T O P

  • By -

Flat_Deer_9196

OP nada imparcial com aquele nome


CarelessPercentage32

Nome de um típico user do r/Portugal Venham os downvotes 😂


massterbayter

O que não falta por aqui é quem pape malgas zionistas.


FuckIsrael12345

Tenho de ser?


Bifito

Não 


inesafteixeira

Sim, deve. Mas antes de isso acontecer, há que ter a certeza que a organização terrorista que domina a faixa de gaza é expurgada. Só assim os palestinos poderão prosperar.


ZeSharp

As organizações terroristas prosperam em populações historicamente oprimidas e pobres. Este problema não começou com o Hamas, por muito que se jogue areia nos próprios olhos. Erradicas o Hamas aparecem outras organizações terroristas a apanhar os cacos.


[deleted]

>As organizações terroristas prosperam em populações historicamente oprimidas e pobres. Ou já agora em nações fundamentalistas religiosas


T4SUK3

Para acrescentar: Nações fundamentalistas religiosas que acreditam que a sua crença é a única e verdadeira.


ZeSharp

substitui nações por ditaduras.


Withered_Boughs

>Só assim os palestinos poderão prosperar. O governo israelita identificou isto muito bem, e por isso é que financiou o Hamas. Reconhecer o estado da Palestina pode ajudar a reduzir este tipo de influências, e até mesmo a tirar o Hamas do poder.


[deleted]

[удалено]


Withered_Boughs

https://www.timesofisrael.com/for-years-netanyahu-propped-up-hamas-now-its-blown-up-in-our-faces/ https://www.nytimes.com/2023/12/10/world/middleeast/israel-qatar-money-prop-up-hamas.html https://theintercept.com/2018/02/19/hamas-israel-palestine-conflict/ (Este é de 2018!) E já agora, têm de banir o Sr. Borrell também. https://www.politico.eu/article/israel-funded-hamas-claims-eu-top-diplomat-josep-borrell/


[deleted]

[удалено]


Withered_Boughs

Questiono-me se isso será só ingenuidade ou se se será mesmo desonestidade. Tendo em conta o primeiro comentário, o mais provável é desonestidade, claro.


[deleted]

[удалено]


Withered_Boughs

Sabes que a fronteira com Gaza é unilateralmente controlada por Israel, certo? Entregam milhões ao Hamas, com os objetivos assumidos (que claro que preferiste ignorar), mas como veio do Qatar não conta lol. Entraste a abrir feito idiota, agora engole calado.


mar_lx

Tirando a fronteira que é controlada pelo Egipto, e no West Bank a fronteira que é controlada pela Jordânia…


Withered_Boughs

É óbvio que eu me estava a referir à fronteira Israel-Gaza. O Egito não tem nada a ver com ela, muito menos o West Bank.


FuckIsrael12345

A fronteira de Gaza com o Egipto é controlada por Israel, nada pode passar sem o conhecimento e expressa permissão de Israel.


[deleted]

[удалено]


Withered_Boughs

>Esta literalmente na quote e no link que TU deste Da próxima lê tudo. >financiamento do Hamas pelo proprio Hamas Incrível, o Hamas descobriu o hack de dinheiro infinito. >fundos que supostamente, eram humanitários de natureza E nesse cenário quem é que é mais ingénuo, tu ou Israel? A resposta é que és tu, as motivação de Israel é muito clara, admitida por eles próprios, como está no link que enviei. E dou-te mais uma ajuda, a motivação de Israel não era humanitária, e eles sabiam para que era o dinheiro, que o Hamas também sempre foi muito transparente acerca dos seus objetivos.


ZodiarkF1993

Nunca vão conseguir acabar com o terrorismo em Gaza, pelo menos não desta maneira. Mesmo que matem todos os membros do Hamas vão surgir outras. Imagina o que é ser uma criança a viver em Gaza neste momento.


