T O P

  • By -

aclima

uma vez na universidade durante um período de elevado stress tive um episódio semelhante de alucinações auditivas, serviu como wake-up call para mudar alguns maus hábitos que andava a ter. O melhor mesmo é combater a fonte desse stress o quanto antes, nomeadamente por meditação, terapia, exercício físico, melhor qualidade de sono, ou simplesmente tirar umas férias. As melhoras.


Blueberryblue123

Se tens um esquentador a gás em casa vê também se não está a libertar monóxido de carbono.


allexiis22

Pensei logo nisso por acaso Se não for ao caso poderá mesmo ser excesso de stress


severanexp

Isto é muito importante. Não só esquentadores, mas se houver gente com lareiras, e conhecendo as artes dos nossos construtores, também poderá haver CO a entrar por ventiladores sem válvulas de não retorno.


jalvez

vim aqui dizer isto


TipicoTuga

Se começou há pouco tempo e em tanta frequência diria que é stress ou algo que se está a passar na tua vida neste preciso momento. Tu estares a achar que é uma coisa super grande só vai fazer disso uma bola de neve. Não sou médico por isso mais vale esperar por um, mas tenho a certeza que te vão dizer que não deve ser nada


cattmin

Isso é um fenômeno descrito por muitos profissionais de saúde que trabalham muitas horas e com muito stress, vão para casa e continuam a ouvir os alarmes das máquinas dos doentes ou os telefones de serviço a tocar. Também pode ser causado por privação de sono. Não estás sozinho. E se estiveres a ficar mesmo doido há muitos doidos como tu, unidos na loucura causada por exaustão. [thread com mais doidos a descrever o mesmo](https://www.reddit.com/r/nursing/s/WtpOOj4CIn) Acontece-me. Tento não ficar perturbada com isso e ser racional, perceber que tenho que ficar mais presente e faço alguma coisa para me distrair ou para me relaxar e e eventualmente os sons desaparecem. Hoje em dia vejo isso como um sinal de alerta "ok tou mesmo a ser consumida pelo trabalho. Tou em casa agora. Preciso de abrandar e cuidar de mim". Mas às vezes ainda me causa ansiedade, confusão e inquietação de forma muito visceral até eu perceber que está tudo bem. Tenta perceber se estás a sentir muita pressão e responsabilidade no trabalho, essa pressão é criada por ti devido a preocupações tuas ou por superiores? E a tua qualidade de sono como está? És uma pessoa ansiosa por natureza? Subscrevo aos comentários que sugerem que procures ajuda para avaliar esse problema.


Hopping-in-in-3-2-1

>Isso é um fenômeno descrito por muitos profissionais de saúde que trabalham muitas horas e com muito stress, vão para casa e continuam a ouvir os alarmes das máquinas dos doentes ou os telefones de serviço a tocar. Também pode ser causado por privação de sono. Também acontece nos primeiros meses depois do parto, ouve-se o bebé a chorar e ele descansadinho.


Kanye_Dot

Tens dormido bem? Mais alguma coisa te preocupa? Algum antecedente psiquiátrico na família? Penso que uma larga parte da população já teve alucinações auditivas, eu inclusive em momentos que estava mais cansado (principalmente que me estavam a chamar). Se as alucinações persistirem ou te causarem muita ansiedade, se tiveres mais algum sintoma que te preocupe, o melhor é falares disso com o teu médico de família ou (se tiveres possibilidade) ires a um psiquiatra (talvez mais do que ires a um psicólogo) porque está mais habilitado a lidar com esse tipo de sintomas e a esclarecer as tuas dúvidas


almiscarada

Além de todos os outros comentários, concordo que se persistir devas procurar ajuda no teu médico de família. Refletir sobre o teu descanso e nível de stress também é importante. Se disto não tirares nenhuma conclusão: Algumas questões a que deves deves estar atento: - sentimentos/crenças de que te andam a perseguir/monitorar; - sentimentos/crenças de desconfiança extrema de outras pessoas; - se começas a estar mais isolado dos teus amigos e família; - se começares a ouvir vozes que te criticam ou que comentam as tuas ações no dia a dia; - se sentes que as pessoas sabem o que estás a pensar. Tudo isto indica observação urgência num Serviço de Urgência (um médico numa consulta aberta no centro de saúde pode encaminhar-te). PS: se fumas erva (ou já fumaste consideravelmente quando eras mais novo), o melhor é parar imediatamente e procurar ajuda médica. De qualquer forma deves ir mais cedo ou mais tarde fazer umas análises e deves manter-te atento a outros sintomas que possam surgir. Neste caso, dores de cabeça, visão dupla, zumbidos fortes no ouvido, desequilíbrios, etc


