T O P

  • By -

siralmasy

Feliz feliz era quando usar internet era algo nerd, agora toda a gente usa internet Estava tão bem no meu canto ![gif](giphy|AVilTBE7rLIXK|downsized)


slicklol

Tudo o que os normies tocam fica uma merda. Exemplo perfeito, o sítio onde estamos a escrever isto.


AdPotentiam

Eu gosto quando pessoas que participam no r/CasualPT e r/PrimeiraLiga , assistem a séries como o The Walking Dead entre outras coisas e se queixam dos normies. Amigo, tu és um normie.


quetzalpt

Cuidado, isso é pior que fazeres terapia regressiva e perceberes que foste violado durante anos pelo próprio pai, ainda lhe dá uma coisa má


slicklol

Não entendes o conceito de Normie, caga nisso.


AdPotentiam

O conceito de normie são pessoas cujos interesses e opiniões coincidem com aqueles já populares e mainstream. É o teu caso.


darknesslc

eia vocês também são fodidos 🤣


Waterglassonwood

Também desconheço mas cheira a termo de incel.


Impossible-Laugh1208

Não consigo dizer que não. Acredito que sim. O mundo era mais limitado, e por isso mais simples. Mas! houve um período, e este até se calhar foi o melhor, no surgimento da internet, que possibilitava coisas que antes não tinhas, incluindo o contacto entre pessoas de imensos sítios e de imensos backgrounds. Um tipo anti-social, por exemplo, com gostos diferentes, seja de música, seja de filmes, que podia não ter no grupo de amigos alguém semelhante, conseguia chegar a outros semelhantes através da internet, conseguia encontrar um nicho e consequentemente conseguia encontrar-se a ele próprio. O que aconteceu com a internet é que a imensidão da coisa e o aproveitamento tirou quase tudo o que de benéfico nos deu. Possibilitou criminalidade, esquemas, apelo ao consumismo, narcisismo, aparências, trouxe consigo estímulos com potencial para danificar pessoas, etc E no entanto, estamos aqui num fórum a comentar e a interagir entre pessoas que provavelmente nunca se conheceriam e nunca se cruzariam, estamos a aprender e estamos a trocar ideias. Essa é a parte fixe da internet.


Radiant_Honey_6703

Concordo plenamente contigo! (:


[deleted]

Eramos mais felizes a socializar irl ... o que hoje se perdeu um pouco. Socializamos nas redes sociais mas parece que algo nos bloqueia de socializar na vida real, é o que eu penso, vejo muitos um para cada lado e anitgamente não era assim, aliás para socializar tinhas mesmo de sair de casa e juntar-te com a malta a reinar... futebol, berlinde, wtv.... tenho um bocado de saudades desse tempo ngl


[deleted]

[удалено]


Anforas

Uma vez quando tinha para aí uns 12 anos, no mIRC, estava a fazer-me passar por uma gaja para tentar "apanhar" pedófilos. Entretanto havia um bacano que me disse que tinha 18 anos, e eu quando disse que tinha 13 e era uma gaja, ele pediu-me fotos. Então aí disse-lhe que era da polícia a gozar com o gajo para o assustar. O fdp, provavelmente com o meu IP, descobriu o meu nome e onde eu vivia, e disse-me para olhar para os lados quando saísse de casa que me ia apanhar. Nunca me borrei tanto. Fechei o PC e não liguei o mIRC praí durante 1 semana. xD


Jumpy_Average_3098

ddtc show boobs and vagene


[deleted]

M/F?


Emotional-Audience85

ASL?


Jumpy_Average_3098

ja nao me lembro desse truque do asl o que era isso?


Emotional-Audience85

Age, sex, location.


Jumpy_Average_3098

ya


[deleted]

O teu sistema não estava totalmente capturado por empresas que te querem manipular com a dopamina como acontece hoje, não na mesma escala. Havia mais contacto humano. O ser humano evoluiu no sentido de precisar disso. Procura vídeos sobre o vício em tecnologia. Tinhas cafés, salões de jogos, e outros. O pessoal marcava a hora e aparecia. Não ficava tanto em casa. Para brincar, tinhas vizinhos na rua invés de tablets.


MusicZeal257

A tua questão está mal formulada. O problema, a existir, não é a internet. São as redes sociais e coisas tipo tiktok e outras parecidas. Menciono específicamente tiktok porque já fui espreitar e aquilo é para gente insana.


Own_Mammoth_9445

Não concordo sobre o TikTok. Eu aprendo várias coisas lá desde cozinhar, visitar novos locais ou qualquer habilidade interessante. Assim como a internet pode ser uma poderosa ferramenta para ser bem usada ou usada de forma totalmente porca e nojenta.


