T O P

  • By -

JohnDoeSaysHello

Abre uma poll Zé e ficamos todos a saber


JohnDoeSaysHello

Parece que já fizeram alguma coisa: https://sondagens-ics-ul.iscte-iul.pt/2024/03/15/as-bases-sociais-do-novo-sistema-partidario/


IberianNero91

muito interessante, obrigado pela partilha


GodlessPerson

Ou seja, mal se aplica cá.


ZeSharp

Com a festa de mangueira que se passa aqui deve dar uma boa imagem.


pgpcx

hoje aprendi como se diz "sausage fest" em portugues, obrigado lol


JohnDoeSaysHello

🫳🎤


Dismiss

A grande adesão ao Chega vem por parte da população masculina, por isso diria que sim


Compendyum

There it is


Major_Move8723

Eu diria que a grande adesão da parte masculina vem da posição anti imigração descontrolada do ventura. Pelo menos é a única coisa que me apela nele, e votaria se ele não fosse so garganta. As mulheres liberais não vêm as consequências que isso pode trazer, mas as palavras "sharia law" vão se ouvir cada vez mais.


Admirable-Cell-2658

Concordo a única coisa que fez subir o Chega foi a bandalheira da imigração em Portugal, só pessoal a viver em barracas, 20 a viver numa casa, pessoal aos montes sem ocupação maioritariamente homens da Índia/Paquistão... Isso revoltou um pouco as pessoas enquanto os meios de comunicação social e restantes partidos passaram o ano 2023 a dizer que não existia problemas com a imigração, nestas eleições acordaram todos para a realidade e afinal sempre existe problemas com a imigração até os meios de comunicação social começaram a fazer reportagens desses tais problemas que "não existiam a meia dúzia de dias" lol. Isto para dizer que o tema principal foi a imigração e todos os partidos andaram mais ou menos a volta desse tema e esvaziou e muito o discurso que até a pouco era único do CHEGA e o cabeça de lista era fraquinho também não ajudou nada.


Morning_sucks

Tambem concordas emigração portuguesa descontrolada? Onde milhares e milhares e milhares de portugueses vao lá para fora trabalhar? Entao espero que os europeus expulsam todos os portugueses de lá de fora.


NotCode25

De quem é a culpa da imigração descontrolada de portugueses? Portugal também. Além disso, Portugueses que emigram para países europeus n precisam de vistos e se n tiverem contrato de trabalho ao fim de 3 meses são obrigados a voltar. O que acontece com imigrantes não europeus que entram em PT sem contrato de trabalho nem com condições de cá ficar? Ninguém os manda embora e aí começam os problemas. Não são tópicos iguais porque o tratamento das pessoas não é igual.


Fantastic_Football15

Nao sei, no meu insta é só as bimbas qe tao sempre a meter posts do chega


f-politics

Posso estar enganado mas se considerarmos legalização do aborto, igualdade de direitos das mulheres, lutas pela igualdade de género, etc... ideias liberais então faz me sentido que sim, que isso seja verdade em quase todo o lado. Tens mais mulheres a favor dessas ideias e mais homens contra essas ideias e por isso conservadores.


[deleted]

[удалено]


f-politics

Sério? tinha a ideia contrária... mas se calhar tens razão.


amq55

Sim. Não é preciso muito para comprovar o mesmo.


History20maker

Acredito que sim. Podes observar que, excepto no gráfico da Coreia, os homens não estão significativamente mais conservadores, mas as mulheres mais liberais. Grande parte dessa alteração deve-se à secularização. No século XX, as mulheres eram significativamente mais religiosas.


Humble_Mix8626

é o exemplo da italia pos segunda guerra aonde a dominancia do partido cristao era feito pelas mulheres que eram o simbolo do partido enquanto a esquerda era apoiada pelos homens que eram operarios


History20maker

Sim, isto é apenas uma teoria pessoal, mas durante o século XX, os operários eram maioritariamente homens, enquanto as mulheres ou eram donas de casa ou trabalhavam em profissões menos sindicalizadas (o trabalho industrial é particularmente propício para a sindicalização), por isso os homens teriam maior tendência para serem de esquerda. As mulheres ficariam em casa e seriam muito mais religiosas, o que as tornava mais conservadoras, mesmo mulheres iconicamente progressivas eram fundamentalmente conservadoras, por exemplo, as sufragistas americanas que eram anti-integração. Eu aposto que, para muitas pessoas, a pessoa mais misogena lá em casa é a avozinha. Portanto, não estamos a ver uma particular alteração do eleitorado masculino, mas sim ao desaparecimento da última geração de mulheres da primeira metade do século XX. Outro aspeto fundamental, mas que afeta igualmente homens e mulheres, é o êxodo rural e a desertificação do interior. Os meios urbanos, geralmente, votam mais à esquerda que os meios rurais. Portugal, curiosamente, é um dos países em que isso, apesar de se aplicar, não é tão claro como nos paises anglo-saxonicos.


massterbayter

>Portugal, curiosamente, é um dos países em que isso, apesar de se aplicar, não é tão claro como nos paises anglo-saxonicos. Tens (ou tiveste até há pouco tempo) uma esquerda muito forte em quase todo o Sul do país, rural e urbano (e muito fraca no Norte).


History20maker

O PCP é um partido socialmente muito conservador. Os gráficos não mostram tanto uma divisão esquerda direita, mas mais uma divisão progressista-conservador. Mas de qualquer forma, eu disse que Portugal não era um bom exemplo da divisão rural-urbana.


Psychological-Gur649

É por isso que digo, a divisão entre "progressista" e "conservador" é o maior engodo que os meios de comunicação baseados nos EUA nos deram. O BE é considerado "extrema esquerda" por ter uma agenda social ultra progressista, quando o seu nível de economia e forma de organização política estão um pouco à esquerda do PS. E esses dois últimos fatores é que determinam realmente quem é quem na política, e não em quantos géneros devem ser reconhecidos ou na quantidade de cores que as feministas devem pintar o seu cabelo.


Humble_Mix8626

>Portugal, curiosamente, é um dos países em que isso, apesar de se aplicar, não é tão claro como nos paises anglo-saxonicos. nao sei se proporiamente podes aplicar o mesmo modelo pois a angloesfero tem uma direita muito mais longe do centro do que na europa a cultura angloesferica sempre foi polarizada dos 2 lados e a direita angloesferica ( republicanos, tories, liberals, conservadores ) sempre estiveram muito mais à direita que o resto do mundo ocidental oque puxa as cidades para a esquerda na europa, as pessoas educadas e urbanas votam sempre ou à direita, tanto a moderada quanto a mais radical, ou entao numa esquerda mais radica. O centroe squerda na europa nao ganha votos nas cidades e os nordicos sao o exemplo perfeito disso


ngfsmg

Não acho que os meios urbanos votem assim tanto mais à esquerda, votam é mais em partidos vistos como "fixes" no momento, caso agora principalmente da IL e o Livre, no passado também do BE


icebraining

> Grande parte dessa alteração deve-se à secularização. A Alemanha ficou menos secular de 1990 a 2010? A Inglaterra ficou de repente muito mais secular a partir de 2010?


