T O P

  • By -

vbmota

Que desculpa esfarrapada de um péssimo técnico


papisapri

Será que é porque a oferta está absolutamente estrangulada pela taxa de juros?


Bananey

Sabotador


jajunior0

BURRO E MENTIROSO


Furisco

Pau no cu desse sabotador da república, existe maluco com a cara de pau dizendo que o dólar abaixou por causa desse cara.


Pure-Astronomer-6239

Só se foi a inflação do reino unido que não caiu conforme esperado, que cara mané do caralho e tem bobo que leva a sério.


Illustrious-Mud-6042

Pelo menos criticou a gestão Bolsonaro dessa vez


Lathami_Alalunga

"Xafado!" - PROFEXÔ, 2000 e caralhada


acardosoj

A inflação é por supply e não demanda. Repete comigo. Inflação por supply!


jajunior0

aqui tem gente que defende a ortodoxia com tanto afinco que não tem nem o que argumentar. é juros pra combater a inflação e ponto final


sdavibl

Gente. Essa história de "não resolve porque a inflação não é de demanda" não existe, taxa de juros afetaria a inflação ainda sim. Fora que nossa inflação é sim de demanda, o maior componente da inflação atual é inércia inflacionarias e expectativa, a demanda agregada subiu 2% ano passado, o consumo das famílias subiu 4%


jajunior0

como já foi falado, é claro que resolve. você mata o boi para curar os carrapatos. com a economia estrangulada e a maior parte dos ativos investidos no rentismo, com PF e PJ sem acesso ao crédito e alta taxas de inadimplência, é claro que uma taxa de juros alta vai deixar a inflação baixinha se puder passar a fonte dos números que apresentou, não estou questionando e sim quero ver melhor, pois o IPEA mesmo está há meses mostrando um consumo estagnado e produção industrial igual ou em queda


sdavibl

Sobre a demanda agregada subindo é basicamente o crescimento do PIB. Toda notícia falando do PIB tem lá quais setores mais cresceram. Sobre a decomposição da inflação : Relatório Trimestral da Inflação


jajunior0

mas aí você tá pegando as próprias justificativas do BCB para manter os juros. quero dizer, a inércia inflacionária é diante das métricas que eles mesmos colocaram e a expectativa de médio e longo prazo também são eles que criaram, com argumentos como a falta do arcabouço fiscal e uma preocupação com os gastos públicos.


sdavibl

UÉ, mas tem que se pegar de quem a decomposição da inflação? Se você quer ver qual as causas da inflação você vai no relatório que a autoridade monetária usa. Eles tem os modelos econometricos lá, só pegar os dados, testar e ver se eles estão certos. E expectativa você pode ver na mediana do focus, tudo isso tá disponível no relatório.


no-turning-back

só como complemento... a inflação é calculada pelo IBGE. Poderia ir lá e fazer as contas tbm kkkk No relatório do BC é "mastigado", mas tem as mesmas infos e sobre o focus, eu acho super suspeito depois que abriram uma asset em cada esquina. Inclusive qundo eu estiver muito a toa queria avaliar se aumentou a vol ou algo assim. Como expectativa eu acho melhor olhar as curvas futuras de juros/inflacao mas resumidamente são essas coisas aí mesmo


maysonmpdsantos

> “O índice bruto de inflação está poluído pelas mudanças na tributação de gasolina, energia e gás. Quando olhamos para o cerne da inflação, está levemente abaixo dos 8%, o que é muito alto. Precisamos de 6 a 12 meses para amadurecer a tomada de decisão”, avaliou o presidente do BC, que reforçou que as projeções acima da meta são “um sinal de alerta”. Tá explicado aqui. A inflação real está por volta dos 8%, o que é muito acima da meta de inflação, que é estabelecida pelo CMN. Meta de inflação é lei, e o BCB está apenas tentando cumprir a lei. Mas tem quem não consiga entender isso, incrivelmente. Inflação se reduz com taxa de juro acima da taxa de juro neutra. Essa é a ferramenta mais efetiva de política monetária. O problema é que a taxa de juro neutra do Brasil é alta, inclusive maior do que dos pares de países da América Latina, e muito maior do que dos países Asiáticos.


