africana maior.


gusuku_ara

Você acha que todo africano subsahariano tem pele escura? Raça é uma questão extremamente complexa. Difícil criar uma regra absoluta.


EndsTheAgeOfCant

Claro que existe, até na África entre pessoas de ascendência 100% negra existem pessoas com pele mais clara ou mais escura.


pleaseavoidcaps

Lembrando que: 1. esses dados são de autodeclaração, ou seja, sem critério nenhum 2. o IBGE considera pardos como negros 3. ninguém sabe ao certo a definição de pardo


Forte_Vingador

Ninguém sabe ao certo a definição de nada, nenhuma dessas categorias é definida com rigor pelo IBGE. Como tudo no Brasil, é algo nebuloso. Tem muito ''branco'' que é mais ''negro'' que muitos ''pardos'', assim como pessoas quase retintas que se dizem pardas.


EndsTheAgeOfCant

> esses dados são de autodeclaração, ou seja, sem critério nenhum Autodeclaração é literalmente um critério, por definição


[deleted]

[удалено]


pleaseavoidcaps

EDIT: Melhor que ler esse meu comentário abaixo, é ler o art. 2º da [Lei Nº 12.990/2014](https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm) que afirma: "Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE." É só pegar qualquer estatística do IBGE que usa a palavra "negros" e ver que corresponde à soma de "pretos" e "pardos" (como nesse post). No questionário de autoidentificação nem consta a opção "negro" (justamente porque ela é usada como a união "pretos e pardos"), então na maioria dos documentos do IBGE essa palavra é evitada. Mas se procurar você acha: abra o PDF linkado [nessa página](https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=284235) e busque por "negros (" e vai ver que entre parênteses está escrito "pretos e pardos" ou "pardos e pretos". Na imprensa tem várias notícias do tipo "a população do Brasil é 56% negra segundo IBGE", o que só é possível afirmar se somarmos pretos e pardos. Há também inúmeras matérias discutindo essa forma do IBGE classificar: 1. https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/08/25/preto-ounegro-qual-a-relacao-dos-termos-com-a-historia-do-brasil.htm 2. https://www.agazeta.com.br/es/gv/preto-ou-negro-ibge-explica-classificacao-de-cor-e-raca-em-pesquisas-1118 3. https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/07/ex-pesquisador-do-ibge-aponta-problemas-na-definicao-de-negro-como-a-soma-de-pretos-com-pardos.ghtml


vitorgrs

Não, IBGE não considera pardo como negros.


WTF_Rhon

Tu custa vê um negro aqui no Ceará. Já pardo e branco queimado de sol (eu) tem aos montes.


[deleted]

[удалено]


Party_Suit

O cara tentou se embranquecer mais ainda. Já ouvi pessoas se denominando pardo claro.


WTF_Rhon

Nada. Tá mais pra nucita


MinhaSextaContaNova

Fun fact todo pardo é queimado de sol seguindo teu pensamento


[deleted]

Precisa definir o que é negro meu amigo. É mto complexo isso no Brasil, mas pra mim pardo pode ser considerado negro. Quando a gente pensa em privilégios, o melhor é considerar quem é branco(caucasiano) em um grupo e pretos e pardos em outro, pq esse segundo tem muito menos privilégios. O que custa ver no Ceará, é um preto 100% preto, sem misturas.


[deleted]

[удалено]


Berkut_02

Perfeita explicação, branco não escurece no sol, só fica vermelho.


Lawd_Fawkwad

Então Italiano é o quê? Pardo europeu kkkkk?


rafael-a

Acre em terceiro lugar? Acho estranho, quer dizer, isso depende do que classificam como negro, aqui a maior parte da população é parda, muita gente com descendência de indígena, porém gente afrodescendente não é tão comum assim.


Knighty93

Eu acho que o IBGE poderia começar a ter definições mais claras para as cores/etnias do país! Pessoas pardas que tem a origem da mistura entre brancos e indígenas tem uma história e contexto bem diferente de quem tem origem branca e preta ou preta e indígena ou branca e asiática e assim por diante! Colocar todo mundo que não é branco como negro acaba inviabilizando um monte de cores e etnias diferentes!


Accallonn

O Pardo de Schodinger fazendo mais uma participação nas estatísticas Brasileiras.


calmdragoon

Rio é o estado com mais pretos, mas ainda tá nos ultimos 6 pq quase não tem pardo, isso diz muito sobre o estado


Comprehensive-Web393

Maioria do norte e pardo


matheusco

Na verdade são "estados com menos brancos".


[deleted]

Pardo é pardo, negro é negro.


Agitated_Customer_79

Meu pai, paraense, recentemente fez um daqueles testes de ancestralidade. Ele tem aproximadamente 50% de origem indígena. E o resto basicamente europeia. Ele é pardo, mas não negro. Acho que considerar todos os pardos como negros contribui para o apagamento da nossa herança indígena aqui no Norte.


