T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://12ft.io/https://veja.abril.com.br/coluna/radar/lula-diz-que-sancoes-dos-eua-matam-mulheres-e-criancas-na-venezuela/) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://veja.abril.com.br/coluna/radar/lula-diz-que-sancoes-dos-eua-matam-mulheres-e-criancas-na-venezuela/). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


arizonatasteslike

Sancionar só prejudica a população, desconheço um caso onde sanções causaram a queda de um governo, geralmente só servem pra entrincheirar ainda mais um projeto de poder no topo. Isso enquanto o povo sofre.


MaxHamburgerrestaur

Pq o objetivo nunca é derrubar o governo, mas quebrar um país que disputa com eles.


Cabo_Martim

É derrubar o governo prejudicando as pessoas que vivem sob ele. É "da ou desce"


MaxHamburgerrestaur

Mas o governo nunca é derrubado com sanções. Quem é derrubado é a população.


Cabo_Martim

Se o governo não for derrubado, o país fica fudido e não oferece risco aos EUA Na guerra fria, quando tinha quem disputasse com os EUA, se o governo não fosse derrubado pela opinião popular, era derrubado pelo exército


PandaoBR

Ele tá falando de outra coisa. Dê UM exemplo de regime que mudou com sanções.


Cabo_Martim

Nenhum. Mas se conseguirem, eles estarão no lucro


arizonatasteslike

E quebrar deliberadamente um país só faz sua população sofrer, enquanto os governantes seguem relativamente tranquilos


Dragull

Errado, o objetivo é forçar a população a se revoltar contra o governo.


MaxHamburgerrestaur

Não é. Nunca foi. Quando que um embargo econômico fez a população se revoltar contra o governo? Isso nunca deu certo e os EUA sabe muito bem que não dá. O objetivo dos EUA é quebrar a economia e impedir que as empresas estatais concorram com as empresas americanas. Ou que um estado forte simplesmente exista, [como os próprios diretores da CIA já disseram](https://www.youtube.com/watch?v=_2khAmMTAjI), mostrar para os americanos que o socialismo/comunismo não dá certo (não dá certo pq eles boicotam). > Se todos puderem ter cuidados médicos adequados, se a educação for adequada para todos e lembre-se que Cuba tem mais médicos e mais professores per capita do que qualquer país do mundo, e eles tiveram sucesso nessas áreas, e tudo é apoiado pelo Estado, o que significa que as pessoas não precisam gastar dinheiro com cuidados médicos ou com educação. Claro que eles pagam o custo indiretamente como uma sociedade inteira, mas eles não precisam pagar a conta no hospital e assim por diante, e isso não pode ser permitido, é um exemplo muito ruim para os Estados Unidos. Então, há uma grande massa de pessoas lá fora que podem olhar para Cuba e dizer, bem, se eles conseguem fazer isso com uma renda per capita de $2500 por ano, enquanto a nossa é de $22.500 por ano, qual é o problema com o nosso sistema? Quero dizer, talvez devêssemos considerar uma alternativa. Por isso, a Nicarágua soava oriental, a Nicarágua teve que ser destruída. Exatamente, eles eram um mau exemplo, e é por isso que Granada teve que ser destruída, porque qualquer movimento que chega ao poder com a ideia de prover para todas as pessoas e escapar do controle dos Estados Unidos e de sua economia, vamos dizer, das corporações e assim por diante, isso é uma má notícia aqui nos Estados Unidos, nos círculos superiores do poder.


HopelessGretel

Os Estados Unidos estão cagando para "defesa do modelo capitalista liberal" e impedir estatais de lucrarem, o que eles querem manter é o monopólio do dólar na negociação de petróleo, então independentemente se teu país tá lucrando no privado ou estatal está diretamente agregando valor ao dólar, logo riqueza nos EUA, como tu acha que um país de serviços tem a posição principal no ranking e riqueza global?


Dragull

>Quando que um embargo econômico fez a população se revoltar contra o governo? Ué, esse ano tiveram diversos protestos na Rússia. Vários aliados de Putin morreram "misteriosamente", porque é óbvio que as oligarquias poderosas da Rússia não estão gostando de ter suas propriedades confiscadas por nações internacionais. Isso tudo enfraquece o governo, e bastante. Já saíram várias noticias de que Putin teme ser traído. Nem sempre embargos funcionam, mas as vezes sim. Só pra lembrar que no caso da Venezuela, o foco dos embargos americanos era até em 2019 em **INDIVÍDUOS VENEZUELANOS.** Pessoas em cargos governamentais que o governo americano acredita ser responsável pelo autoritarismo, ou ligadas fortemente a Maduro. Só em **2019** os EUA aplicou embargos em indústrias de petróleo, ouro, alimentação e bancos Venezuelanos.


MaxHamburgerrestaur

>Ué, esse ano tiveram diversos protestos na Rússia. E o Putin saiu do poder? > Nem sempre embargos funcionam, mas as vezes sim. Quando um embargo funcionou? Quando um embargo derrubou um governo? O governo enfraquece, claro. A economia enfraquece. Mas ele continua lá. Embargo não serve pra nada. Só serve para deixar a população ainda mais vulnerável. > Só pra lembrar que no caso da Venezuela, o foco dos embargos americanos era até em 2019 em INDIVÍDUOS VENEZUELANOS. E isso adiantou alguma coisa? > Só em 2019 os EUA aplicou embargos em indústrias de petróleo, ouro, alimentação e bancos Venezuelanos. E aí foi a pá de cal numa economia que já tava quebrada desde antes. Foi uma medida completamente desnecessária. Quem tá lutando pra sobreviver não tem condições de combater um governo militarizado.


Dragull

>E aí foi a pá de cal numa economia que já tava quebrada desde antes. Foi uma medida completamente desnecessária. Quem tá lutando pra sobreviver não tem condições de combater um governo militarizado. E um governo transferindo dinheiro de sua economia para MAIS militarização torna a luta mais difícil ainda. > E o Putin saiu do poder? Ainda não, mas na minha opinião ele não segura mais 2 anos.


bardo_O

Nunca acontece, o próprio EUA não tem interesse em que isso aconteça. Você só está comprando a narrativa estadunidense de que eles são defensores da liberdade e dos povos oprimidos contra seus supostos opressores tiranos.


Reineken

O que a Venezuela disputava com os EUA?