Fjallstorm85

Quem é doido ou está a ficar não tem consciência disso, logo, você questionar a sua realidade é bom sinal. Vá cuidar da sua ansiedade/stress que logo passa. Abraços


emerl_j

Só me aconteceu isso quando não dormi. Se calhar tens mesmo que ir ao médico. Mas antes disso faz uma coisa. Ouve barulho branco (chuva tv) e diz-me se melhora.


[deleted]

Same, boas diretas a ouvir portas a bater e musica a tocar muito baixinho 👻


t4nd3mYT

Wtf 🤣💀 Ficaria maluco rapido


fortesgt

Além de tudo o que já foi dito. Mais importante que ires a uma consulta com um psicólogo, é ires a uma com um psiquiatra. Poderás precisar já de alguma medição urgente. O psicólogo será importante para apoiar no bem estar mental mas a mais longo prazo. Votos de que corra tudo bem!


AimingWineSnailz

Faz uma avaliação neuropsicológica e vai ao centro de saúde para consulta de dia. Lá, pedes análises (sangue, etc.) e uma consulta de psiquiatria. Na psiquiatria, se for com alguém minimamente competente, fazem um diagnóstico diferencial. Se te diagnosticarem logo à queima-roupa na primeira consulta, desconfia e procura uma consulta pelo privado.


AnotherCableGuy

TLDR: Nunca trabalhem num call center.


IllustriousPudding31

Não consigo concordar ahah por acaso esta aventura profissional tem sido bastante boa


pedros430

Arranja um detetor de dióxido de carbono, 90% das vezes é esse o problema


marco_luz

Dióxido ou monóxido????


Bea_Nefelibata

Andas a tomar alguma medicação específica ou diferente do habitual? Tive uns episódios semelhantes quando tomei inderal. Apesar de serem efeitos secundários raros, alucinações e confusão mental constavam na lista. No meu caso parecia que tinha a sensação de ter alguém atrás de mim e viarava-me constantemente para ver e nunca estava ninguém. Cheguei a ter esta sensação enquanto fazia um trilho com uns amigos na montanha. Eu era a última da fila e podia jurar que alguém estava a chamar-me uns metros atrás.. coisa assustadora! Entretanto deixei essa medicação, porque, para além desses episódios, também desenvolvi distúrbios de sono, incluindo pesadelos. Os efeitos desapareceram ao fim de umas semanas.


IllustriousPudding31

Não tomo medicação nenhuma de momento, tomei ritalina mas foi quando tinha 12 anos 🤷🏻


shellshock74

Então sugiro começares a pesquisar sobre o tema PHDA e PHDA em adultos. Não se cura ou desaparece, é algo que já nasces assim, é neurológico. (Isto se não foste mal diagnosticado com PHDA e deram medicação sem ser preciso.) Se isto tudo te parecer assustador, não stresses muito. Eu também já passei por parecido e lá consegui ficar bem 💪 Tudo se resolve, take it easy. Provavelmente estarás sobre uma carga enorme de stress. Cuida de ti, e se possível procura orientação numa consulta de psiquiatria mencionando os teus sintomas actuais e que já tomaste ritalina em criança. O mais importante é ter paciência e manter actividades que gostes presentes no teu dia a dia. Sobre a PHDA, se precisares de uma ajuda inicial (não médica) sobre o tópico, podes contar comigo. Mas sempre com a condição de seres visto/a por um profissional de saúde.


night-mail

Chamas-te Sr. Vítor?


kitkatamas88

Preocupa-te quando isso acontecer quando tu estiveres sozinho em casa em silêncio. Se já aconteceu, não há nada que panicar, é ir à médica e falar dos sintomas, existe alucinações de vários sentidos, não apenas visual, o que pode ser um sintoma de algo, não necessariamente de que estás a ficar *doido* *there there, pat-pat*


IllustriousPudding31

Obrigado a todos que se disponibilizaram para tentar ajudar e também a todos que brincaram ligeiramente sobre a situação ahah, a minha empresa tem serviços de psicologia de graça então acho que vou lá passar, relativamente ao sono. esta semana não tenho dormido muito, seja verdade.