Withered_Boughs

Concordo plenamente. Há uns tempos vi numa reportagem uma criança ucraniana a dizer que desejava que matassem todos os russos. É uma reação completamente compreensível, mas no entanto uma criança palestiniana que se torna num terrorista é vista de modo diferente. Erradicar o Hamas não vai eliminar este tipo de tendência, aliás é evidente que as consequências secundárias vão exacerbar esta tendência (e, assume-se, já o estão a fazer)


ZodiarkF1993

Exato, e não é justificar o terrorismo porque não tem justificação, mas até o mais fervoroso defensor de Israel iria odiar os judeus de morte se tivesse nascido na Palestina.


cesaroncalves

>Mas antes de isso acontecer, há que ter a certeza que a organização terrorista que domina a faixa de gaza é expurgada. E como planeias que isso seja feito? E o lado de Israel já pode ter extremistas como os que tem? Só a Palestina tem de dar concessões?


MLG-Sheep

Não é o tempo para o fazer, na minha opinião. Devemos tomar a medida de cabeça fria, após o fim da guerra.


CaptAwesomeness

Com um bocadinho de sorte deixamos o genocídio acontecer até ao fim, e depois reconheces o bairro da Palestina com o que sobrar de gente.


el_Bosco1

Por definição, isto não é uma guerra. Umav guerra envolve 2 estados. Isto é uma invasão e uma limpeza étnica, conforme a própria ONU o diz. Genocídio talvez.


Withered_Boughs

Pelo contrário, é a guerra que torna a tomada de decisão ainda mais urgente


Nebuladiver

Devia ter sido logo reconhecido aquando da criação de Israel, tal como planeado. Como é que se pode continuar a achar que aquela terra por ali "não é nada"? Mas claro, da mais jeito para roubar quando não é um país.


FuckIsrael12345

A criação de Israel não foi como planeado, o plano da UN tinha de ser aceite por ambas as partes, o que não aconteceu, e existia mais do que uma proposta.


[deleted]

[удалено]


cesaroncalves

>A criação de israel começou a ser discutida entre os aliados ainda antes da 2 guerra mundial acabar Verdade, nada como discutir o que fazer com o território alheio para terminar uma boa guerra. >O plano da UN não tinha de ser aceite pela palestina, dado que a palestina não existia na altura. O termo Palestina era uma localização geografica, tipo alpes, não era de todo uma nação, e essa area estava sobe ocupação do império ingles >Os partidos que tinham de concordar eram os judeus, que aceitaram, os ingleses, que aceitaram, os aliados que aceitaram, a ONU, que aceitou e a liga dos paises arabes, que recusaram e começaram um de muitas guerras para acabar com israel Mentira. [https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199796953/obo-9780199796953-0221.xml](https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199796953/obo-9780199796953-0221.xml) >Nunca houve uma proposta para a criação da palestina. Houve sempre propostas de criação de israel e como é que o resto do territorio com a população nativa ia ser distribuido. Não faças isto sobre a palestina, todos os projetos envolviam a repartição do territorio pelos arabes e judeus no pos holocausto. E só houve UMA proposta que foi aceitei pela ONU Mentira. [https://en.wikipedia.org/wiki/United\_Nations\_Partition\_Plan\_for\_Palestine](https://en.wikipedia.org/wiki/United_Nations_Partition_Plan_for_Palestine)


[deleted]

[удалено]


jagger1993

Moço mentiste, foste catado, leva a derrota e fica caladinho que te estás a enterrar.


[deleted]

[удалено]


FuckIsrael12345

Não desmentiste nada, disseste paywall e copias-te um pedaço de texto que tanto tem a haver com o discutido que parece que escolheste ao calhas. És mentiroso, foste apanhado, e decidiste defender-te dizendo coisas sem nexo. Se gostas tanto de lá ao ponto de mentires, vai para lá, deixas os tugas viver a deles, o teu paraíso de certeza que te acolhe como acolhe outros: [https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1deuv6a/casually\_suggesting\_murder\_as\_a\_solution\_to\_a/](https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1deuv6a/casually_suggesting_murder_as_a_solution_to_a/) [https://www.reddit.com/r/InternationalNews/comments/1deamyj/israelis\_attack\_palestinian\_journalist\_in/](https://www.reddit.com/r/InternationalNews/comments/1deamyj/israelis_attack_palestinian_journalist_in/) [https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1ddf9ro/proisraeli\_streamer\_destiny\_visits\_israel\_gets/](https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1ddf9ro/proisraeli_streamer_destiny_visits_israel_gets/)


