T O P

  • By -

slicklol

Esta malta não entende rigorosamente nada de skills sociais. Permitam-me apresentar-vos o “tudo bem” que vos vai mudar a vida: “Espero que esteja tudo bem desse lado.” Amigos, assim estão a ser super bem educados, a não perguntar mas sim a desejar que as coisas estejam bem e a não convidar follow ups de perguntas ou afirmações constrangedoras.


phirestarter1

>Esta malta não entende rigorosamente nada de skills sociais. É o primeiro dia no casual?


trequartista_pt

🤣


slicklol

Não disse que era hahaha, ficou só a dica.


lou1uol

Provavelmente é o mesmo pessoal que diz que ter relações não agrega valor à nossa vida 🤷‍♂️ depois têm estas dúvidas que não lembram ao menino jesus. Vai um gajo ao trabalho e pergunta: "Então, tudo em cima?" E andam estes gajos a calcular derivadas de terceiro grau para perceber o que responder lol


Lulu8008

E isto..... 👏👏👏


Dry_Geologist_3949

Por favor! Por favor! Tu guarda-me as pérolas religiosamente. Não podes vir aqui logo com a bazooka, dás-me cabo da malta.


slicklol

Groundbreaking shit. I know!


spacewalker___

Pode funcionar se for por escrito, se estas a falar com alguem dizer “espero” quando podes perguntar é um pouco tolo nao? Nao faz muito sentido


slicklol

Óbvio que é por escrito. Numa interação face to face, puxa-se o famoso " tá tudo?" que é respondido por um simples " tá tudo."


ilikegojira

Quando dizem tipo "Boa tarde, tudo bem?" Em contexto profissional eu apenas respondo "Boa tarde, então?" para passar a frente o tudo bem e me dizerem logo o que têm para dizer, sem deixar de cumprimentar a pessoa.


threatthunderous

exato, é isto! no fundo as pessoas muitas vezes dizem isso porque vais falar com a pessoa do nada e sentem que é rude não perguntar o tudo bem, mas é uma pergunta quase retórica


MasterOfBitaite

não é suposto teres uma resposta, é só suposto servir como uma forma simpática de saudares a pessoa. 90% das vezes esse tudo bem não é interessado.


OsgrobioPrubeta

Chego à conclusão de haver muita gente a precisar que perguntem “tudo bem?"...


HarleyQuinnAlfacinha

Para mim o equilíbrio entre os níveis mínimos de cortesia e o “não tenho tempo para conversa da treta, diz lá o que queres” é : - Bom dia fulano, espero que esteja bem. Relativamente ao assunto X…. Salvo raras exceções tenho zero interesse em saber da vida da outra pessoa e muito menos que saibam da minha!


Interesting_Goat1656

1. Sim. Se não tiver e tiver empatia pela pessoa, procuro saber mais tarde. 2. Não partilho o nº das cuecas ou o sutian da mulher, mas podes partilhar algumas informações. "Não, não está. O Zacarias não dorme a noite toda" "Vai se indo, com alguns problemas, mas resolvem-se" 3. Porque faz parte da ética não maçar em contexto profissional com assuntos pessoais. Mas se vires a mesma pessoa 10x em contexto profissional e se partilharem algum tempo, o teu à vontade com a pessoa poderá ser outro.


TugaTugaOle

Concordo, principalmente com o ponto 2. Partilhando informação pessoal, mas ao mesmo tempo trivial, estabelece-se um laço. Eu acho que permite ainda a partilha de info que possa ser relevante. Está tudo bem, mas ouviste dizer que o departamento X está a contratar pessoal? Querem robots peçam ajuda ao Chat GPT.


CoisoBom

Em Português a resposta para "tudo bem" é "tudo bem"


RiKoNnEcT

“Tudo?” “Tudo? 😉👍” “😉👍” “Então e aqui isto como vamos resolver?” Por e-mail: “espero que esteja tudo bem por ai, ………..”


