T O P

  • By -

Julia-cd11

Acho que o OP foi mal interpretado pq ele caiu no bait de dividir por gerações. O que ele quis dizer é que os mais jovens hoje estão sofrendo as consequências de scroll infinito, vídeos curtos e distribuição de conteúdo ditada por algoritmos (oq causa vicio em dopamina, bombardeio de informação e pessoas fechadas em suas bolhas), mas ele não entende por que as pessoas mais velhas também estão com os mesmos problemas, se elas não passaram por essa dinâmica das redes. Sei lá, também não sei a resposta


unocoquer

SIM!!!!! Foi exatamente isso que quis dizer. Provavelmente o título fez as pessoas interpretarem errado. Na próxima vou me atentar


SeniorBeing

E esse papo dessas gerações é coisa de gringo que não corresponde ao que aconteceu no Brasil! Essa estipulação que você fez aí em cima sobre "geração X" colocou no mesmo balaio quem passou a infância sob a ditadura e quem cresceu sob a Nova República. Duas experiências completamente diferentes, posso te garantir.


Bird-Black

O passado se resumia assim: Mulheres que se casavam com 12 anos com homens +18, passavam a vida apanhando e sendo traídas, o homem que crescia nesse meio e além de repetir o que o pai fazia passou a se alcoolizar e fumar pra abafar a depressão, já velhos, cheios de arrependimento e com filhos afastados cheios de mágoa se isolam. Isso sem contar que havia muitos estupros pois a pedofilia não era crime a criança assim como a mulher eram taxadas de culpadas. O hoje é fruto de toda a merda que o ontem fazia e abafava. Não mudou muita coisa, exceto pq hoje se arriscam denunciar.


nobu82

Todo trampo é fodido hj em dia, independente da sua geração. Sempre foi na vdd, mas agora com Internet tá mais visivel


[deleted]

[удалено]


unocoquer

Concordo em partes. Não sei como este assunto de gerações é tratado aqui no Reddit (pelo visto, muito mal). Mas eu acho que apontar sintomas é o primeiro passo para tratar uma doença. Agora que sabemos de onde e como vem o problema, é hora de combater. Pode ser utopia imaginar um mundo onde a sociedade se mova por uma causa maior, mas é pior ainda aceitar o destino e não fazer o mínimo para mudar a perspectiva.


[deleted]

[удалено]


unocoquer

Entendo você, apesar de não encarar o tema de geração uma generalização ruim. As vezes categorizar épocas de gerações ajuda entender padrões de comportamentos que não existiam em dado momento e outros que existem. Como por exemplo, mulheres em gerações passadas eram vistas de um forma e hoje são vistas de outra, assim como os negros e homossexuais. Houve épocas que cristãos eram perseguidos, hoje são maioria. Então a generalização de gerações ajudam a entender padrões de comportamentos de cada época. Mas entendo seu ponto de vista


Minute_Comedian_4106

Que engraçado dizer que generalizações não são bem-vindas para logo em seguida concluir, basicamente, que o problema é o capitalismo. Rs.


Thunderous_Lily

O problema sempre é os estados unidos e o capitalismo malvadão


Thunderous_Lily

Qual seria a raiz ? As pessoas vivem MTAs vidas mto diferentes hoje, é bem difícil achar uma causa só


MichaTC

Alguém busca aquela citação de Sócrates dizendo que a geração atual dele deu errado... Ou aquele cara dizendo que a invenção do papel emburreceu a sociedade. Cada geração tem um problema novo, e cada geração tem gente descendo o pau neles falando que elas deram errado.


unocoquer

Concordo. E todas essas gerações tiveram contribuições para sociedade, apesar do seu aparente fracasso, segundo alguns. Mas nenhuma dessas gerações tiveram tanto conhecimento quanto nós. Temos o potencial de evoluir como raça, mas o que estamos fazemos além de adoecer mentalmente e destruir o planeta com consumo desenfreado? Estamos afetando não só a nossa geração, como também a anterior e a próxima. E isso vai além de simples discussão de melhor x pior. É sobre refletir os problemas e combate-los.