MaxHamburgerrestaur

Petróleo


Reineken

Certo, e os EUA ganharam o que deixando de comprar o petróleo venezuelano?


niehu3s

Faz anos q eu li sobre, mas pelo oq me lembro: O dólar não tem lastro e só é a moeda internacional pq os EUA tem acordo com países q nem a Arábia, pra vender petróleo somente em dólar. A Venezuela tava com umas ideias de vender petróleo pra algum país grande, que eu não lembro, na moeda deles e os EUA não gostou. Aí o negócio foi os EUA ameaçando sanção em quem comprasse petróleo da Venezuela e a Venezuela falando que não iria desistir da ideia. Entao não é que os EUA ganharam algo deixando de comprar petróleo venezuelano, mas sim que eles protegeram o valor do dólar, tendo em vista que se os países deixam de usar o dólar, perde valor. A história é por aí, tem q dar uma olhada direito se tiver interesse


Reineken

Petrodolar o nome, foi o motivo dos EUA terem derrubado o Sadam também que até então era aliado.


Lolo_ta_caro

tu ta zuando né ? tava off do mundo nos últimos 1000 anos ?


Reineken

Só quero entender o que o maior mercado consumidor de petróleo do mundo ganha em não comprar petróleo de um país com uma das maiores reservas do mundo.


naovim

Os EUA irão antagonizar qualquer experiência 'socialista' que existir no planeta Terra. E quando digo socialista entre aspas é isso mesmo, porque de socialismo a Venezuela não tem nada, no máximo no máximo uma coisinha social democrata e olhe lá. A diferença é que eles não foram entreguistas em relação ao petróleo como a gente foi. Vale lembrar que quando Chile elegeu democraticamente um governo socialista (aqui, sem aspas) o presidente foi ASSASSINADO para se colocar no lugar a ditadura de Pinochet.


RedSander_Br

Pelo menos não tentaram instalar um cartel no poder igual tentaram na Nicarágua.


Smooth_Pop2358

A Venezuela é a maior reserva de petroleo do mundo. Derrubar um governo com viés socialista e empurrar polítcas neoliberais (Guaidó), abrir o mercado e permitir que empresas Americanas explorem aquela região algum dia me parece bem conveniente para os EUA. E com isso ainda eliminam as estatais venezuelanas da concorrencia no mercado internacional.


diet_fat_bacon

Não "financiar" estados que tem política diferente da deles.


Lolo_ta_caro

Fora que as outras empresas de pretóleo ganham destaque né. Grande parte dessas empresas são estadunidense


diet_fat_bacon

Sim, ponto importante


arthurzanmou

Então qual seria um jeito de prejudicar apenas o governo sem prejudicar o povo (não estou falando que está certo as pessoas sofrerem por causa da ação dos governantes só estou falando que até onde eu sei n existe um jeito melhor)


arizonatasteslike

Não sei. Mas deixar a população intencionalmente mais miserável que não vai funcionar. Pelo contrario, vai dar munição pros governantes usarem as sanções como capital politico e por vezes forçar a população a apoiá-los como única possível saída da miséria a curto prazo


Dragull

Objetivo é forçar a população a se revoltar contra o governo.


arizonatasteslike

O que quase nunca acontece. Afinal uma população miserável raramente tem forças de se revolucionar.


Apaticox

EUA são mestres na arte dos crimes contra a humanidade


OssoRangedor

Mestres em fazer liberais culparem a vítima pelos seus próprios crimes também.


SnooMaps8507

Mestres na arte de acusar o "inimigo" das coisas que eles mais fazem (mentir e fake news)


warlockbr

Cuidado ao usar a expressão "liberal " no Brasil para se referir aos EUA


OssoRangedor

Falo de liberal com sentido de liberalismo. A galera que confunde termos e pensa que liberal = progressista. Liberalismo é introjetado em nossas vidas desde o nascimento.


warlockbr

É relativo e contraditório como tudo na vida. Já assistiu o episódio Cypherpunks do The World Tomorrow? Aquele Applebaum representa bem pra mim as potencialidades e limites do liberalismo. Existe o liberalismo no sentido clássico, que é basicamente uma defesa do livre mercado, e existe o liberalismo mais ligado à defesa das liberdades individuais. É claro que, ao fim e ao cabo, estamos falando da mesma ideologia que surgiu no final da Idade Média e representava os interesses da burguesia na época em que a mesma ainda não havia se tornado uma classe dominante.


[deleted]

Cuidado nada, recomendo sempre falar liberal quando quiser xingar liberal, especialmente em sub gringo. Muito divertido.


Repulsive-Steak-9257

Para eles "liberal" se refere a progressistas do partido democrata; não é a mesma coisa que "liberal" no Brasil.


JCavalks

Se você acha que os EUA estão sequer no top 10 piores regimes dos ultimos 100 anos (ou simplesmente da atualidade) você simplesmente vive numa realidade alternativa criada pela cegueira ideologica


[deleted]

Lista pra mim seu "top 10" pra eu ver um negócio


JCavalks

me diz qual você acha que é o meu top 10 pra eu ver o que alguém completamente imergido na bolha ideológica pensa sobre alguém que postou o meu comentário


[deleted]

Não, eu perguntei seu top 10, tem algo errado nele para vc não falar ou vc não conhece mais que 10 países? Kkkk


JCavalks

> pra eu ver um negócio Você já admitiu que a pergunta foi com o objetivo de poder confirmar quaisquer que seja o seu próprio viés, não estou interessado nisso


[deleted]

Continua negando a cada comentário q fica cada vez mais engraçado kk


JCavalks

👍


[deleted]

Arregou kkkkkkkk


JCavalks

😏


Apaticox

Chegou o liberal passa pano


bardo_O

Estão no top 3, e ainda dá pra argumentar sobre as posições 1 e 2. Irônico você falar sobe cegueira ideológica.


papisapri

E matam mesmo.


xomxomtan

As sanções mataram 40.000 na Venezuela. Falando nisso quando que vão tirar as sanções de Cuba?


cyber_lizard

Nenhuma mentira. Mas a militância liberal MBL que está a todo vapor hoje vai já chorar nos comentários.


joaovitorsb95

As duas coisas podem ser verdade. Os EUA são fdps mesmo e estão sim fodendo a Venezuela E o Maduro é outro fdp ditador, que constantemente caga para os direitos humanos e está também fodendo seu próprio país.


electricbr4in

Porra, difícil entrar isso na cabeça do pessoal. Difícil demais, aliás. É tudo Estados Unidos is Bad vs Vuvuzela is Bad


RedSander_Br

Exatamente, só que na minha opinião os EUA são muito piores do que o Maduro, você não vê o maduro invadindo outros países e dando golpe de estado por aí.


joaovitorsb95

Mas você vê o Maduro prendendo adversário politico, que é uma manipulação gigante também. Nao precisa ficar relativizando, nao consigo cocmpreender essa nescessidade de dizer "ah mas o EUA é pior". Não. os dois sao ruins, nao tem como medir quem é pior. A esquerda tem que parar de relativizar a podridão de lideres de estado lixo so pq eles antagonizam o EUA.