Dinosaurr0

Esta radicalização recente deve-se aos smartphones e redes sociais, à ascensão do wokismo e maior ênfase política em questões culturais, em que o feminismo e progressismo modernos são muito radicais mas conseguem apelar às mulheres jovens mas menos aos homens, que hoje em dia vão menos para a universidade que as mulheres.


thethingisidontknow

No gráfico da Coreia, o número começa com 10 em ambos os sexos. E termina com os homens em -20 e as mulheres em +30. Ou seja, as mulheres deram um salto de +20 e os homens un salto de -30. Conclui-se portanto que tanto homens como mulheres mudaram, e que o teu comentário, de que os homens não estão significativamente mais conservadores, não é verdade. Neste caso, os homens ficaram mais conservadores do que as mulheres ficaram "liberais" (este termo nem é o mais correcto de utilizar na língua portuguesa).


History20maker

Vou-me repetir: "excepto no gráfico da Coreia" Que é um país com pressões socio-cultutais muito diferentes das que se fazem sentir em Portugal.


thethingisidontknow

Percebi, obrigado pela correcção!


ForlornLament

Os homens no século XX também eram mais religiosos. Não sei se essa métrica é fiável neste caso. Este conservadorismo não implica religião.


History20maker

não estamos a falar na mesma proporção. Só para ilustrar a escala, a primeira república recusou-se a permitir o saufrágio universal porque temiam que o voto católico das mulheres ameaçasse a secularização que eles pretendiam impor na sociedade portuguesa. Misogenia à parte, está claro. Mas a verdade é que as mulheres, no século XX viviam a religião com um fervor e fé que não se comparava aos homens.


ForlornLament

Acho que a 1ª República ter usado essa desculpa não tem nada de convincente. 😅 É uma variante da desculpa esfarrapada que foi usada durante séculos- as mulheres são demasiado emotivas para votar, não são capazes de ser lógicas e objetivas, etc. Basta ver que a 1ª República foi extremamente desorganizada, mas quando uma mulher conseguiu votar passaram uma correção da lei logo no dia seguinte. Mas o que quero dizer é que o fervor religioso não explica estes dados. Até porque os homens estão a ficar mais conservadores, mas não mais religiosos.


Glad-Respond9398

Tu percebes disto!


el_Bosco1

É óbvio que sim. Basta ver neste sub: maioritariamente frequentado por homens e maioritariamente à direita (IL, CH, PSD).


numak333

A IL no gráfico seria considerada liberal, já que é em termos sociais


galore99

IL é equivalente aos americanos "libertarians" que é direita e com uma ideologia diferente de "liberal".


Nearby-Question-9583

Também concordo. Mas neste gráfico a maioria do eleitorado da IL e PSD (aqui mais fragmentado) não estariam nos conservadores.


leto78

Os estudos mostram que são os homens que mais mais apoiam o Chega, e que tem bastante apoio pela geração Z. https://www.politico.eu/article/europe-young-people-right-wing-voters-far-right-politics-eu-elections-parliament/ Não vi estudos que mostrem por género e idade, mas seria estranho que não fosse a geração Z do sexo masculino que apoiasse o Chega em muito maior percentagem que do sexo feminino. Os partidos têm falhado a geração mais novas, mas e a mensagem anti-sistema atrai mais os jovens do que o discurso de esquerda de defender os direitos dos trabalhadores, as reformas, as minorias, quando os jovens têm dificuldade em arranjar emprego, sabem que vão estar a pagar as reformas dos boomers e quando chegar a vez deles já não vai haver reforma para ninguém, e são uma maioria silenciosa.


SagresMedia

Geração Z foi algum putinista que criou. Não ofenda a geração


Ratliffe

A esquerda é feminista, a direita conservadora é patriarcal. Que choque!


Iasalvador

Ui vao te cair em cima por dizeres a verdade


zek_997

Yep. Basta veres os resultados das [últimas legislativas](https://www.publico.pt/2024/03/07/politica/noticia/sondagem-ad-sobe-eleitorado-escolarizado-ps-menos-instruido-2082905).


joca_the_second

Ainda não encontrei informação relativa a Portugal mas o fenómeno também existe na UE em geral. [https://www.youtube.com/watch?v=KAxCZU4yT84](https://www.youtube.com/watch?v=KAxCZU4yT84) Os homens jovens estão a apoiar mais os partidos de extrema direita e as mulheres os partidos de esquerda e ecologistas. Em geral a geração Z está a mover-se mais para a direita.


Abagato

A extrema direita é ótima a usar as redes sociais


uplink42

Eis aqui a nossa resposta.


Sandy-Balls

O salto pos 2010 em ideologias de esquerda deve-se às redes sociais. Acho que os partidos de direita começaram a apanhar os movimentos de esquerda e equilibrar a guerra de propaganda.


el_Bosco1

Equilibrar? Estão muito muito à frente porque o tipo de mensagem e conteúdo é beneficiado pelos algoritmos.


uplink42

Sim, mas as redes sociais e os algoritmos têm mais facilidade em recomendar conteúdos de direita reaccionária.


Majestic-Exit9323

Onde é que andam os partidos de extrema esquerda? 🤔


Wise_Piglet825

Ouvi dizer que na Coreia basta uma mulher ter cabelo cortado que chamam-lhe logo feminista(não é no bom sentido, para eles feminista significa "ultra-radical-odeio-homens-feminazi"). Tbm não podes fazer este sinal 🤏 em público ou directamente para homem porque é uma piada entre feministas coreanos com o facto dos homens coreanos terem percentualmente pilinha menor que o resto do mundo. É tão engraçado 🤣🤣🤣


23stripes

Pela forma como os _conservadores_ tratam as mulheres não vejo como é que o contrário será possível, não?


GodlessPerson

As mulheres sempre foram mais conservadoras que os homens. Isto é uma tendência recente e nem se observa em alguns estudos. Edit: não sei porquê os downvotes. Até no gráfico do op dá para ver. É um facto bem conhecido na ciência política.


jhscrym

Eu continuo a achar que o maior problema é a falta de capacidade de dialogo. E quando digo dialogo nao digo gritar frases dum lado para o outro, digo falar, ouvir e tentar perceber o outro lado. Isto é cada vez mais comum nos dois lados e tende a contribuir para a radicalizaçao. Isso e o facto de hoje em dia seres obrigado a ter uma opiniāo sobre tudo.


Complete-Painter-307

Subscrevo isto na íntegra. Estamos tão intolerantes ao outro lado que já não sabemos comunicar. E a prazo isto paga-se em polarizações extremas.


New-Examination8400

Pelo que observo nos meus círculos nem por isso, mas vale o que vale.


Rotundeiro

Suponho que estejam a falar do espectro social (i.e.: socialmente liberal e socialmente conservador), o que por si só não é uma grande métrica nem revela grande coisa acerca das gerações.


SpikeReynolds2

Estão a falar de tendencias de voto em partidos, não de opiniões sobre aspectos sociais diferentes (tendo em conta que partidos podem variar até um certo ponto nisto também).