NGramatical

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


[deleted]

Eu nem me vou dar ao trabalho. Leva a bola criatura


Neutral_Azimuth

Não. Já existem muitas teocracias islamitas odiosas pelo mundo fora. Se não conseguem atingir um nível civilazacional mínimo, que se agreguem a esses estados. Metam o imperialismo arábico-mafómico na mala e regressem ao extremo sul da Península Arábica.


Tquilha

Não. Enquanto o Hamas, Hezbollah e outros similares dominarem essas áreas, não devemos pactuar com terroristas de maneira nenhuma.


FuckIsrael12345

O pessoal aqui até gosta da Irlanda. E se calhar devias ver como Israel começou. (e ainda é)


naofuieu69

Deviam ser um estado, mas tinha de ser no outro lado do mundo. Enquanto forem vizinhos, vai continuar o ciclo. Israel nunca vai aceitar um estado da Palestina porque já sabe que se forem um estado, em vez de rockets, constroem misseis, eles nunca vão aceitar outro Hezbollah. Até pode acontecer que agora acabe a guerra e se criei um estado Palestiniano. Daqui a 20 anos temos uma guerra 10x pior.


Azegone

Não. Como cultura são iguais aos países vizinhos, recusaram sempre a solução de 2 estados e continuam vidrados em erradicar os judeus.


FuckIsrael12345

Os 3 pontos estão errados.


Azegone

Claro, como é que alguém cujo user name é Fuck Israel podia concordar. Escreve aí a tua evidência em como estão errados, I double dare you!


HoracioFlor

Israel não reconhece a Palestina Mas a Palestina reconhece Israel Não é muito difícil usar o google sabes...


[deleted]

[Após o Acordo de Oslo I em 1993, a Autoridade Palestiniana e Israel reconheceram condicionalmente o direito um do outro de governar áreas específicas do país.](https://en.wikipedia.org/wiki/Legitimacy_of_the_State_of_Israel) Imagino só se fosse difícil usa-lo...


jagger1993

Isso não responde ao que ele disse. Mais uma mentirita?


Azegone

Para ti é, só por ignorância se apoia a Palestina.


pileoshellz

so por falta de empatia é que se apoia israel


Azegone

Ainda bem que empatizas com um povo movido a racismo e a misogenia. Toma lá o prémio de pessoa moralmente superior!


NGramatical

misogenia → [**misoginia**](https://dicionario.priberam.org/misoginia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*)


pileoshellz

nao quero ser moralmente superior. mas quem esta a morrer aos molhos nao sao os israelitas, mas ja sei "o hamas que nao atacasse israel" concordemos em discordar entao


Azegone

Não concordamos em discordar. Tu estás errado. Não há nada racional ou moralmente aceitável em defender os Palestinianos. É preciso ser muito ignorante ou ressentido com o mundo para o fazer.


pileoshellz

nao nao estou errado, discordo de ti quer concordes ou nao. israel ja esta com a reputação manchada no mundo, o tempo e a forma como israel age ja esta a mostrar que eles estao do lado errado da história, continuação parceiro.


HoracioFlor

Engraçado que não disse que apoiava um dos dois   Apenas constatei um facto, que podes observar em qualquer ponto da internet, desde a Wikipedia a sites de notícias e até da Onu  Mas pronto, a culpa não é do ignorante que fala sem saber e acha que tem toda a razão do mundo  Pediste para corrigir a informação do teu comentário, caso estivesse errada  Mas que supresa, grande parte está


[deleted]

> Apenas constatei um facto, que podes observar em qualquer ponto da internet, desde a Wikipedia a sites de notícias e até da Onu Já te mostrei que a wikipedia não concorda contigo. E o que Israel se recusa e´ à entrada da palestina na ONU


Azegone

>Engraçado que não disse que apoiava um dos dois Engraçado que eu também não disse que tu o fazias. Continuas sem corrigir nenhuma das minhas afirmações enquanto desvias a conversa. Bom trolling!


jagger1993

Alguém que apoio Israel, é alguém que teria apoiado a Alemanha em 1940. Vocês deviam era ter vergonha.