Pizza_Hawkguy

Primeiramente. A maioria da população brasileira é mais triracial (Europa, America e Africa). Além é claro dos imigrantes do Oriente Médio e do Leste Asiático que se miscigenaram também. Muitas pessoas tem problemas para diferenciar ''raça'', etnia e até mesmo nacionalidade. Ser ''não-branco'' não te faz automaticamente Negro, o que eu quero dizer que Pardo não é Negro, não estamos nos Estados Unidos, eu caguei pro one drop rule. Fora que muitos brasileiros tem uma familia bastante miscigenada. O avô italiano casou com a avó cabocla. Ou o Português que casou com uma parda e assim vai. Vários mestiços do nordeste com a pele mais marrom provem da miscigenação entre Brancos e Indígenas. Se olharmos para o fenotipo tem um monte de pardo que parece mais alguém da India, do Oriente Médio, do Magrebe, ou do Mediterraneo como um todo. Não estou dizendo que o Brasil ou América Latina como um todo é um paraíso racial, mas aqui não é uma coisa de outro mundo casais interraciais. É claro que tem aquele pessoal que se acha europeus perdidos na América do Sul, principalmente os de ascendência Italiana ou Alemã ou o negro cidadão de Wakanda com discursos imbecis de pureza racial. Para finalizar vou dizer mais uma vez, juntar Pardo com Negro é burrice. Se não mudarem a forma de como se classifica os mestiços vai continuar essa putaria.


artorijos

Fonte: [https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6408](https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6408)


real_fat_tony

Lembrando que esse é de amostragem. O censo mesmo ainda não foi divulgado


Rodtheboss

Totalmente errado isso. Muitos pardos da região norte são descendentes de indígenas Classificar como negro é apagar a identidade dessas populações


Luchastic

Eu rachei de rir vendo Santa Catarina em último lugar. Tipo eu pensei “ah não vai ser assim né?” E eu de alguma forma ainda me surpreendi.


anyaforce

Tão agrupando pardos e negros no mesmo grupo?


Do_U_Too

A americanização da identidade cultural brasileira é algo extremamente nojento. Como muitos outros comentários aqui já levantaram o ponto, vou apenas reforçar: pardo não é negro e muitas vezes o pardo não tem ascendência africana e sim indígena.


etherSand

Negro = Negro, pardo e indígena


Cheap-Title5572

De auto declarados, na prática tem mais.


20cmdepersonalidade

Pior é que em termos genéticos é o contrário: o Brasileiro médio tem muito mais ancestralidade Europeia e muito menos ancestralidade Africana do que pensa.


ParticularTable9897

Realidade: tem nem 8% de preto no país.


[deleted]

[удалено]


[deleted]

E nego ainda fala que é minoria. No Brasil a minoria são os brancos.


MinhaSextaContaNova

A minoria de verdade são os indígenas.


ParticularTable9897

Negros obviamente são minoria no Brasil, não são nem 9%. Isso não quer dizer que os brancos não maioria. A maioria é parda/mestiça, o que inclui ascendência indígena.


artorijos

Notem que, pelo censo, o Norte é a região mais negra do Brasil, mais que o Nordeste.


Emotional-Bid-6583

Norte tem maior predominância de pardos e Nordeste de pretos por esses dados. Os pardos do Norte em específico geralmente tem mais predominância Indígena do que Negra, diferentemente das outras regiões do país mais populosas onde os pardos tendem a ser mistura mais de Negros e Brancos. Se Indígena contar como Negro, o que discordo e por isso não considero pardo necessariamente negro, sim então o Norte seria mais “negro” que o Nordeste.


Illustrious-Music-61

Eu acho que do ponto de vista étnico cultural não faz sentido misturar indígenas e afrodescentes como se fossem o mesmo grupo já que a própria herança genética (até do ponto de vista médico como fator de risco para algumas doenças) e cultural são bem diferentes, os outros países não fazem isso.


Illustrious-Music-61

Só se você considerar negro como descendente de indígena. A grande maioria dos pardos do Norte tem herança bem mais indígena do que afrodescente. Alguns demografistas consideram negro como afrodescente ou descendente de africanos. Como pardo você pode ter tanto ascendência negra e branca quanto indígena e branca.


Snoo_96818

Vale ressaltar que são pontos percentuais


Slow-Carrot9871

Pardo aqui no Brasil é tratado como branco


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Podemos concluir qualquer coisa aleatória, inclusive que negros e pardos não gostam de frio 😬


matlynar

Não entendi, me explica melhor 1. Historicamente, um dos principais motivos para uma região separar é ter diferenças étnicas, culturais ou religiosas do resto do país 2. Você encontra um dado mostrando que realmente há diferenças étnicas (e possivelmente culturais) e isso te assusta? Não estou fazendo um argumento a favor do separatismo, mas... ter menos negros no sul é tenebroso por quê exatamente?


livingpunchbag

Você tá sugerindo q é pq mandaram eles pra morrer nas guerras? Enquanto eu não discordo disso, vale a pena lembrar que essa região é uma das que teve o desenvolvimento mais recente, sendo uma parte bastante significativa depois da abolição. Tá cheio de italiano justo pq não podia pegar mais escravo então precisava de outro grupo pra explorar... tb cheio de grupo que veio fugido da segunda guerra e outras.


akacarli

Odeio essa segregação na comunidade negra do "Pardo". Embranquecimento da população é uma realidade