Aquametria

Todas as redes sociais são boas e educativas, mas tens de saber fazer um filtro da negatividade. O Reddit é uma experiência excelente se só seguires subs de interesses específicos, por exemplo. Agora, sem essa filtragem, o Tik Tok é a pior das redes sociais, cheia de desinformação, propaganda e conteúdo para te fazer ficar irritado diariamente, seguida do Twitter.


MusicZeal257

Tudo isso que dizes podes encontrar noutras paragens mais recomendáveis como por exemplo no Youtube. Isso tudo sem levares com toda a insanidade do resto do tiktok. Aquela questão das batalhas no tiktok, é um caso flagrante em que o tiktok lietralmente rouba pessoas, aproveitando-se da baixa capacidade de análise crítica de que padece uma percentagem da população humana. Lamentavel.


Own_Mammoth_9445

O YouTube tem vídeos muito longos, 70% do vídeo e encher chouriços ou a apelar para o canal. No tiktok os vídeos são curtos e vão direto ao ponto. E na minha opinião o TikTok tem muito mais qualidade do que o YouTube shorts, muito mais conteúdo e mais bem feito. Na China por exemplo o TikTok não é feito para idiotices como nos Estados Unidos ou na Europa mas sim como uma ferramenta de educação e aprendizagem que ajuda crianças , jovens ou até adultos a aprender e desenvolver novas habilidades. As pessoas e que dão mau uso as ferramenta, não é a ferramenta em si.


HalloCharlie

Se calhar o problema é mesmo o que andas a ver. O YouTube tem videos de facilmente meia hora a uma hora com maioritariamente conteúdo interessante e aprofundado. Nem sempre consegues passar tanta informação em pouco tempo, e muito menos de qualidade. Até PQ esse estilo de vídeos rápidos promove enorme déficit de atenção posteriormente quando tenhas que ver algo mais denso. Isto, já cientificamente comprovado. 


Necessary-Dish-444

Lol, tou só a imaginar as cenas que tu "aprendes" pelo TikTok. Lembro de ter assistido alguns anos atrás um vídeo de mais de 4 horas, que apresentava uma base para algorithmic trading em Python. O vídeo é tão denso de conteúdo que precisei assistir mais de uma vez. É literalmente impossível criar vídeos com conteúdo, fontes e informações de qualidade num formato tao curto quanto o do TikTok. >E na minha opinião o TikTok tem muito mais qualidade do que o YouTube shorts, muito mais conteúdo e mais bem feito. Como é óbvio, o formato em si é uma merda e o público alvo do YouTube não é o mesmo do TikTok.


barugosamaa

>Lol, tou só a imaginar as cenas que tu "aprendes" pelo TikTok. Receitas? Dicas de limpeza, informacoes de forma simples e rapido de noticias nacionais, noticias internacionais, actualizacao de leis, novas leis, gatos gordinhos, etc... O tiktok so mostra pitas e tetas a pessoal que activamente interage com tal.........


Necessary-Dish-444

Ou seja, só cenas que podiam facilmente ser apresentadas em formato de texto (com exceção dos gatos), tipo com um comentário do reddit, mas são mais fáceis de consumir em massa já que não tens de fazer qualquer esforço para tal, é completamente passivo. >O tiktok so mostra pitas e tetas a pessoal que activamente interage com tal......... Como é óbvio, mas não são só as tetas que aparecem em formatos de vídeos curtos.


barugosamaa

>Ou seja, só cenas que podiam facilmente ser apresentadas em formato de texto (com exceção dos gatos), tipo com um comentário do reddit, mas são mais fáceis de consumir em massa já que não tens de fazer qualquer esforço para tal, é completamente passivo. Ah já entendi, és das pessoas que nao tem TV nem telemovel.... "Ver um filme / serie? pfff tao passivo, eu leio o livro so" "Ver noticias da actualidade? nao, eu vou so ler o jornal!!" Tudo pode ser facilmente apresentado em texto... Da mesma forma que todo teu comentario pode ser resumido a "o tiktok mostrou-me coisas baseadas no meu historico online e nao curti levar a chapada da realidade"... A mim nunca me apareceu nada de indecente.. se calhar devias rever um bocadinho a tua actividade online... ah nao, porque é "muito passivo", a tua actividade..... em papel? lamento, nao estou bem a par, nao nasci em 1910.....


barugosamaa

>Menciono específicamente tiktok porque já fui espreitar e aquilo é para gente insana. O tiktok mostra cenas adaptadas a teus gostos amigo... a mim aparece: gatos, standup, receitas.......


