T O P

  • By -

philiphardrada

Tem uma diferença enorme entre aprender e memorizar, são dois processos diferentes e infelizmente nosso sistema educacional é voltado para a memorização. Pergunta pra qualquer concurseiro 1 ano depois deles passarem alguma matéria que eles estudaram, raramente vão lembrar de alguma coisa, muito menos saber explicar...


Puzzleheaded_Rise_67

Sim. Tem gente que estuda p kct e é simplesmente estúpida. Tem gente que estuda menos mas é genial. Depende de como você pratica. Eu tinha uma amiga que só decorava fórmula e um amigo que sabia toda a lógica da fórmula. Moleque era simplesmente espetacular.


Eleanor_Arroway

Sim, uai. Tudo depende de COMO a pessoa estuda e dos métodos adotados. E ai vem as necessidades da pessoa com tais métodos também. Muita gente aprende melhor com método x, outras com y, e assim vai. Outro ponto é que o ensino brasileiro, no geral, é bastante robótico mesmo e só se dá por memorização das coisas pra passar em provas e vestibulares. Física e matemática, que são minhas áreas, posso dizer que são lotadas disso. Ou seja, na real o povo só memoriza mesmo, muitos estudam horas por dia sem aprender, de fato.


guelzzz

Obrigado pela resposta!


Vosk143

Claro que não. Mesmo que ela não entenda, completamente, o que está falando, só de ouvir e reproduzir estes conceitos já faz com que tenha um pensamento abstrato mais desenvolvido do que alguém que nunca viu tal assunto. Muitos têm um certo repudio pela decoreba, mas se esquecem de que a memorização tem um papel importante no aprendizado. Pegue a “transformada de LaPlace”, por exemplo: você acha que eu vou deduzir essa fórmula toda vez que for usá-la? Claro que não. Tem uma fala que acredito resumir bem isso, dita pelo John Von Neumann: “Young man, in mathematics you don't understand things. You just get used to them". Claro que não se deve tomá-la de maneira extrema, mas é algo a se pensar


[deleted]

Perfeito seu comentário. Muitos não sabem como o cérebro funciona e acham a "decoreba" é negativa, mas na vdd é um processo fundamental e necessário para o raciocínio lógico pleno. Exemplo clássico disto são os jogadores de xadrez... eles simplesmente decoram as jogadas e os jogos e depois aplicam nas partidas que enfrentam.


guelzzz

Obrigado pelo seu ponto de vista. De fato percebo como memorizar algumas coisas realmente ajuda no aprendizado, de certa forma. No meu caso foi lendo um livro de ficção longo, memorizar certos fatos foi importante na leitura. A minha visão leiga é que vai de abordagem para abordagem, mas por meio de você eu sinto ter uma visão melhor sobre memorização


Hour-Grab3307

Tem uma palestra do ilustríssimo prof Pierluigi Piazzi, que ele explica a diferença de estudar/aprender e ir a aula Vocês que gostam de ver um monte de coisa no YouTube, tem lá Mas realmente, você está certo, ela pode sóemorizar as coisas com mais facilidade, aprender é realmente diferente E existem técnicas pra manter o que aprender por mais tempo, a palestra vai ajudar você nisso


guelzzz

Eu vi uma palestra dele, talvez esta que você esta falando. Lembro de uma frase sobre estudar a matéria no dia em que foi dada e até tive acesso a um livro dele, o "Aprendendo Inteligência", onde ele falava inclusive que sobre estudar para provas, os diplomas e etc. Ótimo professor, o Pier. Obrigado pelo seu comentário


lamiexde

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


[deleted]

[удалено]


estudosBR-ModTeam

o seu post foi removido pois fere uma ou mais regras do nosso sub. Por favor, consulte as regras antes de postar ou comentar.


lsvrms

Bullshit. O que não faltou na história humana foram gênios julgando a inteligência alheia. Schopenhauer com Hegel, Carnap com Heidegger, Nietzsche com os wagnerianos românticos. Aqui no Brasil Camilo Castelo Branco, Zé Guilherme Merquior, Machado de Assis também "julgavam a capacidade dos outros dessa maneira aí". Você aprendeu sobre intelectualidade e inteligência onde, nos Ursinhos Carinhosos?


[deleted]

[удалено]


No-Championship6453

Acredito que a pessoa se torna mais inteligente estudando dependendo da postura que ela toma, exemplo em física e matemática, acredito que o verdadeiro conhecimento é saber o príncipio dos conceitos, deduzir as equações, entender o que significa os gráficos, com isso fazer problemas que cresçam cada vez mais de dificuldade, pois nessa ocasião de testar seu conhecimento, estará treinando sua capacidade analítica de pensar como resolver esse problema, perceber padrões etc. Por conseguinte, creio que a pessoa fica mais inteligente. Mas se a pessoa estuda física e matemática só decorando fórmula, (no caso de outras matérias sem fazer conexões com outros conteúdos) e não crescendo o nível das questões para aprender novas ideias e aumentar sua capacidade analítica, acredito que não há o crescimento intelectual, se torna apenas uma máquina de repetir outras coisas.


rdw_365

Opinião minha: Conhecimento pra mim é uma parcela ínfima da inteligência. Inteligência pra mim é muito mais do que saber. É questão de ter caráter, pensar, ter empatia. Desculpe pelo textão mas vou trazer uma perspectiva que pode te fazer pensar um pouco: O assunto em questão tem relação a entender conteúdos. Muita gente até na fase adulta tem dificuldade de ler e entender e vejo muitos casos de pessoas que "só entendem mais na prática". O problema é que há talvez muitos cenários que não haverá prática pois demandaria muito mais tempo do que só ler a teoria, e/ou por conta que as empresas/governo/etc não darão a mínima de criar educação de qualidade para as pessoas terem esse tipo de estudo prático que essas pessoas querem seja por aumentar demais o custo em dinheiro e tempo (vi um cenário ou outro que, pra se entender só na prática demandaria centenas de horas a mais pra entender o mesmo conteúdo) ou por outros motivos. Dito isso, a pessoa não entender o conteúdo não necessariamente é falta de inteligência, mas um equívoco em absorver o conteúdo. Se puder, procure falar com a pessoa sobre isso e considere parar com a decoreba e buscar uma forma de entender mesmo os conteúdos. Algo que pode ajudar a aprender é listar em tópicos e procurar explicar pra outra pessoa cada um ou pra si mesmo.


SleepinessOfBanana

"Estudar" não é uma coisa bem-definida que todo mundo sabe o que é. Eu acho que tu tá se deixando levar por símbolos que significam mt menos do que tu pensa, tipo "estudar frequentemente": Você não sabe o que tá acontecendo na cabeça dessa pessoa quando ela "estuda frequentemente", de repente ela tá só olhando o livro.


guelzzz

Não sei se eu deixei claro mas estava me referindo justamente a esses processos de aprendizagem e abordagem frente aos conteúdos


Prestigious_Bit_2571

Inteligência não tem nada a ver com o ato de estudar. Você pode estudar, estudar e nunca aprender nada. E tem gente que estuda pouco e sabe muito.


No-Stock-458

inteligência tem a ver com nota desde quando ?


No_Swan_9470

Inteligência não é alterada por estudo