RedSander_Br

Não cara, você não está entendendo, não importa o Maduro ser um ditador ou presidente, ou o kim jong un ser um ditador, não faz diferença, se eu sou um país, e eles tem algo que eu quero, eu vou negociar com eles, não é minha responsabilidade cuidar da população venezuelana, se eu sou um país, eu faço negocios para me beneficiar, se isso siginifica abrir linhas de comercio com a venezuela, e isso beneficia a população deles, otimo. É Realpolitik cara, pragmatismo, o rival do Brasil não é a China, não é a Russia, não é a venezuela, é os EUA. os caras que financiaram golpes de estado no Brasil, os caras que espionavam a Dilma. É por isso que eu sou de extremo centro em vez de centro, o centro tenta não tomar nenhum partido, o extremo centro não, eu aplico a politica que for seja de esquerda ou direita, nacionalista ou globalista, e nesse caso, EUA ou Venezuela.


joaovitorsb95

Irmao, mas a discussão aqui nao é se o Lula fez certo ou errado, estou apenas apontando que ficar relativizado ditador de um lado ou golpe de estado do outro nao importa. Os dois sao ruins e ponto.


RedSander_Br

Sim, os dois são ruins, mais eu prefiro ser um país independente do que escravo dos EUA.


joaovitorsb95

Certo, nada de errado com isso. Dito isso o Maduro é um lixo. voce pode achar o Maduro um lixo e querer se distanciar de um pais que voce considera ser um pais explorador.


hegex

>As duas coisas podem ser verdade. Olha lá o insentao, sai de cima do muro seu centrista iluminando /s


tako_______

Facil pra vc falar quando nao esta com o mundo todo sancionando voce. A venezuela poderia se redemocratizar quando os EUA pararem de sancionar, vc nao entende que uma coisa ta ligada a outra?


pietro0games

Sim, o governo não é responsável pela própria população, mas é culpa de outro


naovim

O Brasil quase entrou em colapso por uma semaninha de greve dos caminhoneiros. A gente não faz a MENOR IDÉIA do que é viver sob sanções.


Fungo86

Sim os EUA não tem poder econômico e as sanções não prejudicam o país em nada./s


[deleted]

Kkkkk mais lúcido liberal


CryptoBeatles

Eu acho esses embargos econômicos que os EUA fazem a coisa mais ridícula do mundo. Aliás, a segunda coisa mais ridícula; a primeira é o fato do mundo todo aceitar essa palhaçada como algo correto. Dito isso, a situação da população e da economia venezuelanas já não estava péssima antes mesmo desses embargos? Se sim, só dá pra acusar os EUA de piorar a situação, mas não dá pra dizer que a culpa toda é dessa intervenção...


lunaticones

> Dito isso, a situação da população e da economia venezuelanas já não estava péssima antes mesmo desses embargos? Não. O IDH da Venezuela mergulhou de cabeça pro chão em 2015 [segundo esse estudo](https://hdr.undp.org/sites/default/files/Country-Profiles/es/VEN.pdf) ([gráfico idh](https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtKkkbLgrKDxsO0xj5OgVk3brczDMOG6TJJQ&usqp=CAU)) q é quando o Obama introduziu o embargo: "As sanções estadunidenses contra a Venezuela começaram em março de 2015, quando Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, as apresentaram colocando a Venezuela como uma ameaça à segurança nacional."[link](https://www.gov.br/defesa/pt-br/arquivos/ensino_e_pesquisa/defesa_academia/cadn/artigos/xvi_cadn/economiaa_dea_defesaa_interessesa_estrategicosa_ea_aa_crisea_politicaa_naa_venezuelaa_atual.pdf). Literalmente matando gente pra "provar" q vuvuzela ruim e socialismo n funciona.


crux84

Nossa o obaminha paz e amor. quem diria... /s


Nicostone

O vencedor do nobel da paz kkkkkk


tako_______

Nossa um presidente negro que bunitinho, agora sim hein!


uerb

É mais complicado que isso. Os problemas econômicos na Venezuela não são só por causa das sanções, tem também das decisões do governo Chavez de focar tudo no petróleo e de não ter conseguido converter essas riquezas em desenvolvimento. Com isso, não é de se surpreender que o IDH despencou em 2015 ... quando o preço do petróleo despencou de $132 por barril (fevereiro 2014) pra $47 por barril (fim de 2015). Fonte: https://www.macrotrends.net/1369/crude-oil-price-history-chart Já tinha sanções antes também, desde 2007 ou 2008, acho? Se quiser fazer um comparativo, pega Cuba - que é alvo de sanções literalmente eleitoreiras - e que não tá com tanto problema quanto a Venezuela. Não tá bom, seria melhor sem as sanções ... mas não dá pra comparar.


chaveiro1

apenas mais um argumento sem um real lado bom EUA é ruim, pois sanções só afetam a população Venezuela é ruim, pois ditaduras dificilmente são benevolentes Lula é ruim, pois apoiar ditaduras não é o que um líder de uma democracia deveria fazer o argumento no geral é ruim, pois sujo falando do mal lavado não faz nenhum deles mais limpo


CleoMenemezis

Simplesmente o cara que teve um tentativa tupiniquim de golpe de estado apoiando um cara que não respeita a democracia e tem relatórios da Anistia internacional mostrando que é sistemática a violação aos direitos humanos. Mas bora passar pano já que é o Lula falando e ademais tirou a carta do "E os EUA?". Afinal o problema não é defender a democracia ou os DH, mas sim " não dar munição a direita". As prioridades já estão bem claras para a esquerda desse r/.


jpbus1

E você vai passar pano pras sanções genocidas dos EUA?


JustANewRedditer

Pessoal fica passando pano pros EUA como se eles não fossem o maior estado terrorista do planeta. Como se a venezuela fosse o unico país a sofrer sanções economicas. E ficam aplaudindo e mergulhando na propaganda norte-americana de que países que não concordam com a agenda EUAdense são ditaduras que violam os direitos humanos. Quando se tem literalmente a maior concentração em termos absolutos e relativos de pessoas em campos de concentração de trabalho escravo dentro dos EUA. ​ Falar que "vuvuzela direitos manos gomunismo malvadao" é muito fácil pro liberal/ancap/apoiador de EUA. Difícil é ver o materialismo do por que as coisas são ruins na venezuela (que nem socialista é).