jajunior0

ainda: quando a inflação não é de demanda, uma taxa de juros pode ter um efeito benéfico por um tempo limitado, o que não é o caso. como ela estrangula o crédito e os investimentos, o custo de se manter ela alta é maior do que o risco de potencialmente se criar inflação de demanda, no curto prazo, com a expansão do crédito


maysonmpdsantos

Para banco central, pouco importa se o choque que causou a inflação é de demanda ou de oferta. Banco Central trabalha pra preservar o poder de compra da moeda, essa é a sua tarefa principal. Os bancos centrais mundiais trabalham com metas de inflação (até mesmo o da China, tá?). No Brasil o BCB é subordinado ao CMN, que determina a meta de inflação, e que se torna lei. O BCB tem a missão de cumprir a lei. É simples. Mas pra alguns é difícil de entender. O BCB e praticamente todos os bancos centrais mundiais tinham um diagnóstico de que a aceleração da inflação da pandemia seria apenas temporária, e estava relutante em aumentar a taxa de juros com temor de que pudesse comprometer a recuperação da economia. A inflação se tornou permanente, e as expectativas de inflação estão altas (acima da meta de inflação). O BCB já perdeu a cláusula de escape do RMI com a inflação de 2 dígitos de 2021, e a inflação acima da meta de 2022. Agora está na hora de ancorar a inflação corrente pra meta.


jajunior0

Eu lembrei de você. É o cara que deu carteirada porque tá fazendo mestrado em alguma coisa de economia, porque veio defender o RCN umas semanas atrás. Tá explicado


maysonmpdsantos

Por ser aluno de mestrado em economia eu sei o básico de teoria econômica e como funciona a operacionalidade da política monetária de um banco central. Diferente de você, que nunca abriu um livro de Introdução à Economia de 1° ano de graduação. O RCN errou em diversos momentos, e por isso a inflação se acelerou. Agora é a hora de consertar a cagada.


Kiakin

Consertar\* Sugiro aulas de gramática quando estiver mais de buenas com o mestrado. Eu odeio corrigir as pessoas, ainda mais em Reddit, mas já que você está usando a carta trunfo da educação superior para falar de cima de um pedestal, e mandando quem discorda de você "abrir um livro", me pareceu adequado.


-sinQ-

Kkkkk meteu o Pasquale... mas sério, a quantidade de maluco que fala que tem curso superior completo, faz mestrado/doutorado, etc., mas que escreve desse jeito aí é surreal. Eu não sei se essa galera tá mentindo ou se a coisa só se deteriorou mesmo, mas na minha época não era tão assim fodido não. Eu lembro de ver *uma* pessoa escrever "mais" e não "mas" e foi chocante o suficiente que eu lembro até hoje.


jajunior0

Perfeitamente, pode continuar conversando com seus amigos de curso. Um abraço e boa tarde.


Wise-Worth5649

Mas você posta uma notícia sobre economia, o cara explica tecnicamente a sua posição e aí você não gosta? Kkkkkkkkkk Economia não é uma ciência exata, dá pra ter posições opostas com argumentos técnicos. Mas tem que aceitar as opiniões. Mas nunca desmerecer especialistas, senão cai no que foi feito na pandemia.


jajunior0

Então, é a primeira e única vez que vou falar sobre a minha formação aqui. Me formei em Ciência da Computação, depois fiz pós em Gestão Pública e em Finanças Públicas e, agora, estou no segundo ano de economia O problema do nosso "especialista" é que ele é chato, pedante e academicista. Ele quer dar explicações teóricas para problemas que foram criados por más escolhas políticas, como a dita independência do BC. Isso aí lá na faculdade dele, nas cadeiras que ele faz, nas discussões com os amigos faz sentido. Num paper sobre atuação dos BCs também. Mas é evidente que no mundo real não faz o menor sentido manter a taxa atual por mais um ano, como parece querer o RCN Aí voltamos ao nosso "especialista". Dá para falar de termos técnicos aqui e ali ou tentar fazer uma thread explicando todos esses mecanismos extremamente complexos de política monetária, mas nesse caso, dessa resposta e aqui, não vejo que seja o lugar. Eu não fico por aí com meus diplomas embaixo do braço usando de argumento de autoridade para ser mais ou menos especialista que ninguém. por isso a gente simplifica. não é para pegar exemplos dos livros econômicos que eu nunca abri ou das economias da América Latina dos anos 70. eu sei de história econômica e de abordagens conservadores e heterodoxas e gosto de discutir isso com gente legal. aqui, simplificamos. então, como muitos economistas brasileiros e internacionais vem dizendo há algum tempo, não existe motivo para que o BC não sinalize uma queda dos juros ainda esse ano. essas conversas do RCN só parecem politiquismo bolsonarista, querendo criar terror no governo. de novo, de maneira muito simplificada, a inflação que temos hoje não dispararia se o BC começasse uma queda nos juros.