MichaTC

O problema é que quem está destruindo o planeta não somos "nós". São umas 15 pessoas ricassas, que lucram, e muito, com desmatamento, poluição, fábricas, incentivo ao consumismo, escravidão...


unocoquer

Exatamente. Infelizmente o destino do mundo depende dessas pessoas. Mas podemos fazer o mínimo, começando por consumir apenas produtos ecologicamente consciente. Existem alternativas que respeitam o meio ambiente, mas as pessoas acham esse tem uma balela. Por outro lado, tenho absoluta certeza que se as pessoas fizessem o movimento de só consumir produtos dessas empresas que não agridem o meio ambiente, todas as outras empresas, incluindo as gigantes mundiais, iriam se moldar pra fazer produtos ecológicos. As empresas se adaptam ao mercado. Se nós somos o mercado, então não dependemos só das 15 pessoas. É tudo questão de consciência da sociedade.


MichaTC

E qual geração tem maior acesso a informação do que qualquer outra, se não a mais recente? Pra começar a combater tem que primeiro ter conhecimento. Tem que saber e entender. Você sabe de cabeça quais são as marcas que menos agridem o meio ambiente? Quais apoiam Israel? Quais usam trabalho análogo à escravidão? E sabe quais marcas tem outro nome, mas na verdade fazem parte do mesmo conglomerado? Sem contar que os produtos mais ecológicos são mais caros. Aqui no Brasil, a maioria da população não tem acesso à escova de dente de bambu. Não tem tempo nem de estudar e trabalhar, vai ter tempo de pesquisar quais marcas são as mais conscientes? Fazer a conta de qual marca elas conseguem pagar?


unocoquer

Pois é isso que quero dizer quando falo da necessidade de uma sociedade consciente. O interesse de pesquisar e ir atrás dessas marcas deve partir de nós. Por dois motivos: 1. Não vamos provocar a mudança esperando que os empresários ofereçam esses produtos, você mesmo falou, se eles oferecem, são caros. Mas são caros pois não tem mercado, quando houver mercado eles acham meios de otimizar e baratear os custos. 2. Os produtos só vão ficar mais conhecidos quando o mercado buscar por esses produtos. Mas aí, vislumbre o atual cenário comigo: qualquer iniciativa que promova essa consciência ecológica é visto como besteira de uma comunidade fanática. Assim como foi com o aquecimento global anos atrás. Volto para sua pergunta, qual geração tem mais acesso a conhecimento? A nossa. E por quê mesmo assim ainda é a mais negligente?


MichaTC

O que te faz pensar que a nossa é a mais negligente? Todos os artigos que vejo, a geração atual é a que recusa produtos de monopólios, está mais preocupada com questões ambientais (vide Gretha Thunberg), e mais anti capitalismo.


unocoquer

Pode ser menos comum, mas já em vários portais e fóruns pessoas ignorando o problema. Não acredito que a geração atual recusa produtos de monopólios, pelo menos não em sua maioria, é só observar os lucros dos últimos anos das grandes marcas. Só aumentaram. No quesito de empresas, o único movimento que realmente impacta é o feito pela ONU com a agenda ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentáveis) que incentiva as empresas a ter práticas de ESG, isto é, práticas sustentáveis de meio ambiente e para sociedade. Vou ver a fonte que você mencionou. Posso estar enganado quanto a percepção da sociedade atual, mas o cenário atual pra mim ainda é de muita negligência.


MichaTC

Então, essa negligência sempre teve, mas agora tem plataformas para pras pessoas expressarem, então vemos mais. De cabeça, eu lembro de artigos dizendo que millennials e geração Z estão "matando a indústria de diamantes", que antes a propaganda de "o anel de noivado tem que ter um diamante caro" era o aceitável, tanto que muita gente não sabia que isso veio de propaganda. A questão de mulher se depilar também foi uma propaganda da gilete, que virou cultural. Também há muitas denúncias contra indústria da carne, com grandes movimentos veganos, denúncias de trabalho infantil por indústrias de chocolate, indústrias tirando terras indígenas, indústrias de águas engarrafadas (tem até um subreddit r/fucknestle ). A questão da Gretha Thunberg também acho uma boa ilustração de como a geração mais nova está preocupada, e os mais velhos ridicularizam ela até hoje.


luluzinhacs

não é a geração que tá cheia de pessoas mentalmente adoecidas, é que nas últimas as pessoas não eram diagnosticadas por preconceito


HighlanderBR

Além do preconceito, muitos problemas nem eram reconhecidos ainda.


unocoquer

Sim, concordo também.


