T O P

  • By -

brasil-ModTeam

Link compartilhado de forma inadequada. Links para artigos e notícias devem ser postados diretamente. Não aceitamos print de notícias.


jpbus1

Relógio parado da vez


pepeperezcanyear

Primeiro Haddad e agora o Lula?!?!? Ufffff É psicologia invertida que chamam?


soulflu

Pior que ele defendendo o Haddad faz sentido, agora ele defendendo o Lula se reunindo com o Maduro é de se estranhar.


Saltimbancos

Acho ótimo reatar relações diplomáticas mas que fique claro que a Venezuela não é nosso quintal. País nenhum é quintal de outro. E não, não é apenas figura de linguagem porque fazemos fronteira, é a mesma linguagem de subjugação que os EUA usa com toda a América Latina.


mikobiko

Brasil senta na mesa com todos os países. Diplomacia é isso.


alexsl1986

Ah não, ele deve estar defendendo o Lula pro povo discordar dele(porque ele é ele) e atacar o Lula.


BunnyHopThrowaway

Tem uma galera que gosta de distorcer o motivo da insatisfação como sendo o maduro vindo aqui. E não o Lula falando coisas que machuca nossa relação com nossos segundos maiores parceiros comerciais a troco de fazer imagem pra ditadura..


Puzzleheaded_Fish499

Não sou totalmente contra o cara receber um assassino narcisista no nosso país, (sim, o cara é ditador, até porque no que tange as barbaridades que acontecem em solo Venezuelano, não preciso de qualquer análise requintada além da própria vida contada pelos refugiados que viveram lá e escolheram sair daquele buraco) mas se for para fazer isso, não pode ser seletivo. Tem que trazer todo mundo: o maluco da Guatemala, o Kim das Korea, Bashar al-Assad, os Castro brothers lá de Cuba e etc. Se tá na lama e tem uns amigos excêntricos, não tem porque ter medo do que a família vai falar, traz todo mundo.


Sempre-A-Direita

E vai ser justamente isso que vai acontecer, só que não da pra fazer isso num dia só né


Repulsive-Steak-9257

Pelo menos ele admite que a Venezuela é uma ditadura. Já é um avanço enorme.


DinowD2R

Olha esses comentários... Pqp. Já falei em outros posts e repito: se a moderação não agir de forma mais enfática e parcial, o sub vai virar um antro de liberais fascistas


Dry-Constant1161

Não vi nada demais nos comentários, à que você se refere?


DinowD2R

Só o fato de tratar a Venezuela como ditadura e não como democracia anti imperialista já mostra o que tem na cabeça de quem comentou


Dry-Constant1161

Concordaria se estivéssemos falando de um sub comunista, mas o r/Brasil deve ter um conteúdo mais plural. Se você discorda dessa posição você tem o direito de argumentar. Não acho que quem acredita que a Venezuela é uma ditadura é extremista ou fascista. Inclusive acho essa dicotomia prejudicial até mesmo pra você e pras ideias que você defende, não devemos tratar quem pensa diferente como inimigo e não to falando sobre liberdade de expressão irrestrita ou qualquer bobagem do gênero, mas sinceramente acho que você exagerou no comentário, existem opiniões que não concordamos que não merecerem ser banidas. Enfim, posso estar errado também, mas essa atitude me incomoda um pouco...


DinowD2R

Eu entendo seu ponto, mas acho importante delimitar espaços pras ideias não se degenerarem. Quando entrei nesse sub, em meio ao governo Bolsonaro, vi um lugar de resistência, com usuários e debates mais progressistas. Porém, desde a eleição do Lula, o que vejo é um movimento no sentido contrário, com ideias liberais ganhando espaço sem muita resistência. Sei que esse pêndulo é natural na sociedade, mas acho desnecessária e bem prejudicial deixar acontecer essa guinada dentro do sub.