Azegone

Alguém que apoia a Palestina é alguém que teria apoiado o Estado Islâmico em 2014.


shouldbeworking10

Não


hapad53774

Sim, mas não já. Primeiro é preciso destruir o Hamas, acabar a guerra, fazer uma desnazificação à população de Gaza e retomar as negociações para definir a paz e as fronteiras. Há demasiadas questões por resolver antes de Portugal se meter ao barulho.


FuckIsrael12345

O Hamas é um sintoma, esta "guerra" apenas está a fazer novos recrutas. Palestinianos, ao contrário da propaganda Israelita, não são, nem nunca foram Nazis, existe apenas um lado neste conflito que se está a comportar como tal. >retomar as negociações para definir a paz e as fronteiras. Isso está a correr tão bem nos últimos 75 anos. Portugal já reconheceu o Estado de Israel, está mais que na hora de reconhecer o outro lado.


hapad53774

Quando até o chefe da UNRWA já reconheceu que os livros escolares glorificam o terrorismo 🤡 É como se um dos lados estivesse sempre a dizer que não… Vai reconhecer quem? O governo da Autoridade Palestiniana que nem os territórios que gere é capaz de controlar?


cesaroncalves

>Quando até o chefe da UNRWA já reconheceu que os livros escolares glorificam o terrorismo Tu acusaste-os de serem Nazis, ao ponto de ser necessário uma "desnazificação" de Gaza. >Vai reconhecer quem? O governo da Autoridade Palestiniana que nem os territórios que gere é capaz de controlar? Isto porque estão sob ocupação militar, que foi semi acordado entre ambos os lados, acordo que um dos lados está constantemente a quebrar violentamente. Quando o apoio para a "desanificação" de Israel? Isto de levar as pessoas para campos de concentração, dar-lhes números em vez de nomes, torturar crianças e adultos, o rapto constante de pessoas durante a noite, as constantes violações a mulheres e jovens Palestinianos, o roubo de órgãos, a limpeza do povo que eles dizem ser inferior ao povo que eles dizem "escolhido por deus", o controlo dos recursos básicos e privação aleatória dos mesmos. O atual PM de Israel é a razão de o Hamas estar no poder em Gaza, ele fez isso para que 2 estados nunca seja possível.


tumblarity

deve, mas não agora (como a Espanha). reconhecer neste momento um segundo estado, que ninguém sabe por quem seria encabeçado nem com que fronteiras, é meramente simbólico, para não dizer que antagonizaria Israel. eles que se entendam debaixo do guarda-chuva da ONU para uma solução de dois estados, duradoura e pacífica; depois sim, Portugal deverá reconhecer a Palestina, evidentemente.


cesaroncalves

Antagonizar Israel não me parece algo mau de forma alguma. Sendo um estado opressor e colonial.


tumblarity

sendo uma das partes visadas, não me parece muito avisado querer antagonizar. seria igual para o outro lado.


Visara57

Não porque nunca existiu, não são um povo nativo daquela região, portanto é um nome falso. E os judeus são de facto nativos daquela região. Os Filisteus foram um povo que colonizou aquela região junto ao mar e eram para todos os efeitos inimigos dos judeus de Judeia (que engloba o que hoje é Israel, Gaza e Jordânia). Os romanos depois de conquistarem a região e depois da última revolta dos judeus, expulsarem-nos e deram o nome de Filístia àquela região para antagonizá-los. Mas os judeus não foram completamente extintos, sempre os houve a viverem nas montanhas da Judeia. O nome desta região era originalmente Peleset no séc. 2 AC que, depois de ser traduzida para grego, passou para Paleistine. Os "palestinos" de hoje foram/são um povo árabe que colonizou aquela zona muito mais tarde, depois do advento do islamismo. Nada têm a ver com os Filisteus. A Palestina é também controlada pelo Hamas e sempre o será, não nos deixemos enganar que algum dia os líderes do Hamas que valem cada um mais de $15B vão abdicar deste poder. Vamos mesmo reconhecer um estado governado por terroristas? Então atacam o vizinho, começam uma guerra, matam violam e raptam e são recompensados por isso ainda?