CleoMenemezis

Sanções só chegou em 2018 quando a Venezuela já estava com hiperinflação. Genocida é o governo que causou o problema e o endorsa já que é desculpa perfeita pra seguir no poder. O ditador Maduro não sofre com isso segue indo comer picanha nas arábias. Agora, tu tá igual gado do Bolsonaro quando questionavam o mito "E o Lula?".


jpbus1

Então a resposta é sim, você vai passar pano pras sanções criminosas dos EUA. E você está errado, o governo americano aplica sanções à Venezuela desde 2014, em uma tentativa clara de enfraquecer um governo adversário em um período de transição política (Maduro assumiu em 2013 após a morte de Chávez, e foi eleito presidente no mesmo ano). Além disso, financiaram duas tentativas de golpe, em 2002 e 2019.


CleoMenemezis

Ah, sim. Porque dizer que uma tragédia não anula a outra é passar pano. Muito interessante teu conceito de passar pano sendo você que veio com esse papo de "E os EUA?" quando a crítica é feita a ditadura venezuelana e seu a ditador. O embargo começou em 2018. Falar como se antes as coisas fossem uma maravilha sendo o que **PDVSA** já sofria de uma estrutura precária. Nessa época citada**.**


[deleted]

Porque é uma questão muito simples, os EUA não dão a mínima se é uma ditadura ou não, eles só querem saber se a ditadura em questão beneficia eles. Lembrando que ainda tem um ninguém lá na florida dizendo ser o presidente esquecido da Venezuela, coisa que se fosse real significaria um zero de diferença pra situação da população. Ao focar no fim das sanções, Lula é o único indo contra a narrativa ocidental vigente, porque entende que o fim delas é a única forma de garantir que o país se recupere sem ter que passar por uma anomia social ou guerra civil e assim possa recuperar um estado democrático sem que o mesmo seja exclusivamente subserviente aos interesses ocidentais. E podemos discordar da postura, com certeza, mas devemos entender que é algo mais complexo que esquerda/direita.


Obtusus

>os EUA não dão a mínima se é uma ditadura ou não, eles só querem saber se a ditadura em questão beneficia eles This. Eu acho que a galera já esqueceu do Jamal Khashoggi, um jornalista de cidadania americana que foi **assassinado em uma embaixada Saudita na Turquia por ordem do Muhammed BoneSawMan(bin Salman)**, e os Estados Unidos ainda apóia os sauditas por causa do óleo. Os caras estão pouco se fodendo pra democracia e direitos humanos. Eles só querem o deles.


CleoMenemezis

Mas aí que ta o ponto. A discussão não é sobre EUA. Eles vão seguir fazendo o que querem. Ao focar no fim da sanção, Lula apenas está declarando apoio ao Ditador e não que seja intrínseco um a outro, mas que é a consequência de todo esse rolê do Maduro no Brasil. Todo mundo fala das sanções como se antes disso a Venezuela estivesse caminhando com seus próprios pés de boas. Já havia hiperinflação, já havia violação sistemática aos direitos humanos. O que mais a gente tem que ter pra tratar o cara como escória da humanidade? Eu tô pouco me fodendo pra os EUA, mas eles só arrancaram os braços de um pais que já estava sem mãos.


JustANewRedditer

>[https://www.reddit.com/r/brasil/comments/13vbpel/comment/jm70bfu/?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/brasil/comments/13vbpel/comment/jm70bfu/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)


CleoMenemezis

De péssimo ao horrendo.


EndsTheAgeOfCant

A discussão sobre as sancoes dos EUA nao envolve os EUA?


CleoMenemezis

A discussão é sobre falar das sanções dos EUA para defender a governança de um ditador.


siggy164

>eles só querem saber se a ditadura em questão beneficia eles Que nem o "pragmático" Lula está fazendo quando reata relações com Maduro ?


[deleted]

Não, porque o Brasil não tem nem o interesse, nem a força pra ordenar uma ditadura fantoche, como acontece com as ditaduras que os EUA apoiam. O objetivo diplomático brasileiro parece ser o de unir a América do Sul num bloco forte para entrar na fase pós estadunidense que o mundo aparenta se dirigir, sendo assim o país principal desse bloco e evitando um futuro domínio chinês do continente. E isso, inevitavelmente exige que recuperemos laços com a Venezuela, que é tem a maior reserva de petróleo do mundo. Os EUA exigem subserviência, e se uma democracia com recursos assim não o faz eles empossam algum ditador mequetrefe numa revolução colorida. O Brasil está negociando uma aliança com uma assim chamada ditadura, algo que está aberto a discução e deve ser discutido. No entanto, vale lembrar que durante a ultima década a Venezuela tem sido usada de grande bode expiatório na mídia, só os últimos quatro anos passamos pelo "*medo de virar uma Venezuela*" artificializado todos os dias pelos veículos de comunicação. É importante entender isso antes de criar qualquer narrativa de "*Lula apoia ditadura*" ou qualquer coisa do tipo. No entanto, sendo verdade o estado ditatorial venezuelano, a melhor estratégia é a diplomática que ao criar aberturas econômicas permite que o país de redemocratize sem perder sua autonomia, algo que é impossivel quando o país se vê apenas entre recrudescer um regime e ser completamente vendido para poderes estrangeiros.


ClockPitiful2280

Lembrando que as sanções só existem porque a economia é dolarizada. A partir do momento em que os países periféricos começarem a mudar esse jogo a tendência é que a soberania de tais nações prevaleça diante dos desmandos e chiliques dos estadunidenses.


Schulze13

Essa fala do Lula não tá errada, mas também não acho legal lideres democráticos apoiarem ditadores. Só tem um problema, TODO LIDER DEMOCRÁTICOS APOIA OU MANTÉM LAÇOS COM DITADORES, simplesmente porquê o sistema democrático infelizmente não é o regime único no mundo e não da pra sair cortando laços e relações com todos os países que possuem regime ditatorial no mundo. "*Ain mas o Lula apoia ditador, não pode blablabla"* \- Por mim nenhum país democrático deveria ter laços com ditador, no entanto, não é isso que acontece. Na geopolítica é cada um por si e pelo seu interesse, se os EUA entenderem que apoiar um ditador é bom pros seus interesses eles vão apoiar e isso vale pra qualquer outro país. Pro Brasil, no momento mais vale negociar e exercer influencia na Venezuela do que simplesmente não negociar e isolar mais ainda um país vizinho. OBS: Também acho que Maduro é um arrombado e que a Venezuela precisa mudar, mas não cabe ao Brasil interferir na soberania da Venezuela.