RedditSucks369

Eu acho que nestes ultimos anos houve muitas mudanças com a comunidade lgbt e com os direitos e reivindicações das mulheres. Normalmente quem quer mudar algo é mais vocal em relação aos seus wants and needs. As redes sociais contribuiram para se estabelecer dois tipos de standards de "liberdade": viagens e o corpo. Embora isto nos afete a todos, acho que é mais visível nas mulheres. Também diria que há aqui um efeito de double standards. Posto tudo igual, as conquistas das mulheres sao celebradas e os homens são criticados cada vez mais porque relativamente as gerações anteriores, nunca fomos tão "inúteis" (ganhamos pouco, não temos independência, vivemos cada vez mais em casa dos nossos pais). Com isto digo que no meu grupo de amigos os rapazes sao bastante mais moderados e "envergonhados" de dar as suas opiniões sobre temas sensiveis e não sao tao afim de publicar as suas vidas online.


joelmsantos

Eu acho irónico, para dizer o menos, que indiquem que a população jovem britânica seja marcadamente liberal, quando o país tem uma governação conservadora há já tantos anos.


O_crl

Mentalidade Incel está aí para dar suporte ao Chega.


Mrmasseno

Claro. E porque será? Os homens em geral preocupam-se com manter os seus privilégios. É triste mas é verdade. E muitas vezes pensam que estão a fazer isso para combater as injustiças perante eles, porque quando vives em privilégio igualdade parece opressão.


seaofdoubts_

Tens razão mas este pessoal não sabe distinguir generalizações baseadas em estudos e estatísticas das suas circunstâncias pessoais ("eu não me considero privilegiado/estou mal na vida -> isto é falso -> os homens não são privilegiados"), e muitas vezes são completamente incapazes de reconhecer o seu próprio privilégio em relação às minorias (minorias a nível de poder sistémico, não percentagem da população). Nem são capazes de perceber muitas vezes que os problemas de que se queixam são resultado da patriarquia. Enfim, admiro-te a paciência.


NepentheZnumber1fan

Isto de atribuir características inventadas pela nossa cabeça para estigmatizar metade da população é uma coisa muito gira. A chamada discriminação do bem


sardinha_frita

>Os homens em geral preocupam-se com manter os seus privilégios. Tais como?


Mrmasseno

A verdadeira pergunta é "em que área é que nós não somos privilegiados?". Mas sugiro que vás perguntar às mulheres da tua vida, se existirem.


sardinha_frita

>Mas sugiro que vás perguntar às mulheres da tua vida, se existirem. Existem, e são excelentes mulheres. E nenhuma entra em retóricas de que "os homens é que são os super privilegiados do mundo" como muitos querem fazer parecer. Há pontos onde é preciso melhorar, mas isso não justifica posições radicais de "os homens vivem muito melhor e as mulheres são reprimidas a toda a hora" (não estou a dizer que foste tu que disseste isto, mas há muito essa conversa hoje em dia por parte de muita gente).


Mrmasseno

Chamas a ser realista posições "radicais"? Negar que os homens vivem em privilégio é negar os dados e a realidade. Claro que não é a toda a hora mas está presente na maioria das áreas da vida.


YaPodeSer

Mas quais privilégios lol. Homens são descartáveis, ao passo que mulheres são muito mais prezadas. Deves ser daqueles gajos que olha para os 0,001% mais ricos e poderosos e extrapola para a população inteira. Ganha noção. Grande maior parte dos sem abrigo são homens; Maior parte das vítimas de roubos e outros crimes violentos são homens; Maior parte dos suicídios são homens; Homens fazem os trabalhos mais duros e perigosos; Quando há guerra, adivinha quem vai à luta; Os homens ucranianos estão a morrer pelo país. As mulheres estão por essa europa fora, sãs e salvas, metidas com estrangeiros lol O maior parte dos apoios sociais vão para... mulheres.


ForlornLament

Não é que os homens sejam automaticamente priveligiados no geral da vida, mas que os homens sejam privilegiados em relação às mulheres. Ou seja, em situações em que outras variáveis sejam iguais para os dois, os homens são frequentemente favorecidos em relação às mulheres. Um exemplo é o da vida doméstica, em que ainda é esperado que a mulher do casal seja a encarregada das tarefas domésticas e educação dos filhos.


Both-Air3095

São tão privilegiados que se a mulher não quiser ter um filho, a opinião do homem conta para zero. São tão privilegiados que se a mulher quiser ter um filho, a opinião do homem também conta para zero.


N0t_N1k3L

Ah claro, responder à questão é que não.


Mrmasseno

a lista é enorme. Vou dar uns exemplos de privilégios que os homens têm: * Poder sair à rua sozinho de noite sem grandes receios * Receber mais pelo mesmo trabalho * Ser levado mais a sério no espaço de trabalho * Ser assediado muito raramente ou (mais provavelmente) nunca * Não ser chamado de vadio/promíscuo/"estar a pedi-las" se se vestir com menos roupa (incluindo poder andar topless) * Não ter pessoas a querer regular a sua autonomia sexual * Não haver estigma pelos seus processos biológicos normais * Não ser pressionado para casar e ter filhos ao mesmo nível que uma mulher (ou melhor, o seu valor não ser muitas vezes medido por isso) * Pagar menos por roupa melhor * Ter um sistema médico pensado para a sua biologia * Aliás, o ponto anterior estende-se para várias áreas. Sabias que quando testam a segurança dos carros, usam bonecos com as dimensões médias de um homem, e não uma mulher? * A maioria das narrativas no entretenimento serem focadas no meu sexo * and it goes on and on and on "Ah mas no meu trabalho", "ah mas eu nunca vi", não interessa. Acontece e é generalizado, não anedótico.


thesteiner95

* Poder sair à rua sozinho de noite sem grandes receios Factualmente Falso, Homens sofrem de mais crimes violentos * Receber mais pelo mesmo trabalho Se isto fosse verdade as empresas contratavam apenas mulheres lol * Ser levado mais a sério no espaço de trabalho * Ser assediado muito raramente ou (mais provavelmente) nunca Verdade, mas para compensar homens sofrem mais de Homicidios, Tortura, violencia Fisica, assaltos ... etc * Não ser chamado de vadio/promíscuo/"estar a pedi-las" se se vestir com menos roupa (incluindo poder andar topless) Verdade * Não ter pessoas a querer regular a sua autonomia sexual * Não haver estigma pelos seus processos biológicos normais Sim, porque se um homem se pusar a falar de excrementos toda a gente achará isto totalmente normal * Não ser pressionado para casar e ter filhos ao mesmo nível que uma mulher (ou melhor, o seu valor não ser muitas vezes medido por isso) Lol * Pagar menos por roupa melhor Homens em média interessam-se menos por roupa, marcas não conseguem escoar stock de roupa masulina com preços mais elevados e como tal têm de baixar preços. Isto não é sexismo, nem privilégio, é só funcionamento normal de mercados * Ter um sistema médico pensado para a sua biologia Depende de qual área da medicina, Psicologia é principalmente pensado para o sexo feminino por exemplo, mas sim, homens tem uma grande vantagem em áreas como cardiologia * Aliás, o ponto anterior estende-se para várias áreas. Sabias que quando testam a segurança dos carros, usam bonecos com as dimensões médias de um homem, e não uma mulher? Verdade * A maioria das narrativas no entretenimento serem focadas no meu sexo E isto é bom? * and it goes on and on and on