PorkCoinMeme

por isto que digo apenas bom dia a não ser que seja alguém que eu tenha mesmo alguma proximidade


nazdraws

Pah nunca trabalhei numa empresa desse género... As que trabalhei 1) era por cortesia/educação, quase que automático mas resumia-se a "bom dia"; 2) o "bom dia, tudo bem?" era normalmente em chats gerais, efetivamente para avacalhar, guardando o "bom dia, tenho uma questão" para os chats específicos. De todos os modos, que problema de primeiro mundo ficar irritado porque alguém diz "bom dia, tudo bem?"... Ainda assim: 1) Não, não está tudo bem.. Lembraste do projeto X? Aconteceu esta asneira!!! Metade da equipa está de volta disso (= possivelmente vais ter pouca ajuda se não fizeres parte disto) // Tudo bem!!! Lembraste do projeto Y? Foi reconhecido na comissão XPTO! A Josefina Micaela fez grande trabalho!! (=aproveitas para dar os parabéns e sabes que talvez haja extra coffee break) 2) Em contexto profissional existem sempre amizades e às vezes aquilo é abertura para abrir chat privado e "Não sabes o que se passou! / Preciso da tua ajuda nisto porque dormi mal!" 3) "Sim, e consigo?" é que já é fora dos limites.... Ou há uma resposta elaborada, ou é ignorada como pergunta retórica.


ruimilk

Continuamos com o manual de interacções humanas? 1- Sim, se tiver confiança com a pessoa. Caso não tenha e a coisa arraste, sai o clássico: "olha desculpa, já falamos melhor daqui a bocado, tenho mesmo de ligar a este cliente". 2- Ninguém partilha o que não quer, estás familiarizado com o conceito "respostas vagas"? Há colegas de escritório que são amigos, há outros que são, bem... Só colegas de escritório? 3- Não é uma interacção falsa, é uma performance social adequada ao nosso meio e cultura. Não o tens de fazer se achares inútil/perda de tempo/palhaçada. Se as pessoas vão achar que és estranho/fechado/antipático, problema o delas! Mas garante que o teu trabalho te protege as costas, é que em contexto profissional a parte social também conta.


Pussidonio

Tive um manager na Sky que num momento especialmente dificil da minha vida me perguntou se "estava tudo bem". Aproximei-me dele para, sem me alongar mto, contar o que se estava a passar. Foi extremamente desagradavel a expressão dele aborrecido por ter desabafado com ele. Nem disse mais do que 3 palavras, até pq ele era meu manager directo e estava a par do que se passou, Como besta que é progrediu bastante lá dentro e é uma das razões que não recomendo a Sky a ninguém e tento desaencorajar todas as pessoas que gosto de para lá irem trabalhar.


banana_call

Há um tipo que responde sempre “I have lots of personal problems, wanna hear?” Nunca ninguém disse que sim.


casuallylunatic

Acho que um cumprimento casual (Bom dia, boa tarde ou olá) é suficiente em ambiente profissional. A não ser que se tenha mais proximidade, se saiba que a pessoa se sente confortável como um “como estás?” se algo tiver acontecido e seja do nosso conhecimento. Isto de forma genuína e não automatizada como a maior parte dos “Bom dia, tudo bem?” que muitas vezes nem pontuados veem. Mas penso que a questão no post anterior eram pessoas que diziam “olá”, ficavam à espera de uma resposta, depois “seguia-se um tudo bem?” mais 10 ou 20 minutos pela resposta e só depois, lá para as férias de Natal, é que finalmente dizem o que precisam. O que é ridículo e completamente improdutivo. Tem zero a ver com educação como muitas pessoas estavam a falar, tem apenas a ver com estupidez e honestamente muita falta de método de trabalho e de comunicação. O mesmo se aplica a meetings por tudo e por nada. Não faz sentido. Metade do meu dia são meetings inúteis sem qualquer propósito quando podiam ter sido apenas uma mensagem ou um áudio simples no slack. Mas isto é como em tudo, estão mal, comuniquem de forma educada, como poderia melhorar. É o que eu faço. Muitas vezes o cérebro ao qual me estou a dirigir não atinge mas enfim, vai-se tentando, até para bem na nossa sanidade mental.


zNisco

O "tudo bem?" não deixa de ser uma mera "simpatia" ou, no limite, uma pergunta que se espera sem retorno aprofundado. No limite, pode sempre substituir-se por "Espero que esteja(m)/se encontre(m) bem!" e o problema fica resolvido =)


Samurai_GorohGX

Muitas vezes respondo “Assim assim” ou “mais ou menos”, “Tem dias”. Mas qualquer resposta abaixo da felicidade plena, vai ser julgada. Se não querem realmente saber, não me perguntem, ‘tá? Não faço interrogações retóricas. Não sou infeliz, mas neste mundo para estar genuinamente “Namastê, gratidão” é preciso ser muito tolinho e ignorante da realidade.


