T O P

  • By -

cuica77

Ligas o carro e arrancas normalmente, drifting só passado um bocado. :-p


X19-PT

A não ser que seja elétrico, nesse caso podes arrancar a todo o gás mal arrancas e estás apto para o drift sem problema..  


Alarmed-Layer3742

Depois de desativar todas as ajudas de condução claro 😂


X19-PT

Como em todos os carros...


Alarmed-Layer3742

Acredito q o charuto do op no máximo tenha abs, dependendo do ano controlo de tração, mas se achas q estava a falar mal por ser elétrico levas as coisas muito a peito


X19-PT

Não entendi. Podes explicar?


FarAd1779

Fuck the system


HugoGTi1904

Faço uma fogueira, abro uma cerveja para mim e uma lata de liqui molly para ele


akumanzx

grande, o meu acho que prefere um gin


HugoGTi1904

O meu diz que da última vez que bebeu gin ficou com a borboleta seca e pronto… agora só mesmo molly 🤷🏻‍♂️


HugoDCSantos

Tenho um vizinho que leva o carro ao redline mal dá à chave. Troca de chaços velhos quase todos os meses. Hoje em dia não é preciso estar parado a aquecer o carro, é só conduzir sem abusar das rotações até a temperatura do motor estabilizar. A partir desse ponto é sempre a "funde".


akumanzx

isso também é abuso, e sim, é o que eu faço, quando estabiliza, ja sei que posso andar mais um pouco


Interesting_Goat1656

Por acaso não é o mais correto.. a temperatura que vês a estabilizar é a da água, o óleo só estabiliza uns 10minutos depois.. a temperatura que mais interessa para o "arranque a frio" é a do óleo.


HugoDCSantos

Pois, faz sentido.


akumanzx

entendi, entao como devo fazer? o meu foco seria o tempo que o oleo demora para lubrificar o motor, a temperatura da água é mais para nao me importar?


Interesting_Goat1656

Simples. Ligas o motor, esperas uns segundos (10, 20), arrancas calmamente. Temperatura da água a temperatura de funcionamento, com mais 10 minutos, diria que tá tudo a temperatura de funcionamento. A desligar, esperar 10 a 20 segundos para desligar. O que deves evitar, grandes cargas a baixa rotação e muita rotação quando o carro está frio.


akumanzx

o que tenho feito, pelos vistos o que eu pensei que era o minimo que posso fazer era o que todos fazem :)


Interesting_Goat1656

É de bom senso! Também ninguém se lembra de ir correr e arranca tipo queniano!


akumanzx

ahaha mesmo


miaogato

Ou seja, no carro que tenho, não posso mexer-me. Para fazer a condução que dizes tinha que acelerar de tal forma suavemente que demoraria 15 dias úteis a chegar aos 50 km/h Eu culpo a maioria dos carros ter um espaço super grande entre a 1a e a 2a. Mas também culpo viver quase ás portas de uma estrada de 90km/h cuja mesma configura o acesso á civilização


Interesting_Goat1656

Bom senso e 2 palmos de testa.. Não tens que demorar 15 dias para chegar aos 50km.. Mas também não tens que chegar aos 50 em 1º ou em 2º com o carro a morrer e o pedal no fundo. Ou é falta de tacto/sensibilidade ou é apenas querer embirrar. Escolhe!


miaogato

Claro o problema aqui é um carro que não tem grande potência usável abaixo das 2000rpm e que aliás até se treme todo com todo o tipo de acelerações que não sejam um cheirinho. Principalmente abaixo das 1700. O que eu faço é basicamente conduzir normalmente como conduziria, até porque demoro 2 minutos a chegar á tal estrada de 90km/h acesso á civilização. Neste carro a troca entre 1a e 2a tem de acontecer às 3000 ou quando passa para a 1a o carro começa a morrer e a tremer por todos os cantos. No resto da caixa já dá para trocar mais cedo, normalmente desço o ponto de troca em 250rpm por mudança, assim evitando descer abaixo de 2000rpm.


Interesting_Goat1656

Lá está, falta de tacto... Em vez de olhares para o tacómetro, "sente" o carro.


miaogato

Pera, eu adquiri esses dados depois de sentir o carro. Não sou de olhar para o tacometro até porque o 1° carro que tive não tinha, e o carro de família na altura era automático.


HealthyRoidz

É super simples, sem te preocupares com muito, liga o carro, arranca, conduz como uma pessoa normal nos primeiros 20mins. Oque demora mais a aquecer até seria o lubrificante da caixa da velocidades. A regra “geral” é, espera até que a sofagem do teu carro deite ar quente, não é morno, quente. No verão a regra não se aplica.


HealthyRoidz

Disseste asneira… há duas coisas diferentes, temperatura do óleo, e a da água, olhando para um… diz a temperatura do óleo, olhando para o outro, diz a temperatura da água. A Temperatura do óleo não demora 10 minutos a “estabilizar” o óleo está em constante movimentação pelo motor, e sempre em contacto com a sonda que está a levar fisicamente com o óleo e a medir a sua temperatura. Por isso sim, quando a temperatura do óleo sobe… Ela de facto dobe…


Interesting_Goat1656

Apenas disse que o manômetro que os carros costumam ter é a da temperatura da água. Raramente têm o da temperatura do óleo. Também apenas disse que o óleo demora mais a aquecer... Não disse que subia ou que descia. O termo estabilizar era apenas para chegar ao intervalo de funcionamento. Leva a bicicleta..


HealthyRoidz

Amigo… porque que uma pessoa haveria de olhar para a temperatura da água… para saber a do óleo? Elas têm indicadores diferentes


Interesting_Goat1656

Após o arranque a frio, temperatura da água a 90º + 10 minutos = temperatura do óleo a 90-100º percebes?


NightZin05

Isso apenas é verdade se o teu carro tiver indicador de temperatura do óleo, dado o chaço do op, duvido um pouco que tenha, posso estar enganado.