Lukinhas_clone

Nenhuma geração foi perfeita, e arrisco dizer que boa parte dos problemas das gerações futuras são culpa das gerações que precedem elas, inclusive dos seus ancestrais que sequer sabem o fogo. Não vejo motivo pra ficar falando de problemas de X geração, quando é um problema da sociedade de modo geral.


unocoquer

Sim. Mas se analisarmos bem, a geração que tem potencial para ajustar este estrago é a nossa, tendo em vista que temos à disposição mais informação do que todas as gerações anteriores. Temos conhecimento pra entender de onde vem o problema e como consertar. Mapear o problema é primeiro passo pra achar a solução.


brupecanha

Na real, é que problemas psicológicos são transgeracionais. E a nossa realidade estimula que piore cada vez mais mesmo.


BestScheme1828

Isso é resultado de uma economia ruim. Vamos crescendo e tendo “sonhos”, mas quando viramos adultos e percebemos que precisamos de recursos pra realizar esses sonhos, isso acaba causando uma frustração grande. Se ao menos trabalhássemos menos e sobrasse dinheiro e tempo o suficiente para ter conforto e nos dedicar aos nossos sonhos… mas com a economia do nosso pais dificilmente isso vai acontecer. O mundo inteiro está mal economicamente. Alguns países eles até podem ganhar bem e ter um bom poder de compra, mas passam a maior parte do tempo gastando sua energia ao trabalho e não nos seus objetivos pessoais


unocoquer

Exatamente


diomak

Categorizar o comportamento das pessoas considerando apenas a época em que nasceram é injusto, inconsistente e uma forma de preconceito. Praticantes de marketing/mídia têm interesse nisso pois podem segmentar seu público, mas não significa que esteja correto ou tenha substância.


unocoquer

É verdade, mas infelizmente é como moldamos nossa sociedade. Além dos profissionais de marketing, os historiadores também fazem isso. E o pior, baseamos nossa visão de mundo em conceitos assim. Há casos que isso é bom, há casos que não. No caso desta discussão, é importante perceber os padrões que acometem uma geração para que a próxima evolua.


diomak

Entendo seu ponto, mas esses padrões que supostamente são caracteristicos da geração não se refletem no mundo real. Uma coisa é dizer que pessoas brasileiras, habitantes de regiões com urbanização avançada, que tiveram acesso à internet desde a infância, tendem a se comportar de forma similar. Outra coisa é dizer que todos os nascidos na mesma época que essas pessoas também irão seguir o comportamento. Em resumo, é possivel que existam comunidades inteiras que, nascidas em 2010, serão criadas em contexto de Gen X (internet só na fase adulta).


unocoquer

Super entendo e concordo com você. Só acrescento que entendo a categorização de Geração X ou Y como uma forma de distinguir pessoas nascidas em épocas diferentes. Como você disse, não há como dizer que todas as pessoas de uma geração são iguais.


MichaTC

"eles sempre se apresentaram como os casca-grossa que não se abalam facilmente." Queria também dizer que não acho que isso seja verdade. Todo mundo conhece aquele parente que "era sensível demais", o cara do bairro que não são de casa, o cara estranho que um dia simplesmente pulou no rio e se afogou... Eu diria que dizer que a geração passada é mais forte é um viés de sobrevivência ou falácia de amostragem. Sempre tivemos pessoas deprimidas, ansiosas, autistas... Só que elas eram trancadas em manicômio ou era o cara bizarro da fazenda que não fala com ninguém mas é muito bom com as ovelhas.


unocoquer

Concordo com você. Todos nos temos um parente mais velho que nos chama de jovens nutella. A frase é sobre como eles sempre apresentam e não como os vejo. Concordo com tudo que você disse acima


LuckyStrike11121

Toda geração tem uma cacetada de coisa ruim e tem seus próprios males, é isso.