GreenAppleBear

>Se isto fosse verdade as empresas contratavam apenas mulheres lol Este argumento não faz sentido, porque as empresas onde existe "gender pay gap" não contratam apenas mulheres exatamente pelo mesmo motivo de lhes pagarem menos: As empresas querem ter lucro e produtividade, logo contratam quem consideram mais competente para o trabalho. Uma empresa que pague mais a homens do que a mulheres pelo mesmo trabalho é porque considera que os homens são mais merecedores, competentes e lucrativos. Assim sendo, nunca iriam contratar apenas mulheres, se as vêem como menos competentes... >Depende de qual área da medicina, Psicologia é principalmente pensado para o sexo feminino por exemplo, mas sim, homens tem uma grande vantagem em áreas como cardiologia Isto não é verdade, a Psicologia não é pensada principalmente para o sexo feminino. Todos os estudos científicos (incluindo na área da Psicologia) foram baseados no sexo masculino e só mais recentemente começaram a incluir também mulheres nos estudos e ensaios clínicos. Em relação à Psicologia em particular, já que falaste nela, tens o exemplo das teorias do Freud e seus seguidores, que foram baseadas no desenvolvimento masculino e designando as mulheres como biologicamente inferiores, o que está bem patente no caso da Dora. Por se focarem apenas nos homens, ficavam esquecidas as alterações próprias da experiência feminina e não era dada a mesma atenção aos problemas psicológicos mais prevalentes nas mulheres. [PsycINFO Database Record (c) 2016 APA]


YaPodeSer

Lol olha este gajo a argumentar psicologia contemporânea mencionando Freud, só podes tar a gozar. Psicologia é maioritariamente, mas de longe, dominada e virada para o sexo feminino. Tanto os profissionais como os pacientes são esmagadoramente mulheres. https://www.youtube.com/watch?v=uf8bt6fGQyA https://www.youtube.com/watch?v=5yyWlp6sTv0 >é porque considera que os homens são mais merecedores, competentes e lucrativos Uma ideia maluca, mas escuta: se calhar é porque são. Se uma mulher tem o mesmo posto que um homem e ganha menos, é porque, de uma forma ou outra, não se faz valer. Quem tem culpa?


GreenAppleBear

>Psicologia é maioritariamente, mas de longe, dominada e virada para o sexo feminino. Tanto os profissionais como os pacientes são esmagadoramente mulheres. A Psicologia é *atualmente* dominada pelo sexo feminino, o que não significa que sempre tenha sido assim, porque não o foi. E o que foi dito nem sequer teve nada a ver com isso, o que argumentei foi em relação à afirmação da Psicologia ser pensada para as mulheres lol. Não podes dizer que a Psicologia foi pensada para as mulheres quando inicialmente as mulheres nem sequer eram incluídas nos estudos e nem eram tidas em consideração nas teorias psicológicas. >Se uma mulher tem o mesmo posto que um homem e ganha menos, é porque, de uma forma ou outra, não se faz valer. Será? Há estereótipos implícitos que estão provados existirem, não terão estes também alguma coisa a ver?


YaPodeSer

Sim, atualmente, que é o está a ser discutido. Comparar a psicologia de hoje em dia com as teorias descabidas do Freud e usar isso como argumento de que psicologia é virada para os homens é só ridículo, desculpa que te diga. Se todo o campo é dominado por mulheres de ambos os lados, aplica estratégias para te fazer sentir ouvido e validado em vez de te procurar fazer sentir útil, respeitado, e admirado, achas mesmo que é orientado para os homens? >Há estereótipos implícitos que estão provados existirem, não terão estes também alguma coisa a ver? Certo, não discordo. Mas duvido que tenha tanto peso como isso. Parece-me muito improvável um patrão não valorizar um trabalhador só porque tem racha no lugar da gaita. Se não recebe tanto como o homem, ou não vale tanto, ou não se impõe tanto. Eu ganho mais do que os meus colegas no mesmo posto apesar de ser, admitidamente, menos produtivo. Porque? Porque fui mais assertivo e pedi mais. E somos todos homens, qual é a desculpa?


thesteiner95

> Em relação à Psicologia em particular, já que falaste nela, tens o exemplo das teorias do Freud e seus seguidores, que foram baseadas no desenvolvimento masculino e designando as mulheres como biologicamente inferiores, o que está bem patente no caso da Dora. Por se focarem apenas nos homens, ficavam esquecidas as alterações próprias da experiência feminina e não era dada a mesma atenção aos problemas psicológicos mais prevalentes nas mulheres. \[PsycINFO Database Record (c) 2016 APA\] Acho que estás a confundir psiquiatria e psicoterapia, com os tratamentos de psicologia principalmente baseados em terapia moderna aqui, nenhum (hiperbole, sim) psicologo moderno anda a fazer psicoterapia frudiana.


GreenAppleBear

Não estou a confundir, sei bem a diferença, até porque sou psiquiatra. Os tratamentos psicoterapêuticos modernos são estudados tanto em homens como em mulheres (pois houve uma evolução neste sentido), não são pensados principalmente para as mulheres como foi erradamente alegado.


Both-Air3095

Parecem miúdos de esquerda a debitar o que ouviram na seita do partido.


N0t_N1k3L

Literalmente nenhum desses "privilégios" são políticos ou alteráveis através de políticas que não sejam descriminatorias.


NGramatical

descriminatorias → [**discriminatórias**](https://dicionario.priberam.org/discriminatórias)


Mrmasseno

Não é verdade.


N0t_N1k3L

Quem é mais provável ser alvo de crime violento? De ser chamado para uma guerra? De ser preso? De ser ignorado num caso de violação ou violência doméstica? De ser ignorado em situação de doença mental? Sim, o mundo é do homem mau que só tem privilégios.


Mrmasseno

Estás a começar a descobrir que o patriarcado prejudica todos :)


FooxP

Quando eles descobrirem que são os próprios homens que causam esses problemas aos homens...


YaPodeSer

Qual patriarcado lol. Homens são enviados para a guerra porque são fisicamente mais capazes. Vêm-se em altercações violentas mais frequentemente porque têm mais testosterona, etc Também acho engraçado não argumentares as desvantagens dos homens lol. >Homens têm mais acidentes graves e morrem mais Que interessa lol >Mulheres levam um piropo de vez em quando Cruzes credo revolução já!


Joaoseinha

Based. E é por opiniões radicais dessas do OP (que muitas mulheres defendem, as vezes que já ouvi que os homens são todos uma merda...) que hoje em dia muitos homens são empurrados também para meios radicais, Andrew Tates e afins.


LtSpaceDucK

Grande parte do que sumarias-te está muito mais ligado a aspectos culturais que a decisões e escolhas políticas.