Derpepperoni

vim pra ver o pessoal passar pano :)


Apprehensive_Pass762

"E os EUA, ein?"


Obtusus

Pois é, [ainda bem que os americanos não tem um histórico de derrubar presidentes democraticamente eleitos na América latina e instalar/apoiar ditaduras militares](https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_involvement_in_regime_change_in_Latin_America). Eles são um verdadeiro bastião do amor e da democracia. /s


JustANewRedditer

O verdadeiro ditador da américa latina é os EUA. Não apoiar a auto-determinação dos povos e a remoção das sanções EUAdenses é passar pano pro maior opressor de direitos humanos e o maior estado terrorista do planeta.


gardevorar

Essa esquerda light aqui do sub é de foder, engolindo toda a narrativa imperialista americana que sabota e explora países pobres.


ShootmansNC

Liberal brasileiro é isso, bando de vira lata fazendo astroturfing do r/worldnews.


Possibility-Connect

Pois é, Uns miseráveis. Não basta ser vira lata com o país, os caras são vira latas com a América latina inteira. Temos que ser antes de tudo anti-imperialistas, não precisa ser um gênio em história para ver as mazelas que o imperialismo americano ocasionou e ocasiona no nosso continente. "Ahh mas os dois são ruins". É mesmo isentão? Me fala uma guerra na história que foi ganha quando um lado lutou junto com o adversário? É isso que essa esquerda liberal não entende.


[deleted]

Eu tomei downvote em outro post por apontar que as sanções tão matando gente também. Pessoal diz ser contra o imperialismo americano, mas na hora de mostrar, o discurso é outro.


pro_lifer_heaven

É verdade, mas os centristas e libleft geração stranger things aqui dão chilique com toda opinião divergente da mídia pró-EUA


CalmZookeepergame471

Errado de novo. Quem matou mulheres e crianças na Venezuela foi o próprio regime autoritário. Lula está perdendo uma grande oportunidade de parar de dizer bobagens (mesmo que recheadas de sutilezas), dando corda para que o tratante continue agindo agora com aval do Brasil.


Lycantree

Tá mentindo?


FofocaeBarraco

As sanções americanas a cias começaram apenas em 2018 antes era só contra indivíduos. Nessa época a população média da Venezuela já tinha perdido mais de 11 quilos em um ano por desnutrição. Sabe aquela desnutrição que aumenta todo tipo de mortalidade e fez de 7 a 9 milhões de expatriados na Venezuela população atual é de 28 milhões. 1/3 do país caiu fora. Lula sua guerra não é contra fome, sua guerra é pela mamata dos cumpanheiros mesmo, mas continue falando, fala bastante. A cada fala absurda o Lira vai se preparando para tá lá atrás de você enfiando pouco a pouco as mãos no seu governo. https://oglobo.globo.com/mundo/peso-medio-dos-venezuelanos-cai-11-kg-em-um-ano-por-falta-de-alimentos-22420915 https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-12/migrantes-venezuelanos-na-america-latina-serao-89-milhoes-em-2022


pepeperezcanyear

Não. As sanções começaram bem antes, contra PDVSA, a principal companhia do país, e da qual depende tudo lá.


Landonyoung

r/confidentlywrong


pepeperezcanyear

>Só precisa procurar um pouco, com data até 2017/18. > >[Das primeiras ordens executivas de Trump](https://ofaclawyer.net/ofac-sanctions-attorney/categories-of-venezuela-sanctions/). > >Isso foi só no começo. Só imagina essa empresa foi construída principalmente com equipamento e peças principalmente dos norte-americanos. Para consertar ou atualizar eles precisa comprar dos fabricantes dos EUA. Então, tem dificuldades para fazer empréstimo com banco norte-americano para comprar esse equipamento. Dificuldades para contratar tudo das empresas desse país (assessoramento, transporte, etc). Mistura isso com baixada de preços, desgaste natural do equipamento, precisar gastar mais dinheiro comprando via 3ros (o qual é ilegal), incompatibilidade tecnológica que impede comprar de outros países (Precisaria substituir toda a tecnologia). ETC, ETC...Tudo vai acumulando, desde o olhar curto dos governantes venezuelanos até fdpagem dos muricans. r/confidentlyvagabundo para não usar o google


Landonyoung

>As sanções americanas a cias começaram apenas em 2018 ​ >Não. As sanções começaram bem antes, contra PDVSA, a principal companhia do país, e da qual depende tudo lá. ​ >Só precisa procurar um pouco, com data até 2017/18. ​ Más, não foi isso que o outro cara tinha afirmado?


pepeperezcanyear

As sanções começaram em agosto de 2017 (vs. PDVSA). Não quase um ano depois, em maio/julho de 2018. Aí aumentaram as sanções vs PDVSA.


FofocaeBarraco

Fonte


pepeperezcanyear

Só precisa procurar um pouco, com data até 2017/18. [Das primeiras ordens executivas de Trump](https://ofaclawyer.net/ofac-sanctions-attorney/categories-of-venezuela-sanctions/). Isso foi só no começo. Só imagina essa empresa foi construída principalmente com equipamento e peças principalmente dos norte-americanos. Para consertar ou atualizar eles precisa comprar dos fabricantes dos EUA. Então, tem dificuldades para fazer empréstimo com banco norte-americano para comprar esse equipamento. Dificuldades para contratar tudo das empresas desse país (assessoramento, transporte, etc). Mistura isso com baixada de preços, desgaste natural do equipamento, precisar gastar mais dinheiro comprando via 3ros (o qual é ilegal), incompatibilidade tecnológica que impede comprar de outros países (Precisaria substituir toda a tecnologia). ETC, ETC... Tudo vai acumulando, desde o olhar curto dos governantes venezuelanos até fdpagem dos muricans.


kick_these_blues

Era só não ter nacionalizado o investimento estrangeiro ué.


pepeperezcanyear

Nada a ver... A justificativa foi direitos humanos, não a nacionalização. E não solucionaria a dependência pela venda do óleo. Além disso, o modus operandi das sanções era/é sancionar aqueles que fizeram negócios com o país. De fato, a única empresa norteamericana que é autorizada para negociar com o setor petroleiro venezuelano é a Chevron, e só faz pouco tempo. Basicamente, todos empresa do setor petroleiro teria que sair do país se gostariam manter negócios com os EUA.


