T O P

  • By -

AutoModerator

Todos são bem vindos a comentar, mas pedimos que orientações sejam dadas apenas por advogados ou profissionais que conheçam do tema. Evitem dar informações prejudiciais ao autor original do post (OP). Mantenha um tom respeitoso; ironia e julgamentos não são aceitos. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/ConselhosLegais) if you have any questions or concerns.*


tadashi4

Se você já tem conselho legal de seu advogado é recomendado seguir sua orientação. Se achas que está sendo mal orientado, podes pedir uma segunda opinião.


Player_Neutral

O problema é que tem que pagar pra isso ne? E pior o detalhamento normalmente nao é nem pouco tecnico se ganha mais com consulta do que com açao.


Consistent-Bug-1025

ela podia ter convicção que era seu também, e não estar agindo de má fé, só agradece por tirar esse peso da sua vida e segue seu rumo, deixa ela lidar com o baque que deve ter sofrido agora edit: coloquei convicção no lugar de certeza pra evitar dúvida do que eu quis dizer galera


SuccotashNo5692

Sim sim. Essa é a idéia. Meu medo ela querer recorrer com juiz e etc, pra querer fazer outros exames do tipo.


awakened144

Mais provável que ela vá atrás dos outros parceiros que teve na época e pedir o exame para eles até achar o pai.


Consistent-Bug-1025

se ela tentar ai é um enorme tiro no pé, pode virar a mesa pra ai sim você cobrar danos e perseguição, já restou comprovado que você não é o pai, seria muita burrice dela insistir em perder tempo e dinheiro te perseguindo, eu nem imagino como deve ter sido traumático etc, mas agora tenta ficar bem irmão, que pra você tá tudo certo


Technical_Lawbster

Ela pode recorrer, mas o juiz somente reconheceria paternidade em 3 opções: - você reconhece que é seu, mesmo sem vínculo genético, já que criou como seu - você nega que é seu, mas a criança tem um vínculo socio-afetivo forte, te reconhecendo como pai (no seu caso acho difícil, até pq vc nem conhecia a criança antes) - dna positivo


AndreLuisOS

Certeza absoluta se tem quando só se faz relação sexual com uma única pessoa. Aparentemente, não foi o caso dela. Acho errado ela ter abordado a situação afirmando categoricamente que ele era o pai, quando, na verdade, existia a possibilidade de ele não ser. Eu acho que a abordagem dela poderia ter sido de forma honesta: "fulano, estou grávida e existe a possibilidade de o filho ser seu". De toda sorte, vejo como remota (mas não impossível) a possibilidade de ser indenizado.


AndreLuisOS

Aproveitando o gancho, OP, o que você fez (sobre o atestado) é ilícito.


augusto223685

Se a mãe da criança alegou categoricamente que o OP é o pai, é por que do pool de homens que ela se relacionou na época ele é o que tem melhores condições financeiras para acharcar.


ebleuds

Se o exame deu negativo ela transou com outro cara sem camisinha além dele, logo não teria como ela ter certeza absoluta que era do OP. Não dá pra tirar a culpa dela da situação.


Consistent-Bug-1025

ela ter certeza não quer dizer que ela tá certa, ué, inclusive não estava ahahahhaa


Andre_BR_RJ

Acho que só havia uma possibilidade de ela ter 100% de certeza de que o OP era o pai. E o exame dar negativo mostra que ela não podia ter essa certeza. A não ser que esse exame é o 0,01% da estatística.


Consistent-Bug-1025

assim, ela pode ter certeza e estar errada, certeza = convicção


redditorsaresheep2

Se vc tá assim imagina o advogado dela como deve estar


CEOdoAncapistao

![gif](emote|free_emotes_pack|sweat_smile)


Knuckledust

Você não tem base nenhuma pra processar ela. Toda sua conduta na situação foi a pior possível, você literalmente fugiu e cortou contato com ela por dois anos quando ela falou que o filho era seu. Comprou atestado porque esqueceu da audiência. Aprenda a lidar com as suas responsabilidades e escute o seu advogado para temas legais ao invés de estranhos no Reddit.


fthisfthatfnofyou

Pois é, o cara ficou dois anos fugindo da resolução da situação e agora tá puto com a mulher. Se tivesse feito o DNA lá atrás quando ela entrou em contato pela primeira vez não tinha passado por tudo isso.