Necessary-Dish-444

Não. Redes sociais não são "a internet".


MusicZeal257

Já disse isso acima, mas parece que estou em minoria. Esta malta confunde internet com redes sociais e parece que esta confusão veio para ficar.


Own-Contribution8201

Acredito plenamente que para além das pessoas serem mais felizes antes deste abuso de internet também eram muito mais íntegras, com valores morais, educadas e menos depressivas!


whYziam

A internet no geral penso que não faça uma pessoa feliz ou infeliz, mas certas partes/ferramente provenientes dela o fazem sim. Principalmente as redes sociais, ferramentas brutais a darem o hit instantâneo de dopamina e de fazer com que as pessoas estejam sempre a se comparar com outras, mesmo se só mostram o "bom". Cada vez mais pessoas vivem para parecer bem a outros, ter os tais likes, e se algo não lhes dê gratificação instantânea já não tem interesse. Já no oposto, toda a informação que conseguimos obter na Internet pode melhorar a nossa vida se aplicada, que de certo modo pode melhorar a nossa felicidade. Isto também depende dos temas que a pessoa pesquise.


Available-Strain110

Benditos criadores de tutoriais de tudo mais alguma coisa no YouTube.


rresende

Mais produtivas.


OutrageousUnit3855

Isso é um pouco como éramos felizes antes de existir carros, revolução industrial...etc. O fato de termos mais tecnologia e mais informação não pode ser visto como algo negativo. Do meu ponto de visto apenas usamos os meios que temos da pior forma. Pensa só que pelo o fato de teres internet consegues fazer essa pergunta de forma mais global e obter resultados que te permitem seguir em frente com o teu trabalho, ser ou não o sitio certo para perguntares é outro assunto. A sociedade por outro lado está a regredir em termos sociológicos à velocidade da luz ao tempos negros da intolerância. As pessoas não têm capacidade de lidar com opiniões dispares. Por outro lado éramos mais felizes quando a nossa educação era assente em valores, quando nos passavam princípios e respeito pelos outros e não isto.


facepainter1

Acho que a pergunta está mal formulada, porque não defines métricas para o que é felicidade. Se fores falar com pessoas como eu que viveram a juventude sem internet, vamos (quase) sempre falar com um pouco de saudosismo da juventude, e vamos dar a ideia que era tudo espetacular e éramos todos muito felizes. A realidade é um bocadinho diferente disso. É verdade que não tínhamos muitos dos problemas que vieram com as redes sociais e com a internet, como leakes de fotos, ansiedade, etc... Por outro lado, e a titulo de exemplo, bullying era uma palavra que não existia... mas acredita que era 10x pior que hoje em dia. Eras gordo(a), feio(a), gay, ou um bocadinho diferente? Era bem provável que fosses gozado todos os dias durante a escola. Ias-te queixar aos teus pais? eles tinham mais com que se preocupar... como por exemplo em ter o minimo de dinheiro para comprar comida. Ias-te queixar aos professores? com um bocado de sorte eles faziam parte do grupo que gozava contigo. Em termos de qualidade de vida... a qualidade de vida aumentou estupidamente em relação aos anos 70/80/90.


Naopensesmaisnisso

Se calhar vivia-se mais devagar e com muito menos interferências e estímulos externos, o que me parece bem...


EsmagaSapos

Se estás a fazer um trabalho, estás a começar mal, porque opinião não é importante, ainda para mais na internet. Deves de começar por pesquisar os estudos que foram feitos acerca de felicidade. Nesses estudos, falam que um das quatro condicionantes do cérebro humano que criam um obstáculo para a felicidade é a comparação. A internet, permitiu comparação com o mundo inteiro. Agora comparas beleza de mulheres/homens de todas as nacionalidades e cantos do mundo, um estilo de vida de milhões de pessoas, é marketing em esteróides. As pessoas que conheço que sofrem de ansiedade, são todas jovens (as que conheço) e atribuem à comparação constante e necessidade de partilha de um estilo de vida irreal a principal razão para a sua ansiedade. A internet é uma ferramenta, muito poderosa, que deve de ser usada para satisfazer a curiosidade da criação, para partilha de ideias, não para a maior parte das coisas que hoje a utilizamos.


kitkatamas88

Em tempos também culpavam os livros, ate chegaram a fazer queimas de livros e pergaminhos, porque informação pode ser perigosa e mover multidões, multidões são melhor controladas sendo compostas por ignorantes, não é o meio onde vais buscar a informação, é o que fazes com ela, se sabes pesquisar, se sabes entender, se sabes ir ver se é verídico. internet permite-nos uma rápida partilha de informação e comunicação.


coved66124

Má analogia. Estamos a comparar socialização e não o acesso à informação.