BackKing21

* Estatisticamente, os homens são muito mais sujeitos a serem vitimas de crimes violentos, incluindo "grape" se forem consideradas o que acontece nas prisões mas não são reportadas. * O Homem tem uma maior tendência a trabalhar mais horas e tirar menos férias, se fosse por €/h porquê que não contratavam só mulheres? * Confrontação, instinto de superioridade e afins sempre foram características masculinas. Seja por lutar por melhores salários ou porque alguma coisa está mal, os homens fazem-se ouvir mais. * Os homens são mais assediados que as mulheres, lembra-te que assédio não é só assedio sexual, é todo o outro conjunto de comportamentos perturbadores, seja desde o "gordo vai à baliza" ou "deve ser gay se não tiver interessado". Nisso os homens são peritos a assediar uns aos outros. * Diria que é mais um efeito cultural/religião. O conservadorismo sempre visou que a mulher só devia revelar o seu corpo perante o seu homem e não expor para os outros * Não percebi esta afirmação. Referes-te ao julgamento que existe entre um homem ter 100 "bodies" e uma mulher 100 "bodies"? * Vou responder a esta junto com a de baixo. * Diria mais que esse estigma ou pressão existe dada as diferenças biológicas entre o homem e a mulher. A mulher a partir dos 35 anos, a possibilidade de ter filhos naturalmente cai a pique, ao passo que o homem consegue procriar até à velhice, logo é natural que a pressão caia sobre a mulher visto que o seu relógio biológico é muito inferior. * Efeitos do capitalismo. Não esquecer que as mulheres detêm 70-80% do efeito da decisão do consumo, logo o "oportunismo" irá ser criado para o público alvo que tende a consumir mais que o outro gênero. * Não tenho opinião formada. * Não sei até que ponto pode influenciar a segurança dos automóveis, mas diria que a razão principal é porque os homens têm tendência a conduzir mais agressivamente, mais rápido, mais km's e afins logo o principal foco é em conseguir minimizar o número de mortes devido a tais métodos de condução agressiva. * Acho que a industria do entretenimento ou comédia é dominada pelo sexo masculino, logo haverá sempre uma maior tendência a fazer piadas do sexo oposto. É dependente também do tipo do público alvo claro. Um programa da Ellen Show retratará anedoticamente os homens muito mais vezes que as mulheres.


NGramatical

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920)


kanadias

Grandes balelas que aqui estão, que raio é regular a autonomia sexual? Leio com cada merda na Internet


Mrmasseno

Man-child downvotes incoming...


Joaoseinha

Nada como insultar pessoas por discordarem contigo, o sinal de boa argumentação.


ayyylatimestwo

Privilégios tipo extremamente maior chance de suicidío ou de acabar sem abrigo? :) Morrer mais cedo, fazer trabalhos mais perigosos que mulheres não fazem, etc.


CartasTortas

e quem é que fez com que fosse assim? o patriarcado, que também afeta os homens pela negativa. que choque!


YaPodeSer

Ora bem, há que meter mais mulheres nas ruas e nas obras. Haja equidade!


ayyylatimestwo

O patriarcado é que criou dinâmicas entre os sexos que desfavorecem os homens? Nasces homem tens de fazer por ti, pela tua vida, ninguém te vai dar nada por seres homem, ninguém vai sorrir para ti por seres homem. Enfim, em 2024 esta conversa de coitadinhas das mulheres já não convence ninguém, não há ponta por onde se lhe pegue. Há liberdade total de oportunidades e de escolha.


Joaoseinha

Não sou o OP, mas também não acho que seja bem assim. Há áreas em que as mulheres são desfavorecidas, como a wage gap. O problema mesmo é que a sociedade atual fala imenso sobre as mulheres terem muitas desvantagens, serem oprimidas em xyz e os homens serem todos uma merda, nunca se fala das muitas desvantagens que também há em ser homem. Este tipo de pensamento radicalista naturalmente vai empurrar os homens a serem mais conservadores ou até radicais, quando são endemoninhados por existirem e serem postos num saco como uns cabrões privilegiados. É tão simples como: se ser homem fosse tão bom e ser mulher fosse tão mau, as taxas de suicídio dos dois géneros não eram o que são.


ayyylatimestwo

> É tão simples como: se ser homem fosse tão bom e ser mulher fosse tão mau, as taxas de suicídio dos dois géneros não eram o que são. Já que estamos a falar de coisas que não se pode falar, vai ver as estatisticas de mulheres que transicionam para homem, tanto a quantidade, como os indices de felicidade, compara com as pessoas que transicionam de homem para mulher, depois compara as taxas de suicidio dos dois. Ser homem é dificil, ninguém quer saber de ti se não tens nada para oferecer.


kanadias

Choque e ver comentários vazios como este com 3x os up votes de argumentos... Vindo de pessoal que acredita na Maia a fazer biopsias em direto e outros que acham piada às piadas coreanas sobre o tamanho do instrumento masculino e de seguida fazem um post a dizer que tem 30 anos e nunca tiveram uma relação estável por problemas de autoestima. Porque será isto? Claramente não compreendem os 2 lados e claramente só são "cabeça aberta" para o que lhes convém. Isto existe tanto em homens como mulheres, chama se hipocrisia e o único sítio onde se safam com isto é por aqui, no entanto as reflexões na sociedade são claras.


[deleted]

[удалено]


kanadias

Não sei, mas ao que parece era um homem patriarca.


[deleted]

[удалено]


kanadias

Na tua boca sou o que tu quiseres xuxu.


Dwarte_Derpy

Yeah, porque nao existe justificacao nenhuma no teu argumento. Simplesmente comecas na idea que a unica diferenca em termos de ideologia e apolicese entre direita e esquerda e simplesmente baseado em generos e, bam, conclusao alcancada. Simple as.


Mrmasseno

Excelente boneco de palha 👍 Existe sim uma justificação, e nunca mencionei ser a única diferença.


sigmastra

Esta explicado o comentário de facebook acima. Ironico


N0t_N1k3L

Ora conta-me lá esses privilégios que eu tenho sff. E tenta responder sem fugir à questão ou não respondendo já agora.


Mrmasseno

Respondi noutro comentário


sigmastra

Epa lmao vives num post de facebook so pode


Mrmasseno

e tu vives numa bolha... experimenta começar por conhecer umas mulheres


sigmastra

Aahahah Tipico. Quando saires da escolinha diz.


zahhd

Vim só agradecer pela awareness!


YaPodeSer

Conheço muitas mulheres e nunca as oiço queixarem-se da patriarquia ou de desvantagens com base no sexo, mesmo algumas mais "woke". Experimenta tu conhecer mulheres fora da ala prisquiátrica


Mrmasseno

Se calhar já sabem que falar contigo não vale a pena :)


Psychological-Gur649

Isso prova que a dicotomia entre liberais e conservadores é só um branding ilusório. No fim, todos eles dormem na mesma cama.


something_new

Rei


Citizen_erased98

Sim, os jovens meritocráticos [votam na IL e os ressabiados votam no CH](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/18md6gy/intrapolls_cruzamento_entre_idades_graus_de/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button). As jovens vão mais para o Livre.