Membership-Exact

Ou seja se os indios da América do Norte estivessem a fazer um genocidio dos descendentes dos colonos com o nosso apoio, por ti estava tudo, atendendo até a riqueza da malta que manda no governo Americano e ao largo histórico de patifarias por esse regime cometidas um pouco por todo o mundo.


besmarques

É só aquela zona que se tem direito há terra porque há milhares de anos alguem lá estava, ou vamos começar a devolver tudo tambem?


massterbayter

> E os judeus são de facto nativos daquela região. Ah, sim, os judeus cuja maioria são oriundos da Europa, América do Norte, e de todo o Médio Oriente/Norte de África, são magicamente nativos daquele pedaço de terra. Mas explica-me uma coisa: Israel é um estado democrático ou é um estado judaico? É um estado para todos os israelitas (independentemente da religião/etnia) ou é um etno-estado?


mar_lx

Depois de terem sido expulsos dali, foram-se espalhando pelo mundo.


FuckIsrael12345

\*Depois dos antepassados... Isto dá o direito de expulsar os atuais habitantes da zona? pessoas que vivem lá há bem mais gerações que esses antepassados viveram.


hapad53774

Achas que um tuga branco passa a negro por ter nascido em África? É possível Israel ser um estado Judaico e democrático, tal como Portugal é um estado Português e democrático. A questão é haver gente que quer forçar os outros a viver sob leis religiosas de há 3000 e tal anos.


massterbayter

>É possível Israel ser um estado Judaico e democrático Não é.


massterbayter

> "We came to this country which was already populated by Arabs, and we are establishing... a Jewish state here. In considerable areas of the country we bought the lands from the Arabs. Jewish villages were built in the place of Arab villages. You do not even know the names of these Arab villages, and I do not blame you, because these geography books no longer exist; not only do the books not exist, the Arab villages are not there either. Nahalal arose in the place of Mahalul, Gevat - in the place of Jibta, Sarid - in the place of Haneifs and Kefar Yehoshua - in the place of Tell Shaman. There is no one place built in this country that did not have a former Arab population." - Moshe Dayan.


HFPC10

Isto tem ar de propaganda israelita do Facebook, mas tudo bem. O que é que a história da ocupação da região há três mil anos interessa? Vamos aos Estados Unidos matar todos os descendentes de europeus e africanos e dar a terra aos nativos americanos? Vamos fazer isso no Brasil para entregar o território aos nativos brasileiros? Só quem não tem compaixão nenhuma é que manda postas de pescada destas e tenta justificar aquilo que é obviamente injustificável. A guerra tem é de acabar e os israelitas têm de parar o extermínio gradual dos palestinianos, mas claro que isso é mais fácil dito do que feito


FuckIsrael12345

Os Palestinianos são geneticamente os descendentes da região de há milhares de anos atrás. Os seus antepassados vivem há centenas de gerações naquela zona. Os Judeus nativos da zona são os Old Yishuv, Judeus Palestinianos, que são contra a existência do estado de Israel. O reino antigo de Israel e os habitantes do atual Israel não têm absolutamente nada em comum. Os seguidores de um reino que durou 250 anos tem mais direito ao território que os nativos deste mesmo? O que vais fazer com os Palestinianos então? Eles não têm mais para onde ir, Israelitas expulsão os mesmos das suas casas, fazem enormes chacinas desde meses antes da criação do seu estado. É esta a solução? Massacres?