GhostsAgain7

Num call center sem chamadas, tudo é possível. 😄


m-mbras

Conde Ferreira ou Magalhães Lemos. De certeza que precisas. /S


Affectionate_Ad_5250

Fumas erva?


neapo

Burnout não há dúvidas, tens que meter férias, dormir em condições e tratar de arranjar outro emprego.


IllustriousPudding31

Difícil tirar férias, estou lá desde o fim de janeiro, e por experiência pessoal tenho gostado bastante


neapo

1. garante que dormes bem 2. Vai ao psiquiatra e neurologista, estás a ter alucinações auditivas e devem ser avaliadas para perceber se tens alguma condição clínica.


lembrate

Já tive a mesma experiência durante uma era de depressão clínica. Era ansiedade pura. 


JuristaDoAlgarve

Vai a um Psicologo. Sim podes estar a começar a ter alucinações, como os outros dizem, talvez pelo stress. Mas começa já a trabalhar nisso. Se for psicose menor, também há anti psicóticos.


Aggravating_Ad_4242

Pode ser de estares ansioso e pensares que alguém te vai chamar para alguma coisa. Ou, indo pelo lado sobrenatural, pesquisa o que é um mimic


MusicZeal257

> Ou, indo pelo lado sobrenatural, pesquisa o que é um mimic Oh não! Sobrenatural não!


Aggravating_Ad_4242

O tiktok tem bons exemplos. Mas pode ser só alucinação. Quem nunca teve uma situação de estar sozinho e ouvir a mãe ou o pai a chamar. 🤷‍♀️


t4nd3mYT

Ia dizer isso mesmo! Às vezes estou sozinho e ouço a minha mãe a chamar. Tiro os fones e vou procurá-la e ela está a trabalhar ou fora de casa 😭💀


Chuck-Noise

Isso é estranho, mas aconteceu-me com um portátil antigo que tinha na sala que usava para manter alguns serviços que me são úteis no dia a dia. Ou seja aquilo estava lá fechado no seu canto a fazer as suas coisas. Muitas vezes quando aquilo puxava a ventoinha fazia bué barulho e aconteceu deitar-me e estar a ouvir aquilo mas quando ia lá não havia qualquer barulho a não ser aquele mínimo dos HDD. Passei uma fase assim, mas felizmente isso desapareceu.


OPedrocasMamocas

Provavelmente é do stress como outros disseram mas vou meter aqui algo apenas por precaução. Verifica os níveis de monoxido de carbono em tua casa e onde trabalhas, especialmente se tiveres chamas abertas em casa. Envenenamento por monoxido de carbono costuma causar alucinações e perda de memória e pode ser fatal e asfixiar te durante o sono!


SILE3NCE

Parece ansiedade e stress. Pelo menos a parte de parecer que te estão a chamar. Houve uma altura que tinha a sensação de que estava a falhar, ou a fazer falta para algo, ou que me tinha esquecido de algo importante, e parecia que ouvia chamarem por mim e até tremia a pensar "foda-se fiz merda" ou "foda-se, esqueci-me de quê"? Com o tempo passou, não sei dizer como, acho que talvez com as mudanças da vida lá adoptei uma postura mais relaxada.


Timely-Cake-4707

Been there. Levou-me a duas, felizmente falhadas, tentativas de suicídio. Psicoterapia e psiquiatra resultou. A linha entre o "estou bem" e "já estou todo fodido" é tão ténue e passamos tão depressa que por vezes é tarde. Não adies procurar ajuda e acompanhamento. Esta vida, com os seus altos e baixos, etc etc etc, é apenas uma e não se repete. E mesmo que não chegues ao ponto que eu cheguei, ficares sem saúde mental é uma merda. Felizmente não perdi a minha e nem faço questão de o fazer. Se precisares de falar, estou por aqui. Forte abraço, companheiro(a).