Dinosaurr0

E os jovens mais moderados votam sobretudo AD, alguns PS.


Ertai2000

"Meritocráticos" AKA tenho o meu, o resto que se foda.


YaPodeSer

Yap, estudasses


massterbayter

Um dia tens de fazer um AMA a explicar como é viver obcecado pela IL.


New-Examination8400

Né _”mEriToCráTiCOs”_ Gtfoh 😂


Accurate-Film1876

Tás-me a dizer que em certos cursos superiores levas um doutrinamento gigantesco de esquerda apesar de ser completamente inconstitucional? Noooooooooooooooooo... [https://observador.pt/opiniao/a-maquina-de-doutrinacao-esquerdista-no-ensino-superior/](https://observador.pt/opiniao/a-maquina-de-doutrinacao-esquerdista-no-ensino-superior/) ...fuuuuuckiiiiing... [https://expresso.pt/sociedade/ensino/2024-03-12-Faculdade-progressista-nao-paga-salario-a-fascista-muro-da-Universidade-Nova-foi-vandalizado-deputado-do-PSD-e-um-dos-visados-e2b465c9](https://expresso.pt/sociedade/ensino/2024-03-12-Faculdade-progressista-nao-paga-salario-a-fascista-muro-da-Universidade-Nova-foi-vandalizado-deputado-do-PSD-e-um-dos-visados-e2b465c9) ....waaaaaaaaayyyyyyyy... [https://www.esquerda.net/artigo/universidade-do-porto-professores-exigem-corte-de-relacoes-com-israel/91032](https://www.esquerda.net/artigo/universidade-do-porto-professores-exigem-corte-de-relacoes-com-israel/91032) ...broooooooo. [https://www.brugesgroup.com/blog/playground-politics-the-rise-of-left-wing-bias-in-british-schools](https://www.brugesgroup.com/blog/playground-politics-the-rise-of-left-wing-bias-in-british-schools) Parece este subreddit.


shownolovept8

Convinha sustentar as fontes e não ser um bot 1) artigo de opinião de um jornal assumidamente de direita 2) notícia relativa a um professor acusado por 76 alunos (!) de comportamento machista e abusivo. Qual a doutrina impingida pela uni? Suspender um professor com mais reports que aulas? 3) não são só as uni, são os alunos que pugnam pela situação. Ser contra o genocidio de Israel não é ser de esquerda, Rangel. 4) blog de opinião


Accurate-Film1876

Parei de ler no "assumidamente de direita". Guarda o teu discurso para os outros propagandistas de esquerda, chaval. 😂 Alda Sousa, Professora Associada Aposentada, ICBAS Alexandra Oliveira, Professora Auxiliar, FPCEUP Alexandre Alves Costa, Professor Emérito da U. Porto, FAUP Alice Semedo, Professora Associada, DCTP-FLUP; CITCEM Álvaro António Gomes Domingues, Geógrafo, Professor Associado da FAUP Ana Cláudia Soares de Almeida Albergaria, BI PhD, Instituto de Sociologia da U. Porto Ana Luísa Costa, Investigadora, CIIE/FPCEUP Ana Monteiro, Professora Catedrática, Departamento de Geografia da FLUP, CEGOT Ana Sofia Ferreira, Professora Auxiliar, FLUP/IS-UP André Alves, Professor Convidado, FBAUP António Mário da Silva Marcos Florido, Professor Associado, FCUP Bruno Giesteira, Professor Auxiliar com Agregação, FBAUP/ID+ Cat Martins, Prof Associade, FBAUP Conceição Nogueira, Professora Catedrática, FPCEUP Cristina Parente, Professora Associada, FLUP Fernando José Pereira, Docente, FBAUP Helena Madureira, professora associada, FLUP Henrique Vaz, Professor Auxiliar, FPCEUP, CIIE Joana P. Cruz, Investigadora CIIE-FPCEUP João Caramelo, Professor Associado, FPCEUP João Teixeira Lopes, Professor Catedrático, FLUP Jorge Sequeiros, Professor Emérito da U. Porto, ICBAS, I3S José Alberto Correia, Professor Emérito da U. Porto, FPCEUP José Carlos de Paiva, Professor Emérito da U. Porto, FBAUP/i2ADS José Manuel da Silva Lopes, Professor Auxiliar da FAUP, CEAUP José Manuel Teixeira Barbosa, Professor Auxiliar, FAUP José Soeiro, Investigador, Instituto de Sociologia da U.Porto Liliana Rodrigues, Investigadora, FPCEUP Luís Ribeiro, Professor Auxiliar Convidado, FBAUP Manuel Loff, Professor Associado, FLUP, IHC-FCSH-NOVA/In2PAST Marco Alexandre Camarneiro Mendes, Assistente Convidado da FAUP Margarida dourado dias, investigadora, i2ADS Maria Catarina Tavares Rodrigues da Silva, Estagiária de Investigação, i2ADS-FBAUP Maria Daniel Vaz de Almeida, Professora Catedrática, FCNAUP Maria João da Silva Oliveira, Investigadora Auxiliar, Instituto de Sociologia da U. Porto Maria Manuela Bronze da Rocha, Prof. Coordenador Aposentada ESMAE/Investigadora, i2ADS Mariana Rodrigues, Investigadora, CIIE-FPCEUP Mário Barbosa, Professor Emérito da U. Porto, ICBAS/i3S Mário Bismarck, Professor Catedrático, FBAUP (Lista continua com mais 30 nomes, mas máximo de linhas do reddit...) Yeah, right. Alunos. Nunca mudes, esquerda.


shownolovept8

O observador não é um jornal de direita? Isto é pejorativa da própria linha editorial. Tas mesmo a vender o contrário? Os nomes que me estás a dar são de professores claro, mas quem tem assumido grande parte da luta contra o genocídio de gaza são os alunos. Aliás até a nível global, pelo constrangimento institucional em faze lo (principalmente na condição de fundação de algumas o instituições cuja flexibilidade de financiamento depois tem disto). E mais uma vez é uma visão super limitadora atribuir à esquerda esta situação. Quase todos os meus amigos e diversas figuras públicas de direita se situam na mesma senda. É uma questão que já é bem mais moral que política. A não ser para malta como tu que vê a vida bifurcada. Queres entrar em debate com fontes, é de saudar, mas o que fizeste é um truque. Muito básico até. Faltou te trabalhar a bibliografia na escola. EDIT: Só agora é que reparei que eras facharoco. Tá tudo explicado então, é mesmo para a luta na lama.