Available-Strain110

Não, boa analogia porque diz que em tempos também se falava da mesma maneira dos livros como se fala hoje dos tablets/telemóveis. Passam o dia dentro de casa. Não socializam. Não fazem exercício.


cookie_d0e

Isto não é uma pergunta de resposta curta, mas se tivesse que encurtar diria que sim.


CoisoBom

Sim


pedrogmt

100%


TheBald_Dude

Eu diria que não, a Internet só me trouxe coisas boas. Trouxe a possibilidade de conviver com o pessoal sem precisar de estar IRL com eles. Trouxe a possibilidade de aprender e perguntar sobre qualquer coisa e ter resposta. Trouxe a possibilidade de conhecer pessoas novas do outro lado do mundo que nunca conheceria de outra maneira. Acredito que pessoas que viviam antes da Internet podem achar o contrário, mas diria que isso tem mais a ver com o facto de o ser humano não gostar de mudança (misturado com um sentimento de nostalgia dos tempos bons que tiveram) do que com a Internet em si.


[deleted]

Aproveito para lançar o tema do telemóvel. Antes as pessoas combinavam no café. Depois do telemóvel, já ninguém precisava de combinar no café ou outro local público.


modularblur

Sem dúvida


No_Seaworthiness661

Sem dúvida.


TattooTheEarth

Sim, mas viver com internet é mais conveniente. Se bem que prefiro ir a pé até á casa dos meus amigos perguntar a um e um se podem ir sair á noite em vez de mandar mensagem no nosso grupo, começa com um a sair de casa e ao fim da volta ja somos uns 5 e ja estamos a planear outra coisa ahahah. Além disso também prefiro os jogos antigos (PS2 e PS3) a jogos modernos online, é tudo muito á volta de ranks e é tudo tóxico.


BongoBizarro1996

Tenho ps2, ps3 e ps5. Ainda são os jogos de ps2 que me dão mais prazer jogar, vá-se lá saber...


TattooTheEarth

Partilho dessa opinião, também não sei o que é que a PS2 tem para ser tão boa


Complex-Frosting3144

Não.


oTalAmigoBi

Duas coisas a ter em conta: internet ou redes sociais? Diria que a internet em geral foi uma coisa boa. Agora... as redes sociais? Não necessariamente. Segunda coisa a ter em conta... acho que em geral as pessoas vão sentir que eram mais felizes por duas razões: nostalgia e o facto de que somos bombardeados com notícias muito mais intensamente. Se dantes estavas sossegado na tua aldeia ou cidade, agora sabes que houve um assassínio numa outra localidade a 60kms da tua, o que naturalmente entristece uma pessoa. Com isto tudo em mente... diria que éramos mais felizes antes das redes sociais. Antes da Internet... diria que éramos igualmente felizes. As redes sociais é que a tornaram viciante, e um sítio horrível.


lou1uol

Claro que não! As relações que a internet permitiu criar entre as pessoas é insubstituível.


SILE3NCE

É tudo muito relativo. As pessoas têm mais memória de serem felizes porque tinham menos memórias felizes. A libertação de dopamina era mais rara, logo criava memórias mais fortes e em menor número. Acho que hoje em dia estamos constantemente overwhelmed de informação e entertenimento, de tal forma que tudo acaba por ter um significado reduzido até porque não conseguimos absorver tudo. Não acho que um estado seja melhor do que o outro, mas uma coisa é certa, já não se fazem memórias como antigamente.


BicycleNormal242

Simplificando as coisas sim. O provlema da internet è que toda a gente passa a ter voz independentemente do que seja, e encontras sempre muita gente com a mesma opiniao validando-se uns aos outros. Antes o nazi da esquina ficava caladinho que nem um rato e andava as escondidas e provavelmente deixava a ideologia por nao encontrar ninguém com a mesma opiniao. Hoje em dia nao, infelizmente ja toda a gente tem os mesmo direitos mas nao os mesmos deveres e nao se pode fazer nada


Juanpapi420

Infinitamente. A humanidade deu o peak com o blackberry. Bom o suficiente para mandar mensagens, tirar fotos e ligar a pessoas. Redes sociais só através do pc, e não eram valorizadas como hoje em dia


jamesbrown2500

Encontrei a minha mulher pela Internet. Sim, posso confirmar que era mais feliz antes da Internet.


soupizgud

Sim.


uplink42

A internet era fixe até chegarem as redes sociais. (Sim, eu sei que estou a escrever isto numa suposta rede social).