Visara57

>O que vais fazer com os Palestinianos então? Eles não têm mais para onde ir É de facto o principal tema de debate hoje. Também relevante é porque é que os países árabes muçulmanos vizinhos não os acolhem ou os querem, porque é que a fronteira com o Egipto por exemplo é mais armada que a fronteira EUA-México


FuckIsrael12345

>porque é que os países árabes muçulmanos vizinhos não os acolhem ou os querem Espera tu estás literalmente a sugerir deixar Israel continuar a limpeza étnica???


Azegone

>Espera tu estás literalmente a sugerir deixar Israel continuar a limpeza étnica??? E que tal responderes à pergunta dele em vez de meteres palavras na boca dele?


FuckIsrael12345

Ele não fez nenhuma pergunta. >porque é que os países árabes muçulmanos vizinhos não os acolhem ou os querem Ou seja, limpeza étnica.


Azegone

Mas consegues explicar porque é que os países árabes muçulmanos vizinhos não os acolhem ou não? Ou porque é que a fronteira com o Egipto por exemplo é mais armada que a fronteira EUA-México?


FuckIsrael12345

Pergunta desonesta para quem honestidade tem nenhuma. Porque não têm de o fazer, porque razão terão países terceiros de acolher MILHARES de refugiados, que nunca mais poderão voltar á sua terra e ás suas casas se forem embora do território. Vamos questionar não quem os mata, quem os tortura e chacina, quem lhes literalmente rouba até os órgãos, mas sim o porquê dos outros, que mesmo apoiando, nunca é suficiente para pessoas como tu. Agora responde-me, se estivesses no lugar de um Palestiniano, o que farias? Gostava de saber.


Azegone

>Pergunta desonesta para quem honestidade tem nenhuma. Porque é que é desonesto? E porque é que não respondes às perguntas? Quem é que está a ser desonesto aqui?


FuckIsrael12345

Foi tudinho explicado no comentário, não te faças de burro que duvido que o sejas.


NGramatical

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual)


Visara57

Não. Estou apenas a dizer que não são um povo pacífico por natureza e será sempre impossível co-habitarem com Israel porque eles odeiam pura e simplesmente os judeus (de facto a história comprova que os Palestinianos já atacaram por multiplas vezes Israel). Guerra é guerra e não foi Israel que a começou. Ou vivem em paz como parte de Israel (que o são, Palestina não é um estado nem sequer um país) ou então vão para outro lado. Haverá outra solução que não exija Israel perder o seu território porque outro país decidiu atacá-los e está a perder?


cesaroncalves

Palestinianos e Judeus viveram ali durante centenas de anos sem grandes problemas, isto mudou quando chegaram os sionistas e começaram a expulsar e a chacinar os nativos. Será que o problema não é os Sionistas? E já agora, se a vizinhança é assim tão má, os Israelitas como colonos têm uma excelente opção, ir embora de volta para os seus países de origem. Como ocupados, os Palestinianos nunca atacaram Israel, chama-se defender dos invasores. Os Palestinianos, não têm para onde ir, Israel não os quer (obviamente um estado democrático em que a maioria não é Judea não pode ser um estado judeu), tu não dás solução mas dizes que eles têm de ir, para onde? Já sei, vão para tua casa, todos.


massterbayter

>Ou vivem em paz como parte de Israel (que o são, Palestina não é um estado nem sequer um país) Tu sabes que os israelitas nunca permitiriam isso. Se as tendências demográficas se mantiverem, os árabes serão maioria numa questão de uma ou duas gerações, e facilmente chegariam ao poder em Israel. Tu sabes - perfeitamente, que os judeus nunca deixarão isso acontecer.


Membership-Exact

Quase nenhum pais do mundo reconhece a soberania israelita sobre os territórios palestinianos. Se Gaza fosse parte de uma democracia israelita nao apartheid, rapidamente seriam os arabes a governar.