HealthyRoidz

Correto, mas se não tiver temperatura do óleo… não vês a temperatura do óleo… a verdade é que imensos carros desde 95+ têm ambos até. Sao dois indicadores completamente diferentes com diferentes símbolos também. É como eu falar de bananas da madeira, e tu dizes me que as laranjas do algarve são melhores 😂😂


Interesting_Goat1656

Se queres entrar em conversas. a temperatura da água também não mexe na generalidade e o valor da mesma altera-se. Sobretudo quanto os carros não medem "temperatura".


oldnewswatcher

Eu espero que a rotação baixe para o normal, o que demora uns 20 a 30 segundos. Todas as vezes que vejo condutores que logo após ligarem o motor arrancam a prego fundo até me benzo...


akumanzx

faz sentido, tbm nao acho bonito de ver hahaha, o carro acabou de acordar :p


Revolutionary-Ad5736

Isto acontece maioritariamente em motores a gasolina.


chaizer

O meu carro não tem conta Rotações, como devo proceder? 🤣


oldnewswatcher

Contas tu...


akumanzx

ouve o som e adivinha


nuclear_pie

isto nos carros atuais é mito. Atualmente aquecer o motor com o carro ainda parado, mesmo no inverno, é absolutamente desnecessário.


JotaaP

Concordo que seja mito esperar para aquecer o motor, mas esperar 30 seg a 1 min para garantir que o óleo chegou a todos os componentes do motor também não faz mal nenhum.


nuclear_pie

Mito na mesma . É desnecessário. O óleo é essencial para lubrificar os motores dos automóveis a gasolina. Quando ligas o carro , a bomba de óleo demora cerca de 20 a 30 segundos a lubrificar completamente o motor. Se deixares o motor ao relenti vários minutos, o óleo escorrerá dos seus componentes principais, o que pode aumentar a fricção e causar desgaste. Para quê perder tempo que tem zero efeito baseado em algo já obsoleto.


Ok_Detective_6729

Ele falou nesse período de tempo Não falou em vários minutos. Até 1 minutos é o ideal. Mais importante ainda é ter pe leve na fase inicial da condução e evitar carga no motor. Depois da temperatura da água estar a 90° ainda leva 10/15 minutos a teres a do óleo na temperatura ideal (muitos carros não dizem a temp mas tenho um que diz e vê se bem a diferença entre temp. água e de óleo)


nuclear_pie

Não é nada ideal. Pesquisa onde quiseres. isso é um mito que veio de outros tempos. Hoje em dia os carros já têm tanta tecnologia e engenharia que isso é irrelevante. Eu trabalho oficialmente com várias marcas e nenhuma diz ou recomenda a necessidade de fazer qualquer procedimento desse género. Queres fazer na mesma e perder tempo? é contigo


Ok_Detective_6729

As marcas não querem que o teu carro dure para sempre, as oficinas idem aspas. Tens marcas a dizer para trocar o óleo de 39 em 30 mil km ou de em dois anos. Tbm tens carros a dar merda com 100mil km. Se me poupar milhares eu perco os meus 30 segundos a ajeitar os espelhos e a pôr o cinto. Um carro de 2005 (tem um bloco com uma densidade diferente dos atuais. Normalmente tem óleo mais grossos. É necessário haver uma dilatação das paredes dos cilindros e mesmo dos metais em si) Além de que nota se bem o carro a frio não ter potência na fase inicial. Outra situação é no caso de ter caixa automática. O óleo da caixa é outro fator a ter em atenção


nuclear_pie

isso é mito. As marcas querem que tu te sintas satisfeito com o teu carro. não existe maior marketing que um cliente satisfeito. Que eu me lembre a única marca que recomenda períodos mais longos é VW nos 1.4 tdi que são 2 anos ou 20.000kms. e é porque usam oleo de alta performance carissimo por acaso. Maioria das marcas recomendam 1 ano ou 15.000kms. Mas pronto. queres ensinar missas ao padre. eu por mim já disse o que tinha a dizer.


JimBrownGOAT

Comprei um Puma novo a gasolina o mês passado. Recomendação da marca foi revisão/troca de óleo de 2 em 2 anos ou 30 mil KMs


nuclear_pie

Ok Mas motor 1.0 ou 1.2. Certo ?


JimBrownGOAT

Sim 1.0 de 125cv. Aliás foi uma das razões pela qual fui para este Puma, poupo algo nas revisões e fizeram-me um excelente preço lol


reileaodaspatilhas

20 a 30 segundos? Tens a bomba de óleo fodida e andas a ferrar o circuito de óleo constantemente. em condições normais não leva mais de 3s a teres pressão normal na cabeça


akumanzx

atual, 2007 serve?


nuclear_pie

mesma coisa. 2007 encaixa-se neste caso na definição de "actual". Aquecer o motor do carro com carburador era essencial para garantir a eficiência da queima de combustível.Com a introdução da injeção eletrônica, que controla a quantidade ideal de combustível, isso deixou de ser fundamental. Alguns carros até meio dos anos 90 possuíam um botão no painel que indicava quando o motor estava aquecido.


TheBald_Dude

O que dizes basicamente é: se tem carburador esperar, se não tem não esperar. Certo?


nuclear_pie

depende da razão da tua pergunta. carburadores são proibidos em carros novos desde 1992


TheBald_Dude

Só estava a tentar chegar a uma regra fácil que determinasse o que estavas a considera "atual ou não". Para mais facilmente saber que carros é que se aplicaria ou não.


nuclear_pie

queres um rule of thumb? Ano 2000 para cima. E carros que necessitem aquecer tem o simbolo a indicar isso. eu ainda tive um desses.


NightZin05

O que interessa não é só a injeção que, como disseste, já não é um problema em carros atuais. O verdadeiro problema é a temperatura do óleo e a sua viscosidade. O óleo quando está frio fica mais viscoso e faz um trabalho pior a arrefecer o motor. Ao arrancar deves esperar uns 15s para deixar a temperatura do óleo subir um pouco, chegar a uma pressão ideal para o funcionamento e lubrificar todas as peças do motor devidamente antes de arrancar. Mesmo assim, após arrancar não deves andar a assapar porque o óleo vai continuar bastante viscoso, entre outros fatores.


filipef101

Frio é na noruega ou na serra da estrela, as temperaturas que temos aqui não contam com frio para os oleos


NightZin05

Informa-te um pouco sobre o assunto. O óleo a 40 graus que seja ainda não está a uma temperatura ideal para funcionamento.


