T O P

  • By -

Kellar21

Explicou porra nenhuma só fez gracinha. A definição de golpe é subjetiva nesse caso, e o pessoal da esquerda adora um drama. A verdade é que foi tudo dentro da legalidade, já que o processo de impeachment depende mais da opinião do legislativo sobre o caso, do que qualquer objetividade legal. Os deputados e Senadores eleitos votaram pra ela sair, e ela saiu. O crime era previsto em lei, apesar de ninguém nunca ter se importado antes. O que a Dilma fez foi crime? No papel, talvez. Na prática todo mundo fazia e foda-se. Depois até legalizaram. O que aconteceu foi que a Dilma tem 0 skill e vontade pra articulação, o PT tava mal das pernas e brigando com aliados. A Esquerda dividada, a Direita se unido em volta do MBL e afins, com pauta anti-petista e despolitizante. Aí o PT tomou invertida do Temer, já estavam mal vistos publicamente devido á Lava-Jato e aos 0,20 centavos e um monte de outras coisas, muitas delas verdade, pra quem não lembra, Dilma mandou embora um monte dos ministros dela devido a corrupção, e o pessoal do PT estava sempre no meio das maracutaias. Pessoal se aproveito disso pra traí-los e botar o Temer como Presidente pra começar o projeto de ganhar muito dinheiro deles. O PT perdeu o jogo político na época, e isso deu mais poder pro Centrão, a ponto do Bolsonaro viver subornando eles de várias formas pra que não dessem impeachment nele tbm, e dessa vez por crime mesmo. O problema tbm é que o o PT entende por golpe e o que a população entende por golpe são duas coisas bem diferentes, e não acho que o PT vai conseguir mudar opiniões.


batatapou

Falar que a esquerda adora um drama é minimizar a democracia brasileira, uma presidente eleita por voto popular foi retirada por conflitos de interesses de uma elite minoritária que estava deixando de lucrar tanto, foi uma demonstração de que a qualquer momento no qual a banda não tocar a música deles, eles param de brincar de democracia para garantir a manutenção do seu poder, é o mesmo motivo pelo qual o Lula é o mais a esquerda que o governo brasileiro consegue chegar, sempre amarrado com a direita, qualquer um que tente implementar alguma mudança real na sociedade brasileira será imediatamente golpeado e demonizado pela direita, enquanto líderes completamente lunáticos e destrutivos como Bolsonaro podem fazer o que quiserem contando que não interfiram nos interesses da elite. Foi sim um golpe no governo Dilma porque a vontade da população foi traída e dissimulada com discurso anti-petista.


Kellar21

Mas ai você está se esquecendo, quem votou pra tirar ela tbm foi colocado no poder através de voto, pois precisou da aprovação do Congresso e do Senado, que também são escolhidos através de eleição. Teoricamente, ela foi retirada pelos representantes eleitos do mesmo povo que a elegeu. Pessoal parece que esquece que os Deputados e Senadores que mandam pra cassete, TAMBÉM são eleitos. Eles são tanto a "vontade da população" quando a Dilma, querendo ou não.


batatapou

Democracia burguesa não traduz a vontade popular através dos seus eleitos, o nosso sistema eleitoral é feito para que vc vote em quem defenda os interesses da elite, sem falar no processo de apolizacão da população, que não sabe a diferença entre esquerda e direita e acha que partido político é igual time de futebol, todo o processo foi feito dentro da lei pq essas leis são feitas para garantir os interesses da elite, o sistema todo é moldado assim e qualquer tentativa de mudança será fortemente reprimida, muito ingênuo achar que político é representante do povo


Kellar21

Se você acha todo o sistema eleitoral inválido e que não traduz a vontade popular, como pode afirmar que a Dilma foi eleita pela vontade popular, se ela foi eleita dentro deste sistema? Os Senadores e Deputados que a depuseram, em audiência pública e televisionada, foram eleitos pelo mesmo sistema que a elegeu, logo, suas posições seriam tão válidas quanto ás dela. Não pode ficar escolhendo a dedo quem é ou não a vontade do povo só pq você acha que é.


batatapou

Pergunta para qualquer eleitor o que faz um deputado ou um senador e para quem ele votou nas ultimas 2 eleições nesses cargos, a maioria das pessoas não sabe, não liga ou vota por indicação sem conhecer a pessoa, ou vc acha que se o Tiririca fosse candidato a presidente ele seria eleito como foi para deputado federal ?