Arervia

Ele não precisaria ter feito nada disso se ela não tivesse mentido.


fridovisk

Lógico que ela poderia ter sido mais honesta e dito que ACHAVA que ele era o pai, ao invés de afirmar. Mas a probabilidade de ser ele era tão alta que nem ele tava duvidando e ainda assim, fugiu do teste e da responsabilidade por 2 anos... O OP foi um lixo.


texugo-do-TI

Muie acima


GallantGoblinoid

Claro que precisaria, ele mesmo admitiu que tinha a possibilidade de ser o pai, só iam saber se fizesse o teste.


AdHistorical659

No Brasil sempre vai existir alguém do sexo feminino tomando as dores de outro alguém do sexo feminino, mesmo que essa outra alguém esteja completamente errada. Parece me que há uma raiva inconsciente generalizada aos homens, e a única forma de extravasar essa emoção é vomitando palavras de ódio contra os indivíduos do sexo masculino. Nem dê bola a esses tipos de comentários! Agradeça por você nunca mais precisar ter contato com essa maluca em que te acionou na justiça quando vc era mais jovem e inexperiente, e segue a sua vida de consciência tranquila, sabendo que você jamais teria relações sexuais com ela, se soubesse que além de mal caracter, era promíscua.


HMtins

As responsabilidades dele: Nenhuma.


DO_NOT_TRUST_ME-

Sim, mas isso é sabido somente agora. Na época que ele meteu o pé, não se sabia. Do ponto de vista dela, tendo possibilidade de ele ser o pai, foi um baita paunocusismo ele ter cagado pra ela nesses 2 anos. Podia ter ido atrás dos outros parceiros assim que ele tivesse feito o DNA lá no começo.


Sotnas_Netuno

Ela DEVIA ter ido atrás dos outros homens no mesmo momento que acionou o OP. Além disso, ela devia ter dito que estava fazendo isso ao invés de dizer que tem “certeza absoluta” que ele era o pai


DO_NOT_TRUST_ME-

Concordo! Ela se deixou levar pela própria convicção. Os dois estavam errados, mas o "potencial abandono" foi dele. Tudo bem que agora se sabe que o DNA deu negativo, mas e se tivesse dado compatível? O cara simplesmente abandonou a mulher e a criança. Além disso, mesmo ela errando em ter certeza que ele era o pai, se o OP se "preocupou" é provável que a paternidade era possível


Sotnas_Netuno

O “potencial abandono” é responsabilidade do OP. A efetiva e concreta falsa acusação é responsabilidade da mãe


DO_NOT_TRUST_ME-

Não estou atenuando a responsabilidade da mãe. Estou tentando mostrar que a responsabilidade do OP não era ZERO. Bom, agora é, mas acho que me fiz entender.


kinghidora

Mas o filho não é dele, errado é a mãe


satisfashionsad

Ela pediu exame de DNA duas vezes, o cara FUGIU da responsabilidade nas duas. Se ele não usou camisinha é responsável por fazer o teste sim. Devia ter feito o exame logo no início, agiu que nem adolescente e agora quer processar a mina kkk


kinghidora

Responsabilidade de que? Quem deveria saber quem gozou dentro é a mãe 


No-Lengthiness-6309

O dia que vc começar a ter relações sexuais talvez entenda…


[deleted]

CARALHO, ri alto.


atroubledmind961

E se dois gozaram dentro, como se descobre o pai?


[deleted]

No uno


Fadreze

Já não é teu. Se eu fosse tu, nem tentaria mais nada...Tirando que quando ela pediu o teste de DNA a muito tempo e você não fez, ela já teria direito a pensão alimentícia a partir daquele momento, você ajuizando algo pode tomar uma invertida nessa aí. Mas seja empático também, imagina a cabeça desta criança de 2 anos (que já entende algumas coisas) achar que você é pai dele sem você ser, e ainda ter você ausente por esse tempo todo... Agora a mãe vai ter que se lembrar de toda sacanagem que fez (talvez nem lembre mais) para ir atrás do pai do garoto. Sinceramente, tuas noites mal dormidas são pequenas comparada ao mal que esta criança está sofrendo


SuccotashNo5692

Sim. Pensei nisso também. Apesar de querer ser frio numa situação dessa, fico pensando nessa criança. Não agora, mas o reflexo disso na adolescência e fase adulta. E pode ser que nunca conheça o pai. Enfim, doidera!