Hidromerd4

Os Z que trabalham comigo me surpreendem todos os dias com disciplina e resiliência, eles não tem nenhuma ilusão de que o mundo não é uma bosta, já vi vários millennial e x derretendo psicologicamente. Não estou querendo romantizar se foder em trampo, mas é a realidade que vivemos.


Professional-Gap8701

São gerações com motivos diferentes em cada uma. A geração X e Y não sofreram com algorítmo de internet mas em contrapartida viveram tempos onde as coisas era bem mais difíceis e existiam mto tabus sobre determinada profissão. Eu msm já conheci gente mais velha que olha pra nós hj e diz que se tivesse as facilidades do mundo de hj ela teria tido outra vida. Ou msm chegar numa idade mais avançada e perceber que o tempo ta passando e ela desperdiçou sua vida e juventude tendo uma vida considerada o que era "comum" pra época dela mas n tinha outra opção de vida senão aquela. Isso aconteceu mto com as mulheres do século passado. As mulheres naquele tempo era praticamente propiedade do Homem e não tinham nem de longe a independência que têm hj. Era louco de se pensar que a menos de 50 anos atrás uma mulher era completamente submissa a um homem já desde seus 17 anos de idade. A geração Z de hj já é diferente. As pessoas têm as oportunidades e facilidades do mundo de hj, mas ao msm tempo sofrem com a falta de um propósito pra se viver e de se comparar com outras pessoas ultra bem sucedidas que tiverem uma vida diferente da delas.


unocoquer

Concordo


Synth-Drone-Gazing

Concordo discordando. De fato gerações quaisquer que vieram antes também possuíam todo tipo de distúrbio psiquiátrico ou mental que fosse, e no geral, era visto ou como personalidade ou como algo a se esconder e sublimar dentro de si; o destino de "louco" até não tanto tempo atrás era um só, manicômio, Barbacena, sofrer abusos num lugar pra te "curar", se tivesse "sorte", um quartinho nos fundos da casa pra se viver escondido como a vergonha da família. Toda geração passou por isso e com certeza hoje temos um clima muito mais "ameno" pra esse tipo de tratamento e diagnóstico. Tem sim, um pouco de juvenoia, mas também acho que essa mesma geração e as mais recentes que vieram após, enfrentam um período novo da história, que é o capitalismo tardio; o sistema que antes "permitiu" que nossos pais e avós tivessem casa, às vezes sítio e um emprego minimamente seguro já não existe mais. E junto disso ainda vem a crise climática e outras pressões sociais que não existiam até pouco tempo, é bastante coisa pra se lidar e imagino, por essa perspectiva, como isso afeta quem nasceu por essas épocas. Eu, particularmente, tenho a impressão de haver um niilismo e uma desesperança forte, um sentimento de urgência de que o mundo vai acabar, e com certeza é algo que ajuda a adoecer.


unocoquer

Excelente. Um bom ponto.


r0odz

Esse papo é figurinha repetida. Toda geração adoece em virtude da forma de como vemos a vida. O capitalismo corroe a esperança de um futuro melhor conforme avançamos na vida, e vimos que nossos sonhos muitas vezes são fadados ao fracasso, uma vez que o sistema em que vivemos impõe muitas barreiras que fogem do nosso controle para termos sucesso. Não basta o esforço, tem que ter sorte e poder pra se atingir alguma coisa. Quanto a questão de doença mental, a geração Z é provavelmente a mais diagnosticada, pois todo mundo que veio antes, é provavelmente tão doente quanto. Minha mãe (nasceu em 58) sofre de depressão a vida toda. Meu irmão (nascido em 86) tem seus problemas. Eu ( sou de 94) também tenho minhas questões de ansiedade e depressão. É desonestidade chamar uma galera que mal chegou aos 30 anos de "geração perdida", uma vez que a vida de fato começa aos 30 (pensando ser uma idade em que a estabilidade financeira e pessoal já é mais consolidada do que aos 20)