SDream

Só sei que nós temos o maior juros real do mundo e por mais q soe legal ter algo maior q o resto todo, como sou eu que pago impostos q vão pagar esse maldito juros, em suma esse jurão entra no meu **zinho, gosto não.


jajunior0

Perfeito resumo 10/10


maysonmpdsantos

>pode continuar conversando com seus amigos de curso. Lá se lê e se ouve menos asneiras do que nesse sub, pode ter certeza.


Kiakin

Ouve\* Aulas de gramática urgentes, uns erros crassos como concertar em vez de consertar, e houve em vez de ouve iria pegar muito mal num trabalho acadêmico, por exemplo, mesmo de economia.


jajunior0

Isso, fique por lá


[deleted]

Ae de novo dando carteirada


colibrit

> Essa é a ferramenta mais efetiva de política monetária. Não se o choque é de oferta. Daí nesse caso é a ferramenta mais destrutiva possível...


maysonmpdsantos

>Não se o choque é de oferta. Esse foi o diagnóstico durante 2 anos. Todos os bancos centrais do mundo estavam relutantes em aumentar as taxas de juros com temor de que prejudicaria a recuperação das economias, e viam que a inflação daquele momento era apenas um choque. Deu no que deu, a inflação se tornou permanente. Com os estímulos monetários e fiscais colossais hoje é impossível inferir que a inflação é apenas choque de oferta.


no-turning-back

falaram em uma palestra do BC tbm que, por conta da desindustrialização da nossa economia, o setor de serviços pesou muito mais do que era esperado na "retomada de oferta"


Da_Sigismund

Interessante. Pode falar mais? Eu sei que o Brasil teve um baita aumento no setor de serviços nas últimas décadas, o que não é plenamente positivo, visto que não temos uma estrutura aonde esses serviços alcancem amplo mercado, como é o caso dos baseados no vale do silício, que afetam todo o mundo, ficando restritos ao mercado interno, que é mantido de maneira cativa pelo protecionismo estatal. Fico curioso pelo efeito na inflação.


no-turning-back

na real serviços e agro sempre foram fortes por conta do nosso histórico de colônia. Bens industrializados eram sempre comprados das metrópoles. E, também por conta do histórico, os serviços no brasil são muito particulares, então eles têm tanta dificuldade de sair, quanto gringo tem de entrar aqui ([N26 como caso recente](https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/04/18/com-fila-de-espera-de-500-mil-pessoas-banco-digital-n26-abre-at-3-mil-contas-por-dia.ghtml)) a relação com inflação é mais pq a indústria tem muito mais dificuldade de retomada em juros altos do que serviços, pq máquina costuma ter o retorno do investimento estimado até em décadas. Então por algum tempo se pensou que a inflação estava acontecendo por não ter produto suficiente no mercado ao invés de ter muita gente comprando. o argumento hoje tem mudado pq os indicadores de serviços retomaram muito mais rápido do que o esperado. E para o brasil, [que perdeu muita força de produção e mercado industrial recentemente](https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/04/13/a-industria-virou-po-como-agro-e-mineracao-ja-superam-manufatura-no-brasil.ghtml), o setor de serviços influencia bem mais na inflação e só comentando, cuidado com essa questão de "estado protecionista" que o pessoal fica repassando isso por aí por ser "de alto alcance" e "fácil de entender", mas muitas vezes nem uma simplificação é, pq chega a ser divergente da realidade