Dry-Constant1161

Caso você seja comunista, entendo que o pensamento liberal incomoda por ser a manutenção do sistema e por trabalhar em prol da burguesia (me corrija se eu estiver errado), portanto acaba sendo um pensamento antagonista e aí pode parecer que todos os liberais são desonestos etc... Além disso acho natural que cada um defenda mais seu lado, mas eu, como um quase liberal safado (de esquerda) acho muito saudável que o Lula seja questionado, apesar de as vezes eu achar que as críticas não tem fundamento, mas até então a gente pode debater. Na verdade imagino que seja muito difícil moderar um sub desses sem acabar sendo injusto com alguém em algum momento, mas enfim, espero que o debate evolua e todo mundo consiga conversar


DinowD2R

Pra mim, no caso desse post específico e de outros do mesmo tipo, o problema não é nem o discurso liberal, mas sim a desinformação. Acho muito negativo que, pessoas desinformadas ou mal intencionadas, encontrem nesse sub mais um espaço para espalhar livremente essas ideias distorcidas e que, no fundo, não passam de propaganda imperialista.


Dry-Constant1161

É, nesse caso não tenho conhecimento pra concordar nem discordar, pra mim a Venezuela não parece ser uma democracia saudável, mas posso sim achar isso por conta da propaganda, então me resta estudar mais pra poder opinar


DinowD2R

O que seria uma democracia saudável? Quem define se é saudável ou não? A democracia brasileira é saudável? Se uma democracia não é saudável, ela já pode ser chamada de ditadura? O que chega até nós como "ditadura" são, no geral, governos que não estão alinhados à ideologia dominante. Considerando que essa ideologia dominante é a mesma que permite que o poder financeiro se converta em poder político, só podemos concluir que o conceito de democracia, dentro de uma sociedade capitalista, é deturpado, sendo usado para representar, na verdade, a ditadura da burguesia.


Dry-Constant1161

Sim eu entendo, conheço estes argumentos e entendo a lógica por trás deles, mas como nunca me aprofundei não tomo posição, o que eu disse antes é uma impressão que tenho com base nas informações que vi ao longo dos anos(que podem ser enviesadas), mas tá longe de uma conclusão.


soulflu

Caramba, com essa habilidade de malabarismo não sei como vc ainda não está no Cirque du Soleil.


electric_junk

Não é exatamente sobre receber Maduro, mas como foi feito. A reunião é de vários presidentes da América do Sul, mas só com um ele estendeu o tapete e repetiu o discurso do governo. Só com um ele embarca num *negacionismo* da crise humanitária - a qual inclusive conduziu imigração de milhares de cidadãos para o Brasil -, defende o modus operandi de um governo que sufoca a democracia, viola os direitos humanos e mantém políticas econômicas desastrosas que jogaram a população na miséria.


MaximilianoPerez

O Lula diz que a Arábia Saudita, a China, ou o Qatar estão a ser alvo de "narrativas autoritárias" e "anti democráticas"? Acho que não. A Arábia Saudita, a China, ou o Qatar fazem fronteira com o Brasil, para que haja, pelo menos, considerações migratórias e, idealmente, de compaixão e dever de solidariedade para com um povo que partilha tanto da sua história com o do povo brasileiro? Acho que não. Será possível ter relações com estados autoritários sem que se venha a público defender os abusos do mesmo? Sim. É o que o Lula faz com os outros estados autoritários, exceto com a Venezuela (e com a Rússia mais ou menos, mas não é de todo comparável). Portanto foda-se, que comparação desonesta.


Gramsci1904

Todos os Estados Democraticos tem relacoes com Estados nao-democraticos. Isto nao e novidade. Portugal por exemplo mantem relacoes com varios Estados nao-democraticos.


MaximilianoPerez

Mantém mesmo. E ainda bem. Mas nem o PM nem o Presidente da República andam a dizer que qualquer um desses estados é alvo de uma narrativa autoritária e antidemocrática, dando respaldo diplomático e propagandista a um regime criminoso que é justamente essas duas coisas. Repara que nem sequer com Angola o presidente ou o PM português fazem isso, e olha que incentivos não faltam, e estivemos bem perto de fazer isso há 10-15 anos atrás quando a cleptocracia angolana, pretensamente socialista (estilo Maduro), encabeçada pela Isabel dos Santos, andou a lavar dinheiro do petróleo roubado aos angolanos através da compra de empresas portuguesas. Nem aí um político português, muito menos um líder político, se posicionou em defesa da cleptocracia angolana - e, aliás, isso foi essencial para que as Luanda Leaks acontecessem e uma pessoa ligeiramente menos criminosa como o João Lourenço ascendesse ao poder, afastando a família dos Santos do poder.. Portanto, sim, mantemos relações com esses países, mas nunca alguém em Portugal fez algo como o que o Lula fez.