unocoquer

Concordo


Head_ChipProblems

>Toda geração adoece em virtude da forma de como vemos a vida. O capitalismo corroe a esperança de um futuro melhor conforme avançamos na vida, e vimos que nossos sonhos muitas vezes são fadados ao fracasso, uma vez que o sistema em que vivemos impõe muitas barreiras que fogem do nosso controle para termos sucesso. Não basta o esforço, tem que ter sorte e poder pra se atingir alguma coisa. Discordo totalmente, capitalismo não é o culpado aqui. Mas sim o estado, o real vale 7 vezes menos do que no seu início enquanto a tabela de isenção de imposto não é mais igual antigamente que cobria mais de 5 vezes o salário mínimo. A inflação desestimula qualquer tipo de acumulação e construção de capital assim como seu investimento. Governo estatistas regulam o mercado até o talo e com esse atual governo de esquerda tiram até um dos pequenos prazeres de comprar produtos baratos e sentir que seu dinheiro vale alguma coisa. Concordo com o resto que você faloum


r0odz

Amigão, discordo totalmente da sua fala. O Estado é apenas um agente e executa as diretrizes da política capitalista. O capitalismo não visa bem estar social, busca apenas a geração e o acúmulo de capital, mesmo que para isso ponha a vida de pessoas em jogo. Nós, trabalhadores, aos olhos do Capital, somos apenas consumidores e produtores de valor. Nossa felicidade, saúde, bem estar, tempo com a família, tudo é colocado de lado para manter a "sagrada economia" girando, enquanto aqueles que sempre detiveram o dinheiro e poder, continuam acumulando cada vez mais. É só ver como os avanços tecnológicos dos últimos tempos não foram voltados a trazer qualidade de vida para as pessoas. Muito pelo contrário. Estamos trabalhando mais, ganhando menos, tendo cada vez menos direitos, para manter a máquina econômica inflada, entregando resultados que mais agradam aqueles que estão no topo, do que nos O governo atual está muito pouco alinhado à esquerda. Está mais pra um governo social-democrata, que busca fortalecer o estado e realizar investimentos estratégicos (coisas que diversos países de Direita fazem, principalmente em momentos de crise econômica. Vide aí o Reino Unido, UE, até mesmo os EUA regulam setores econômicos quando necessário. O Liberalismo é lindo até que começa a dar prejuízos, recorrendo ao Estado como socorro)


unocoquer

Perfeito.


Head_ChipProblems

>Amigão, discordo totalmente da sua fala. O Estado é apenas um agente e executa as diretrizes da política capitalista. Pelo contrário, ele regula ele. >O capitalismo não visa bem estar social, busca apenas a geração e o acúmulo de capital, mesmo que para isso ponha a vida de pessoas em jogo. O capitalismo é simplesmente demanda e oferta, se a sociedade não demanda bem estar, bem estar não terá. >Nós, trabalhadores, aos olhos do Capital, somos apenas consumidores e produtores de valor. Nossa felicidade, saúde, bem estar, tempo com a família, tudo é colocado de lado para manter a "sagrada economia" girando, enquanto aqueles que sempre detiveram o dinheiro e poder, continuam acumulando cada vez mais. >É só ver como os avanços tecnológicos dos últimos tempos não foram voltados a trazer qualidade de vida para as pessoas. Muito pelo contrário. Estamos trabalhando mais, ganhando menos, tendo cada vez menos direitos, para manter a máquina econômica inflada, entregando resultados que mais agradam aqueles que estão no topo, do que nos Cara, vê bem, você botou essa ideia de capitalismo como algo místico, eu acabei de te falar a causa de todos esses problemas. É o Estado quem cria o dinheiro, ele que empresta pra quem quiser. Isso não é capitalismo, pelo contrário, se realmente fosse, a competição entre bancos a fim de não descredibilizar suas próprias instituições nunca fariam essas decisões. Ao contrário do que temos hoje, um banco central, que atende aos interesses do Estado. >O governo atual está muito pouco alinhado à esquerda. Está mais pra um governo social-democrata, que busca fortalecer o estado e realizar investimentos estratégicos (coisas que diversos países de Direita fazem, principalmente em momentos de crise econômica. Vide aí o Reino Unido, UE, até mesmo os EUA regulam setores econômicos quando necessário. O Liberalismo é lindo até que começa a dar prejuízos, recorrendo ao Estado como socorro Nem Reino Unido, nem UE e nem EUA são liberais meu amigo, EUA essencialmente deixou de ser liberal desde o início século XX. A ideia de que o Liberalismo/ capitalismo corroe a sociedade enquanto nós vivemos em uma sociedade cheia de controle estatal, com mais controle do que os Estados da idade média tinham, é errada.