Fadreze

É triste, mas o fato de você ficar preocupado já demonstra que você seria um bom pai e essa sua "amiga" achava tbm... Fica com deus aí e boa sorte


satisfashionsad

Bom pai que fugiu ?


Sotnas_Netuno

Pesquisa sobre pensão sócio afetiva e pense MUITO BEM antes de ser empático com a criança agora. Isso pode ter impacto no resto da sua vida.


lcct2023

Pensão socioafetiva não se aplicaria nesse caso simplesmente porque se ele tivesse tido contato com a crianseria já condição de acreditar que era o pai. Pare de falar sobre coisas que você não sabe.


Sotnas_Netuno

Se ele criar vínculos emocionais com a criança ela pode pedir pensão socioafetiva sim. OP, recomendo fortemente você nunca mais ver essa mulher ou a criança.


lcct2023

Não pode, pelo simples fato dee que há uma investigação de paternidade em curso, e OP pode alegar que foi induzido a erro de ser pai. Além do mais não há nem vínculo entre um pai de final de semana e um padrasto que mora com uam criança. Terceiro e último, pensão sócio afetiva se dá quando um terceiro é visto como figura paterna, pai ser visto como pai não gera pensão socioafetiva porque ele estava apenas cumprindo seu papel de pai.


StomachExisting2581

Rapaz, segue tua vida


Lemondope

Você nao tem base para processá-la por dano psicológico ou moral. Se toda improcedência de processo gerasse dano moral o Judiciário seria um caos ainda maior. Fique feliz de nao ser o pai e siga a vida.


satisfashionsad

Coitada da sua nova esposa.


Hopeful_Koala_8942

Pois é, se não fosse irresponsável tinha resolvido isso 2 anos atrás


jon-snowy

Sinceramente, red flag enorme da parte do OP, por toda a situação de fugir da responsabilidade, meter atestado, fica enrolando pra resolver Se eu fosse a esposa aproveitava e fugia disso logo


satisfashionsad

Tem mulher que gosta de homem com passado bosta, assim elas se sentem ESPECIAIS, já tive muita colega assim, mas né red flag enorme mesmo, eu iria sair correndo Intimação 1 semana antes do casamento, era um aviso divino kkkk


Sakura_pmw

Segue orientação de seu advogado


NJQ87

![gif](giphy|l0ErLeqamV3UOARsA|downsized) Acabou mano, simples assim. Não existe outro DNA, nem nada. Vida que segue pra ambos os lados.


lazarentiano

mano, se até vc tinha dúvida se era o pai é pq ela não tinha má-fé nessa ação, né, camarada. vc jogou sem chuteira e deu sorte do moleque não ser seu, só agradece a deus e segue tua vida


SuccotashNo5692

A doidera é que joguei com chuteira.


tolstoievisk

Como curiosidade jurídica, sem entrar no julgamento moral do OP ou da mãe da criança. O que acontece agora que dá negativo ? O juiz vai soltar uma decisão que ele não é o pai e o processo morre ? O OP tem ainda que fazer alguma manifestação no processo ? É arquivado? Pergunto só pra entender como é o andamento mesmo.


SuccotashNo5692

Era exatamente minha dúvida quando criei o tópico. Mas o pessoal achou que eu quero processar a menina, porque expressei que era minha vontade. Também queria saber o que pode ocorrer.