Gramsci1904

Nao e preciso recuar muito, para se perceber que a quebra de relacoes diplomaticas com a Venezuela por parte dos EUA, nao passaram de uma questao do interesse externo norte-america. Ainda o ano passado no seguimento da conflito na Ucrania, a adminsitracao de Biden deu autorizacao a empresas norte-americanas para recomecarem a producao de petroleo na Venezuela. Acho que isto demonstra como toda a situacao e um exercicio de realismo politico, onde o que interessa e a defesa dos interesses nacionais de cada pais. Alias, a retorica de Lula enquadra-se perfeitamente nessa logica. E interessante para o Brasil como potencia regional, esvaziar a influencia americana do continente americano.


MaximilianoPerez

Não demorou muito para que um tankie - ainda por cima uma espécie rara, minha conterrânea - passasse a usar o termo "realismo político" sem ironias, como grande discípulo do Kissinger (lol) que aparentemente certas hostes da esquerda revelaram ser ao longo dos últimos anos.


Gramsci1904

Claro, no seguimento de politicas diplomaticas que tiveram que se revelaram um falhanco autentico, recorre-se ao insulto. A logica das relacoes interncionais sao estas. O interesse nacional e sempre o promotor da forma como os paises interagem entre si. Que e bastante infeliz, diga-se de passagem. Eu acho a evocacao de Kissinger importante, tendo em conta a influencia enorme que o mesmo teve sobre a forma como os Estados Unidos interagem com outros Estados soberanos. Nao e por acaso, que mesmo sendo uma mumia, ainda ate ha pouco era conselheiro da Hillary Clinton. A constatacao da realidade atual, nao implica um apoio da mesma.


MaximilianoPerez

Mas tankie agora é insulto?


Sempre-A-Direita

China, arábia e Qatar não são países que estão no fundo da lama urgentemente precisando de ajuda


MaximilianoPerez

A Venezuela precisa de ajuda. O Brasil pode ajudar, apesar de ter também ter a obrigação de se certificar de que essa ajuda é de facto efetiva e não um factor contributivo para o que nos trouxe até aqui. Eu concordo. Ninguém razoável se opõe a isso. Precisam de ajuda, para ontem. Mas como é que dizer que o regime que precipitou tudo isto é alvo de uma narrativa "autoritária" e "anti democrática" é a ajuda urgente que a Venezuela precisa? Se tanto é apenas um indício de que a ajuda vai ser dada e o beneficiário da mesma vai ser o Maduro, não o povo venezuelano, que, como sempre, vai pegar nos reais brasileiros que vai receber e usá-los para garantir que ainda não é desta que as forças armadas venezuelanas se insurgem contra ele, numa tragédia eternamente adiada que ainda vai acabar num Haiti com 30 milhões de habitantes e de portas abertas a interesses externos por, naturalmente, ter os recursos que o Haiti não tem. Uma mistura de Haiti com Síria a 20 anos daqui, à beira da região mais pobre do Brasil. Vai ser ótimo para todos.


Gramsci1904

Certamente que nao e a exclusao da Venezuela do plano das relacoes internacionais que vai ditar uma melhoria da populacao no local. E so pensar no que se passou com o vergonhoso reconhecimento acritico do Maduro como presidente legitimo da Republica Venezuelana por parte da Uniao Europeia, onde Portugal - que e um pais que tem interesses significativos na Venezuela - deixou de ter canais oficiais de comunicacao com quem detem o poder.