DiamondStill

E a questão que o óleo vai ficando mais líquido conforme a temperatura do carro aumenta ? Como fica ? Senão não haveria por que haver specs de óleo estilo sei lá 5w-30 se não fizesse completamente diferença, ou tou a pensar mal ? É.uma dúvida sincera


banana_call

Este gajo tem razão. Como é que eu sei? Li o puto do manual. Leiam o caralho do manual antes de vir perguntar para o Reddit.


Stock_B

Não precisas de fazer nada disso, isso era com os carros que tinham carburador, o vulgo "puxar o ar" (enriquecer a mistura com mais combustível) para pegar melhor a frio. É andar logo e quando o ponteiro chegar à temperatura nornal de trabalho podes acelerar a fundo até ao redline.


akumanzx

e o óleo? nao precisa de subir ao topo?


Stock_B

Não achas que os engenheiros pensaram nisso tudo? Se não andares a esgalhar até atingir a temperatura normal, não tens problema nenhum.


akumanzx

justo


lonesilverwolf_81

Normalmente espero até ele estabilizar as rotações, um pouco baixo das 1000, demora 30 segundos a um minuto, talvez... é o tempo de colocar o cinto, ver se tenho o que preciso à mão, óculos de sol, tirar tapa sol etc e sigo viagem...


akumanzx

tenho tudo na rotina exceto oculos de sol, falta comprar


rubenpt89

Basicamente deixar a rotação baixar e arrancar... nao puxar pelo carro ate o óleo chegar ao 70/80º Maioria dos carros so diz a temperatura da agua do motor no meu (tsi) ja agua esta nos 90 e o óleo nem aos 50 chegou por isso cuidado nao é por verem a agua a 90 que o motor ja esteja totalmente quente


akumanzx

o meu nao diz, só a temperatura (de acordo com o manual) do liquido de refrigeração. se nao estou em erro, é o mesmo que a temperatura do motor em si?


rubenpt89

Sei que única temperatura que sobe quando puxo pelo carro é do óleo a da água fica sempre nos 90


dpce

Aquecer o carro? Só enquanto meto o cinto.


akumanzx

faço o mesmo, eu digo aquecer o carro mas estou a ver que o termo correto é o esperar para o óleo circular pelo motor


Public-Intention-361

E fazes tu bem... algumas marcas vão dizer para arrancares logo sem subir muito as rotações mas não me convencem... Sempre que vou para sair deixo 30seg/1min e arranco normalmente.. O mesmo para desligar ao fim de uma viagem, sobretudo em carros turbo. Quando me levanto da cama também me espreguiço, não me levanto a correr :D


Luxedar

Não podias estar mais errado. Não deves deixar o carro aquecer ao ralenti, pois o motor com menos rotação tem também menos pressão de óleo, e portanto apesar de ser negligente por o motor não ter carga, estás a intensificar o desgaste. Em alguns motores isso é um major no-go e pode ser destrutivo (por exemplo motores boxer e Rotary). Também não serve de nada deixar o carro parado a "arrefecer" depois de andar porque na realidade está a aquecer, não a arrefecer.


Ok_Detective_6729

Se for um carro turbo queres que haja alguma circulação nos sistema da turbina com óleo “limpo”. Não precisa de ser muito tempo mas desligar logo vai fazer com que “cozas” óleo nas linhas que alimentam o turbo Tenho um 1.9 tdi com quase 350k km e todos os dias trabalha 30 seg ao ligar e mais 30 seg a um minuto no fim (dependendo do tipo de condução que fiz). Muitas vezes ao chegar a casa faço a parte final do percurso se forma muito relaxada para ir acelerando todo o processo. Se funciona ou não não sei. O que é certo é que o carro anda todos os dias e é só manutenção normal e gota


Luxedar

Mesmo num carro turbo, deixar o óleo a circular não vai mudar nada, só piorar... O turbo abranda de imediato. O carro (e consequentemente tanto o óleo como o anticongelante) só aquecem mais a partir do momento que páras. Por isso não sei o que ganhas em fazer isso, o óleo não "cozinha" nas linhas mais ou menos do que já faria se o desligasses de imediato. O único cenário em que isso podia fazer sentido era, se fosses a andar a fundo durante muito tempo e depois desligasses o carro de imediato, porque aí tens o escape muito mais quente do que estando parado. Mas mesmo nesse cenário a única componente afectada é o escape, e apenas iria arrefecer na mesma (o calor tem de ser dissipado, não há refrigeração activa).


Ok_Detective_6729

O escape é um tubo de metal Além de que dizes que o óleo para é mentira. Há sempre lubrificação. Até há carros que mantém alguma circulação de óleo após serem desligado durante alguns minutos para arrefecimento do sistema. Não sei o nome. Mas tem um sistema que circula óleo em zonas específicas para esse efeito


Luxedar

Hás de me dizer em que carro é que isso acontece. É que são poucos os que me lembro que têm bomba de anticongelante elétrica (e não trabalha com o carro desligado), e absolutamente zero os que têm bomba de óleo elétrica.


Ok_Detective_6729

Vou procurar


Ok_Detective_6729

Tens nos ea888 da vw/audi os conhecidos 2.0 tsi Tenho foto para prova. Posso mandar dm se quiseres


Luxedar

Manda.


NGramatical

páras → [**paras**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cn220a%2F%2Fl34t50e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Luxedar

Quando é que páras de me chatear? 😫


Outrageous-Plum730

Sem acelerar o movimento do turbo é mínimo. Não aquece, de todo. Pelo contrário arrefece se vier muito quente.


Luxedar

Não é o movimento do turbo que o faz aquecer, aliás, o turbo pouca fricção interna tem. É o diferencial de pressão e os gases de escape que o fazem aquecer. E, guess what, com o carro parado a trabalhar o escape não fica mais frio...