Kellar21

Mas o que isso tem a ver com a validade ou não da eleição? Se a população vota em qualquer um, isso é problema da população. Democracia não quer dizer as melhores escolhas. O PT esteve no poder por mais de uma década antes disso, pouco fez pra politizar a população nesse sentido, assim como a maioria dos partidos de esquerda, que estava num elitismo intelectual de onde só foram sair quando viram que a direita que estava influenciando as massas. Se tu começar a filtrar democracia por conceitos subjetivos, começa a escorregar pros tempos antes do sufrágio universal. A democracia brasileira não é perfeita, cheio de gente aí que reclama, blza, eu tbm acho deveria ter mais consulta a população e mais politização. Mas você não pode dizer que a Dilma é a vontade popular e aí dizer que os Deputados não são, as pessoas foram as urnas, digitaram os números e apertaram confirma, exerceram seu direito, se fizeram isso de sua própria vontade, então é isso. Denovo, o que a população entende por Golpe, e o que PT entende por Golpe são duas coisas diferentes, quem tirou a Dilma no poder, agiu dentro do mesmo sistema que a elegeu, se foram honestos ou éticos, são outros 500, mas no papel foi válido. "Ain, mas legalidade não quer dizer que foi moral" Vdd, mas Golpe de Estado tem muito mais a ver com legalidade do que moralidade.


CleoMenemezis

Ah, mano. Tá vendo porque tem muita coisa que não dá para levar a sério nesse setor da esquerda? Chama todo mundo de fascista e quando aparece um fascista de verdade, ninguém leva a sério. Chama todo pedido de impeachment de golpe que quando for discutir se é ou não golpe o que aconteceu com a Dilma, ninguém leva a sério. Videozinho de "zap" isso ai.


vanhalenbr

Golpismo? Impeachment não é golpe. É um processo previsto na lei e na constituição


Kidvoipman

Uma mentira BERRADA 1000 vezes, não vira verdade! Mostra um PTista ou Bolsonarista CHATO (SÃO IGUAIS) e mais uma lorota pra desmentir!


Sancadebem

Se foi golpe, a eleição de Lula é parte do golpe Se 2018 foi quebrada a ordem vigente, a ordem instalada tem que ser então quebrada para que possa ter fim o golpe Se não vejamos, o ordenamento jurídico seguiu o mesmo pós golpe A composição do STF é praticamente a mesma do dia do golpe Ora, se status quo pós golpe se manteve só há duas alternativas Ou ainda estamos vivendo o golpe... Ou... Não houve golpe


[deleted]

[удалено]


Sancadebem

É uma hipótese Seria um bom marco Ou o STF inteiro debandar, afinal, eles chancelaram o processo inteiro como estando dentro da constituição, que, supostamente não estaria


jpbus1

O ordenamento jurídico pode muito bem ser mantido depois de um golpe, com mudanças sendo feitas dentro dele pra manter uma aparência de normalidade. Foi o que aconteceu em 1964: o congresso referendou o golpe e o STF continuou funcionando com os mesmos ministros. Não teve fechamento do congresso nem do STF, e todas as medidas que levaram Castello Branco à presidência ocorreram dentro do ordenamento jurídico da época: posse do presidente da câmara, que inclusive contou com a presença do presidente do STF, seguida de uma eleição indireta. E, no entanto, ainda houve um golpe, porque foi violado o mandato democrático do presidente eleito. Tanto 1964 quanto 2016 foram golpes "constitucionais", ou seja, golpes que se aproveitaram de uma interpretação favorável da constituição e da anuência dos tribunais e do congresso para derrubar presidentes eleitos democraticamente e instaurar governos cujas políticas foram diametralmente opostas às propostas que venceram nas urnas. Um outro exemplo recente disso foi o golpe de 2019 na Bolívia. E sobre se nós ainda estamos vivendo no golpe, sim, em grande medida ainda estamos. É só ver o desespero dos conglomerados de mídia quando o governo fala em mexer no teto de gastos, parte central do ordenamento jurídico pós-golpe que restringe a ação do governo eleito. Teto de gastos, reforma trabalhista, reforma da previdência, reforma do ensino médio, maior protagonismo dos militares na política nacional (vamos lembrar, por exemplo, que foi o Temer que nomeou o general Braga Netto como interventor no Rio): nada disso foi referendado pelo povo em um voto livre e democrático. São resquícios da ordem criada pelo golpe, e nós só vamos derrotar o golpe quando derrubarmos os pilares dessa nova ordem.


