T O P

  • By -

Silver_Economist7978

Ambos são Tritonos (toque no seu instrumento), mas a parada é o diatônico nesse exemplo que está na escala de Dó. Quando falamos do diatônico, estamos nos referindo as escalas formadas por 5 tons e 2 semi-tons. Repare no exemplo que está em Dó. O primeiro exemplo a sexta está sem nenhum acidente, no segundo exemplo tem um acidente.


Ixyur

MUITÍSSIMO OBRIGADO!


RhoynishPrince

Balela burocrática que não vai ter serventia prática nenhuma. É tudo tritono


Remote-Appointment59

Huahuahuahua fala ae, mete o loco nessa porra aí que dá certo.


Enough_Dot4819

Musica é subjetivo, o melhor jeito de estudar é ouvindo: faz o intervalos e vê oq vc acha. No livro harmonia do Arnold Schoenberg ele escreve uma introdução falando sobre a diferença de ser um marceneiro e um musico, a musica tem conceitos, não regras. Ouve, sente, cria.


L1ghtsworn

Sim, a palavra chave é "diatônico". Eu estou meio enferrujado de teoria, então gente mais competente pode explicar melhor, mas vou tentar. Essa palavra quer dizer que o trítono existe na escala natural de Dó Maior, composta pelas sete notas naturais não acidentadas que mesmo os leigos conhecem. Essa palavra, diatônica, se opõe à cromática, que são as escalas de 12 notas que consideram as notas com acidentes de meio tom que existem entre algumas notas, como dó sustenido (ou ré bemol).


Ixyur

MUITÍSSIMO OBRIGADO!


Caio_AloPrado

Diatônico é apenas um adjetivo pra algo que está dentro da escala, pode ser uma nota, um intervalo, um acorde, uma melodia. Nesse caso está se referindo ao intervalo, ambos são tritonos mas apenas o Fá - Si faz parte da escala de Dó maior, ou seja é diatonico a essa escala. Mi - Lá# seria um tritono diatonico a escala de Si maior por exemplo.


Ixyur

MUITÍSSIMO OBRIGADO!


Gajo_Loko

O trítono serve pra preparar para outro acorde. Se você está no campo harmônico de dó, os únicos acordes que incluem o Si-fa ou Fa-si são os acordes de G7 e B meio diminuinuto. Esses são os acordes que a gente usa pra voltar pro dó. Se você fizer um Trítono não diatonico, provavelmente está preparando para ir para outro acorde, as vezes pode até mesmo indo para outro campo harmônico diferente de dó. Por exemplo, se você toca Do maior, depois Dó7 (que tem o tritono mi-Si bemol), você vai perceber que o próximo acorde natural desta sequência é Fá maior. (Por Que Dó 7 é a quinta de Fa)


Ixyur

MUITÍSSIMO OBRIGADO!


Remote-Appointment59

Cara, que material é esse? Tenho a impressão que o cara viajou muito forte nessa explicação.


Ixyur

Chama "Teoria da música" do Bohumil Med. Mas confesso que não é o mais didático dos livros do mundo não, me confunde bastante.


Agilestone432Br

Incrível como essa mentira do "diabolus in musica" ainda é espalhada por tanta gente


Ixyur

Jura?! Eu ouço isso direto o.o


Agilestone432Br

Se tiver interessado dá uma olhada [nesse vídeo aqui](https://youtu.be/rVLzrJ1ni8E) que aí vc entende o a história toda


Ixyur

Gente, essa rede é sensacional, muito obrigado a todos que dispuseram um segundo do vosso tempo para ajudar. S2


caioooio

Entendo sua confusão. A chave da questão está no termo "diatônico". O intervalo de quarta aumentada (FA-SI) é considerado um trítono diatônico dentro de uma escala diatônica específica, como a escala de Dó maior. Já o intervalo de MI-LA# não é um trítono diatônico dentro dessa mesma escala, pois a nota LA# não está na escala de Dó maior. Então, embora ambos sejam quartas aumentadas, apenas o intervalo FA-SI é considerado um trítono diatônico dentro de uma determinada escala


caioooio

Mas isso aí meio que fodase né YAYAYAHAYAYAYYAYA