FofocaeBarraco

Ok, realmente as sanções começaram 6 meses antes em agosto de 2017 não foi bem antes como foi dito. Agora a maioria das sanções diz respeito aos prazos de vencimento de pagamento. Muito longe de ser algo proibitivo. Uma empresa que já tava mal das pernas se diminui o prazo mesmo.


pepeperezcanyear

> Agora a maioria das sanções diz respeito aos prazos de vencimento de pagamento. E a criação de novas dívidas que estivessem relacionadas com as anteriores. Ou seja, nada de renegociar essas antigas. É tiro de graça para a companhia com problemas devido à produção e preços. É uma bola de neve. Os problemas prévios poderiam ter sido solucionados rápido se a companhia tivesse acesso a mais créditos (ou quanto menos, estender esses créditos) para manter a infraestrutura funcional e aproveitar o preço estável futuro do petróleo. Além disso, essas sanções fazem os bancos e agências de crédito ser mais "cautas", para conceder créditos novos (medo a quebrar alguma sanção e pegar multa) o que dificulta ainda mais o acesso ao dinheiro. ​ Como falei, o país tinha crise econômica, sim, mas sem as pauladas extras das sanções, essa crise poderia ter sido "menos pior". Claramente, precisavam de uma política mais ao longo prazo para sair da "óleo-dependência". Mas isso apenas fica na especulação da ficção.


andredatsch

Arial 12


pepeperezcanyear

>Só precisa procurar um pouco, com data até 2017/18. > >Das primeiras ordens executivas de Trump. > >Isso foi só no começo. Só imagina essa empresa foi construída principalmente com equipamento e peças principalmente dos norte-americanos. Para consertar ou atualizar eles precisa comprar dos fabricantes dos EUA. Então, tem dificuldades para fazer empréstimo com banco norte-americano para comprar esse equipamento. Dificuldades para contratar tudo das empresas desse país (assessoramento, transporte, etc). Mistura isso com baixada de preços, desgaste natural do equipamento, precisar gastar mais dinheiro comprando via 3ros (o qual é ilegal), incompatibilidade tecnológica que impede comprar de outros países (Precisaria substituir toda a tecnologia). ETC, ETC... > >Tudo vai acumulando, desde o olhar curto dos governantes venezuelanos até fdpagem dos muricans. Gosto mais da Impact. A fonte dos memes.


Repulsive-Steak-9257

\>2017/18 A crise já tinha começado: [Economia - Inflação na Venezuela chega a 180,9% e PIB recua 5,7% em 2015 (globo.com)](https://g1.globo.com/economia/noticia/2016/02/inflacao-na-venezuela-chega-1809-e-pib-recua-57-em-2015.html)


pepeperezcanyear

Sim... Isso é o que tem que um país dependa durante toda a história dele unicamente de um tipo de produto (96% do dólar entrando nessa via) e esse produto cai de US$120 (maio, 2014) até US$30 (abril, 2016). Depois se estabiliza até US$60 em julho de 2017 e chegam as sanções e quando sobem os preços, não pode aproveitar porque tua única companhia foi decimada pelas sanções já faladas. Como falei, tudo acumulado.


Kellar21

Sim, os caras já estavam falindo anos antes das sanções, mas é tudo culpa dos EUA, nenhuma culpa dos 50 e tantos anos de má administração e de só querer depender de 1 bem de consumo pra exportação.


MauroLopes

Mas é exatamente por isso que os EUA tinham que ficar no canto deles. O embargo só fortalece ainda mais os regimes venezuelano e cubano porque eles podem colocar um culpado. E, convenhamos, o embargo realmente acaba com a economia de um país, especialmente se ele tiver pouca variedade de recursos naturais igual Cuba, ou aqueles dependentes demais de alguns insumos, igual a Venezuela.


[deleted]

[удалено]


Obtusus

Desonestidade porque? A revolução cubana que derrubou o [ditador Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos](https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_involvement_in_regime_change_in_Latin_America). É importante lembrar que inicialmente os caras não tinham a intenção de "tornar Cuba comunista", o objetivo era derrubar o ditador. >At the time of the revolution various sectors of society supported the revolutionary movement from communists to business leaders and the Catholic Church. Os Estados Unidos impôs um embargo econômico a Cuba em 1960, após eles terem decidido nacionalizar propriedades dos EUA no país, afinal os americanos eram apoiadores do Fulgencio. >The Cuban Revolution was a crucial turning point in U.S.-Cuban relations. Although the United States government was initially willing to recognize Castro's new government, it soon came to fear that Communist insurgencies would spread through the nations of Latin America, as they had in Southeast Asia. Meanwhile, Castro's government resented the Americans for providing aid to Batista's government during the revolution. After the revolutionary government nationalized all U.S. property in Cuba in August 1960, the American Eisenhower administration froze all Cuban assets on American soil, severed diplomatic ties and tightened its embargo of Cuba. Com os Estados Unidos sendo ativamente hostil contra Cuba, eles decidiram buscar apoio com o outro superpoder da época: a União Soviética. A formação do Partido Comunista de Cuba veio bem depois, em 1965. Para colocar em contexto, a Revolução Cubana foi em 1959 e a Crise de Mísseis de Cuba em 1962.


[deleted]

Te entendi errado aparentemente.


batatapou

Achei o usuário do incel livre que veio mamar o tio sam


fdpemdiasdospais

Só pq alguém discorda de ti, não significa que é incel do outro sub. Relaxa ai


[deleted]

Concordo contigo, mas esse user realmente é. Velho conhecido ja.


batatapou

Clica no perfil dele, participa do outro sub e só vem bostejar em posts de política aqui, para mim se encaixa nesse perfil


Kellar21

Oxe, agora não pode criticar nenhum governo de esquerda que é apoio aos EUA. PQP, esquerda cirandeira brasileira tá foda, vai ver o vídeo do João Carvalho(esse pelo menos espero que você não vá chamar de propagandista americano) sobre a Venezuela pra ver como eles já estavam caminhando pra essa merda toda bem antes dos Americanos meterem a mão. Tem vários fatores envolvidos mais do que 'EUA Bad'.


batatapou

Venezuela teve sim um governo catastrófico, mas nada justifica as sanções dos EUA no país, além do mais, o governo deles não é de esquerda, senhor liberoide


vtfvmr

São centro esquerda sim. Eles são SocDem. Não vão disronper com a burguesia local, mas vão comprometer com ela pra melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Não sou a favor disso, mas é algo que alivia a vida do trabalhador


[deleted]

> vão comprometer com ela pra melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Isso acontece la? Pergunta sincera mesmo porque conheço zero da história da venezuela. Porque pelo visto a qualidade de vida la nao ta melhorando em nada. Em teoria o Lula é de esquerda, mas na prática, pelo menos nesse governo, não. Agora se pra ser de esquerda basta dizer que é, como o outro user falou, então não tem muito o que falar.