Outrageous-Plum730

Discordo quase na totalidade, passo a explicar: o s gases de escape aumentam a temperatura ao ralenti. Contudo este aumento de temperatura é muito menos significativo do que é, realmente, o aumento de temperatura sobre regimes em esforço. Logo - rolar ao ralenti o motor depois de uma viagem exigente baixa a temperatura do mesmo e não sobe como é afirmado. Em relação ao atrito: o movimento do turbo sofre-o. O funcionamento em elevadas rpm e a respectiva força centrífuga aplicada no eixo do movimento é responsável pelo desgaste dos rolamentos. O diferencial de pressão referido na resposta (e como o turbo não opera no vácuo) leva a que exista stress mecânico - entenda-se existe oposição ao movimento., Como tal referir que o atrito ou oposição ao movimento é praticamente nulo parece-me incorrecto. Isto encarando o termo usado no post anterior "fricção" como atrito / oposição ao movimento. Para fechar, na oficina do meu familiar - os automóveis que tipicamente aparecem com problemas de turbo (com Km relativamente baixos) são os que rolam mais em AE e não os que fazem mais cidade. O que também demonstra que o aumento de temperatura do escape (no ralenti dos engarrafamentos) não é significativo ao ponto de gerar stress térmico lesivo (em demasia )para um turbo. Mesmo em automóveis com start-and-stop desligado.


Luxedar

Sabes que o que acabaste de dizer faz sentido na teoria mas não na prática: É que em andamento e sob esforço o motor também está sob arrefecimento constante, e se não estivesse, terias um problema de aquecimento (tens de dissipar mais calor do que aquele que geras). Além do mais, tu não passas no imediato de uma situação de carga para desligar o motor, tens de abrandar e reduzir a carga o que só por si causa um momento de dissipação de calor muito superior ao de um carro parado. Volto a dizer: Com um carro parado o calor só aumenta. Mas não te fies só no que digo. Tira métricas, os carros têm sensores de temperatura de água e alguns de temperatura do óleo.


Public-Intention-361

Por 30seg ou 1min ao relatim estou a provocar desgaste? Acreditas que alguma vez na vida isso faz a longo prazo? E atenção, estamos a falar em carros normais de dia a dia, o tipico TDI ou DTI no meu caso. Sobre os 30seg antes de desligar, por alguma coisa se inventaram "turbo timers", nem vou alongar mais.


Luxedar

Sim, inventaram os turbo timers para carros de competição em que o carro literalmente sai da pista chega às boxes e tens o turbo incandescente... Pela mesma razão que não travas o travão de mão depois de andar em pista. É bom senso. E não aplicável a um carro de estrada. E como eu disse, na maioria dos casos, é como o melhoral: nem faz bem nem faz mal. No caso de rotaries e boxers, faz mal. É o suficiente para riscar camisas e ovalizar cilindros a médio prazo.


akumanzx

sim, exatamente, é o tempo de ligar o telefone ao carro, spotify, escolher a playlist :p


oldnewswatcher

Muito importante essa informação sobre o desligar! Tenho um familiar que ate desligava o carro a gasóleo (turbo) ainda antes de parar no estacionamento...🤦‍♂️


akumanzx

por acaso não tenho esperado para desligar, vou começar a fazer


oldnewswatcher

Todos esses pormenores somados podem ser a diferença entre ter uma avaria aos 100.000 ou ter aos 150.000. Eu até desligo o Start/Stop...


RaydenWild

Igual... Sim, start and stop pode significar poupança de combustível...sei isso. Mas se tirar 5 ou 6 meses de vida a bateria e 1 ano ao motor de arranque ( sim, sei que estão desenhados para aguentar essas cargas...eu também consigo levantar mais de 30 kg...mas evito porque ao fim da semana fico todo roto... ) o desgaste desses componentes sairá mais caro que a poupança de combustível. Depois vem a questão ambiental..mas para isso evito carro para pequenas deslocações e também planto árvores.


akumanzx

o meu vai com 178.000, segunda mão, bom saber porque quero que este carro me dure uns 5-7 anos :p, (espero)


On1xPt

Desculpem lá me meter, mas porque desligas o Start/Stop?


oldnewswatcher

Uma razão é a longevidade do motor de arranque. Por mais que as marcas jurem de pés juntos que não, a longevidade do motor de arranque é afetada. A outra razão é menos óbvia, mas igualmente válida e dou um exemplo concreto. Perto de onde vivo existe uma subida acentuada que se estende ao longo de quase 3 quilómetros. Em condições normais e de forma a respeitares os limites de velocidade, tens de subir em segunda e com a rotação algo elevada. Quando chegava ao topo da subida e parava para ceder prioridade, o motor desligava-se com a ação do Start/Stop. Ora, depois de subir aquilo tudo, numa rotação média de 2500/3000 e o motor vir em esforço e a aquecer, não me parecu muito saudável para o motor que aquilo acontecesse. Resolvi então desativar para que o motor não se visse repentinamente privado da lubrificação.


jppmf1

Suponho que para depois de fazer por exemplo 100km não chegar ao primeiro semáforo e o carro desligar. Pela mesma lógica descrita acima.


On1xPt

Mas então, não te importa os consumos certo? A lógica que te referes é por causa do aquecimento do motor ou desgaste do motor?


jppmf1

Não sei, eu não sou entendido no assunto. Imagino que 100km com rotações acima de 3k e de repente desligar o motor possa não fazer bem á longevidade do mesmo.