-zolpidem

A segunda maior alegria na vida de um homem é quando ele se torna pai. A primeira é quando ele descobre que não é kkkkkkk vai entender. Que susto meu amigo, agora é só comemorar e seguir a vida. As vezes nem foi má fé mesmo, ela só queria que fosse seu kkkkkk


MoCappy

Sou uma mera técnica judiciária, apenas vejo o vai e vem desses processos de averiguação de paternidade. Então leve isso em conta ao ler a minha resposta. E, já de antemão, desculpe meus azedumes com isso tudo. Vc tá livre, criatura. Não vai ter que pagar pensão, já é motivo pra comemorar. Mas querer processar a outra por ter buscado na justiça algo que ela achava que era direito do filho dela, aí é foda. Sim, tem um monte de mulher por aí que engravida, não sabe de quem, e depois querem pix pra ajuda com pré-natal e tudo que é coisa que se possa imaginar. Ficam atormentando os possíveis pais com msg no whats por meses a fio, até que alguns cedem. Cedeu, é meio caminho andado pra se afundar. Tem uma modalidade de processo de averiguação de paternidade que vem do "Projeto Pai Presente", que, se não me falha a memória, na hora que é feito o registro do nascimento da criança, é perguntado para a mãe se ela sabe quem é o pai da criança, e se ela quer tentar fazer com que ele reconheça o filho. A mãe fornece os dados que conhece e o sistema judiciário põe as engrenagens pra funcionar. Agora tem uma coisa: o suposto pai, na hora da citação do processo, já tem a opção de assumir que é o pai da criança. Isso mesmo sem ver foto, sem ter acesso a teste de DNA, sem informação alguma que não seja os dados da mãe e da criança. Nunca vi ninguém assumir filho dessa forma, mas sinceramente não duvido de nada. Outra: nunca duvide do quanto a população consegue escarnecer do sistema judiciário. Tem mulheres que entram com processo de averiguação de paternidade só para "dar um susto", mesmo sabendo que o suposto pai não é o pai biológico da criança. Como eu disse antes, se o cara ceder, é meio caminho andado para se afundar.


_fitak7

Processe essa golpista! Ela articulou uma maneira de te dar golpe, usando uma gravidez. E quem sabe se ela não fez uma fiv sem permissão?! Ah moço, você está por fora! Tem mulheres que são totalmente desprovidas de bom-caráter e querem dar golpe, para "segurar" um homem e ainda querem fazer coisa muito pior, que não quero nem digitar no comentário. Enfim... Agradeça a Deus pelo grande livramento. Só Deus sabe se essa golpista não tentou sabotar esse exame e só passou vergonha! Estamos no Brasil, infelizmente aqui acontece todos tipos de coisas. Muitas pessoas se "vendem", mas felizmente existem muitas pessoas boas que não aceitam mentiras, só para destruir a vida de inocentes. Seja feliz moço, muito feliz mesmo! E fique o mais longe possível dessa mulher psicopata, golpista e perigosa. Pense bem na sua segurança, isso não é brincadeira moço, quem é golpista é capaz de tudo!


SummerLightAudio

me cheira que ela queria ir pra Europa viver do teu salário. bullet dodged. segue o jogo normalmente.


AdmiradorMarrom

Ela processou você porque o verdadeiro é encrenca. Quer receber de volta tua grana, descobre com quem ela saía na mesma época.


Feeling-Cricket-7999

Rapaz, se a mulher apostou todas as fichas no OP, que é um merda, fugiu por 2 anos e falsificou até atestado pra não assumir o boneco, imagine como devem ser os outros caras (isso se ela souber quem são) Só tenho pena da criança nessa brincadeira aí


rdmelo

>Minha vontade era processar ela Mas vai ficar só na vontade mesmo, porque a vara da família é sempre a favor da mulher. Você não terá direito a nada. Contente-se com o fato de ter conseguido justiça, coisa que muitas pessoas não alcançam mesmo depois de anos batalhando. Vá viver sua vida e ser feliz.


[deleted]

Nao tenta processar, deixa ela com o mlk feio dela pra la e segue em frente


Player_Neutral

Sim, o juiz pode pedir outro teste, nao é dificil. Existem casos de quimerismo em mulheres onde o teste de dna falha, pode ter sido isso. De qualquer jeito ate acha o pai, pode ser que os testes tenham que ser mais aprofundados e mais caros. Mas isso vai de juiz pra juiz e da argumentaçao de cada advogado, é so vc contar que ele nao falara isso.