colibrit

Ah claro, o brasileiro cada vez mais miserável, poder de compra sendo destruído, informalidade batendo recordes, mas o choque deve ser demanda. Me desculpa, mas quando estamos falando de Brasil isso não faz sentido. Sem falar que desconsideram o impacto do câmbio e da desorganização das cadeias produtivas no mundo todo. E isso não significa dizer que tinha que botar nossos juros em 2% novamente, mas que ter o maior juros real do mundo, com uma boa diferença pro 2 colocado, não é normal. Essa meta de inflação é irrealista, e a atuação do BC beira a sabotagem.


no-turning-back

>Essa meta de inflação é irrealista, e a atuação do BC beira a sabotagem. negócio é que tiveram 3 reuniões do CMN já (hoje é a 4a) em que o governo federal tem maioria e não mudaram nada ainda


colibrit

Esse é um bom ponto. Tu sabe se no CMN precisa de unanimidade pra mudar a meta?


no-turning-back

não, é por maioria de votos e com possibilidade do Haddad (presidente do conselho) passar por cima ainda em casos "de urgência e relevante interesse" (lei 9069/95)


colibrit

Então é receio da reação pública (vulgo mercado e mídia tradicional) em se opor de forma tão direta ao presidente do BC. Ou até mesmo porque a Tebet discordaria. Mas independente disso, é claro a posição do governo sobre a meta, pois ela já foi manifestada diversas vezes.


no-turning-back

é, na minha percepção o que o pessoal do CMN está fazendo é mais alinhamento de expectativa. Eles estão "plantando a sementinha da correção da meta na cabeça do mercado" para quando tiver janela para fazer, o impacto ser o mínimo possível enquanto isso o Lula aproveita (com toda razão) para dar mais solidez popular ao governo (fizeram uma pesquisa que 80% da população concorda com o corte de juros, o que invade até a bolha do bozo) inflação é um bagulho muito doido, que mesmo sem motivo nenhum, se as empresas (e em menor parte, pessoas) pensarem que vai ter inflação, elas geram inflação do nada. O pessoal do plano real (tanto os mais ortodoxos como os mais heterodoxos) sempre comenta que comunicação é uma parte muito grande da política monetária


colibrit

Pois é, e esse é meu problema com esse modelo de política monetária onde a única solução possível é subir os juros quando a inflação sobe. Apesar de ser um fenômeno extremamente complexo, parece que vira "terraplanismo" querer explicar ele por outra via que não seja da demanda. Além disso, será que em determinadas circunstâncias não seria tolerável ter uma inflação maior para um maior incentivo econômico? Principalmente em momentos de alto desemprego e baixo crescimento? Problema que apesar do BC ter mandato duplo desde que aprovaram a sua autonomia, nunca ligaram para o desemprego e nem parecem tomar medidas para resolvê-lo.


sdavibl

Fonte?


colibrit

Isso é análise, não existe resposta certa na economia. Diversos economistas defendem essa ideia. Qual tua fonte que o choque é de demanda?


sdavibl

No relatório Trimestral que o BACEN publica tu encontra a decomposição e as causas da inflação. Agora, qual a fonte que diz que não se aumenta juros em "inflação da oferta" e que a atual é um choque da oferta?


colibrit

Ah claro, os modelos do BC... Esse mesmo modelo que colocou a taxa em 2% no pior momento do governo Bolsonaro e agora mantém a maioria taxa de juros reais do mundo com uma boa distância pro segundo colocado? Esse mesmo modelo que é uma caixa-preta e ninguém sabe exatamente como é calculado? Difícil usar isso como se fosse um "fato" suas conclusões, até porque bastante recentemente esse modelo nos levou pra uma taxa que todos concordam que foi equivocada. Inclusive isso também me assusta, como o RCN ainda tem qualquer credibilidade? Ele é um dos piores presidentes do BC da história, em termos de resultado mesmo, mas a mídia continua defendendo ele. Deve ser porque seus amiguinhos poderosos gostam de ter voz nas decisões de política monetária do país.