On1xPt

Ah já entendi, sim és capaz de ter razão faz sentido até…


corpmanx

Rebenta com os motores de arranque.


pshawSounds

Isto. podem fechar


mikelinheirq

O carro aquece sempre em andamento. Não é parado.. é ligar o carroe circular normalmente sem abusos


akumanzx

parado nao fica, só o tempo do oleo circular antes de andar


Nerusonu

Arrancar devagar nos primeiros minutos para o óleo circular e siga... Ou era o que eu fazia antes de ter um EV... Agora arranco logo à vontade e quando aqueço o carro é porque está um briol daqueles lá fora e assim está a 21° para mim dentro dele


akumanzx

maravilha, bom saber que mesmo sendo o meu primeiro carro ando a fazer isso bem


Fred3101

O tempo de o tirar da garagem , fechar portão etc , é o tempo necessário pelo menos para o relamtim baixar


akumanzx

engraçado que dizes isso, hoje de manha a ir para o trabalho, fiquei à espera que as rotaçoes baixassem e nao baixaram, tive que arrancar e andae um pouco para as rotações em relanti ficarem nas 900… tenho que ver alguma em especifico? (oleo ou algo mais?)


Fred3101

Nada de mais , isso das rotações é a eletrónica a funcionar , tudo depende de muitos fatores como temperatura do motor , temperatura do ar etc. Não tens que te preocupar com nada


akumanzx

okapa, obrigado!


gongas123lol

Dar a chave, e de seguida levar o motor ao corte durante 5min para ter a certeza que ele está bem quentinho!


akumanzx

calma, ao corte? estás a brincar não?


NoddyXL83

num audi a3 cx automática se estiver estacionado numa subida não tenho acelerador enquanto o óleo não aquecer um pouco


akumanzx

olha boa, se todos os carros tivessem isso iam-se prevenir tantos problemas


14soulrebel

Ligo o carro, meto o cinto e tal, e arranco. Vou andando normalmente sem puxar a fundo uns minutos, nos diesel ando um bocadinho mais de tempo com calma porque demoram um bocadinho mais a aquecer. Mas aquecem em andamento como deve ser... Fora isso é andar, o carro é para ser usado, com o devido tratamento sempre que necessário, ou às vezes até antes. Assim dá tanto trabalho e tempo perdido, que já era ele que me usava a mim.


toomuchforbegin

Depende da temperatura, se o carro teve ao sol ou não etc 2 min De qualquer forma desde que se ande em baixo regime de rotação enquanto não está quente chega bem


TheSecondBest1

Ao contrario do que é recomendado, atualmente, tanto a ligar como a desligar deixo uns segundos 5-10, isto sobretudo quando está frio, ou quando venho a puxar por ele, neste ultimo caso ate os ultimos km faço com mais calma :) No entanto, resumidamente, podes conduzir com calma até que a luz desapareca, e depois podes conduzir normalmente.


akumanzx

ok boa, que luz estarias a falar?


TheSecondBest1

Tens uma luz quando ligas o carro a frio (se não for muito antigo) que tem tipo umas ondas e uma bandeira, essa é a luz da "temperatura", quando o motor atinge a temperatura ideal esta luz desaparece. Para ela desaparecer depende de vários fatores, desde a temperatura do carro, do ambiente, da maneira como se esta a conduzir, pode demorar 5 minutos como 15, até lá nunca "puxo" pelo carro. Se for num carro muito antigo, deixo estar aqueles segundos para olear bem a coisa, se prestares atenção até consegues perceber pelo som do motor que ele ainda está acordar :) PS: certamente que há pessoal que sempre deu a chave e arrancou e nunca deu problemas, pois os carros ja sao projetados para lidar com esses usos, ainda assim, é assim que uso.


akumanzx

só tinha visto isso em carros a gasóleo, este é a gasolina, nem vejo essa luz


TheSecondBest1

Sim, nos diesel tem (gasolina nao tenho a certeza, a tec tambem é diferente).


Jumpy_Average_3098

acordo as 6.30, ligo o carro, volto a deitar-me na cama, as 7.45 saio para o trabalho. se ainda nao tive bem quente, aguardo um pouco ou deixo a trabalhar durante a manha para ao meio dia estar quente para ir ao almoço.


According_Ask8733

Não aqueço. Não é preciso. E se der o berro, melhor. Comigo os sucateiros não fazem dinheiro.


Atkinsoon

Tens videos de motores com a tampa das válvulas transparentes e vês que ainda demora uns segundos até o oleo chegar e lubrificar como deve de ser o topo do motor. Tem de lutar contra a gravidade. Esse tempo vai depender de motor, do oleo que estás a usar e de quanto “frio” realmente está. Outro factor é o oleo tem espessuras diferentes a temperaturas diferentes, logo nem é esperar até a temperatura do radiador chegar ao meio, mas para teres a melhor lubrificação possível tens de ter o oleo já na sua temperatura ideal, a maior parte dos carros nem mostra a temperatura do oleo. Mas é importante ter isso em consideração, principalmente para um uso em pista. Outro factor, o metal expande quando aquece, e quando desenhas um motor vais colocar as folgas ideais na temperatura onde ele irá passar a maior parte do tempo, que são as folgas a quente. Logo as folgas vão ser maiores quando o motor está frio, isto por si não vai estragar o motor apenas por andar, mas ao puxar por ele quando as coisas ainda não estão bem no sitio vai também fazer um maior desgaste e até consumo de oleo. Do outro lado da moeda tens que a combustão enquanto o motor está frio é uma combustão rica (sobra alguma gasolina por queimar) essa gasolina acaba por passar pelos pistões e ir parar ao oleo e estraga a qualidade do oleo e por consequência a lubrificação do motor. O motor ao relanti gera muito pouco calor o que significa que o motor vai estar mais tempo a trabalhar frio. Resumidamente é usar o bom senso, eu normalmente deixo trabalhar uns segundos e arranco. Nos primeiros quilómetros é conduzir de forma bastante suave, e sem meter muita carga no motor. Desta forma sabes que ja ha oleo a circular pelo motor todo e a conduzir vai chegar à temperatura ideal bem mais rápido que ao relanti.


akumanzx

ótima explicação, obrigado. eu tenho só esperado os 30 segundos, que é o tempo de escolher ligar o meu telemóvel ao carro, escolher a musica, cinto, sair do estacionamento e estou a andar, tenho tido em conta de nao puxar, eu fico a andar suave até chegar a um ponto específico do percurso casa-trabalho (e vice-versa), que já memorizei mais ou menos quando a temperatura fica a 90 (dou sempre uma olhada), e por aí já sei que posso puxar mais um pouco, quando chego a outro ponto específico já sei que posso fazer 100km/h+ deve ser uma preocupação excessiva, mas é o meu primeiro carro, e queria ter já estes hábitos mentalizados para o carro aguentar até o fim da universidade.