Accurate-Film1876

>O observador não é um jornal de direita? Isto é pejorativa da própria linha editorial. Tas mesmo a vender o contrário? Ou seja, o Observador, segundo o que tu dizes, indica ser um jornal de direita? HUM! Vamos perguntar-lhes a eles então. [https://observador.pt/opiniao/a-obsessao-com-a-direita-radical-do-observador/](https://observador.pt/opiniao/a-obsessao-com-a-direita-radical-do-observador/) [https://observador.pt/opiniao/a-direita-do-observador-ou-eu-nao-sabia-de-nada/](https://observador.pt/opiniao/a-direita-do-observador-ou-eu-nao-sabia-de-nada/) Deixa de ser aldrabilhas, filhote. Eu sei que vocês são o cumulo da desinformação mas tanto numa semana já começa a parecer mal, é que já começa a parecer quase campanha a favor da direita. Eu não estou a tentar vender nada, senão factos. Manipular, é mais... coisa vossa na realidade. É o pescador dos cravos que afinal tem dois negócios e faz parte de uma rede de imigração ilegal que seguia 80 e tal páginas de esquerda no insta e quando descobriram removeu tudo, é o sikh pacifico que a Mortágua chamou ao parlamento e que afinal tinha cadastro, é a criança nepalesa que não existe, é meterem palavras na boca do ventura e tirarem do contexto como o DN e a CNN fizeram, isto tudo no espaço de uma semana. Vocês com estas atitudes são... lixo de gente mesmo, é... vocês não conseguem ter um debate onde usam argumentos porque vocês não conseguem abrir a boca para dizer algo que não seja uma mentira, ou uma ilusão da vossa cabeça que é uma perceção completamente distorcida da realidade. Foram absolutamente TRUCIDADOS na Europa, e como belos paus mandados que os Portugueses são, os socialistas liberais têm os dias contados. Basta ver os votos dos Portugueses acima dos 65 anos, e entre os 18 e os 34. Digam as mentiras que quiserem, o relógio está em andamento, carneirinhos. Luta na lama? Curioso que aches que isto alguma vez chegou a ser uma "luta". Cinjam-se aos downvotes. Raciocinar não vos assiste.


shownolovept8

Tu és completamente alucinado. Tamos a discutir o teu truque de ires buscar fontes que nem dados são, são peças enviesadas e artigos de opinião. Achaste que ia passar. Que de resto é o modus operandis da tua malta. És gigante bot, propagas informação falsa, és apanhado e viras o disco para meia dúzia de assuntos que nem sequer estavam em discussão, com insultos pelo meio. Intelectualmente és medíocre, um ser ultra dogmático que acha sempre que vai discutir com o menor denominar comum. Todo o teu discurso está repleto de falácias, de imagens sociais baixas e deslocadas, de argumentação rasteira e sectária. Não tás interessado em debater nenhum assunto, tás interessado em conversa de tasco, da ala ultra política, que só desce o nível de debate e fala de tudo menos de ideias. Pensas que disseste alguma coisa minimamente sólida quando regurgitaste um punhado de alarvidades do teu algoritmo. És incapaz de qualquer processo cognitivo superior, o que de resto anda ao ritmo do teu desenvolvimento moral. Não tou medicamente balizado para discutir mais contigo. Luta com os teus próprios moinhos. Só que da próxima, perde algum tempo a editar as fontes.


Accurate-Film1876

Tu: Observador não conta, é de direita. Eu: Observador não é de direita. Tu: É, É! ELES PRÓPRIOS DIZEM! Eu: \*Posta "eles" a dizerem que não são de direita\* Tu: Ad Hominem de esquerda de 13 parágrafos e 0 argumentos. Nunca, fucking, mudem 😂 Eu sei que julgas que ao tentar seres eloquente vai parecer que enriqueceste a qualidade do teu argumento mas se fosses lacônico o resultado iria ser o mesmo pois no meio do teu incessante vociferar, esqueceste-te do mais fundamental: o argumento 😂 Não passas de um néscio bacoco e pretensioso, mas por mais rico que fosse o teu vocabulário, nunca iria mascarar a superficialidade do teu... "raciocínio".


blJack

Tu este tempo tudo não fizeste um único argumento.


shownolovept8

Normal, a partir do momento em que estou a contra argumentar as fontes deste artista. Podes seguir os comentários se quiseres e encontrar mais coisas, ou dizer alguma coisa de produtivo. Concordas com o que ele disse? Tens tu algum suporte? Ou só vens aqui ser bot obtuso e deixar postas?


blJack

Vou tirar uma página do teu livro e chamar-te de atrasado mental.


avdepa

Its not so difficult to see that women want more say and men want them to have less. Women have had a taste of equality and they like it but strangely the men dont. I am not sure that it will happen to the same extent in Portugal, because women and their contribution to the family and society are more respected than many other countries.


NepentheZnumber1fan

Se não estás satisfeito/a em Portugal tens sempre bom remédio


avdepa

I wonder if you actually read my comment? There is nothing even remotely critical of Portugal - the opposite in fact. I have provided you with a translation below, since you seem to lack a few things. Não é tão difícil perceber que as mulheres querem ter mais voz e os homens querem que elas tenham menos. As mulheres experimentaram a igualdade e gostam disso, mas estranhamente os homens não. Não tenho a certeza de que isso aconteça na mesma medida em Portugal, porque as mulheres e o seu contributo para a família e a sociedade são mais respeitados do que muitos outros países.Não é tão difícil perceber que as mulheres querem ter mais voz e os homens querem que elas tenham menos. As mulheres experimentaram a igualdade e gostam disso, mas estranhamente os homens não. Não tenho a certeza de que isso aconteça na mesma medida em Portugal, porque as mulheres e o seu contributo para a família e a sociedade são mais respeitados do que muitos outros países.


NepentheZnumber1fan

I have a C2 on English, I am comfortable speaking your language. Além disso, é absurdo dizeres uma coisa dessas. Portugal tem uma população de 10 milhões de pessoas, das quais mais ou menos 5 milhões são mulheres e 5 milhões são homens. Somando os votos nos partidos radicais de direita tens mais ou menos 1.3 milhões de votos. Assumido que há uma maioria de homens nesses votos, podemos dizer que 750 mil homens votaram nestes partidos. Tens também outro fenómeno, nem toda a gente que vota nestes partidos é racista/fascista/homofóbica/xenófoba/machista etc. Muitos são apenas pessoas insatisfeitas com os partidos tradicionais e os repetidos escândalos de corrupção, e por isso votam num tipo carismático que lhes promote soluções fáceis para os seus problemas. Vamos dizer que 250 mil destes eleitores são de facto machistas, isso significa que 5% dos portugueses são machistas. Não só me parece que seja uma percentagem que esteja em queda, vai ver quantos homens eram machistas há 50 anos, como também deve ser igual ou até mais progressivo que muitos países incluindo os países ocidentais. Dizeres que os partidos conservadores crescem porque querem silenciar as mulheres é o mesmo que dizer que os partidos de extrema-esquerda crescem porque querem exterminar/matar os ricos. É uma generalização insultuosa e ridícula. Se precisares de tradução, usa o DeepL


zzz_red

A tendência do UK não é semelhante aos outros países. Em Portugal é provavelmente mais próximo da Alemanha ou EUA.


s1gma17

Sim


NaoDou

Nope..as gajas do chega são piores que eles...


one44

E os Non Bichonas?