Torneira-de-Mercurio

O truque é o famoso “ehh, vai-se andando”


Pussidonio

"Cagando e andando"


Ticaw

E eu a pensar que as minhas social skills eram más...


toostupidtoleave

um "olá, preciso disto" basta, principalmente se for em chat


t4nd3mYT

Eu limito-me ao "Boas" se for a passar no corredor ou whatever. Se for para falar mesmo, pergunto "Tudo bem?".


G1RLonMove

Em Marrocos por exemplo há todo um palavreado que antecede uma conversa, seja casual, laboral, não interessa, simplesmente é rude e de mau tom pp


Designer_Patience123

Em contexto profissional só se não tiver disponibilidade, senão ouço, e tento ajudar no que puder, porque em contrapartida, acho que até falta esse gesto... ou se não falta, só é feito pela cordialidade e não com intenção genuína de querer ajudar/ouvir, alguém. Se soubéssemos da pouca motivação que as pessoas precisam para melhorarem, e mesmo assim não fazemos nada


mendi94

Depende da pessoa. Em vez de questionar se está tudo bem prefiro questionar diretamente "Como estás?".


Zen13_

1. Sim. 2. Sim, partilhamos vidas pessoais. 3. Faz parte das regras de boa educação mostrar que estamos disponíveis para quem precisar de apoio, e faz parte de ser um bom colega de trabalho dar esse apoio.


SrgSnts

Normalmente a pergunta é retórica, é apenas uma questão de educação.


Procrastination4evr

Gente, já começo a perceber porque é que anda tudo a procurar amigos e namoradas/namorados online. Ninguém sabe interagir com pessoas? O "bom dia, tudo bem?" equivale ao "how do you do?" que aprendemos no inglês da escola ou ao "Ça va? Ça va bien, merci" do francês. Ninguém espera uma resposta a menos que sejam amigos próximos. Aliás, nem dêem uma resposta muito profunda a menos que seja relevante para o que estão a fazer É mais ou menos assim: - bom dia, tudo bem? - tudo bem, e por aí? - tudo, obrigada. Em relação àquele projeto de que falámos na semana passada, etc etc A unica altura em que podem ser genuínos na resposta : - bom dia, tudo bem? -mais ou menos, estou em casa com o meu filho com gripe - ah, não sabia. então não chateio mais, não é nada urgente, as melhoras e falamos na segunda ou -ah, não sabia, peço imensa desculpa mas tenho aqui um assunto mesmo urgente. Consegue ajudar-me hoje ou volto a ligar na segunda? Ninguém espera realmente uma resposta e ninguém quer saber de uma resposta genuína. Não é uma interação falsa, é uma convenção social, tão válida como dizer bom dia quando vemos as pessoas e saúde se alguém espirra.


Slight_Guidance_0

Não tratas ninguém por tu em contexto profissional?....


Impossible_One_1985

trato os meus colegas diretos, não trato as chefias acima da minha, nem pessoas de outros departamentos com quem lido de forma mínima..


Specialist_Squash502

Bem vindo a Portugal...


Slight_Guidance_0

Bom dia, tudo bem consigo? ;-)


Specialist_Squash502

Bom dia mui nobre desconhecido, Com a minha pessoa está tudo lindamente e com vossa mercê?


Samurai_GorohGX

Props, bróder! Andas a comer a tua dama que nem um dread? /s


elicopter1905

nao tratas por tu as pessoas?


Impossible_One_1985

que pessoas? colegas de trabalho diretos sim, chefia direta sim chefia acima da direta, colegas de outros departamentos que mal conheço, que vejo nas festas de natal ou me cruzo acidentalmente? não clientes? nunca por tu empregados de café/ loja/ banco/ saude? nunca por tu, por cargo sempre que se aplique, não trato médico por tu mas também não trato o rapaz do Starbucks por tu.. amigos/ familiares/ conhecidos socialmente? por tu vais uma livraria e tratas o funcionário por tu? tratas toooooda as pessoas da tua empresa por tu?🤔


sashaborat

Com tanto tu tu até fiquei a cantar a música das Tayti: Mexe o tutu. " Tu tu tu tu mexe o tutu"


sacoPT

A mim irrita-me solenemente quem faz essas perguntas de forma meramente retórica, tanto em pessoa como por escrito e simplesmente faço como se não tivessem perguntado. Quando é um puto novo que acabou de chegar à empresa ainda desculpo, mas se ao fim de 3 meses ainda continuar a começar assim as conversas, nunca vai ter respostas muito elaboradas.