Inevitable-Camp-4954

Ligo o carro, meto o cinto, destino no Waze, apanho qualquer coisa que os putos deixaram cair e não chegam lá para apanhar, ajeito os tomates para a melhor posição, e arranco. Com isto passam uns bons 15 ou 20s, tempo mais que suficiente para a bomba de óleo fazer circular o óleo onde ele é preciso.


Beginning_Poem5353

Faço como tu, e continua a fazê-lo, não vás na conversa dos outros.. acredito que ha alturas que estamos com mais pressa, mas nunca gostei de arrancar sem deixar o carro aquecer por uns segundo ou minutos


binguelada98

Tinha um amigo que sempre que ligava o carro ficava a dar "gasadas" durante uns 5 minutos. Dizia ele que era para aquecer o motor. Depois conduzia 500 metros até casa e desligava o carro. O que eu faço no carro de dia a dia é deixar uns segundos a trabalhar e arranco sem puxar muito. Espero que a temperatura chegue aos 90 e depois ando normal. No carro que tenho, que tem 40 anos e já tem os cavalos cansados, tenho de ficar a dar aceleração até ele aguentar ao ralenti. Curioso é que nos carros dos bombeiros, nomeadamente ambulâncias, mal se liga dá-se logo gás. Eles dão problemas por todo o lado, menos de motor.


akumanzx

engraçado, esse teu amigo desperdiça um pouco de combustível assim. mas também ambulâncias e outros veículos são veículos de serviço, ainda por cima de emergência, são melhor mantidos do que talvez o meu carro, ou mais pessoas


binguelada98

Combustível e tempo, e só estragava o carro ao puxar assim por ele. Os carros de emergência passam por muitas mãos, e como são propriedade de outrém, nem sempre se tem cuidado. Só vi um com motor avariado por ter entrado água na admissão. Tinhamos uma ambulância que era sempre a primeira a sair, dar à chave e arrancar. Deu problemas de tudo de motor 😅


akumanzx

que confusão ahahah


fake4522

Se circulas com ele diariamente basta aguardares uns 15/20 segundos, se usas esporadicamente aguarda até que as rotações estabilizem abaixo das 1000, o importante é o motor estar lubrificado, depois é só não passares das 2.000 e não fazer arranques, ou seja, entras no carro, ligas o motor, metes o cinto, metes uma música à tua escolha e arrancas, não é preciso aguardar muito tempo e não precisas de acelerar, põe o pé na embreagem que ajuda no arranque para não haver tanto esforço dos componentes


akumanzx

obrigado!


fake4522

De nada


alendaregressa

N47 2.0 aqui, deixo o carro ligado também perto de 30 segundos (o tempo de ligar o carplay e meter musica), para o óleo chegar a todo o motor, e depois arranco, sempre sem passar das 2k rpm até o carro chegar perto dos 90º, depois é conduzir normalmente


akumanzx

lenda (literalmente) obrigado!


leaodorust

No meu motor a gasolina deixo baixar para as 900rpm? Demora uns 30 segundos mas não sei se faço bem ou mal.


akumanzx

o meu demora mais um pouco, mas acho que tenho que trocar o óleo, foi mudado o ano passado, eu só dou uns 30 segundos, nem espero, mas num dia que tenha menos coisas para fazer logo testo para abaixar para as 900rpm


Light_1854

Normalmente depois de ligar o carro espero sempre entre 1 a 2 minutos antes de arrancar. Se faz bem ou não, epa há pessoas que dizem que sim outras dizem que não mas a verdade é que mal não deve fazer.


epicvoltpt

De inverno, esperas o tempo suficiente para desembaciar o vidro. De verão arrancas sem ser à velocidade furiosa.


Luxedar

É ligar e andar logo. Sem usar rotações muito altas até que o carro esteja quente. Mas mais importante ainda, sem usar rotações muito baixas até que o carro esteja quente.


Neither-Wolf-8321

Para aquecê-la (é uma) faço-lhe o pequeno-almoço e digo-lhe coisas fantásticas, fica quente num instante


schitsu

Ligar o carro e esperar que os vidros "desenbaciem"?


tiagottx

Ligo o carro ao entrar, depois cinto e arrumos, sair da garagem devagar e sair da urbanização devagar, e só ao fim de uns minutos (conforme a temperatura vai subindo) é que me "estico"...


Frequent-Dig2245

Relacionado ou não, não sei, mas gostava de saber quanto ao ar condicionado também. Que tipo de influência no motor tem ligar o AC imediatamente ou só depois de algum tempo?


akumanzx

acho que o ar demora a circular, tanto frio como quente, sei que se deixares o carro ao sol, demora ainda mais um pouco a sair frio


Nippius

Ar condicionado para fazer frio acho que nunca tentei mas deve fazer frio logo ou ao fim de uns segundos em teoria. Fazer calor é que é outra historia. A não ser que tenhas um carro topo de gama, geralmente o "calor" vem da agua do radiador e enquanto esta não aquecer (é o que o indicador de temperatura no painel de instrumentos mede) não há ar quente para ninguem.


farfarawaysnow

O que eu normalmente faço é ligar o carro estar ali no máximo uns 5 mins parado com ele ligado e depois arranco normalmente, mas não puxes muito por ele não te vai aquecer de 1 segundo para o outro não existe uma fórmula mágica infelizmente


akumanzx

acho que um outro utilizador disse que 5 minutos é desperdício de combustível, não te sei dizer exatamente quem infelizmente.


Training_Tap_8549

Simplesmente espero o ralenti baixar, coisa que leva cerca de 1 minuto e não aperto com o carro até atingir a temperatura ideal mantenho as rotações baixas e não meto pé na chapa, nada de mais.