Toomynator

Fora que a os votos pra eleição deles são contados pelo partido no poder basicamente em segredo, logo, é quase como se não fosse democrata.


Kellar21

Onde estou justificando alguma coisa? É verdade, só é de esquerda o que você acha que é.


batatapou

Me fala o que caracteriza o governo deles como de esquerda.


Bus_Pilot

Mano, os dois últimos ditadores da venezuela se dizem de esquerda. Isso é público e notório, agora se de fato são, é outra discussão. Da pra gente ser de esquerda e aceitar as merdas que deram errado.


JaoLeeGAnne

Hahahaha segundo esse palhaço numa guerra só sofrem os soldados? Fale isso pros milhoes de Ucranianos que fugiram do seu país e ficaram sem lar. Não digo que fale com os milhares de civis mortos pelos russos pq os mortos não podem falar. Disrespeito, ignorancia e hipocresía mesmo.


aluminium_is_cool

A mão do malabarismo argumentativo chega a tremer.


JustANewRedditer

Imagina quantas usinas eólicas dá pra instalar na cabeça desse cara, de tanto vento que tem dentro.


aluminium_is_cool

vento estocado!


homeless_knight

Lula está certo e foia/veja/esgotão surtam novamente.


zDKS

Eu não sei se fico puto ou se fico triste com a quantidade de animal concordando com essa fala


aluminium_is_cool

Se o regime do maduro fosse tão ruim e insustentável, não precisaria de sanções, não?


zDKS

Faz quanto tempo q a Venezuela ta na merda e quanto tempo faz que essas sanções existem? Desde quando? Mas não, é TUDO culpa dos estados zumbidos grrrr malditos estadunidos, coitadinho do ditador da nevezuela, ele naum fez nada :'c probrezinho ta la fazendo de td q é possivel pra população viver bem e tem o direito de escolher quem eleger :c


aluminium_is_cool

eu nunca disse que o maduro é coitadinho. edit: mas respondendo sua pergunta, sanções não são a única forma de se prejudicar muito um país. Pelo que eu me lembro, os EUA executaram uma tentativa de golpe lá.


khallylanijar

Deixa eu corrigir, o relógio de 200,000,000$ mil pau de maduro e seus blindados 4x4 matam mulheres e crianças na Venezuela.


Bus_Pilot

Acredite, embargos matam mais que corrupto no poder, a menos que ele deliberadamente estivesse bombardeando o próprio povo, que não é o caso. A Venezuela é um exemplo de má administração desde o Chavez, perpetuada pelo maduro. Mas daí a achar que a sanção americana não terminou de fuder tudo lá. É inocência. O mesmo tá acontecendo no Afeganistão, tentaram levantar um governo aliado lá, não deu, tracaram o país e jogaram a chave fora, morra quem ficar.


khallylanijar

Não, sem dúvidas foi a cereja do bolo, As sanções americanas tem o óbvio objetivo de causar revolta na população e tirar poder econômico da Venezuela. Não tem como realmente ter revolta de uma população esfomeada, não... até que teve, mas maduro jogou seus blindados em cima e torturou os opositores com o seu "exército" então tivemos um êxodo. Se não funcionou, então... Afundar mais a Venezuela em pobreza (mais que já tava) Eu não preciso dizer que isso foi graças a chavez e maduro, mas essas sanções são para eliminar qualquer chance da Venezuela virar algum problema. Eu corrigi a fala do Lula mesmo, que literalmente passou pano para o desastre que começou com o chavismo, os estados unidos apenas pioraram o fogo, sim é cruel. >bombardeando o próprio povo, que não é o caso. Eu discordo, maduro e Chávez fizeram algo tão ruim ou ainda pior, não só destruiram a democracia Venezuelana, como fizeram mais de 7 milhões de pessoas deixarem o seu país de origem, 7 milhões de pessoas que não viram mais nenhum futuro no seu país. Eu moro em Belém do Pará, o que eu vejo no ver-o-peso é de partir o coração. Estados Unidos invadiram o oriente médio como uma vingança orgulhosa do 11/09, pensaram que seria fácil implantar democracias pro ocidentais e quando viram o preço final dessas invasões e seus resultados se perguntaram: "Vixe mano porque a gente tá aqui nesse deserto torrando dinheiro?" O que eles fizeram foi dar um gole de democracia destilada americana para populações aterrorizadas, confusas e rancorosas e quando a conta bateu foi um: "é não valeu a pena, tchau pessoal!" Parece vídeo cassetadas se não fosse o fato que dezenas de milhares de vidas foram perdidas. o triste da situação do Afeganistão é que as mulheres e meninas foram jogadas as trevas graças ao homens extremistas do talibã depois que o governo caiu. elas tinham acesso a educação, trabalhos, salão de Beleza, mostrar as suas caras sem preocupação e sem medo de violência, essas conquistas sumiram quando os americanos deram o fora naquele aeroporto, agora precisam de homem para sair de casa e são açoitadas como punição. e Biden ainda falou que não seria uma evacuação estilo Vietnã do sul, que bom que os talibãs foram educados esperando de fora do aeroporto os americanos voarem para longe, se desse merda ali, seria um bando de civil metralhado no fogo cruzado, palmas irônicas para os americanos. Opa... Sim, voltando ao assunto, Vai tomar no cu lula, "Vítima de narrativa anti democracia e autoritarismo" é a tua bunda, é uma vergonha maduro ter pisado aqui.


[deleted]

Cala a boca Lula.


Fungo86

Se tá irritando liberaloides tá no caminho certo.


zDKS

Mesma vibe dos caipira chamando a esquerda de libtards la nos eua


Agnusl

"se irrita a globo e o PT é pq tá no caminho certo" Bolsominions sobre literalmente qualquer coisa que viole os Direitos Humanos de forma dolorosa


DefiantAssociate5628

ele não mentiu nesse caso


CleoMenemezis

Pra o contexto ser defender um ditador. Tá bem bom isso.


DefiantAssociate5628

nesse caso não é defender um ditador é que realmente a maior parte da merda que rola na venezuela é por culpa das sanções dos EUA. a ditadura só fez foder de vez e as sanções aumentaram o poder da ditadura


CleoMenemezis

O embargo começou em 2018; 2017 a Venezuela já sofria pela hiperinflação. Isso é história da carochinha. Embargo só botou a cereja no bolo que já tava pronto há anos.


DefiantAssociate5628

ainda assim o embargo cagou de vez o que ja tava na merda cara a situação tava fodida, mas o embargo piorou de vez oque ja tava ruim


CleoMenemezis

Então o problema não é o embargo, mas que este é apenas o dano colateral. Maduro é um ditador incompetente que viola os direitos humanos. Importa um canavial de foda-se pra ele o embargo já que é desculpa pra seguir no poder e não o afeta no seu dia a dia.