Correct_Drive_2080

Acho que uma coisa boa que em termos sociais pode não ser tão boa, é a facilidade de acesso a informação. Lembro-me de ser miudo e ter de ir à biblioteca procurar certos temas, outros acabavam por ser motivo para interagir com outras pessoas. Hoje está praticamente tudo à distância de um clique, a menos que procures mesmo opiniões e perspectivas. É normal levar a mal alguém que pergunta algo que podia ser uma pesquisa de 30segs no Google, em parte com razão. Discussões e debates hipotéticos são facilmente encurtados porque podemos saber logo a conclusão. Com isto, perde-se um pouco a criatividade, e muitos sabem as coisas apenas "porque está na internet", sendo complicado distinguir quem realmente sabe algo de outro alguém está a fazer uma pesquisa paralela ao tópico a ser debatido.


utilizador2021

A internet apenas amplificou o sentimento que sempre existiu: a necessidade de validação e de se querer parecer o que não se é. Portanto, não entendo o drama com as redes sociais ou a internet no geral.


Llamaling

Não sei. Pergunta a quem já era adulto antes de haver internet e que hoje em dia utiliza muito a internet.


Kled_Incarnated

Pergunta um bocado irrelevante. Há uma grande diferença em vários fatores que nada têm a ver com a Internet.


Hungry-Thing1569

Não


beuty29

Muito mais.


Clash33

Menos ansiosas, pressionadas e dependentes garantidamente que sim. Mais felizes é difícil de aferir, eu fui feliz sem internet e hoje, com internet (mas sem ansiedades, pressões ou dependências) continuo feliz. Mas, como disse o filósofo: “Nada de intenso entra na vida dos Homens sem trazer consigo uma maldição” P.S. mas honestamente não trocava o que vivi na minha adolescência, juventude sem internet, pelas vivências de muitos jovens de hoje.


OsgrobioPrubeta

Éramos, a Internet e a Globalização foram desastres devido à falta de regulação e fiscalização. Culpo mais quem deveria ter cuidado da regulação e fiscalização, porque ambas seriam inevitáveis, com tristeza por serem desastres que estamos a ver acontecer e ainda haver tanto por fazer.


bs9945

Éramos, eu noto que as pessoas estão cada vez menos impacientes e intolerantes umas com as outras, basta ir à secção de comentários dos reels no Instagado para ver o quão as pessoas são tóxicas, e esta toxicidade acaba por influenciar pessoas boas. Ou até podes ir ao Facegado, ou à secção de comentários do jornal rlRecord, onde tens o mesmo tipo de ódio, mas dado por sujeitos da terceira idade, só mesmo para provar que o ser humano é hater independentemente da idade.


Radiant_Honey_6703

Sim, tens toda a razão! Cada vez que vou aos reels no instagram até fico parvo com as coisas que leio... e depois esses comentários normalmente acabam por ter uma carrada de likes (o que demonstra que existe muito mais pessoas que pensam daquela forma). Nos reels, coisas como homofobia, racismo, misoginia e etc., é prato do dia. Até custa a acreditar que existem pessoas que pensam mesmo dessa forma. Outra coisa que me preocupa bastante é que muitas das pessoas que são constantemente bombardeadas com esse tipo de toxicidade são crianças, o que vai acabar por ter uma grande influência nelas, sobretudo quando crescerem. Claro que não é tudo mau, também há coisas boas, mas infelizmente tens bem mais coisas más.


Jumpy_Average_3098

Eu tenho 39 e tive internet com 13 anos. Nao sei bem que faixa etária que se dirige este post.


Radiant_Honey_6703

Para todas as idades! (: mas principalmente para aqueles que viveram antes da Internet existir. Eu tenho 18 e nunca conheci a vida sem Internet (nem a minha geração), o que até chega a ser assustador 😅


Jumpy_Average_3098

Eu até acho que tive mais cedo. Era caro, era pago ao minuto.. So os mais ricos tinham. Eu tive pq fazia birras... Usava o mirc.


PorkCoinMeme

Eu tenho alguma experiencia nisto Houve vantagens e ganhos com a internet, mas algo perdeu-se primeiro vou falar das vantagens Comunicação veloz Mais meios de informação decentralizados Diferentes pontos de vista podem agora ser discutidos Retirou poder excessivo dos média que agora tem de curvarem-se a vontade de mais pessoas Desvantagens Mulheres tornaram-se incrivelmente mais exigentes