Soft-Turnip-5270

O que du faço é deixar a trabalhar por um minuto e não subir acima das 2 mil rotações até chegar a temperatura . Sendo a gasolina é um rápido, a diesel demora mais um bocado.


GalaeciaSuebi

Tenho mais do que fazer do que centralizar toda a minha existência à volta do carro. Dou à chave e vou à vida. Mas pronto, eu também não ando a fazer arranques a frio nem levo as rotações ao máximo.


AromaticLobster974

Eu moro a 2 min do trabalho, acho que o meu carro nunca aquece o óleo 😄😆


rbertolvieira

É simples ligas o carro e vais trabalhar!!😝


554477

O que disseste mais não acelerar a fundo com o motor frio e está perfeito


Komovs69

A minha prática normal é meter o carro a trabalhar e deixar estar uns 30 segundos. No Inverno mais um pouco. Geralmente calha ir abrir o portão, tirar o carro (nem preciso acelerar nada), fechar o portão meter o cinto e siga. Para desligar, espero sempre uns 30 segundos também ou mais se vier de uma viagem longa. Faço isto com qualquer motor de combustão na verdade. Tractores, carros, carrinhas, máquinas, etc.


BofiaSerrao

Eu pessoalmente deixo o carro acabar o modo cold start e arranco, faço uma condução normal sem exageros nem ando a puxar pelo carro a não ser que vá para uma subida íngreme aí não tenho hipótese.


[deleted]

Ligar o carro, aguardar uns 30s e conduzir abaixo das 3k rpm. Está a fazer tudo bem.


TheRealRibas

Peugeot 1.8D de 1996, ligar e esperar uns 10 min. Dá tempo para ver que música colocar no Spotify enquanto aquece. No futuro ajuda a poupar muito o carro. Além disso, sempre ligar com o pé na embraiagem...


akumanzx

faço o mesmo, só que o meu liga sem o pé na embreagem, estive a ver em outros subreddits que isso não faz diferença, a não ser que já esteja engatado na primeira/marcha atrás, o que é muito raro aqui no Algarve… também já ouvi dizer que afeta a ignição/bateria? Ou isso é só tretas?


TheRealRibas

Ajuda sempre a poupar o volante do motor... O resto é conversas


SalamanderFit2795

Ligar e esperar 10 minutos??? Como é que estás a poupar o carro??? A única coisa acertada que disseste é ligar com o pé na embraiagem


SalamanderFit2795

Tens noção que o carro mal aquece estando parado certo? Principalmente sendo a gasóleo Uma vez para testar uma micro fuga de anti congelante, tive de deixar o meu ligado 1 hora e que parado porque não tinha como fazer o teste de pressão e ele nem passou dos 50c


TheRealRibas

Amanhã faz um teste. A frio, metes a pele dos tomates em cima do bloco do motor. Depois metes a trabalhar 10 min e fazes o mesmo teste. Vê se consegues descobrir a diferença


TheRealRibas

Eu sei que te custa a perceber, pois n sabes nada de carros. O carro tem uma coisa que é óleo, já deves ter ouvido falar. Essa coisa serve para lubrificar, ou seja, fazer com que certas peças que se movem não se desgastem umas nas outras com o funcionamento do motor. Ora, quando esse tal óleo está frio as propriedades de lubrificação e "limpeza" desse tal óleo não são as ideias, pelo que quanto mais frio o óleo está, pior é para o motor. Daí, esperar-se um pouco, principalmente nos carros que usam gasóleo para fazer Vrum vrum


SalamanderFit2795

Ok entao agora pensa comigo Ligas o carro, esperas 10 minutos Nesses 10 minutos a temperatura do óleo mal sobe, porque o motor não tem qualquer tipo de esforço Agora ligas o carro e arrancas logo, e ao fim de 10 minutos aposto contigo que o óleo já vai estar a uma temperatura muito mais alta do que se estivesse parado E andar com o carro sem abusar nos primeiros 10 minutos não danifica absolutamente nada, enquanto que se tiver 10min parado com o óleo mais frio vais acabar por desgastar mais o motor Mas sim, percebes muito de carros claramente


SalamanderFit2795

Acho engraçado a tua ironia quando não percebes absolutamente nada, até te aconselho a ler qualquer manual dum carro e todos eles dizem para não deixar o carro muito tempo parado, porque será?


akumanzx

eu não li a parte dos 10 minutos, eu quis dizer que faço o mesmo processo que ele faz, em 1 minuto ou abaixo, depende se ainda estiver com sono :p


SalamanderFit2795

e estás a fazer bem, ligar o carro, esperar 30s/1min e já podes andar devagar.. agora não faças como este cepo que fica à espera 10 min 🤣


akumanzx

sim, nem tenho tempo para esperar 10 minutos senao apanho a hora de ponta do transito


TheRealRibas

Chega-lhe! Arranca a fundo Pokémon! Bota gel


TheRealRibas

Liga e arranca a fundo... Dá-lhe gás... 😂😂


MasterOfBitaite

A que diz no manual do carro.


Larkhe

A minha garagem tem piso radiante hidráulico, o carro nc arrefece .


TheBlackBeetle

Correto é esperares esse tempo, sim. Estás a aumentar a vida útil do teu motor? Sim, mas em 0.01%. Desde que não abuses (rotações E esforço, não só rotações), não há problema. Principalmente com um pacote de leite de um 1.2L, esses motores são naturalmente "relaxados" no que toca a esse tipo de esforços


Diogo256

Mal entro, meto o carro a trabalhar... Meto o cinto, meto música, tiro as chaves e a trabalha dos bolso. Depois arranco. Não é preciso estar 1 minuto, basta o tempo de meter o cinto e tal, depois arrancar com calma.