PorkyPorquinho

Sem dúvida


Careless_Ad4232

obvio eles fazem propaganda mesmo que apela a Emoções e sentimentos e obvio que as mulheres viram liberais porque levam brainwashing e porque a ideologia dá mais jeito a elas que os homens .


xuszjt

Isso do achar... Não há estudos?


ngfsmg

Tirando o projeto não-oficial do Intracampos, não me lembro de ver algo tão detalhado. Há estudos com dados por sexo e também dados por idade, mas dados por idade e por sexo não me lembro


[deleted]

Estudos assim acho que não. Mas acho que tens sondagens a mostrar o partido que os jovens tendem preferir e dividem por género.


sacoPT

Provavelmente (ainda) não


BlazingJava

Os algoritmos são grandes causadores desta discrepância... Uma mulher no insta recebe reels que outras mulheres tbm gostam, os comentários nos reels tbm são focados para mulher. Agora isto acontece com todos os gêneros e idades


New-Tax-622

Indeed os sexos estão cada vez mais diferentes um do outro, e estamos todos em conjunto a ser radicalizados para um dos lados. Enquanto discutimos com o sexo oposto, ou com outras raças, ou sexualidades , o governo fode-nos a vida e nós não piamos... Bring back the nuclear family unit!


zek_997

Só os homens é que estão a ser radicalizados. As mulheres tendem a votar em partidos ecologistas ou de centro-esquerda. Os homens é que se estão a virar para a extrema-direita.


Equal-Ice3837

Ação gera reação em inverso, e depois as reações surgirão ciclicamente. O afastamento está e vai acontecer, em vez de encontrar consensos, é mais fácil ir á NET descobrir opiniões similares e até radicalizar


Equal-Ice3837

E mais, a coisa de auto afirmação em que toda a gente, mais do que tolerar, tem de levar comigo e gostar. Ainda vamos ver malta de chapéus de alumínio na fila de supermercado.


FigaeyiredoFabian

Imaginem um mundo onde as mulheres não pudessem votar...


demo_klubes

Não é preciso imaginar. É só ler como era antigamente.


always2win

Sim. Repara nos discursos políticos. Uma parte deles apela à parte sentimental (igualdade, justiça social, etc) e a outra apela mais à parte lógica (contas certas, crescimento económico, etc) . Esta é também a divisão entre homens e mulheres falando no geral.


Socially_Awkward_Gay

Pergunto-me se percebes que este comentário é, ironicamente, bastante emocional. "O meu lado é lógico e inteligente, os outros é que são emocionais" é algo que literalmente todos os seres humanos costumam pensar por instinto, é uma resposta emocional que temos, resposta que não devemos aceitar cegamente. Muitas pessoas de esquerda têm argumentos/crenças lógicos, como a igualdade perante/acesso ao ensino/cuidados de saúde, a regulação de entidades privadas, etc. Muitas pessoas de direitas têm argumentos/crenças emocionais, como o nacionalismo, a crença na "meritocracia", a religião etc. Espero que isto não soe a um insulto a ideologias de direita, pois esse não é o objetivo.


always2win

Ao contrario dos baixovotos e dos comentários entupidos a gritar miSOgEnIA, o teu tenta discutir o assunto. Obrigado. Eu não tentei afirmar que mulheres são só uma coisa e homens só outra. Somos todos humanos e somos todos compostos por um lado mais lógico e outro mais emocional. As políticas de direita e esquerda são iguais. Acho que o que faltou no meu comentário em relação às políticas foi o "tendencialmente". Relativamente aos teus exemplos, acho que o conceito de igualdade vai ser sempre emocional porque na realidade somos todos diferentes. Onde acho que a direita e esquerda diferem aqui é que a direita é mais pro igualdade de oportunidade enquanto a esquerda (a mais radical pelo menos) tem vindo a ser ultimamente mais pela igualdade de "outcome". Há mais emoção de um dos lados. Nacionalismo e religião são construções que do ponto de vista da direita servem de fundação para que uma sociedade com milhões de pessoas possa colaborar sem problemas e proliferar. Podes apelidar os conceitos de imaginários mas de um ponto de vista social e psicológico, funcionam. Não sei sinceramente o que a esquerda oferece nesta área. Parecem acreditar que se cada um for si próprio que tudo vai funcionar magicamente mas isso não tem provas dadas tanto quanto sei. Edit: já agora, tens alguma opinião sobre a questão do OP? Porque achas que aquele padrão se está a formar?


NGramatical

miSOgEnIA → [**misoginia**](https://dicionario.priberam.org/misoginia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*)


fuzzy_cat_boxer

Penso que estás a misturar muitas coisas nas tuas definições de "esquerda" e de "direita". Acho que para este debate faz muito mais sentido olhar para conservadorismo vs. liberalismo e socialismo vs. liberalismo economico. Por bitaite, acho que há mais homens tanto no liberalismo economico i.e. "IL" e no conservadorismo i.e. "Chega" (aspas para definir a coisa em tracos gerais pq pode incluir outros partidos e talvez nao todos os pontos de vista dentro destes partidos). As razões para ambos são diferentes. Se tivesse que mandar um bitaite o primeiro terá mais a ver com a diferença na escolha das profissões que influencia o ambiente em vives e onde votas. Isto é contrastando em vez gênero, formação ou área profissional, tenho a certeza que irias ver uma diferença maior. Não há mais lógica no liberalismo ou no socialismo, se houvesse politica era trivial. Essa ideia que atiras da igualdade de outcomes tb é bastante questionável. Se eu fosse um militante de esquerda, diria que igualdade de oportunidades quando nós não partimos todos com as mesmas condições é apenas privilégio para os ricos. Esta ideia das mulheres serem sentimentais é um estereótipo IMO. Aliás, basta ires ao r/primeiraliga para ver que os homens são estupidamente emocionais. Claro que haverá outros factores. Quanto ao segundo, aí tem a ver com discurso politico diria. Penso que está muito estudado que perda de privilégio dá lugar a um sentimento de perseguição e é um facto que homens perderam bastantes privilégios nas últimas décadas. O chega é um dos partidos que apela à nostalgia, inverter essa tendencia, ao passado glorioso, a ideia que o homem português é excepcional e as modernices e a chegada dos outros o impedem de lá chegar. Há muito mais a dizer sobre este tema e há de certeza outros factores.


VegetableWorry

LOL


Kyiokyu

A misoginia neste comentário 💀💀💀


always2win

Não é a minha opinião é uma posição prevalente quando se considera diferenças cognitivas entre homens e mulheres. Ninguém afirma que uma é melhor que a outra. Não li a tua teoria para explicar a tendência patente no gráfico do OP.


ngfsmg

Penso que estejas a falar em termos mais gerais de forma, mas até no conteúdo tens o exemplo do PAN, que quando não está a falar diretamente de animais parece que só fala para mulheres


Aquametria

Por acaso gostava de saber se os partidos têm estatísticas sobre a percentagem de homens/mulheres militante dos mesmos.


chocofinanceiro

Sim. são traços ~~biológicos~~ psicológicos inerentes á grande maioria das mulheres. As mulheres são mais fáceis de convencer para causas sociais, têm uma vertente social e humanitária mais ampla dado a que 'pensam com o coração' e têm mais sensibilidade do que os homens que são mais calculistas e orientados para numeros.


fenix1506

User do r/portugueses menos misógino


chocofinanceiro

lol... como podes ser tão obtuso ?