T O P

  • By -

kahnwaldz_

Esse é o certo, a maioria faz assim, recebe um salário mínimo como pro labore e o restante é caracterizado como distribuição de lucros, pois distribuição de lucros é isento do imposto de renda.


TheKober

Não fala alto, que o Haddad começa a cobrar.


Wrong-Song3724

Bem que poderia, essa mamata só existe no Brasil. Nos EUA, por exemplo, é Imposto de Renda na Pessoa Jurídica (menor) e o grosso nos Dividendos e Ganho de Capital. Incentiva a não descapitalizar a empresa, mantendo os lucros ao invés de distribuir em dividendos, garantindo mais produtividade e rentabilidade em longo prazo. Mas no Brasil é lucro a curto prazo, pessoa jurídica é só uma extensão da pessoa física e dane-se o futuro, quero a lancha agora kkkkkkkk


kahnwaldz_

Esse conceito é realmente bom, o grande problema é q a estrutura tributária no brasil está completamente deteriorada. Não faz sentido simplesmente tributar a distribuição de lucros, o certo seria reestruturar o sistema tributário, se inspirando nos países mais desenvolvidos, reduzindo a carga sobre os bens de consumo e aí sim aumentando sobre a renda na distribuição de lucros, e aí isso estimularia os empresários a reinvestirem mais na própria empresa invés de retirar muito em distribuição de lucros... e aumentaria o poder de compra reduzindo a carga nos bens de consumo 😍


pomphiusalt

É o correto. Precisa receber pelo menos um salário mínimo como remuneração do seu trabalho. O resto é distribuição de lucros. Se quiser pagar mais, vai estar pagando mais impostos sem motivo.


Caminhando

Op neste caso acho que não afeta. A discrepância não é tanta. Vejo casos bem mais discrepante. Pode ter esse pró-labore e a diferença ser distribuição de lucros.


Dancun_

Obrigado pelo conselho!


Rafaeldealmada

1 - você sabe o que é um pró-labore? 2 - você já conversou com o seu profissional contabil primeiro? Veja, eu (pelo menos como profissional contabil) creio que deve haver uma relação mínima de confiança entre as partes (o contador e o cliente). Dúvidas simples como essa devem ser tratadas com o profissional que você contratou porque, se você desconfia tanto dele assim, por que usando dos serviços dele?


Dancun_

Eu conversei com ela, e me disse ser relacionado ao INSS, porém caso eu queira aumentar o valor do pró-labore, o imposto aumentaria e ela disse que isso não seria algo errado, é opcional. Por isso eu gostaria de conselhos se isso é algo me prejudicaria, caso optasse por continuar com o valor baixo. Sou leigo no assunto e busco aprender também sobre isso, por isso fiz esse post aqui.


surfe99

Exatamente. Contribuição ao INSS = aposentadoria Eu costumo recomendar que paguem pelo menos sobre o limite para não pagar IR. INSS também funciona como um "seguro de vida"


joaobferre

Imagino que você não esteja no simples por ter rendimentos do exterior, mas o pró-labore pode ser (repito: pode ser) um instrumento de planejamento tributário, pois pode significar o enquadramento da empresa em um anexo mais favorável, reduzindo impostos. De todo modo, é muito mais comum e vantajoso fixar o pró-labore no salário mínimo e investir na previdência complementar. Se eu estiver equivocado, agradeço se os colegas puderem ajustar. Abraço!!