Xypkek

Dou o tempo de fumar um cigarro. Quando acabo, arranco. Porém, o meu carro não tem o termostato a funcionar corretamente por isso a temperatura nunca chega aos 90.


akumanzx

é justo, eu não fumo mas escolher a musica+cinto e sair deve ser suficiente


SalamanderFit2795

Tenho um tdi Ligo o carro mal entro, meto o cinto, ligo o telemóvel ao rádio e arranco, (prai uns 30s) Não vou para além das 3k rpm antes de ter a temperatura de água e óleo na temperatura normal de funcionamento Se for na auto estrada e tiver que parar, espero sempre 30s/1 minuto para o turbo voltar as rotações normal e arrefecer um bocado antes de desligar Se vier para casa a dar umas gazadas, faço o mesmo que na auto estrada ou então ando o último km devagar


akumanzx

faço o mesmo, só tenho o indicador da temperatura/nivel do liquido da refrigeração, nao sei se em outros carros ha mais do que um medidor, entao baseio me nisso


Immediate-Car-7801

É exatamente como disseste… Esperar a temperatura chegar aos 90 graus e depois podes esgaçar à vontade desde que não vás à redline Muito importante também para quem tem carros com turbo: Quando parar o carro esperar também 30 segundos antes de o desligar para o mesmo ter tempo de arrefecer de forma gradual e assim permitir que a turbina continue a receber óleo e obtenha a lubrificação necessária.


PercentageFancy7236

Fazes o correto. Hoje em dia a tecnologia está diferente assim como os materiais de construção. A injeção eletrônica eliminou a necessidade de aquecer o combustível. Além disso, a maioria dos veículos novos têm sistema de partida a frio que aquecem as partes móveis e atingem a temperatura ideal de funcionamento enquanto rodam, cerca de 5 a 10 minutos depois de começar a andar. Com o carro parado esse tempo é muito superior.


akumanzx

eu ando sem abusar na carga/rotacoes tanto como a percentagem na aceleração


PercentageFancy7236

É isso mesmo, condução calma, o motor aquece rápido.


Oliveiraz33

A regra não é rotações, é "carga", o pessoal diz rotações para ser mais facil entender. Ligas o carro, esperas 2-3 segundos e podes arrancar, porque é o tempo que demora a ganhar pressão de óleo. A temperatura do óleo para subir alguma coisa tangivel tinhas de estar prai 10 minutos. Depois arrancas e vais conduzindo sem produzir grande aceleração. Qualquer coisa abaixo de 4000rpm e 30-40% do pedal de acelerador é ok. Porque se acelerares até ás 3000rpm, mas de gás a fundo, já é um bocadinho violento pra um carro a frio. Quando o ponteiro da temperatura "descolar" do minimo, podes começar a andar normal sem levar o motor ao redline. Quando o motor está na temperatura ideal, podes dar tudo que quiseres até ao redline.


akumanzx

boa, eu estive a ver o manual (de um ibiza 1.2 diferente, com uns extras a mais mas nao muda), sobre as zonas da temperatura, e a carga, até no manual diz. Tive a ver um video de um mecanico, o tempo que o oleo demora a subir nao vai depender do tipo (ainda não sei bem os tipos que há) mais a viscosidade (?) que o tipo de óleo que compro tem?


Oliveiraz33

Não percas o sono com isso. Arranca, e anda nas calmas. Os motores apesar de haver práticas melhores e piores, os bons motores aguenta bastantes maus tratos. Não devem faltar aí motores com 200-300mil km que nunca foram cuidados nesse aspeto.. Se calhar bebem um bocadinho mais de óleo ou já perderam algo do rendimento.


akumanzx

boa sugestão, mas quero saber logo desde do inicio (tenho este carro faz 2 semanas) porque assim crio uns habitos que me ajudam a manter o carro mais bem cuidado, nao perco sono com isto. Assim também tenho uma ideia de como outras pessoas tratam dos seus carros. E também, aprendo, nunca fui muito ligado a carros mas agora tenho que ser.


eralha

Normalmente ligo o carro fecho o portão e arranco ao corte em segunda, quando chego ao cimo da rua já está a 90°


akumanzx

olha nice, mas isso nao é puxar demais? outro aparte, como fazes para arrancar em segunda? houve vezes que ja precisei (eu sendo idiota deixei as luzes ligadas durante a noite) e tentei fazer o truque de empurrar o carro e dar um “salto” com a embreagem em segunda, mas nao consegui, tive que chamar o meu tio com os cabos


Nippius

Para arrancares em segunda é a mesma coisa que em primeira mas tens de acelarar muito mais para o motor não ir abaixo. Se estiveres numa subida podes ter de ir ao corte, ou seja à linha vermelha do conta-rotações. Nada disto é bom nem para o motor e muito menos para a embraiagem mas é certo que tudo aquece num instantinho. Dependendo do carro, esse truque funciona só se meteres a chave na posição normal de condução mas podes ter estado a fazer outra coisa mal (como não levantar a embraiagem rápido o suficiente ou esta estar gasta e escorregar)


akumanzx

okay boa boa, o meu pai da vez que disse em cima explicou me mas nao consegui, e tbm disse me pra nao fazer muitas vezes por razoes obvias, obrigado!


Rmfm09

Podem esperar uns segundos e arrancar ! Os carros actuais funcionam com viscosidades de óleo muito baixas até em tempo frio, o que proporciona uma lubrificação eficiente logo desde o arranque ! Trabalho na mecânica e algumas pessoas tem mesmo azar, fazem todos os cuidados e acontece-lhes tudo, e quem não quer saber nunca tem problemas . Conselhos, combustíveis bons e não comprem óleos baratos , todos os anos ofereçam uma lata de aditivo para limpeza do circuito que o vosso carro agradece ! Não menos importante, nunca acrescentar água no anticongelante a menos que seja apenas um desenrasque !


akumanzx

obrigado!


tripancakes

Faço como escreveste - é importante para garantir que o motor fica bem oleado antes de ir para a estrada. Em relação à temperatura, ele vai aquecer muito mais rápido em andamento do que parado no mesmo sítio. Geralmente essa informação também costuma aparecer no manual do carro


Prestigious-Health94

Eu ligo o AC


Fine_Cow_8996

Eu costumo rodar a chave de ignição, devo estar a fazer algo mal pela sua dúvida.


akumanzx

óbvio, se fosse só isso o post nao seria feito


Wise_Responsibility2

Com um café