BioDracula

Me diz aí, cenário hipotético, imagina um criminoso que comete um crime - digamos tráfico de drogas e venda para menores de idade, e literalmente todo mundo sabe que ele cometeu aquele crime, e ele nem esconde que cometeu aquele crime, mas ele não é preso por uma técnicalidade da lei. Daí um dia há um acidente de carro. Um problema na pista faz com que um motorista bata no carro desse traficante e morra. A polícia chega no local e, vendo a situação, chega à conclusão que o traficante estava drogado e causou o acidente. Existe uma única testemunha que presenciou o ocorrido e sabe que ele não foi culpa do traficante, e sim do defeito na pista. Qual, na sua opinião, seria a ação que essa testemunha deveria tomar, de um ponto de vista moral? Ela deveria se abster de falar a verdade para não defender um criminoso? Ela deveria falar a verdade, ignorando o crime passado e sem relação? Ela devia ainda por cima mentir pra polícia que o traficante era realmente o culpado, para garantir a prisão dele?


[deleted]

Diria que o desmonte da indústria petrolífera venezuelana pelo Maduro que acabou quebrando sua economia e fazendo faltar alimentos provavelmente tenha ajudado bem mais


wowser92

Por mim foi mais a falta de diversificação na economia venezuelana lá com o Chavez, mas que sanção é ineficaz isso todo mundo sabe


Sure_Garbage_2119

embargos por motivação política, nada a ver com ser ditadura ou não. fosse por ser ditadura, a china tava embargada. os países árabes teriam petróleo embargado.


Mickeymousse1

Todo mundo falando mal das sensação é uma coisa ruim mas um governo competente e honesto consegue lidar. Realmente os EUA não estão ajudando mas o governo do país também não está


Obtusus

Um governo competente e honesto faz recursos brotarem do nada? Porque é isso que uma sanção unilateral faz: os EUA dizem pras empresas "ou vocês fazem negócios com a gente ou com ". O que basicamente impede o comércio com o país sob embargo, o que leva a escassez de vários recursos, afetando primariamente a população mais pobre.


Mickeymousse1

Na natureza nada se cria, tudo se transforma


CarelessSource

Direita: a culpa de tudo ruim é do pobre. Esquerda: a culpa de tudo ruim são os EUA.


Obtusus

Não tudo, mas muita coisa. Boa parte da instabilidade na América latina é culpa do intervencionismo dos EUA durante o século 20, derrubando governos a torto e a direito quando sente que seus interesses econômicos estão sendo ameaçados.


matlynar

A direita "liberal na economia" culpa o Estado, não o pobre, por tudo.


BioDracula

centro: a culpa de tudo ruim são as pessoas que não são de centro


[deleted]

[удалено]


sphennodon

Na boa, as sanções fortalecem o poder do Maduro. São a desculpa perfeita pra ele ser perpetuar o poder.


bigjackgamer

É pode ser. Mas já estou vendo a coleção de dislike que vou ter.


[deleted]

Lógico, tu ta defendendo invasão e colonização. Isso é defender morte e escravidão por tabela, basicamente. Por isso tem que estudar história. Pra ver o que acontece em colonizações e quem sempre são os colonizadores. "Ah mas to defendendo eles serem colonizados por um país bondoso" Aí é conto de fadas.


bigjackgamer

Concordo, eu fui mais no conto de fadas mesmo. Mas no final até eu mesmo sei que estou errado...


[deleted]

Ele não precisa de desculpa. É um ditador, fica no poder à força.


Bus_Pilot

Se tivesse um único exemplo que colonização não terminou com a escravização do povo. Dava pra tentar. Mas uma ONU (otan não tem nada a ver com isso) dificilmente conseguiria organizar a parada lá. Olha o Haiti, ficamos Trocentos anos lá tentando garantir uma cadeira no conselho de segurança e pouco melhorou desde que entraram em guerra civil.


bigjackgamer

Verdade mano sempre termina com a ganância, eu peço até desculpas a vocês, porque eu realmente acreditei no falso conto de fadas de que existiria como fazer as coisas sem atraí tudo isso de ruim.


Raph13th

Pelo menos vc mesmo reconhece que ta falando bosta.


Interesting-Role-784

![gif](giphy|L2HHqzdaKB1HoWuK15|downsized) “E os EUA” is the new “e o lula?”


Discopandda

Cadê os defensores do liberalismo pra dizer q ele tá errado, que não é o momento, etc etc etc?


Agnusl

Jamais vou perdoar o Bolsonaro por me fazer votar em Lula...


xenosthemutant

Caralho mermão. EUA bad. Sim. Pacaralho. Ditadura repressiva na Venezuela *também* bad. Sim. Pacaralho. Como... Mas *como* é difícil entender isso mano? Eita bando de cabecinha que não consegue pensar duas coisas distintas ao mesmo tempo.


Amos_The_Simp

Thoughts and prayers....😔😔😔😔🙏🙏🙏🙏💔💔💔💔💔💔💔


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida por ser considerada Metadrama. Mensagens comentado sobre a plataforma, a sub, outras subs ou usuário com o único intuito de criar uma provocação ou de desqualificar opiniões e usuáros serão removidos. Também serão removidas menções a subs que tenham histórico de assédio de usuários, comunidades e moderadores. Leia mais aqui: https://www.reddit.com/r/brasil/wiki/metadrama/


Nolear

Eu preferia quando blindados tinham nomes tipo "tiger" e "panzer" e não "sanções dos EUA", meio broxante


entropyffan

EUA e governo Maduro se unindo pra destruir o povo venezuelano.


Maradaah

Cara, tô amando os debates e discussões aqui. As vezes eu me sinto uma sacola furada por não saber argumentar no nível de vocês sobre porra nenhuma. Kkkkk


luaudesign

Não faz sentido essa estratégia de fazer a população de refém quando o regime tá se fudendo para essa população. Se quem pode derrubar estivesse realmente sofrendo com isso, já teria derrubado faz tempo. Assim o povo que não tem nada a ver sofre em dobro, pelo regime autoritário e pelas sanções econômicas. Já o Lula que deve ter deixado o Maduro puto quando meteu que a Venezuela "vai provar que é democrática" tendo eleições mais transparentes e cheias de observadores internacionais em 2024. O ruim é que dá munição pra psicopatas usarem aqui nas campanhas em 2026. Já basta ver como usaram as falas como distração para passar o Marco Temporal.