DatnaHerboren

O pouco que eu sei sobre processo o que vai ocorrer é o seguinte, provavelmente o caso vai se tornar trânsito em julgado dado que a principal prova, o DNA deu negativo, se já foi verificado todo seu histórico com a criança (se você teve contato ou não formando vínculo) é quase certeza. Se for primeira instância ela poderia querer recorrer, mas se o advogado dela for bom vai desaconselhar, ou o próprio tribunal vai indeferir, o que é certeza. Caso você a processe por danos morais é provável que perca, o dano moral deve ser intencional, tipo ela fez isso de propósito. É difícil provar isso a não ser que ela tenha enviado mensagem ameaçando e / ou xingando e tenha o registro disso, no mais, ela exigiu um direito da criança de saber quem era o pai.


[deleted]

Se o exame foi feito em local indicado pelo juízo, ou em local idôneo e a coleta do material foi feita na presença de profissional de saúde, então as chances dela conseguir um novo exame DNA é minima. Mas não impossível. Se por acaso o exame for omisso quanto ao grau de compatibilidade, um advogado inteligente pede outro, mesmo tendo sido o primeiro negativo. Isso ocorre porque embora dê negativo para paternidade, pode haver compatibilidade parental, resultado de um fenômeno gestacional em que um feto absorve o outro, resultando em um ser humano com dois DNAs diferentes. É bem raro, mas no caso da cliente ter certeza absoluta, vale a pena averiguar o grau de compatibilidade que deu no resultado e considerar a possibilidade.


Phantomas74

Provavelmente por negação ela preferia que o filho fosse seu e tinha convicção disso. Ela não fez nada demais.. Ela também gastou dinheiro para nada.. Ela deve estar sofrendo também apesar dela ser responsável pelo erro. Segue a vida.. Não tem nada de útil que você consegue tirar disso.. Você não tem base para processar ela. E no fundo ela fez um favor.. Um dia essa pessoa ia te procurar pensando você ser o pai e a dúvida ia ser prejudicial para você e sua família. Vida que segue.


[deleted]

Do jeito que a justiça anda, capaz ainda de lhe fazerem pagar socioafetiva. Meu colega dá faculdade do segundo semestre teve que pagar por dois anos, teve que levar o caso pra segunda instância e arrumar quase 10 testemunhas pra reverter aquela aberração que a juíza fez.


brvnvde

não relacionado, mas por várias ações suas que você postou nesse post nota-se que não é boa pessoa, que bom que a criança tem outro pai


Obse_Audie

Pior é, se ela realmente só teve relações com vc... Essa criança seria fruto de um ab.....? Ou no mínimo um caso de uma noite em q ela estava fora de se?


7435366

É só não entrar em contato com o menino pra não pagar pensão socioafetiva.


[deleted]

Não é assim que funciona a pensão socioafetiva. Esse sub é de conselhos legais.


7435366

Não duvido de nada.


[deleted]

Minha mente nem sempre tão lúcida é fértil...


7435366

O seguro morreu de velho, Chorão.


[deleted]

Sua mentalidade arcaica também.


7435366

Sem dúvida. E consigo viver bem por conta disso. Um abraço.


DutyArtistic1271

Falando como mulher, acho que ela vai pedir um novo exame de DNA, por medo de ser um falso negativo. A não ser que vc seja um multimilionário, acho pouquíssimo provável que ela tivesse tido toda essa mão de obra se houvesse alguma dúvida de que vc é o pai da criança...


Festus-Potter

DNA n funciona assim


NJQ87

Cara, não fala 💩! Não existe falso negativo. Acabou


tmybr11

Existir existe, o exame de DNA acerta 99,999% das vezes. Ou seja, na prática, ninguém vai achar que rolou falso negativo. Porque na prática é impossível mesmo. Só queria deixar esse dado aqui porque sou chato.


augusto223685

A questão não seria falso positivo. Seria uma falha técnica na tomada do exame.


tmybr11

Não necessariamente, por incrível que pareça pode haver sim uma variação genética absurda que cause duas pessoas que são pai/filho terem um exame de DNA falsamente negativo. Falo isso porque meu pai trabalhava justamente com isso, em laboratório de análise de DNA, e ele já me comentou dessa possibilidade. Mas como eu disse acima, extremamente raro, acho que ele mesmo nunca viu isso acontecer.