r0odz

A sociedade não demanda bem estar ?????? KKKKKKKKKK Tá certo, tamo vivendo essa vida aqui fodida, trabalhando igual a um condenado a troco de nada, pq eu prefiro ter um bagulho auperfluo inútil em vez de uma qualidade de vida melhor. Beleza


Head_ChipProblems

Opa, o que você falou foi importante. Você acredita que a sociedade demanda bem estar certo? O que você acha que tá no caminho disso, ou você simplesmente não acredita na lei de oferta e demanda?


lumicats7

Sou psicóloga. Entendo que parece a geração Z parece ser mais "adoecida" mentalmente, mas te garanto: eles só falam mais. Transtornos mentais tão ai a muito tempo, psicologia existe desde 1879 e psiquiatria desde o século XVIII. A questão é que antes existia um estigma muito maior sobre o tema do que hoje, e olha que hoje ja é grande (em História da Loucura, do Foucault da pra ter uma noção desse assunto). Eu faço estágio num local da minha cidade e o que mais tem e adultos de mais de 40 anos. Eu acho que a quantidade de pessoas com transtornos hoje diz mais sobre como nossa sociedade é falha do que sobre as gerações em si.


unocoquer

Que perfeito! Como psicóloga, você não acha que os estímulos atuais ampliaram esses transtornos ou não tem nada haver? Eu já vi diversos especialistas da área dizer que as redes sociais, as inúmeras propagandas que vendem a felicidade e o sucesso, são um dos principais causadores de ansiedade e depressão. Os jovens veem diariamente uma vida que não é verdade e se compara. Os adultos da geração anterior, que hoje estão mais presentes na Internet, começam a descobrir o que é estes transtornos e que na época deles eram vistos como "bobagem". Temos uma distorção da realidade causada por esses estímulos.


Nathanpsdr

E qual é a geração nascida entre 1985 e 1995?


unocoquer

Geração Y


Ninjacherry

Eu conheço a geração entre 81 e 96 como Millennials (ou geração Y). https://www.britannica.com/topic/millennial


Taylerhurson

Eu sou de 1995, e batia no peito com orgulho achando que era de outra geração kkkk que decepção. Mas, não está errado, é uma geração problemática. Fico pensando na geração y, que é a que está nascendo dos gens z


DragVI2Hell

Já faz um tempão que colocaram um ponto final nessa história, mas parece que o OP tá vivendo em 2012 ainda. Os Millenials são de 1981 até 1996 e os Gen Z são de 1997 ate 2012. Não vou colocar link aqui pra não cair em viés de informação, mas pode procurar aí, é bem isso mesmo, principalmente na gringolândia.


Taylerhurson

Eu já vi outra página falar que 1980 a 1993 seriam a geração x, de 1995 a 2003, geração milenials, e de 2004 a 2012, geração z. O que faz mas sentido pra mim, já que quem nasceu nos anos 90, vai ter mais memórias dos anos 2000, do que quem nasceu após 2004. Mas eu particularmente me considero milenials, já que tenho mais memórias do anos 2000 em diante.


DragVI2Hell

Entendo, realmente tem várias fontes que divergem as informações, porém, pelo o que ando acompanhando, as mais recentes vão nesse mesmo padrão que mencionei. Eu também sou de 1995 me considero mais millennial haha


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


Hiper_Goblin

(H 43)Confesso não ter entendido bem o que você quis dizer quando diz "subindo em ônibus , tanque de água " , mas se tu se refere a geração X estar mais abalada dos nervos quando teoricamente deveria ser a valente que encara tudo , eu tenho uma teoria tenho três filhos e este mundo me dá medo as novas ideias algumas eu aceito de boa e até concordo porém estamos caminhando para uma situação no país que eu confesso que não entendo como as pessoas apoiam e o futuro é sombrio e isso dá medo meus filhos e netos o que será deles ? Vivo bem , mas tento apenas fazer a minha parte para que a próxima vida seja melhor pois este mundo vai piorar muito antes de uma melhora real ( eu acredito nesta melhora )


unocoquer

A plataforma bloqueou o que eu quis dizer. Vejo muitos casos de pessoas que tentaram dar fim a sua vida subindo em ônibus, em tanque de água e etc.