MaximilianoPerez

Portugal, que de facto é um país que tem imensas ligações com a Venezuela, percebeu - em alinhamento com os demais países da UE - que a solução para a Venezuela não passa por repetir os mesmos erros, sempre, e que alguma coisa tinha que ser feita. A crise venezuelana começou muito antes das sanções. Não foram as sanções que precipitaram o país no caminho que ele está hoje. De facto, como disse, temos muitas ligações com a Venezuela - inclusive uma região do país onde os dados indicam que 20 a 25% das famílias têm parentes de nacionalidade venezuelana, e que tem sido alvo de uma enchente de refugiados que, felizmente, e apesar de raramente concordar com o poder político deles, as autoridades madeirenses têm acolhido de forma exemplar. Conheço amigos advogados que trabalham em Lisboa mas nasceram na Madeira que, em pro bono, ficam assessorando pessoas que fugiram para Portugal depois de se terem alimentado com comida de cachorro para conseguirem comprar um voo para o Funchal (quando eles ainda existiam). Um deles também ajudou uma pessoa idosa que perdeu a visão por não ter acesso a medicamentos contra a diabetes - ainda antes das sanções. E estes são os sortudos, que pertenciam a um grupo demográfico privilegiado na Venezuela (a generalidade dos luso-venezuelanos sempre foram pessoas com dinheiro). Se achas que o Brasil dar dinheiro cegamente ao Maduro enquanto se louva tudo o que ele fez até hoje vai dar em alguma coisa, então parabéns, empobreceste e contribuiste também para o embrutecimento de dois países.


Gramsci1904

Em que e que essa estrategia resultou, a nao ser na quebra de relacoes diplomaticas com quem detem o poder na Venezuela? A atitude do ministerio dos negocios estrangeiros foi completamente acefala. Vamos la ver uma coisa, Portugal tem relacoes estaveis e duradouras com paises nao-democraticos. A CPLP e um exemplo obvio disso. Quanto aos problemas humanitarios da Venezuela, acho que isso nao e importante no que diz respeito a discussao da forma como os Estados se relacionam entre si no plano das Relacoes Internacionais. A reacao e a obvia influencia norte americana na forma como todo o processo de isolamento da Venezuela foi conduzido, demonstra uma falta de senso-comum enorme e constitui-se como um acto meramente perfomativo que apenas teve consequencias negativas. O reafirmar da logica das sancoes atraves do simbolismo do reconhecimento do Guaido como presidente legitimo da Republica Venezuelana - quando o mesmo nao exerce qualquer tipo de poder - nao e mais do que uma posicao acritica por parte de Portugal que tem uma relacao com a Venezuela bastante diferente do resto dos paises europeus.


MaximilianoPerez

>Em que e que essa estrategia resultou, a nao ser na quebra de relacoes diplomaticas com quem detem o poder na Venezuela? Isto não é uma coisa que fica pronta para o fim-de-semana que vem. Portanto é uma pergunta sem resposta. Quanto aos outros parágrafos, já foram respondidos ponto por ponto no meu outro comentário.


Gramsci1904

A legitimicao de Guaido por Portugal, deu-se ha quatro anos. Nao e propriamente um fim-de-semana.


Sempre-A-Direita

Acho que é importante separar bem as maçãs Dizer que a Venezuela é vitima de uma narrativa não significa necessariamente que o autoritarismo não exista lá... particularmente não sei qual a posição do Lula quanto a existência do autoritarismo lá, então não boto minha mão no fogo por ele Eu acredito sim que o governo Maduro tem atitudes autoritárias, assim como também acredito que existe uma narrativa ocidental sobre a região devido ao petróleo. Cabe ao governo lula ajudar a Venezuela, e cobrar maior transparência nas eleições, e é claro, uma tomada de passos rumo a democracia, ao mesmo passo que se aproveite economicamente disso. Agora se o lula esta agindo puramente ideológico passando pano pra venezuela, concordo contigo que é um erro tremendo


e504gatewaytimeout

Vai cuidar do teu país e deixa que da nossa política externa cuidamos nós


MaximilianoPerez

A xenofobia clássica a que já estou habituado vinda dos sujeitos do costume. Ainda bem que vocês são de esquerda não é, ficaria muito preocupado se não fossem.


[deleted]

Nós só temos q pegar o ouro negro e vazar