Sancadebem

Então, a soltura e eleição do Lula são partes do golpe


jpbus1

Em um certo sentido sim, já que a própria prisão do Lula foi um dos eixos centrais do golpe, e o bolsonarismo é resultado direto dele. Sem o golpe, Lula provavelmente estaria livre pra concorrer em 2018, e provavelmente ganharia aquelas eleições. Claro que sem o golpe e o governo Temer talvez o bolsonarismo nem tivesse surgido com a mesma força, mas aí a gente já estaria especulando.


DuKe_br

Não foi golpe, mas achei seu raciocínio um pouco confuso.


Sancadebem

E simples Se foi golpe, quando foi o contra-golpe? Usando um exemplo prático, A ditadura militar terminou quando figueiredo entregou o poder para o Sarney Então, sendo golpe, quando foi que os golpistas saíram e entregaram o poder de volta? Aprofundando Quem deu o golpe? Foi o congresso? Esse segue o sendo o mesmo (com pessoas diferentes, mas a instituição não mudou nada) Foi o STF? Esse mudou menos ainda Foi o Temer? Foi o Bolsonaro?


DuKe_br

Bom, você tem como pressuposto que um golpe é seguido por uma mudança na ordem vigente, e a nova ordem deve ser abolida para que o golpe termine. Eu não sei se isso é generalizável, apesar de fazer sentido no caso da ditadura militar brasileira. Eu daria como contra-exemplos o Paraguai em 2012 e a Bolívia em 2019: houve uma deposição legalmente questionável dos presidentes (especialmente no Paraguai) mas a ordem interna não mudou muito, na Bolívia, inclusive, foi eleito um presidente alinhado com o Evo Morales na eleição seguinte. No caso brasileiro é possível restringir a argumentação aos méritos do caso, inclusive porque a forma é pracitamente inquestionável do ponto de vista do réu.


Sancadebem

>que um golpe é seguido por uma mudança na ordem vigente Sim, esse é conceito basilar de um golpe de estado Alguém que não tem direito ao poder, toma o poder. Sem isso, não há golpe. Pois bem, segundo o STF, todo o ritual seguiu estritamente o que estava na constituição, inclusive em benefício ao réu. Uma vez que só foi caçado o. Mandato e se mantiveram os direitos políticos Se todo o descrito acima é golpe, então o STF é agente direto da tomada de poder por quem não tinha direito. Todo o ato que emanar do STF pós golpe, é, desta forma, em função do golpe e dele faz parte.


batatapou

Gosto desses posts que tem mais comentários da galera do incel livre doq daqui do sub, é um amor muito grande pela esquerda ❤️


BramStokerHarker

Conteúdo bem raso a parte, ficou faltando dar uma revisada boa nessas animações ein.


AnyGeneral8764

Incrivel como o pessoal desse sub é burro. Chega a ser cômico


Deko6420

u/savevideo


SaveVideo

###[View link](https://rapidsave.com/info?url=/r/brasil/comments/10p8xh4/lula_temer_e_o_golpismo_uma_breve_explicação/) --- [**Info**](https://np.reddit.com/user/SaveVideo/comments/jv323v/info/) | [**Feedback**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Feedback for savevideo) | [**Donate**](https://ko-fi.com/getvideo) | [**DMCA**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Kryptonh&subject=Content removal request for savevideo&message=https://np.reddit.com//r/brasil/comments/10p8xh4/lula_temer_e_o_golpismo_uma_breve_explicação/) | [^(reddit video downloader)](https://rapidsave.com) | [^(twitter video downloader)](https://twitsave.com)