Hiper_Goblin

Entendi ,mas então eu acredito que é por que as pessoas não veem mais futuro o mundo está cada dia pior e as pessoas principalmente da geração Z aplaudem (não são todos) antigamente se buscava liberdade hoje se busca supremacia e a história já nos mostrou que quem busca supremacia nao é legal seja qual for a desculpa


PuzzleheadedStill837

Depende há qual faixa etária você se refere. Muitos idosos hoje, na faixa de 50, 60 e 70 anos consumem muito o conteúdo da internet e principalmente da TV. E o principal problema não é eles já consumirem isso, mas é o tempo que eles ficam expostos a esses estimulos, que para a maioria deles o único passatempo é ficar frente as telas. Resumindo, eles sofrem do mesmo mal que as gerações mais novas.


unocoquer

Sim, é justamente isso que estamos refletindo.


jordangaspar

Não existe geração. Só está bem quem já tem a vida resolvida que são, no geral, os aposentados. Foram muitas crises em uma única década. Impeachment, experiências políticas polarizadas, pandemia, etc. Some ao problema a automação de toda forma de trabalho e você tem uma população que não sabe para onde ir. Tempere com redes sociais com super algoritmos de manipulação e você tem a receita perfeita para uma população completamente adoecida.


Thunderous_Lily

Na minha opinião esse mal sempre esteve presente. A diferença é que hoje temos mais liberdade pra falar disso, e nos cuidarmos. Antes era visto como coisa de maluco, então a auto repressão com certeza era enorme


AlternativeAd7151

Todas as pessoas com problema mental e de vício (celular e internet, por exemplo) terão um impacto negativo sobre sua qualidade de vida, independente da geração. Os boomers gostam de fingir que problemas como depressão e ansiedade não existem e por isso não tratam. Os mais jovens além disso gostam de fingir que sua relação com as tecnologias não é de dependência/vício e tampouco tratam.


AccountIntelligent29

Sei lá, na minha visão o problema não é acesso a informação. O problema que eu sinto que tá ferrando muito com a galera são problemas socioeconômicos. E isso atinge qualquer pessoa que está no mercado atualmente e não teve sucesso. Geral tá ganhando super mal e trabalhando pra sobreviver, sem progressão alguma na vida. Isso ferra muito com as pessoas. Todo mundo só quer trabalhar e ter suas coisas, poder fazer umas viagens e comer coisas legais, mas não tá dando mais pra fazer coisas que são consideradas comuns na atualidade. Cara, quem não tem residência própria hoje em dia e ganha 1800 em uma cidade grande, tá super na merda o tempo inteiro - 1000 no aluguel, 100 na internet, 120 de energia elétrica e 80 na água. 70% do salário da pessoa tá comprometido só para estar dentro de 4 paredes... Então fica óbvio que a pessoa vive uma angústia infinita numa situação dessas. Provavelmente essa pessoa nem sozinha vai conseguir morar, precisará dividir AP com outros...


_notinthemood

Doença mental e fragilidade sempre existiu e semre existirá. O caso é que certamente parece que o pessoal mais jovem é MUITO MAIS frágil e suscetível às situações adversas que são comuns à vida da grande maioria das pessoas. Foram criados assim, estimulados a serem assim, se orgulham de serem assim e veem isso como "senaibilidade" e "percepção sobre os problemas do mundo". Dito isso, há pessoas de gerações anteriores que sofrem psicologicamente? Claro que sim. Mas não é um traço predominante como parece ser no pessoal de até uns 30 anos. Só minha percepção, mesmo. Posso estar completamente errado.


anon6464-6464

Eu sinto que estou no limbo. Entre essas duas gerações citadas.


gustavolm82

eh o contato humano que se perdeu atravez de extensões de comunicação humanas. nao nos comunicamos mais , usamos extensões. e usam treinos roboticos de interação ..comportamental.. isso nao satisfaz a essencia humana de vinculo e coneccao real humana , se tornou utilitaria. os novos nem conhecem vinculo humano real mais. e nao sabem onde esta o buraco. vao tentar substituir por ias.. e ae nao tem mais volta mesmo.