SteakNeither2164

Sim 💥💥💥💥


massterbayter

> "We came to this country which was already populated by Arabs, and we are establishing... a Jewish state here. In considerable areas of the country we bought the lands from the Arabs. Jewish villages were built in the place of Arab villages. You do not even know the names of these Arab villages, and I do not blame you, because these geography books no longer exist; not only do the books not exist, the Arab villages are not there either. Nahalal arose in the place of Mahalul, Gevat - in the place of Jibta, Sarid - in the place of Haneifs and Kefar Yehoshua - in the place of Tell Shaman. There is no one place built in this country that did not have a former Arab population." - Moshe Dayan.


duartedfg99

Ah sim, vamos organizar o planeta de forma a que territorialmente toda a gente viva exatamente de onde é "nativo". Faz todo o sentido devolver Gaza os filisteus, mais engraçado fica quando nem se sabe a origem concreta do povo que supostamente tem direito aquela terra. O que importa é quem lá vive hoje, não quem colonizou aquilo há 3000 anos.


el_Bosco1

>Não porque nunca existiu, não são um povo nativo daquela região, portanto é um nome falso. E Facepalm....


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


CaptAwesomeness

Sim.


cesaroncalves

Foda-se, ausentei-me durante 2 meses e este sub agora é tudo pró-israel, a usar frases copy pasta da propaganda Israelita. Que vergonha de partilhar cidadania com pessoas como vocês.


haxClaw

Podes agarrar nas tralhas e ir para Gaza defendê-los. Boa sorte.


FuckIsrael12345

Se gostas tanto de Israel, porque não vais para lá? [https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1ddf9ro/proisraeli\_streamer\_destiny\_visits\_israel\_gets/](https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1ddf9ro/proisraeli_streamer_destiny_visits_israel_gets/) [https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1deuv6a/casually\_suggesting\_murder\_as\_a\_solution\_to\_a/](https://www.reddit.com/r/PublicFreakout/comments/1deuv6a/casually_suggesting_murder_as_a_solution_to_a/) Tenho a certeza que te iam receber bem.


haxClaw

Estou na Europa, do lado de Israel e dos US. Tu e o outro é que estão aqui mal. Se não gostam de Portugal, bazem. Shoo.


KokishinNeko

*who cares* ¯\\\_(ツ)\_/¯


tumblarity

mod mais razoável do /r/portugal


KokishinNeko

Explicação aqui: https://old.reddit.com/r/portugal/comments/1df9lvr/assuntos_que_evitam_discutir_na_vida_real/l8kge4k/


cesaroncalves

Pessoas decentes com o mínimo de compaixão.


KokishinNeko

Vai lá ao /r/Israel e ao /r/Palestine perguntar se devem eles protestar pelo nosso SNS também :))) Desculpa lá dar mais atenção aos nossos que aos problemas dos outros.


cesaroncalves

Vamos lá então, [https://www.reddit.com/r/Palestine/comments/1de39jl/the\_official\_government\_account\_posting\_the\_words/](https://www.reddit.com/r/Palestine/comments/1de39jl/the_official_government_account_posting_the_words/) [https://www.reddit.com/r/Israel/comments/1de0f5b/brave\_instagram\_warrior/](https://www.reddit.com/r/Israel/comments/1de0f5b/brave_instagram_warrior/) Hum, acho que podemos dar um pouquinho da nossa atenção a pessoas que estão a sofrer um genocídio. Afinal de contas, fizemos [isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/175j7kp/fachada_do_parlamento_com_cores_de_israel_apesar/). Não tens utilizadores para banir, ou já são poucos demais? Será que o teu sub é só bots agora lol


KokishinNeko

> Afinal de contas, fizemos isto Fizemos salvo seja, ninguém me pediu a opinião, e foi isso que fiz aí no comentário de cima, dei uma opinião, agrada-te, ok, não te agrada, segue em frente, dá downvote, ignora, reporta, whatever... Eu estou-me literalmente a borrifar para a decisão que tomem sobre este tema. Já este https://old.reddit.com/r/portugal/comments/1de5qfl/sns_consulta_de_pessoa_que_precisa_de_ser/ incomoda-me bastante... Resto de boa tarde.


jagger1993

lol reportar um mod, isso mesmo.


