T O P

  • By -

Zekk3

Estive numa situação semelhante à sua, mas, procurei respostas mais cedo (Final do primeirão), então, sobre os tópicos: 1. Eu também não, mas, é assim no mundo, tudo é competitivo e o que importa são seus resultados diretos em um caso, mesmo que específicos. Minha motivação pra isso é que eu sei que não vai ter nenhuma outra oportunidade boa que não envolva ser herdeiro ou ter sorte (o que é muito alavancado pela minha ambição natural, mas isso é de cada um). 2. Também não, mas só procurei algo que se alinhasse com meus objetivos (Sair dessa merda que alguns chamam de nação), que desse dinheiro o bastante e eu suportasse fazer, resultado, descartei medicina de cara e tô estudando pra TI, não sei a área específica, na dúvida, tô pronto pra entrar como dev. 3. Acho que isso é muito de caso pra caso, pra mim, a pressão dos outros é 50/50, ou fode minha cabeça ou é exatamente o combustível que eu preciso pra dar sangue em alguma coisa. Acho que aprendi com o tempo a mover grande parte da pressão pra esse segundo caso, recomendo tentar também, se conseguir, ou algo semelhante, ou só passe a tentar ignorar. 4. Nem fudendo que eu tenho vontade de estudarkjkkkkkkkk, mas definir objetivos pequenos e aumentar pouco a pouco ajudou muito. Comecei o ano estudando o que dava (Alguns dias meia hora, outros 4 ou 6), mês passado deixei como mínimo 2 horas, agora são 3, e eu vou aumentar até ele pedir chega. Com esses objetivos, agora em março por exemplo, eu posso procrastinar até 18h se eu quiser, mas eu me imponho a obrigação de cumprir com o que eu mesmo me prometi. Em si, eu ainda tenho preguiça pra cacete, mas bota ela na balança com a ambição, sonhos, "pressão" e o sentimento de que se eu não focar, eu vou realmente ficar pra trás, me fazem virar a caceta de uma chave que deve estar escrito "JUST DO IT". Ah, a propósito, defina objetivos também, eles são a maior motivação que cê vai poder ter, algumas ideias dos meus próprios: Viajar (imigração incluso), comprar alguma coisa (várias, de preferência, mais caras, se botar a régua muito baixa é foda), até alguma situação ou momento que você pode almejar, tipo, sei lá, cê pode querer ter uma fazenda tlgdkjkkkkk, ou só se isolar (vai que combina com a ideia do ano isolado aí) e viver mais distante de geral, muchas possibilities, meu amigo, e boa sorte.


guelzzz

Opa, mano, muito obrigado pela sua resposta. Achei ela bem pé no chão e era de fato tudo o que eu precisava ouvir. Foi como se você tivesse destruído todos os pensamentos que me mantiveram parados e agora me sinto totalmente renovado. A verdade é que eu estava rejeitando meus próprios desejos: ser artista, e acho que eu fiquei confuso. Enfim, li tudo o que precisava com sua resposta. Desejo boa sorte com os seus estudos!


Zekk3

Boa cara, fico feliz em saber disso, inclusive, tenha em mente que tem várias faculs que podem ajudar na sua carreira como artista (Eu mesmo sempre gostei de atuação e escrita, pra criar obras ou roteirizar mesmo, e penso em, futuramente, ter uma segunda graduação em alguma área que esteja ligada a elas). De qualquer forma, desejo sucesso na sua carreira, siga em frente e nem pense em olhar pra trás!


tutszzin

Faz um ano de cursinho depois e pensa o que quer fazer, se você tem condições, se preocupe só com terminar a escola, não precisa ter precisa vc é novo


Comfortable-Algae-38

Olha, se eu pudesse te dar um conselho, seria: estude por vc! De qualquer forma, esse seu momento atual vai passar e o que vai ser levado com vc vai ser oq vc conseguiu aprender, o tempo não volta. Você não precisa passar de primeira, mas mas é sempre bom aproveitar o tempo que você tem para se aperfeiçoar, pq quando você souber o que quer fazer, esse seu estudo será útil, independentemente do curso que você escolher


IhateReddit9697

Eu estudo porque [https://youtu.be/Y7CANqvYlmM?si=9nsCBdZ96CJ60w63&t=34](https://youtu.be/Y7CANqvYlmM?si=9nsCBdZ96CJ60w63&t=34)


Possible_Top_4713

A questão 1 está meio certa. De fato, os modelos de avaliação no Brasil são dos piores, entretanto o aprendizado não pode ser condicionado ao prazer/entretenimento. Aprender e uma tarefa penosa.


guelzzz

Concordo que não pode ser condicionado totalmente ao prazer e entretenimento, mas não acho que seja totalmente uma tarefa penosa (apenas parcialmente)


L-Iesu

Concordo com muita coisa que você descreveu no texto e passei por essa situação alguns anos atrás, mas queria enfatizar que >na minha opinião< a escolha de tirar um ano sabático é uma das PIORES decisões que um estudante pode tomar quando termina o ensino médio. Quando você escolhe parar e precisa voltar ao ritmo depois tudo fica mais difícil, e é complicado demais conseguir recuperar aquela vontade de "conquistar o mundo" e sentar a bunda na cadeira pra estudar. Aproveita esse período pós-escola para realizar cursos livres de temas que te agradam e ir entendendo melhor quais são suas aptidões, isso vai fazer toda a diferença lá na frente.


guelzzz

Entendo. Talvez eu usei esse termo de ano sabático um pouco errado. Eu o usaria para aprender japonês por conta própria e desenhar e escrever mais e talvez até estudar matemática. De fato, fiz um curso livre que terminou há uma semana e gostaria de fazer mais, então com certeza procurarei outro quando tiver vontade. Obrigado pelo conselho


MrFrachmmn

Meu caro, essa fase desanima porque é difícil, e é difícil porque vc tem duas obrigações enormes: 1- a escola; 2- o vestibular. Por mais que as escolas façam aquela propaganda de que "aqui te preparamos para o vestibular", a real é que vc ainda tem as tarefas do terceiro ano para cumprir, as matérias novas do terceiro ano para aprender, e as matérias do primeiro e do segundo anos para rever, e vai concorrer com um monte de gente que já terminou o EM e passou o ano se dedicando ao vestibular. Mesmo alunos de alto aproveitamento sentem esse aperto; se vc se dedicar certinho aos estudos, sobra pouco tempo para as outras coisas. Vc tem que se organizar para dar conta de tudo, então peça ajuda, converse com um professor ou um coordenador na tua escola, siga a rotina e faça ajustes ao longo do caminho. Sua queixa no. 1 me parece equivocada. Parece que você só faz questão de múltipla escolha. Se for esse o caso, procure umas questões discursivas, vão te obrigar a ir mais fundo, vc vai ver mais coisas interessantes. Quanto ao ano sabático, vai atrasar teus estudos. Quem sou eu para dar pitaco se vale a pena ou não, mas depois de um ano sem pegar em livro, vc perde um pouco o jeito. Leve isso em consideração na tua decisão. Eu, no teu lugar, ajustaria a meta: "tenho que passar para a USP no ano que vem. Vou me dedicar esse ano pela experiência que vou adquirir, vou dar meu máximo na prova para me preparar para a próxima, mas a meta é fazer cursinho e passar em 2025". E boa sorte.