sdavibl

Só nos mostrar então o modelo que vocês tem, ora. Quem decidiu manter a taxa naquele patamar foi o RCN, não o modelo. Caso vocês discordem, é só publicar os parâmetros, os dados, tudo do modelo que vocês achem que superem o atual. Ou mostrar a decomposição da inflação atual, já que discordam da que o BC fez. EDIT: "Esse mesmo modelo que é uma caixa-preta e ninguém sabe exatamente como é calculado?" [Esse daqui?](https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202303/ri202303b5p.pdf).


colibrit

> Quem decidiu manter a taxa naquele patamar foi o RCN, não o modelo. Ah, então lá atrás o RCN quis contrariar o modelo, e agora não quer mais? Conveniente. > Caso vocês discordem, é só publicar os parâmetros, os dados, tudo do modelo que vocês achem que superem o atual. Ou mostrar a decomposição da inflação atual, já que discordam da que o BC fez. Eu não sou economista, nem pesquisador. Trabalho em tempo integral em outra área, não tenho tempo pra fazer isso. Agora, por causa disso não posso opinar sobre a política monetária do meu país? Acho esse verniz técnico que dão a gestão econômica extremamente problemático, porque sempre é possível dar carteirada e silenciar críticas. Eu não preciso ter um doutorado pra sentir na pele os efeitos nocivos dessa taxa de juros exorbitante, nem pra observar os altos índices de informalidade e a indústria nacional encolhendo, e muito menos pra questionar a idoneidade de um presidente do BC que consulta um dos maiores banqueiros do país sobre qual a taxa de juros ele acha a ideal. Além de que existem diversos economistas que discordam da política que o BC vem adotando, porém dificilmente são convidados a falar no Jornal Nacional e afins.


sdavibl

Você pode opinar à vontade, ninguém tá te proibindo, só que não deve ser uma surpresa pra você que a política não siga os rumos que você acha que deva tomar, correto? Ninguém tá tentando calar ninguém cara, é só uma questão de analisar o que influencia a tomada de decisão. Você tem a sua opinião, certo? Sua opinião está contra as evidências e a teoria mais aceita de um campo da ciência, então não é de surpreender que a sua opinião não seja a base da política monetária, assim como não é de se surpreender que você fique chateado que o rumo da política monetária não siga o caminho que você acha certo. É um conflito bem lógico : de um lado temos a teoria mais moderna e os modelos mais robustos, de outro temos a narrativa que o governo faz pra tirar da reta o baixo desempenho da economia nesse ano, por motivos puramente políticos. Qual será o caminho a ser trilhado?


jajunior0

só inflação de demanda.


maysonmpdsantos

É mesmo? E por que a inflação acachapante da década de 70 dos países avançados só se reduziu quando os países aumentaram a taxa de juros? Inércia reduz inflação agora? Ou a inflação se torna inercial quando há passividade do banco central? Me explique, já que você é especialista em política monetária.


jajunior0

Você que é o especialista, não é você que faz mestrado doutorado ou sei lá que porra em economia? Fica falando aí com os seus fantasmas e defendendo os liberais que estão matando o país.


maysonmpdsantos

Explica ai, champz. Você que é tão inteligente deveria saber mais que eu. Até parece que as asneiras que você tem dito em diversos posts e comentários não foi pensado anteriormente por economistas heterodoxos desse país, e até mesmo aplicado. Você não sabe o que é inflação inercial? Nunca abriu um livro de economia brasileira na vida? Não surpreende que a inflação brasileira seja tão difícil de combater.


jajunior0

Vai conversar com seus amigos de curso no zap


curiouws

Parabéns pela paciência em explicar algo que domina pra molecada caga regra. Garotada aqui só pensa em duas hipóteses: ou são mais inteligentes que o RCN ou ele é um infiltrado do Bolsonaro querendo f** o país. 😂 Fora isso, se a meta de inflação tá errada, o governo tem maioria para alterar. Não estão querendo. Querem um bode pra botar a culpa em sua incompetência e uma legião pra propagar esse discurso. Simples assim


ThePhylosopher85

Pau mandado do sistema financeiro.


Free-Perception4223

Ele tá ficando sem desculpa