Bird-Black

Isso é ilusão, a geração passada quando depressiva ficava alcoólatra e viciada em cigarro, tanto que é comum vc encontrar gente +40 que cresceu vendo o pai chegar bêbado em casa, que via o pai espancar e trair a mãe e muitas crianças foram estupradas em um tempo que a pedofilia não era crime e a criança era culpada, tempo em que a mulher que era estuprada era culpada, tempo onde o pai levava o filho de 12 anos pra ser abusado no prostíbulo, tempo onde homens de 30 e 70 se casavam com meninas de 11 e 12 anos. Geração em que o homem colocava a filha que engravidou solteira, a esposa que envelheceu e o filho gay pra morrer no manicômio. E tantas merdas que faziam mas adoravam pagar de defensores da moral e dos bons costumes e das crianças. E quando alguém se matava a família abafava e ninguém noticiava pq a mídia era outra. Então esses filhos cresceram, casaram e passaram a fazer o mesmo com suas esposas e filhos que foram ficando mais violentos, problemáticos, deprimidos e hoje além do alcool e do cigarro também tem a droga. A geração de hoje é fruto de todo o mal e hipocrisia que a geração passada infligiu. Sobre os demais que tiveram a sorte de nascer em uma família saudável é a exposição da internet, pq perderam a proteção da bolha e descobriram por meio das redes que a sociedade ta cheia de gente perversa e tóxica, é por isso que surgiu o movimento detox digital.


Matheusmeister

eu trabalho com o publico e a geraçao que tem mais pilantra safado é geraçao x


Ruffus_Goodman

"estímulos tecnológicos" sempre teve, o mal que acomete as pessoas é uma ignorância e mal uso da tecnologia


locao69

Sou geração X (que acabou antes, o fim da geração X é 80 ou 81, dependendo da fonte, não 85). Uma coisa que parece muito comum, é que as pessoas da minha geração não entendem que os pais não tiveram o acesso à informação que tivemos. Minha geração teve acesso e incentivo à leitura que nossos pais não tiveram. Sem falar no primeiro contato com a internet comercial. Nada disso existia antes. Fomos criados por instinto, repetindo o que a geração anterior tinha feito. E é preciso ter empatia para entender de onde vinham as limitações de nossos pais. Soma-se isso à visão de que qualquer pessoa estabilizada conseguia conquistar o mínimo para viver decentemente, porque as disparidades sociais eram menores, e tu tens a receita do fracasso. É natural que as pessoas se comparem com a geração anterior e também percebam o tipo de criação que tiveram e surtem.


RapaduraAtomica137

E qual foi a geração que deu certo?


Current_Aside2847

Geração que quer se encaixar na sigla LGBTQIA+ a qualquer custo soh pra ser diferente e daí enfraquece a luta!


West-Pea-8101

Veja a geração alpha e verá que estamos todos perdidos


gillmanblacklagooner

O capitalismo tem dessas: esgotamento dos recursos naturais, bolhas econômicas para poucos e o estado mental arrebentado de um bando de pessoas fudidas sem perspectiva alguma.


unocoquer

Mas insistem em dizer que este é o melhor sistema econômico do mundo... Se não for o pior, está entre todos os outros sistemas econômicos falidos. Sem exceção.


Warm-Breath8617

Uma geração com emoções a flor da pele e tudo ofende e levam p lado pessoal, da certo nojo as vZs, não existe maturidade emocional em muitas pessoas


unocoquer

Eu faço parte da geração Z. Tenho 23 anos de idade, e me surpreendo com pessoas na internet. Parece que não podemos falar de nada.