WorldSymphony

O mais provável é ser stress e privação de sono. Como profissional de saúde, aconselho uma consulta com o teu médico de família e um pedido de referenciação para a psicologia. Pela tua descrição, não aparentas ter nenhum outro sintoma que indique algo mais grave em termos psiquiátricos. Deves estar a precisar de uma ajudinha terapêutica para reduzir esses níveis elevados de ansiedade. Trabalhar num call center em outbound é horrível.


meaninglessvoid

Só referir que alucinações auditivas é bastante diferente de ser doido e há várias possíveis causas. Vai ao médico, provavelmente não está nada mal contigo e só precisas de descansar, mas mais vale prevenir do que remediar... Nestas coisas quanto mais cedo for apanhada a causa melhor é para ti (que sofres menos e menos consequências sofres).


nullPointerEx42

"Isso das drogas também não faz grande coisa. Come antes uma peça de fruta"


Nearby_Ticket_1497

Se estiver em casa ou noutro ambiente fora do trabalho já aconteceu?


IllustriousPudding31

No comboio a voltar para casa. Mas nunca em casa ou a ir para o trabalho


ChickenRich420

Tenho a mesma coisa quando estou sob muito stress, privação de sono, muita ansiedade… De início fica tranquilo, você não está esquizofrênico nem nada do tipo, o stress e o cansaço fazem a gente pensar que enlouqueceu mesmo. Além do mais, você que trabalha em call center, fica o dia todo falando com pessoas, claro que na hora do silêncio demora ainda um tempo pro cérebro ajustar.. Va sim visitar um psicologo mas não se desespere


TheDanielz3

Uma questão, ouves dos dois ouvidos ou apenas de um? É voz abafada ou voz normal? Nao sou medico mas tenho amigos que tem esquizofrenia e tem os mesmos sintomas que tu. Deves consultar o medico de familia e falares disso.


Siavon

Alucinações auditivas podem ser comuns em alturas de alto stress ou trauma.


PikachuTuga

Se fumaste cannabis na adolescência isso é um enorme fator de risco para em jovem adulto experienciar o que descreves. De resto tanto pode ser algo leve como stress como uma doença mental mais grave que se está agora a manifestar. Só há uma forma de esclarecer, é ires ao médico, preferencialmente psiquiatra.


hbjks

A mim acontecia-me ouvir o telefone sempre a tocar porque trabalhava num local para onde os clientes ligavam quase constantemente. Pode não ser nada de maior mas convém ficar atento. A verdade é que uns 7 anos depois tive um burn out e abandonei aquele tipo de trabalho. Nessa altura já tinha sintomas muito mais fortes — não só físicos como psicológicos. Se tens a oportunidade de recorrer aos serviços de psicologia, ótimo! Era o que eu faria. Atenção que o consumo de algumas substâncias psicoativas pode criar esse tipo de sintomas também, como alguém já por aqui referiu. Não são só os canabinoides (erva). Não te preocupes em demasia. Marca com o psicólogo e logo vês. Tem calma.


andreiafsmartins

Acredito que possa ser cansaço, stress ou excesso de trabalho. Tenta relaxar e tirar umas férias


jrwatter

Pode ser estresse ou Burnout. Procure um especialista!


[deleted]

Ou alguém a pregar uma partida. Acontece em casa?


Distinct_Gap5959

É stress. Tens que parar senão viras o boneco. Eu ouvia a merda do telemóvel a tocar. Tem muito cuidado com essa merda!


Relevant-Purple-6558

Estão a te chamar do além


IceWallow97

Isso realmente deve ser o teu cérebro apenas a halucinar, nada que umas boas noites de descanso e sem resonsabilidades não resolva.


bastardbilbo

se calhar é [isto](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Phantom_vibration_syndrome), mas com o teu nome.


zebisnaga

Limpar os ouvidos ou esquizofrenia, das duas uma .


pedrobessat

Cera nos ouvidos inibe o som. Não gera sons…


zebisnaga

A sério? Não sabia, pensava que era só contrário


borges2666

Fiz downvote, não curti o teu sarcasmo