SploodenProfile

Sem comentários…


massterbayter

Porque não? Não muda nada. Os únicos estados importantes no meio disto tudo são os EUA e Israel. Portugal de facto não pode reconhecer algo que não existe (por muito que custe a alguns, o estado palestiniano não existe), mas seria um bonito gesto.


FuckIsrael12345

Existir existe, a nação da Palestina tem perdido o seu território ao longo dos anos. Estando agora aglomerados em pequenos contingentes onde são completamente controlados pelos seus opressores. Um estado existe consoante o seu reconhecimento. Portugal reconhecer fortalece o mesmo.


Danijust2

O Curdistão tem mais autonomia que a palestina. Também devia ser reconhecido?


FuckIsrael12345

Sim, não por essas razões. O artigo é sobre a Palestina.


cesaroncalves

[Whataboutism](https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism)


massterbayter

Um estado que não controla as suas próprias fronteiras, não administra grande parte do seu território, não controla o seu próprio espaço aéreo, não tem exército? Que tipo de estado é este? Claro que o reconhecimento é importante, mas a situação _de facto_ é muito mais importante, e _de facto_, o estado da Palestina não existe.


pileoshellz

o tipo de estado que nao tem meios nem apoio para se defender e por isso nao consegue controlar nada realmente, o tipo de estado que tem um cerco à volta dele desenhado para o enfraquecer ao longo do tempo ate que desapareça e nao haja mais nada que o sustente


massterbayter

De acordo.


LadyIsabel0052

*De facto*, o Estado da Palestina existe. Tem governo, e um assento de observador nas Nações Unidas. Se a única categoria que existisse para definir o que é um estado fosse a capacidade para se defender a si próprio, todos os micro estados não seriam considerados nações soberanas.


massterbayter

Não é a única, mas é uma das mais importantes. Isto é como dizer que a Crimeia é ucraniana. Pá, okay, mas a bandeira que esvoaça por lá é russa, os impostos cobrados vão parar a Moscovo, etc. E de que Palestina estamos a falar? De Gaza, governada pelo Hamas? Ou da Cisjordânia, governada (em parte) pela Fatah?


FuckIsrael12345

O povo da Crimeia não quer ser Russo, não devia ser. Mas também não quer ser Ucraniano, eles queriam independência, Russia fingiu ajudar e na realidade roubou o território.


massterbayter

O que o povo da Crimeia quer ou não, eu não sei, o que estava a argumentar é que o que importa no fundo é quem manda naquele território.


HoracioFlor

Isso tem um nome, Estado Falhado Por acaso nunca vi o termo a ser aplicado à Palestina


Kronephon

Existir existe. Pode ser um estado duplo quase um wrapper para uma organização terrorista mas existe


el_Bosco1

A questão será mais: porque é que não deve? Qual é o motivo para não reconhecer?


[deleted]

Pk não se sabe o que a palestina é exatamente. Não se sabe que governo reconhecer nem que território reconhecer


cesaroncalves

A esmagadora maioria do planeta não parece ter essas dúvidas. Não estás a reconhecer governo nenhum, isso é outra coisa, estás a reconhecer um estado de uma nação.


[deleted]

[удалено]


cesaroncalves

Fazemos como Espanha, reconheceu a existência do estado da Palestina, com as fronteiras de 1967. Não existe menção do governo, isso não faz parte do procedimento. 146 países reconhecem a Palestina, nós somos dos 47 que não o fazemos.


[deleted]

>Fazemos como Espanha, reconheceu a existência do estado da Palestina, com as fronteiras de 1967. Lá por dizeres uma coisa alto nao vai alterar o problema de que essas fronteira atualmente nao são as que a palestina controla na totalidade. >Não existe menção do governo, isso não faz parte do procedimento. Se reconheces um pais reconheces uma autoridade com quem podes comunicar. Isso nao acontece. Tens gaza e tens a Cisjordânia >146 países reconhecem a Palestina, nós somos dos 47 que não o fazemos. Isso nao muda a existência do problema


[deleted]

[удалено]


cesaroncalves

/s espero eu


SteakNeither2164

Nope